Pedro de Toledo

Pedro de Toledo-SP
banner

Bem-vindo a Pedro de Toledo!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Pedro de Toledo, informações e fotos da maravilhosa Pedro de Toledo. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Pedro de Toledo, recomendadas por internautas.

Informações de Pedro de Toledo

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1912, a Estrada de Ferro Sorocabana, no trecho que ligava Santos a Juquiá no litoral sul, construiu uma estação que recebeu o nome de Parada Carvalho, homenagem a um dos pioneiros da região onde estava localizada, Manoel Francisco de Carvalho, que depois foi chamada de Parada Vasconcelos, homenagem a outro pioneiro, Coronel Raimundo Vasconcelos.
Mais tarde, devido à existência de grande quantidade de alecrim nessa região, a estação mudou seu nome para Parada Alecrim. Esse povoado que havia se desenvolvido em torno da estação foi elevado a distrito no município de Iguape com o nome de Alecrim, em 13 de dezembro de 1929, dedicando-se basicamente à agricultura, especialmente ao cultivo da banana.
Em 20 de setembro de 1937, o distrito teve seu nome alterado para Pedro de Toledo, em 30 de novembro de 1938, foi transferido para o município de Prainha, atual Miracatu. Em 24 de dezembro de 1948, Pedro de Toledo adquiriu autonomia política e tornou-se município.  

Significado do Nome

Homenagem ao estadista paulista. 

Aniversário da Cidade:

09 de Abril

Gentílico:

toledense

População:

10.213 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Litoral Sul Paulista  

Limites:

Iguape, Itanhaém, Itariri, Juquitiba, Miracatu e Peruíbe. 

Acesso Rodoviário:

SP-55 - BR-116 / SP-230 

Distâncias:

Da Capital:

101 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Trilha da Usina   
  
A Trilha da Usina fica localizada em Pedro de Toledo-SP e é um reduto de belezas naturais que merece ser conferida de perto pelos amantes da aventura, natureza e diversão; isso porque é realmente uma experiência de vida e aquisição de conhecimentos consideráveis além de belas paisagens, diversos pássaros e espécies típicas da região; ao lado temos a foto da cachoeira que ao fim da caminhada de ída, que é feita em aproximadamente 45 minutos. Esta trilha tem um grau de dificuldade 2 em uma escala de 0 à 10 podendo ser frequentada por grupo de jovens e famílias com crianças de idade mínima de 8 anos.

Estação Ferroviária

Southern São Paulo Railway (1922-1927)
E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
PEDRO DE TOLEDO
(antiga ALECRIM)
Município de Pedro de Toledo, SP
Ramal de Juquiá - km 201,129 (1986)   SP-2736
Inauguração: 24.05.1922
Uso atual: Prefeitura Municipal    com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1935 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente. 
 
A ESTAÇÃO: Foi a última das estações a ser construída e aberta pela Southern São Paulo, com o nome de Alecrim. Nessa época, já existia, segundo os historiadores do local, uma parada do trem chamada Parada Carvalho, situada cerca de um quilômetro antes do atual local da estação, um pouco antes do ponto em que a linha cruzava o rio do Peixe, dentro da Fazenda São José. Essa parada teria sido colocada ali desde a inauguração da linha naquele trecho (em novembro de 1914) e funcionado até a inauguração da estação de Alecrim, em 1922, com a quilometragem original 109,345. Em 1935, a primitiva estação foi demolida e um novo prédio, o atual, foi entregue. Em 1937, a vila teve o seu nome alterado para Pedro de Toledo, como homenagem ao governador paulista da revolução de 32, e conseqüentemente alterou-se também o nome da estação. Em 1948, a cidade foi elevada a município. Até 1999, era uma das duas únicas estações do ramal (a outra era Peruíbe) que ainda conservava os desvios (embora a linha três tenha sido eliminada), enquanto também é interessante se saber que o prédio pouco se modificou desde a sua construção. A estação hoje (2003) está totalmente abandonada, à mercê do tempo e dos vândalos. Em 2007, ela está, segundo Marcos Antonio Nobrega, em mau estado de conservação, principalmente na parte da bilheteria e escritório, mesmo assim é utilizda pela Prefeitura. A parte do armazém é usada para comércio de madeiras. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL PEDRO DE TOLEDO

E-mail: [email protected]

Telefones: (13) 3419-1377 / 1376

Sites: http://www.pedrodetoledo.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

INTERSUL TRANSPORTES E TURISMO

Pç Biblia - Centro
Pedro de Toledo, SP | CEP: 11790-000
Telefone: (13) 3419-1165

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXO: 

RUA TUPI, 272 - CENTRO
PEDRO DE TOLEDO-SP
TELEFONE: (13) 3419-1509

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Pedro de Toledo

Esta cidade deve ser preservada,pois, têm uma beleza rara, que somente as cidades do Vale do Ribeira possuem. O turismo deve ser o carro-chefe de todas as cidades do vale, principalmente Pedro de Toledo.Temos chácara aí, com muito prazer, pois a natureza colocou as mãos nesta cidade com muito carinho. Mantenham-na pois é muito bonita.Abraços.
Por: Jonas Chagas

gostei do desfile de blocos do carnaval nada como viver os grandes carnavais de rua junto com o povao
Por: jose antonio

Estive uma equipe durante nove meses em Pedro de Toledo à trabalho em 1967,éramos conhecicomo a turma da standard elétrc. Na época era uma cidade muito tranquila e aprazivel.
Por: Amaury Carvalho

pedro de toledo e um lugar muito tranquilo, no entanto muita tranquilidade torna a cidade um tanto chata pra se morar, o legal e so passar umas ferias mesmo pq tem muitos lugares bonitos pra ir. eu recomendo.
Por: Wagner dos Santos Lima

SEMPRE QUE POSSO VOU COM MINHA FAMÍLIA PARTICIPAR DAS QUERMESSES EM JUNHO E NA FESTA DA CIDADE EM 26 DE JULHO. SEM FALAR DAS FÉRIAS NO VERÃO. É MUITO LEGAL.
Por: HELENA MARIA S.S.LUIZ

ADORO IR PRA TOLEDO, O AR É OTIMO, AS PESSOAS SÃO SIMPÁTICAS. ESQUEÇO OS PROBLEMAS DE TRANSITO E VIOLENCIA DE SÃO PAULO . GOSTO DE BRINCAR NO RIO, DAS PRAÇAS, E DA TRANQUILIDADE. ABRAÇOS AOS MUITOS AMIGOS E MINHA MANA.
Por: HELENA MARIA S.S.LUIZ

AO VISITAR PEDRO DE TOLEDO NÃO ESQUEÇAM DE PASSAR NO BAIRRO DE 3 BARRAS, LÁ EXISTE UMA PRACINHA COM BOM COMERCIO, E MAIS ADIANTE PEQUENAS CACHOEIRAS COM AGUAS PURAS E PROPRIAS PARA O BANHO, TOTALMENTE DESPOLUIDAS.PASSEM POR LÁ E DEPOIS ME DIGAM SE NÃO ESTOU COM RAZÃO. BELA CIDADE, HABITANTES MUITO EDUCADOS E RECEPTIVOS.
Por: JONAS CHAGAS

E APROVEITO PARA ABRAÇAR OS VÁRIOS AMIGOS MORADORES DESTA CIDADE, NELSON TANAHARA, SR.CLEOFAS E FAMILIA:(ESTOU COM SAUDADES DA CAMIDA CASEIRA), SIKITHI E OUTROS, QUE NOS RECEBEM DE BRAÇOS ABERTOS, PARABENS PEDRO DE TOLEDO, POR TER MORADORES QUE PENSAM NO BEM ESTAR DESTA BELA CIDADE
Por: JONAS CHAGAS

é uma cidade boa de se viver sei que ela vai ficar cada vez melhor por isso não vou sair daqui.
Por: cleo

sou de Santos/SP,adoro Pedro de Toledo,temos casa alugada na cidade e estamos pelo menos uma vez por mes para desfrutar dessa natureza maravilhosa.Abraço
Por: Michel

tive oportunidade de conhecer essa cidade. muito acolhedora e aconchegante estive no bairro manoel nobrega meu amigo tem um sitio lá muito legal!!
Por: aldo montiel

linda é uma cidade pra lá de bacana....amo as cachoeiras,o sitio...o povo...
Por: silvia

AH sou dai,morro de saudades,apesar de morar aqui em Diadema,perto ne?quero estar todo mês aí,no sitio do meu pai que fica no bairro das Amoreiras,beijos a todos cidade querida que me acolheu
Por: jocinete rodrigues pereira

fui moradora meu pai foi dono de um supermecado que fica em frente da praça minha mae foi dona do hotel tenho uma cunhada ai o nome dela e maria lea da silva vitoria ela eprofessora.
Por: cleusa vitoria

Adoro esta cidade tenho casa no morro branco sempre que posso vou passar fim de semana adoro esse lugar pelos seus maravilhosos rios cachoeiras e seu inesquecivel carnaval de rua e pelos amigos linguissa tiba kadu e pelo pessoal da galvao que faço parte so que em sao paulo em suzano
Por: Daniel f. fernandes jr.

eu,adoro pedro toledo.comprei.com.meu.tio um.belo terreno.ai.mais moro em sampa.sempre.que.posso.estou.ai.apezar.que precisa.ficar.bom.esta.nossa.cidade.fuifui.obrigado
Por: jovelino jose de sousa

pedro pedro de toledo-sp conheço bem á cidade,é uma cidade ecólogica bem para viver!
Por: dermival dos santos

Sou de Santos-S/P, acabo de comprar um pequena chácara em Pedro de Toledo. Me encantei com quantidade de passáros e a qualidade do ar. A cidade mantem a sua parte da mata atlântica super conservada.
Por: Walmir Moreno Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedro de Toledo

Envie seu comentário sobre Pedro de Toledo

banner