Pariquera-Açu

Pariquera-Açu-SP
banner

Bem-vindo a Pariquera-Açu!

banner

As melhores pousadas em Pariquera-Açu podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Pariquera-Açu

 

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Desde o século XVI, exploradores vindos de Cananéia e Iguape abriam trilhas na mata para atingir a região de Xiririca, atual município de Eldorado, em busca do ouro do vale do Ribeira.
Por volta de 1860, um projeto do governo provincial, que previa a doação de terras para colonos, atraiu para a região imigrantes poloneses, italianos, húngaros, suíços e alemães, que deram origem à Colônia Pariquera-Açu, comunidade essencialmente agrícola de modelo europeu. 
Em 11 de fevereiro de 1935, foi criado o distrito de Pariquera-Açu do município de Jacupiranga, que adquiriu autonomia política em 30 de dezembro de 1953, com território desmembrado dos municípios de Jacupiranga, Iguape e Registro.  

Significado do Nome

Vários pousos foram surgindo ao longo dos caminhos, como a Pousada de Guaricana, nome de uma palmeira abundante na região, construída nas margens do rio Pariquera-Açu, que em tupi-guarani, significa “cercado dos peixes grandes”, e ao lado desses caminhos foi se formando um povoado.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

pariquense

População:

18.453 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Litoral Sul Paulista  

Limites:

Jacupiranga, Registro, Iguape, Cananéia. 

Acesso Rodoviário:

SP-222 - SP-226 - BR 116 

Distâncias:

Da Capital:

220 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Casa de Pedra

Um dos potenciais turísticos do município, a Casa de Pedra foi construída em 1.905 pelo imigrante alemão Rodolpho Harzer, no estilo europeu, próxima à montanhas, matas deslumbrantes e cachoeiras.

Parque Estadual Campina do Encantado

O Núcleo de Visitação Campina do Encantado possibilitará o inicio da Visitação ao parque, com sala de audiovisual para cursos e outros eventos ambientais, alojamento para pesquisadores e técnicos.

Cultura Indígena

Local onde encontram-se vestígios de civilização, dos índios que ali habitaram. Podem ser encontrados também lugares com sambaquis próximos ao rio Jacupiranga .No parque existem pedras sobre pedras, que segundo a lenda, ali encontra-se o altar dos índios. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIQUERA-AÇU

E-mail:

Telefones: (13) 3856-1154 / 1283 

Sites: http://www.camarapariquera.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Intersul Transportes e Turismo

R Quinze de Novembro - Centro
Pariquera-Açu, SP | CEP: 11930-000
Telefone; (13) 3856-1070

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

Av Capitão Casimiro Lino Vieira 255 - Centro
Pariquera-Açu, SP | CEP: 11930-000
Telefone: (13) 2856-1568

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.insideinternet.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Pariquera-Açu

nasci em pairquera-acu mas nunca conhici minha cidade natal. tenho miuta vontade de conhecer.pois me mudei da cidade muito novo. mas pelas fotos que vejo e muito bonita,espero conhecer um dia.
Por: cristiano p.de olveira

eu nasci la e amo essa cidade não tem pontos turistico mas é uma cidade calma e tranquila.
Por: alessandra

EU morei am pariquera por 3anos e´ uma cidade otima sinto muitas saudades deste lugar
Por: luciano bertini

Pariquera-Açu. Significado: Cercado para pegar peixes grandes. Primeiro nome: Pousada Guaricana. Guaricana: Palmácea nativa, existente em abundância. Teve início com a criação do "Núcleo Colonial", pelo Governo do Estado de São Paulo, após detalhada pesquisa em relação ao clima, topografia, potencial hídrico e até mesmo a "incidência de mosquitos", para acolher os imigrantes europeus, que de lá saíam em consequência dos males trazidos pelas guerras e aqui receberam, mediante simbólico pagamento, títulos de domínio de áreas menores na sede do núcleo e que, ao redor do mesmo, variavam entre seis e doze alqueires paulistas. Emancipação político-administrativa: Dia 30 de dezembro de 1953. População: Predominância de descendentes de europeus, especialmente polonêses, italianos, alemães e suiços, cujas características físicas ainda se revelam em boa parte de seus habitantes, valendo observar a hospitalidade dos mesmos. Atualmente (2009), conta com população entre 20.000 e 25.000 habitantes, alguns pontos turísticos, dentre eles o "Parque Estadual da Campina do Encantado", "Casa de Pedra". Conta ainda, com o "Hospital Regional Dr. Adhemar de Barros", conhecido como "Hospital Regional do Vale do Ribeira", que atende a população de toda a região, Distrito Industrial, que abriga várias pequenas empresas, Vara Distrital da Comarca de Jacupiranga, bons serviços de restaurantes, lanchonetes e hotéis, tendo um dos menores índices de analfabetismo.
Por: Leonel Pedro Saletti

Nasci em Parisquera é como brincamos, nasci cresci fui muito feliz nesta cidade pequena mas aconchegante, passei minha adolescencia ai os carnavais eram maravilhosos qdo era na Avenida festa da Cidadde super da hs era tdo de bom, hoje ja não participo pois sai dai com 19 anos para trab. e acabei casando em sampa mas de vez enqdo vou visitar meus pais. Parisquera é D+ mais infelizmente não tem trabalho pora todos. beijos a todos
Por: Flávia G. Sarro

É tudo de bom, cidade calma e hospitaleira..vale a pena conhecer ou até mesmo só dar uma passadinha....
Por: Marcos

em pariquera açu tem uma posada e mais de 3 pontos turisticos como casa de pedra parque campina do encantado bar do valtinho que cutiva a cultura da cidade ate o dia de hoje com musicas sertaneja tocada de viola e violão sanfona etc eu gosto muito de la ...e vale apena confirir eu tenho algumas fotos poderei estar enviando.
Por: roberto lomba

Me falaram q era um lugar bonito, e após ver as fotos pude ver q realmente a pessoa q vive em um lugar desse deve ter uma paz espiritual fora do comum.
Por: Luiz Fernando

Nossa!! essa cidade é linda!!! eu nasci nela, pois faz tanto tempo que não vejo esta cidade!!! estou com muitas saudades ainda vou retornar um dia!!! Viva Pariquera-Açu!! linda demais!!!
Por: Edna Gomes da Silva

nacsi em pariquera; amo essa cidade hoje estou longe mais penso em voltar um dia pois é uma cidade fantástica e unica.mando um abraço p/todos pariquerences e minha familia.
Por: alex sandro ramponi

Pariquera-açu o que falar dessa cidade maravilhosa!!!! ótima pra se morar nasci e fui criado la adoro essa cidade pena que tive que sair pra trabalhar na minha época faltava emprego gostaria muito de voltar a morar la mais é um pouco dificil no momento tenho uma familia e não é hora de voltar a origem abraços a todos e recomento a ida a paris não vão se arepender
Por: Alex lopes

Pariquera-Açu, uma cidade simples muito aconchegante e pessoas amigas. Tenho muita saudade dos bailes que fazia por lá com a minha banda (hoje não existe mais) Brasilian Band. Tenho muita saudade da Djanira (já falecida, infelizmente) que era quem promovia esses bailes. Grande abraço a todos, sem distinções. Essa cidade fez e faz parte da minha história.
Por: Luiz

conheço e gostei muito a cidade e bastante calma e o povo bastante hospitaleiro
Por: cleber

SIM, CONHEÇO E MUITO BEM , MEU PRIMO TEM UM SITIO NO KM 1,5 DA ESTRADA QUE LIGA PARIQUERA-CANANEIA, E TIVE UM PERIODO DE 15 ANOS FREQUENTANTO A CIDADE, CONHEÇO O SERGIO DO RESTAURANTE,O XODO DO VALE, ETC ABRAÇOS , CUIDEM DESTA CIDADE POIS ELA TEM MUITAS BOAS RECORDAÇOES
Por: WAGNER RUBENS LORENTI

conheço e gosto muito final de ano estarei poraí se DEUS quiser
Por: cleber bambam

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pariquera-Açu

Envie seu comentário sobre Pariquera-Açu

banner