Paraibuna

Paraibuna-SP
banner

Bem-vindo a Paraibuna!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Paraibuna e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Paraibuna.

A cidade de Paraibuna, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1666. A localidade está em uma altitude de 634,252m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.009 habitantes. A área total de Paraibuna é de 809,8km², e sua densidade demográfica é de 21,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paraibuna-SP é 12260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Paraibuna é opção de passeio para os que buscam belezas naturais e ambiente caipira.

Viagem que pode incluir passeios náuticos, culinária tropeira e degustação de café gourmet

Os turistas que descem a rodovia Tamoios, em busca do contato com a natureza e belezas naturais do litoral norte, têm uma opção extremamente agradável e diferente de passeio. Em vez de praia e areia aparece um cenário de montanhas, além de paisagens aquáticas que contemplam proporcionadas pelos rios existentes na região.

Assim é Paraibuna (SP), município fundado em 13 de junho de 1666 e que, atualmente, conta com pouco mais de 17 mil habitantes e área total de 811,7 km², sendo primordialmente rural, com 786,7 km² de áreas com fazendas, sítios e recursos naturais e 25 km² de localização urbana. Com a movimentação frequente de visitantes do Brasil e exterior, atualmente o município tem o turismo como o principal aquecedor de sua economia. Isso se deve ao comércio, restaurantes, lanchonetes, bares e locais para hospedagem, como sítios e pousadas.

Na gastronomia, o prato mais popular do município é o “afogado” na língua dos turistas, porém “fogado” no sotaque dos nativos. A iguaria, considerada um patrimônio histórico e cultural desde 2005, é feita com carne bovina cozida com temperos e servida com farinha de mandioca e arroz.

Entre as opções de lazer estão a prática de mountain bike, trilhas e esportes náuticos. Uma das atrações mais badaladas e queridinhas dos turistas é a represa do município, que conta com uma extensão de 760 km para navegação, além de um espelho d’água com 230 km de águas cristalinas e mais de 200 ilhas. O local é muito visitado por pessoas que buscam locais ideais para a prática de esportes náuticos variados. A represa ainda oferece passeios de lancha e moto aquática como opções de lazer.

Os pesqueiros da região são primordialmente ocupados por pessoas em busca de passeios familiares e interessados em desfrutar da emoção de fisgar espécies como piabas, pacus, lambaris e tilápias, entre outras.

Para os apaixonados e interessados por café, a visita guiada pela fazenda cultural Valsugana é uma parada fundamental. Tudo isso porque, no local, é produzido um ótimo café gourmet orgânico. Além de conhecer mais sobre a história do cultivo cafeeiro no País e explorar diversos tipos de acessórios domésticos e ferramentas disponíveis no local, os visitantes podem experimentar a deliciosa bebida produzida na fazenda.

Por ser uma cidade primordialmente rural, as opções de hospedagem também seguem o estilo caipira e as opções são pousadas e sítios preparados para receber seus visitantes com uma espécie de aconchego encontrado apenas em cidades pequenas.

Informações de Paraibuna

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem do município de Paraibuna data de meados do século XVII. Conta-se que alguns sertanistas vindos de Taubaté, descendo o rio Paraitinga até o ponto de confluência com o rio Paraibuna, afastaram-se da beira dos rios e pararam para descansar a dois quilômetros do local. Essas terras originalmente pertenciam ao índios guaianazes. 
Em 13 de junho de 1666, celebrava-se a festa de Santo Antônio de Lisboa e, em ação de graças pelo êxito da viagem, fizeram uma promessa de que nesse lugar haveriam de fundar uma povoação. Surgiu, assim, a primeira capela, ao redor da qual fundou-se, em 23 de junho de 1773, o povoado que recebeu o nome de Santo Antônio da Barra da Paraibuna. 
Com o decorrer dos anos e sabedor da prosperidade do local, o capitão-general de São Paulo resolveu nomear um fundador para Paraibuna, que foi Manuel Antônio de Carvalho. Os moradores locais eram brasileiros, portugueses e alguns índios semicivilizados. 
Em 20 de agosto de 1812, foi criada a freguesia com o nome de Santo Antônio da Paraibuna, em terras do município de Jacareí. A freguesia estava em pleno desenvolvimento e passou a vila, em 10 de julho de 1832. Apenas recebeu os foros de cidade em 30 de abril de 1857. 

Significado do Nome

Em tupi-guarani, significa “rio das águas escuras”.   

Aniversário da Cidade:

13 de Junho 

Gentílico:

paraibunense

População:

17.384 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade maravilhosa de um povo receptivo, alegre e muito feliz, ideal para quem quer relaxar com tanquilidade e segurança.

Clima:

Mesotérmico com verões brandos e inverno seco. 

Temperatura Média:

32,35° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Está situado no Alto do Paraíba na escarpa da Serra do Mar.  

Limites:

Ao norte com Jambeiro,
Ao sul com Caraguatatuba,
Ao leste com Redenção da Serra e Natividade da Serra
A oeste com Santa Branca e Salesópolis.

Acesso Rodoviário:

SP-070 (Rodovias Ayrton Senna da Silva e Governador Carvalho Pinto) / SP-099 (Estrada dos Tamoios)

Distâncias:

Da Capital:

120 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos: 

Santa Casa de Misericórdia do Divino Espírito Santo 

Após constatar-se entre os nobres filhos de Paraibuna uma imensa lacuna quanto à saúde, surgiu a honrosa idéia da necessidade da construção da " SANTA CASA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO ". Conhecedor da grave lacuna que havia na Área da saúde, o Major Eduardo José de Camargo, no dia 13 de junho 1899, começou a tarefa da construção do hospital. No dia 5 de maio de 1900, foi lançada a primeira pedra, cuja bênção foi dada com solenidade, pelo então vigário, Rev.mo. cônego Antônio Almeida, de saudosa memória. A construção do prédio destinado ao hospital esteve a cargo do hábil arquiteto Sr. João Vitelli, que a conclui a 29 de dezembro de 1901, ocasião em que fez a entrega das chaves.
Rua Major Soares - Centro 

Prédio da Prefeitura Municipal
 
Onde está situada atualmente a Prefeitura Municipal de Paraibuna - SP, no passado era a cadeia Pública Municipal, que segundo relatos dos moradores antigos da cidade ela teria sido construída por volta de 1917. Muito tempo depois com as devidas reformas teve as atividades de "Fórum", na parte superior do Prédio e na inferior manteve-se a cadeia Pública. Com passar dos anos e com crescimento e modernidade da cidade de Paraibuna construiu-se o prédio do "Fórum" e novas instalações para Cadeia Pública de Paraibuna. Ocasionando o abandono do Prédio da Antiga Cadeia. Por volta de 1978 a 1980 foi feita reforma do prédio da Antiga Cadeia e construído um anexo junto a ela dando suporte para mudança do espaço físico da Prefeitura Municipal de Paraibuna que ora se encontrava no Casarão da Praça, para a dita Antiga Cadeia por volta de 1983 na gestão do Prefeito Jayme Domingues da Silva, onde até a data de hoje mantém suas atividades como Prefeitura Municipal de Paraibuna SP.

Grupo Escolar Dr. Cerqueira César 

Este bem fundado estabelecimento de ensino, considerado, um dos mais importantes do Estado de São Paulo, e que conta com habilitadíssimo corpo docente e bem assim com a direção do Sr. Major Eduardo José de Camargo, foi por deliberação do Conselho Superior de Instrução Pública, criado a 9 de novembro de 1894, sendo festivamente inaugurado no dia 28 de julho de 1895. O professor Eduardo José de Camargo foi nomeado diretor, por decreto de 2 de outubro de 1895. Tem suas atividades normais até as datas recentes, levando às crianças de nosso município o ensino tão importante para a grandeza da cidadania.   

Praça Monsenhor Ernesto Almíro Arantes
 
Atual Praça mantém o estilo do fim do século XVIII, começo do século XIX. As apresentações da Banda de Música local eram feitas no "Coreto", no centro da praça. As senhorinhas ficavam a passear, como os ilustres Senhores, que contavam suas Histórias e faziam também muitas barganhas (trocas). Os casarões em volta da Praça, estilo colonial, marcam a riqueza do ciclo cafeeiro em Paraibuna. Foi restaurada pelo Prefeito Luiz de Gonzaga Santos, na gestão de 1989 a 1992, e inaugurada em 10.06.89. A denominação da praça homenageia o inesquecível Pároco Monsenhor Ernesto Almírio Arantes, que tanto fez por Paraibuna, com suas obras de caridade.

Bica D'Água

Localizada na atual rua Padre Antônio Pires do Prado, este Patrimônio Municipal conserva lembranças de um passado famoso por tamanha fartura e pureza. O local denominava-se antigamente Bica dágua. O nome da rua era 15 de novembro, onde os cavaleiros que chegavam de cidades vizinhas ou da roça (zona rural), matavam sua sede e refrescavam seus animais, antes de negociar no Mercado Municipal.
A Bica também fornecia água para algumas ruas da cidade, e não havia nenhuma benfeitoria. O atendimento era simples, cumprindo apenas a necessidade do povo quanto ao fornecimento de água.
Com o passar dos anos, o crescimento da população e a
modernidade exigiram a melhoria da Bica dágua. No ano de 1961, o então Prefeito Municipal Sr. José Osias Calazans de Araújo, por meio de um projeto de Lei, desapropria a área onde se encontrava a Bica dágua, que pertencia ao Sr. Moacyr Machado e ordena que seja construído o Patrimônio de Preservação da Fonte da Bica d água, o qual tem como executor o Sr Mauro Mariano Leite , no mesmo ano.
Tem até os dias de hoje sua original construção, mantendo com curiosidade um dito popular: Quem bebe água da Bica. Aqui fica !
Rua Padre Antônio Pires do Prado - Centro. 

Balsas

Com a formação do lago da represa, várias estradas rurais e intermunicipais foram inundadas. Por isso, duas balsas foram instaladas para a travessia do lago, dentro do Município de Paraibuna, e uma no Município de Natividade da Serra. Operam de hora em hora, transportando inclusive carros. 
 
      
Fundação Cultural e Casarões da Praça 

Quase todos os casarões, ou melhor, prédios em estilo colonial da Praça da Matriz, foram construídos pelo engenheiro Dr. Pedro Augusto Calazans.
Até então existia algumas casas pequenas de pau a pique. Pau a pique são paredes de madeira roliças finas, trançadas de bambu e amarradas com cipó, mais ou menos 10 centímetros de largura, preenchidas e revestidas de barro.
O prédio da Fundação Cultural, foi construído em 1878, para abrigar uma fábrica de meias de algodão, matéria prima em abundância na época em nossa cidade. Aqui cabe uma explicação: devido ao declínio do ciclo cafeeiro no Vale do Paraíba e para evitar o êxodo de famílias inteiras de Paraibuna, abandonando a cidade, em busca de cultura para seus filhos, também para garantir seus patrimônios econômicos e muitas delas, como barão Duprat, abandonaram propriedades enormes, fazendas e casas na cidade. os políticos da época, muito dedicados ao bem estar e com o progresso de Paraibuna, se reuniram com a força econômica da cidade e procuraram fazer empreendimentos arrojados no município, como a fábrica de meia. Para se ter uma idéia desta preocupação em manter estas famílias em Paraibuna, mais de uma fábrica de uma fábrica foi montada em Paraibuna, no local onde hoje se encontra a Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva . Deve-se levar ainda em consideração que a matéria prima era farta. Com a queda do café tudo isso se acabou.
O prédio da Fundação Cultural, foi também sede da empresa força e luz Paraibunense, que fundou a Comepa - Companhia Melhoramento de Paraibuna que deu origem a Cesp, Companhia Energética de São Paulo. Foi a primeira sede da Associação Esportiva Paraibunense, Prefeitura Municipal e hoje Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva. 

Cemitério Municipal
 
A frase colocada no portal do cemitério, que num primeiro momento cria uma indagação, pois imagina-se que os que lá estão, esperam pelo nosso enterro, no entanto há um segundo sentido, ou seja, "de nós esperam orações", transformou-se em um dos locais folclóricos da cidade e da região. A inscrição do portal, foi colocada ali por um padre com a intenção de sensibilizar a População para que rezasse mais pelos mortos. O cineasta Marcelo Massagão, produziu o documentário "Nós Que Aqui....", que leva o mesmo nome da inscrição do portal, fazendo tomadas no interior do cemitério . Segundo o próprio Massagão, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo em 06/08/99, "O Título foi um achado. É dizer que vamos todos virar pó. É reduzir o homem, que a tudo tenta dominar e se perpetuar, à condição de mortal ."

Rua Benedito Mário de Calazans - Centro

Represa
 
No município acontece a formação do rio Paraíba do Sul, pela confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem na Serra do Mar, na cidade de Cunha. Sua bacia hidrográfica contempla mais de 40 rios, ribeirões e córregos, destacando-se o córrego das Laranjeiras na cidade.
Na década de 70 esses rios foram represados pela CESP, para produção de energia elétrica, formando um grande reservatório com aproximadamente 760 Km de perímetro, com 204 ilhas e 5 bilhões de m³ de água, que além da beleza natural, são consideradas do tipo 1, onde não é encontrado nenhum tipo de poluente.
Um local ideal para a prática de esportes como: Regata, Jet-Sky, passeios de lancha, Canoagem, Wind Surf, Barco a vela, Wake board, Esqui aquático e outros.

Igreja Matriz - Paróquia Santo Antônio de Paraibuna  

Por volta de 1870, viu-se a necessidade de um templo religioso, Formou-se uma Comissão de Obras, e em 1872 deu-se início à construção da Igreja Matriz, originalmente toda em TAIPA (construção à base de barro pilado).
A inauguração oficial ocorreu em 7 de setembro de 1886, com a presença do Rev.mo. D. Lino Deodate Rodrigues de Carvalho, então bispo desta diocese, e com assistência dos Revmo. padres Antônio Pires do Prado, Bento Claro, Porfírio de Souza Martins, cônegos Ezechias Galião da Fontoura e Raymundo Marculino de Cruz Cintra.
A torre que hoje se ergue em seu frontal teve iniciada sua construção por volta de 1904, iniciativa do Rev.mo padre Francisco Felippo.
Em seu estilo original de construção ela permaneceu até por volta de 1954, quando teve início uma reforma geral, financiada pelos paroquianos.
Quando à parte externa, o templo teve alteradas nessa reforma, entre outras coisas, as janelas laterais (anteriormente em madeira), as duas portas laterais da frente do prédio, que não existem mais, e a torre que teve retirada a divisão de seu primeiro arco.
Quanto à parte interna da Igreja Matriz, foi retratada em esplendor, precisamente no teto da Igreja, por meio das pinturas, a vida do Patrono da cidade. Pintura que é uma verdadeira obra-prima, feita pelo pintor Álvaro Pereira .
Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes – Centro.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
 
"Dr. Joaquim Manoel Gonçalves de Andrade, cavaleiro da Ordem Cristo, Arcadiago da Catedral desta Imperial cidade de São Paulo, nela e em todo seu Bispado. Pede que seja concedida a faculdade para que na cidade de Paraibuna se possa erigir e fundar uma capela dedicada à mesma Senhoria do Rosário, contato que seja em lugar alto, livre de umidade, e que tenha âmbito em roda para poder andar as procissões." Em julho de 1841 teve começo abertura dos alicerces para a construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, nesta cidade, por iniciativa de Salvador Rodrigues dos Sant'Anna, que foi protetor da mesma igreja até o ano de 1870. Durante as épocas de 1843 a 1858 aconteceu uma paralisação nas obras. Em 1858 o Cel. Marcelino José de Carvalho fez uma subscrição entre poucas pessoas a fim de auxiliar a continuação da referida obra. Em 1870, sendo Juiz Municipal deste termo, o Dr. Antônio Cândido de Almeida e Silva, no louvável intento de prestar um serviço à religião, e a este lugar, continuou a nobre tarefa de concluir a referida igreja, que se achava apenas em "TAIPA" e coberta, e esmolando entre o povo, essa, honra seja feita, não se furtou a auxílios piedosos. E arrecadando diversas quantias pertencentes à Igreja, e que se achavam esparsas, e com esmolas aumentadas dos Irmãos, visto ter também promovido a reorganização da Irmandade, conseguiu reunir até princípio do ano de 1872 uma grande soma, que mandou empregar na referida obra, pelo mesmo fiscalizada. As obras foram retomadas com toda força pelo Dr. Antônio Cândido de Almeida e Silva. Preenchida a solenidade da bênção da nova igreja, conforme o ritual Romano, foi em 8 de 1871, cantada a primeira missa solene, sendo celebrante o então vigário Antônio Pires do Prado . Entretanto, nos dias atuais, a igreja do Rosário encontra-se em plena reforma.
Rua Major Soares - Centro

Santa Casa de Misericórdia do Divino Espírito Santo 

Após constatar-se entre os nobres filhos de Paraibuna uma imensa lacuna quanto à saúde, surgiu a honrosa idéia da necessidade da construção da " SANTA CASA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO ". Conhecedor da grave lacuna que havia na Área da saúde, o Major Eduardo José de Camargo, no dia 13 de junho 1899, começou a tarefa da construção do hospital. No dia 5 de maio de 1900, foi lançada a primeira pedra, cuja bênção foi dada com solenidade, pelo então vigário, Rev.mo. cônego Antônio Almeida, de saudosa memória. A construção do prédio destinado ao hospital esteve a cargo do hábil arquiteto Sr. João Vitelli, que a conclui a 29 de dezembro de 1901, ocasião em que fez a entrega das chaves.
Rua Major Soares - Centro  Dr. Joaquim Manoel Gonçalves de Andrade, cavaleiro da Ordem Cristo, Arcadiago da Catedral desta Imperial cidade de São Paulo, nela e em todo seu Bispado.
Pede que seja concedida a faculdade para que na cidade de Paraibuna se possa erigir e fundar uma capela dedicada à mesma Senhoria do Rosário, contato que seja em lugar alto, livre de umidade, e que tenha âmbito em roda para poder andar as procissões..
Em julho de 1841 teve começo abertura dos alicerces para a construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, nesta cidade, por iniciativa de Salvador Rodrigues dos SantAnna, que foi protetor da mesma igreja até o ano de 1870. Durante as épocas de 1843 a 1858 aconteceu uma paralisação nas obras. Em 1858 o Cel. Marcelino José de Carvalho fez uma subscrição entre poucas pessoas a fim de auxiliar a continuação da referida obra .
Em 1870, sendo Juiz Municipal deste termo, o Dr. Antônio Cândido de Almeida e Silva, no louvável intento de prestar um serviço à religião, e a este lugar, continuou a nobre tarefa de concluir a referida igreja, que se achava apenas em TAIPA e coberta, e esmolando entre o povo, essa, honra seja feita, não se furtou a auxílios piedosos. E arrecadando diversas quantias pertencentes à Igreja, e que se achavam esparsas, e com esmolas aumentadas dos Irmãos, visto ter também promovido a reorganização da Irmandade, conseguiu reunir até princípio do ano de 1872 uma grande soma, que mandou empregar na referida obra, pelo mesmo fiscalizada.
As obras foram retomadas com toda força pelo Dr. Antônio Cândido de Almeida e Silva. Preenchida a solenidade da bênção da nova igreja, conforme o ritual Romano, foi em 8 de 1871, cantada a primeira missa solene, sendo celebrante o então vigário Antônio Pires do Prado . Entretanto, nos dias atuais, a igreja do Rosário encontra-se em plena reforma.
Rua Major Soares - Centro.

Mercado Municipal José Bento Rangel "Zezinho Bento"

Havia entre os produtores paraibunenses um grande interesse em ter um local apropriado para comercializar seus produtos agrícolas.
Essa vontade foi concretizada pelo Sr. José Porfírio da Silva, que construiu o Mercado Municipal de Paraibuna no ano de 1880: um barracão, com piso de chão batido (terra compactada).
Paraibuna foi no início deste século um grande exportador de suínos. Existia do lado esquerdo do barracão, bancadas de madeira, com um metro de largura, sem emendas, ocupando mais da metade do mercado, para exposição de suínos abatidos. A sua avaliação era feita pela espessura do toucinho, gordura entre a pele e a carne. Negociavam toucinho os Srs. Jacinto de Leme, Francisco de Lima e José Belo. O Sr. Benedito Antônio Diniz era vendedor de sal. Os produtores rurais negociavam seus produtos diretamente com os consumidores. Vendiam café em casca, arroz, frutas, palmito, fubá, feijão, quirera, farinha de mandioca e de milho, rapadura e bananas. Havia muita fartura naquela época, Paraibuna era considerada o Celeiro do Vale do Paraíba. Na esquina ao lado do Mercado havia um curral, onde eram recolhidos os burros de carga e os carros de boi que faziam o transporte na época. Em frente ao Mercado, no pátio, havia uma grande árvore, carvalho, que proporcionava uma maravilhosa sombra, aproveitada para venda de garapa (caldo de cana).
O Mercado Municipal é importante para Paraibuna, tanto no âmbito comercial como no social, pois ali se concentram a comunidade rural e a urbana; onde se confraternizam, conversando sobre variados assuntos. Hoje o prédio tem o piso de pedra e possui 41 boxes, havendo até mesmo uma barbearia. Há tradições que são mantidas até hoje, como o afogado, prato típico da região. O afogado é encontrado diariamente em restaurantes da cidade.
Rua Manoel Antônio de Carvalho – Centro. 

Instituto Santo Antônio
 
No ano de 1915, foi criada a Associação Beneficiente Santo Antônio, tendo como presidente o Sr. Oscar Thompson, cujo objetivo seria angariar fundos para a construção do Externato. Documento datado de 1916, registra autorização para a celebração de missa campal por ocasião do Lançamento da pedra fundamental do " Edifício Social ". Enquanto se dava a construção do mesmo, a " Escola da irmã "como era conhecida, esteve adaptada no côro da igreja do Rosário. A 15 de outubro de 1923, já concluído, o Externato recebe autorização da Diretoria Geral da Instrução Pública do Estado de São Paulo para funcionar. Em 1929, a fim de amparar meninas órfãs, passa a funcionar, paralelamente, em regime de internato. Nova adaptação se dá em 1943, quando sua ação é ampliada para receber pensionistas, filhas de proprietários rurais, residentes na zona rural, para facilitar o acesso à educação. A não existência do Curso Ginasial, na localidade, levava grande parte dos alunos a interromper os estudos. Assim sendo, foram realizados contatos com os Órgãos competentes, a fim de aí se instalar um curso ginasial, ocorrendo em 1952. Em 1963, foi inaugurado o Ginásio Estadual de Paraibuna. Sem instalações próprias, ocupou as dependências do grupo Escolar Dr. Cerqueira César que, nos anos de 1967, já não comportava a fluente demanda. Um novo repensar questionou a validade de se manter o " Ginásio São José " que, em suas amplas instalações, vinha atendendo a um número relativo de alunos. Estes fato provocou a desativação do referido ginásio e parte de suas dependências foi cedida para o Ginásio Estadual, até que seu prédio, já iniciado, fosse concluído. Foi então que externato passou a chamar-se " Orfanato Santo Antônio ". Nessa ocasião, contava com duas filiais: Creche Nossa Senhora com 134 crianças de 0 (zero) a 7 (sete) anos e o orfanato São João Batista, 106 menores do sexo masculino. As meninas maiores de 07 (sete) anos, em n º. de 98, ficaram no prédio do Instituto Santo Antônio, onde já funcionaram cursos de datilografia e corte e costura. Em 1972, terminou a construção do Pavilhão dos meninos maiores. As crianças passam a freqüentar a escola e os clubes da cidade, funcionando, no próprio Instituto, apenas Jardim da Infância e Pré-Primário, foram mantidos os cursos datilografia, corte e costura e culinária. Assim sendo Instituto Santo Antônio muito contribui para município de Paraibuna ministrado pelas Irmãs mantém até hoje as atividades com crianças e adolescentes semi-internato e mantendo cursos profissionalizantes: corte costura, pintura, artesanato e datilografia e outros para comunidade e promovendo retiros, encontros vocacionais e muitas atividades voltadas para religião católica. É um Patrimônio histórico de muita importância para o município. 

Morro do Remédio   

Localizado a 18 km da cidade, é um dos pontos mais altos do município. Conta a lenda que ali foram mortos vários escravos que fugiram de fazendas de Paraibuna. Por isso, o local tem uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira dos negros e também uma mina d'água, que seria o sangue dos negros mortos. Em dias limpos, avista-se cidades do Vale. A estrada é precária.

Fundão
 
Parque ecológico municipal, de onde vinha a água para abastecimento da cidade, até o início do século. Ali, também foi mantido por muitos anos a antiga Usina a Diesel que fornecia energia elétrica para a cidade. Existem trilhas para caminhadas.
 
Fazendas Coloniais
 
Várias construções ainda estão de pé, conservando a arquitetura colonial. Destaque para:

  Fazenda São Pedro - 14 km
  Boa Esperança - Rodovia dos Tamoios, km 38 + 16 km
  Grama - Rodovia dos Tamoios, km 44 + 4 km
  Bom Retiro - 1 km
  Santa Rita - Rodovia dos Tamoios, km 38 + 18 km
  Fazenda Valsugana - Estrada Paraibuna- Redenção da Serra KM 11,5 - Tel. (12) 3974-7205.  
 
Outros Pontos de Interesse Turístico
 
• Cachoeira do Itapeva
• Cachoeira da Fazenda São Pedro
• Sistema Ecológico da CESP 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de 345 Anos de Paraíbuna  - Programação

De 03 a 13 de de junho.
Dia 03 – Sexta-feira
20:30 – Abertura da Feitur - (Matriz)
21:00 – Grupo Cão Caipira - (Matriz)
22:00 – Grupo Amigos da Cantoria - (Matriz)
23:00- Super Show com TITÃS - (Mercado)

Dia 04 – Sábado
09:00 – Revitalização de área verde pelo Grupo de Escoteiros - (Rua Cel Nabor)
09:00 – Feitur
15:30 – Oficinas de Artes Circenses - (Mercado)
16:30 – Projeto Guri – (Mercado)
20:00 – Denis e Douglas – (Matriz)
20:30 – OPP - Orquestra Popular de Paraibuna – (Mercado)
21:00 – Nandilon e Guilherme – (Matriz)
22:00 – Baile com a Banda Orfeu

Dia 05 – Domingo
09:00 – Feitur
15:00 – Oficina de Danças Populares – (Mercado)
15:30 – Oficina de Músicas – (Mercado)
20:00 – Benered e Lúcio Neves (Matriz)
20:30 – Show com Tonho Prado e Banda, participação especial de Kléber Oliveira (TV Aparecida) – (Mercado)
21:00 – Joaquim da Viola e Ronnie (Matriz)
23:00 – Banda Ilha 13 – (Mercado)

Dia 06 – Segunda-feira
18:00 – Feitur
20:30 – Nostálgicos - (Mercado)
22:00 – Pró Álcool - (Mercado)
24:00 – Banda D`água Preta - (Mercado)

Dia 07 – Terça-feira
18:00 – Feitur
3º Show Gospel
20:00 - Banda Evangélica de Paraibuna
21:00 – Oficina G3
23:30 – DJ André Luiz

Dia 08 – Quarta-feira
18:00 – Feitur
19:00 – Big Show

Dia 09 – Quinta-feira
18:00 – Feitur
20:30 – Tuia e Banda – (Mercado)
22:00 – Baile com Jair Super Cap Show – (Aquele da Festa de Barretos/SP) - (Mercado)

Dia 10 – Sexta-feira
18:00 Feitur
20:00 – Pioneiro e Palmeiral (Matriz)
21:00 – Os Caipiras (Matriz)
21:00 – Mamonas Assassinas Cover - Banda Somrisal (e a brasília amarela) – (Mercado)
23:00 – Black Commodoro

Dia 11 – Sábado
09:00 Feitur
10:00 – Inauguração das Obras do Estádio Municipal e da Ponte
11:30 – Inauguração do Calçamento do Bairro do Teles
20:00 – Nandilon e Guilherme (Matriz)
21:00 – Benered e Lúcio Neves (Matriz)
21:00 – Vila Baggage (Mercado)
23:00 – Jullyana Ramalho – (Mercado)

Dia 12 – Domingo
09:00 – Feitur
09:00 – Procissão e Missa Solene – (Matriz)
11:00 – Cavalaria de Santo Antonio
12:00 – Afogado – (Centro Comunitário)-Animado por Nandilon e Guilherme
14:00 – Moçambique e Congadas – (Matriz)
15:00 – Barreto e Barroso – (Matriz)
16:00 – Amigos da Cantoria – (Matriz)
20:00 – Denis e Douglas – (Matriz)
21:00 – Pioneiro e Palmeiral – (Matriz)
23:00 – Bolo de Aniversário da Cidade (Matriz)
24:00 – Sensacional Show com César Menotti e Fabiano

Dia 13 – Segunda-feira
09:00 – Feitur
09:00 – Revista da Tropa da Polícia Militar (Matriz)
Horário a confirmar - INÉDITO – Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
FAB (Força Aérea Brasileira)
15:00 – Denis e Douglas (Mercado)
17:00 – Rio Acima (Mercado)
20:30 – Benered e Lúcio Neves (Mercado)  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAIBUNA

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3974-2080

Sites: http://www.paraibuna.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Litorânea Transportes Coletivos Ltda.
 
Pc Andradas, 45 - Santos, 11010-100
 
Telefone: (13) 3219-3649 

Site: www.litoranea.com.br 

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_937.htm 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL: 

R Coronel Nabor Nogueira Santos 133 B - Centro
Paraibuna, SP | CEP: 12260-000
Telefone: (12) 3974-0184   

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://www.paraibuna.sp.gov.br/turismo.php

http://bananinhaparaibuna.blogspot.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Paraibuna

Que não conhece ta perdendo tempo...sou de São Paulo capital...mas sempre fui passar Ferias em Paraibuna...hoje eu sou eternamente grata ao meu pai por ter comprado um pedaçinho de chão neste maravilho lugar,hoje com a corria do dia a dia quase não sobra tempo,mas adoraria de poder dar a minha filha a infância que passei neste paraiso... a todos que ainda não foram vão pois a natureza fez deste lugar um sonho dentro de São Paulo...beijos a todos
Por: Roberta

eu morei ai em paraibuna tanbem mais era em sao daminhao e vou passar as ferias ai
Por: ana catarina

cidade que eu amo demais e tenho orgulho de faser parte dela.
Por: alexandre lopes de campos

gosto meuito de paraibuna,,tenho paraibuna nas veias,sou neto de PARAIBUNA
Por: roberto

PARAIBUNA É UMA DAS CIDADES MAIS BONITAS DO VALE DO PARAIBA,ONDE TEM UMA DAS REPRESAS MAIS LIMPAS DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Por: ROBERTO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paraibuna
Fundação:
1666
Altitude:
634,252m
População:
17.009 habitantes
Área:
809,8km²
Densidade Demográfica:
21,00hab/km²
CEP:
12260-000

Envie seu comentário sobre Paraibuna

banner