Ponto Novo

Ponto Novo-BA

Bem-vindo a Ponto Novo!

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Ponto Novo, informações atualizadas sobre a cidade Ponto Novo, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Ponto Novo.

Comentários de Ponto Novo

eu amo esta cidade foi onde eu nasci a quarenta anos atras como posso mi esquecer passei uma parte da minha infancia atulmente moro em são paulo mais ponto novo etudo de bom ai esta mminhas raizes .
Por: iedaasantos

eu amo PONTO NOVO minha terra linda viva ponto novo...................viva felizes os pontonovenses...............
Por: arlene

Essa e a melhor cidade que esiste,eu amo de mais..
Por: raque

EU ADORO ESTA CIDADE!!!VLÁ HÁ TUDO QUE A DE BOM NESSE MUNDO.... O QUE VC QUISER VC ENCONTRA FESTA, E MUITA DIVERÇÃO O ANO TODO.. É A CIDADE MARAVILHOSA!!
Por: joelma

essa cidade é a cidade de um futuro promissor , ponto novo terra da irrigaçao , esta de parabens ponto novo detalhe tem apenas 20 anos!!!
Por: marcelo alvespereira

ja morei em ponto novo, ponto novo tem varios rios , balnearios turisticos que fica 12km da cidade e uma importatiçima barragem que forneçe agua para toda regiao inclusive sr bonfim. ponto novo tbm tem uma grande empresa de frutas ,chamada `sitio barreiras que vende frutas para o exterior como espanha e turqia.......
Por: marcelo alves pereira

eu amo minha cidade sempre linda e moderada vamos melhora mais vamos conseguir tenho certeza
Por: maelson pereira dos santos

Moro em sao paulo ha mais de 25 anos e quase todo ano eu vou pois eu acho a cidade linda gostaria de conhecer alguem especial
Por: ELIAS FRANCISCO DOS SANTOS

Eu sou pontonovense, e indico essa linda e atraente cidade. Que é hoje uma das mais bonitas, pois temos gente alegre e uma natureza exuberante, e muitos lugares para serem contemplados por parte dos visitantes vem vê.
Por: carlito lopes

ponto novo,e uma cidade que ,ja morei e adorei e petendo mora nova mente ponto novo so falta empregos para populaçao-e o demais mais nada a lem do em prego fique com deus ponto novo bhaia brasil .....beijos para todo povo pontonovense
Por: josé milton da silva

Eu nasci em ponto novo e estou a algum tempo fora mais etivi lá a pouco tempo e a cidade tá um espetaculo cheia de novidades tem um balneario que é lindo uma barragem magnifica um reacentamento bem legal para se conhecer se você for lá vai adora vai lá e comprova o que estou ti falando ponto nono lugar de gente boa e inovadoura.
Por: Carlito lopes

Ponto Novo é uma cidade super legal .tem várias áreas de lazer para se divertir principalmente as barragens adoro essa cidade .Não esquecendo do pão da padaria Elshadai que são uma delicia.Ponto Novo é um lugar para passar as férias e curtir muito principalmente agora em maio na famosa festa do feijão adoro essa cidade.
Por: evaniele

ola sou angelica araujo de souza moro no momento em sao paulo em jandira com a minha irmar e marta tenho iramaos debora e clediston nos samos filhos de uma moradora q mora ai em ponto novo na rua sao jorge ela se chama edna inacio ESTOU COM MUITAS SAUDADES DE MINHA TERRA Q É PONTO NOV SO ESTOU AQUIR POREM POR OFERECER MAIS EMPREGO POREM HOJE ESTSOU TRABALHANDO EM UMA GRANDE EMPRESA Q SE CHAMA CARREFOUR E ESTOU MUITO FELIZ MAS NO OUTRO ANO ESTAREI AI NOVAMENTE PARA VALORIZAR A MINHA BELA CIDADADE PARA TODOS PONTONOVESSE UM GRANDE ABRRCOS. ANGELICA
Por: angelica araujo de souza

morro a 15 anos em sao paulo mas nunca deixo de visitar minha terrinha natal ou seja minha ponto novo q cada dia que passa cresce mais e mais,,tenho muito orgulho de fazer parte dessa familia ponto novense,, forca ponto novo e vai com tudo..
Por: valda

estou em sao paulo a muito anos esempre que vou em v cardoso ant. km 30 sempre vou a ponto novo e uma bela cidade
Por: francisco

vi pela internet, gostei, visitei pessoalmente em 2009, está muito bonita, o site esta muito bom., regiao de planicie, represa bonita, irrigação que leva o progresso gradativamente para esta região. Parabéns, continuem investindo em nossa cidade, sou filho da terra, meu pai, ELPIDIO PAULO DE SOUZA (IN MEMORIA) DEU NGUE PELA TERRA.
Por: ERIVALDO

boa tarde minha querida ponto novo,estou muito feliz por ter este canal de informação para melhor divulgarmos esse lugar maravilhoso recomendo para todos que quizerem conhecer gente boa pessoas simples e muito companheiras essa cidade e tudo de bom quem estiver a oportunidade pode ir conhecer sem mendo vai adorar sou filho da terra estou em são paulo mais estou com muitas saudades e vai aqui um abraço a todos pontonovenses que residem aqui em sp.
Por: carlito

NOSSA PONTO NOVO TA muito mudado tou gostando muito tou indo pra logo logo
Por: PRETO

parabens ponto novo, visitarei em breve esta muito bonita continui asim.
Por: joseilton pereira da silva peruibe .sp

ola boa tarde,nem so visitei como sou dai de barracas e gosto muito deste lugar e estou com muita saudade da minha cidade ,um abraço para todos dai e para todos de barracas americo brasiliense sao paulo sp
Por: marcio lima de almeida

Tambem sou ponto novensse,morei em ponto novo até os 16 anos hoje moro em são paulo ,mas ponto novo sempre estará em meu coração.
Por: Maicon naite

Concerteza essa é a melhor cidade tem que melhorar só mais um pouquinho em relação a trabalho mas para curtir não existe outra melhor !
Por: Sidney

quando morei ai na bahia na cidade de candeias, fui farias vezes ai em ponto novo. ainda hoje amo essa cidade.um abraço pra todos dai.
Por: jose nildo(carnaiba pe)

Não sou de ponto novo mais já fui lá varias vezes tenho amigos lá adoro essa cidade esse povo bom espero um dia voltar lá novamente abraço á todos vocês de ponto novo
Por: cássio

Boa tarde Ponto Novo e a todos os amigos moro em São Paulo mas tenho muita saudade de todos realmente Ponto Novo esta lindo um abraso para todos.
Por: Antonio Inacio

Boa tarde eu moro em São Paulo mas cresce em Ponto Novo lembro e tenho muita saudade
Por: Antonio Inacio

ponto novo está tudo de bom incluse tenho parentes que moram lá há muito tempo e ponto novo enriqueceu bastante pois conheço a barragem de lá gostaria de conhecer outros pontos turisticos.
Por: manuela da silva dos santos

Informações de Ponto Novo

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 Ponto Novo surgiu na margem direita do Rio Itapicuru-Açu, na extremidade norte do então município de Saúde, região de Jacobina, por volta do início de 1946. Nasceu com o advento da construção de uma ponte sobre o rio, na estrada que ligaria Feira de Santana a Juazeiro, ambos na Bahia.
O número de operários nas margens do rio era um convite para os “mascates”, vendedores diversos.
Um velho senhor de nome Luciro era um deles, e se deslocava de Saúde com um jumento, levando uma carga de pães para vender. Sob o sol quente, ele achou por bem fazer um barraco de palha de ouricuri para repousar. Outros o acompanharam na empreitada. Com o calor e o descuido de alguém, uma pequena brasa incendiou todos os ranchos e o acampamento virou cinzas. Alguém resolvera a questão construindo um barraco de barro, ou de taipa, como conhecemos. Então outros repetiram a façanha. Com o aumento de casas e o grande número de pessoas já se reunindo em volta delas, resolveram, com a devida permissão e participação dos proprietários das terras, limpar uma área para realizar o que seria a feira, ou seja, venda de produtos. Feira esta, que aconteceu num domingo, quando foi abatida a primeira rês, pelo Sr. Lafaiete Maia Freitas, à sombra de um umbuzeiro existente nas proximidades do povoado.
O povoado foi iniciado em terras da Fazenda Capim Grosso, de propriedade dos Srs. Agnelo Pereira do Amaral e Leovigildo Ferreira da Silva. Conta-se que devido à grande quantidade de tocos existentes nessa fazenda, a feira passou a ser conhecida como a Feira da Rua do Toco, tendo alguns dos primeiros comerciantes, os Srs.: Lafaiete Maia Freitas (Sr. Maroto), Ovídio Q. Gama, Pedro Mascate, Antônio Pereira, Zeca Cândido entre outros.
Admite-se, que a Rua do Toco teve ainda o nome de Várzea da Telha, denominação esta, advinda da produção de telhas na várzea pertencente hoje a Altino C. Araújo, nas proximidades do Clube Itapicuru.
A partir da década de 50, o povoado de ponto Novo, pertencente à Saúde, então distrito de Campo Formoso, tem sua população aumentada, através do processo migratório. Com a emancipação de Caldeirão Grande, torna-se distrito deste. Neste período, Já contava com sistema de eletrificação a motor. O abastecimento de água era feito através de animais ou mesmo por potes transportados do rio pelos próprios moradores.
Com o aumento progressivo da população, é manifestado o interesse dos políticos locais em tornar Ponto Novo um município. E assim, no dia 08 de janeiro de 1989, houve o PLEBISCITO, onde a população do então distrito de Ponto Novo confirmou nas urnas o desejo de ter a Independência Política. O processo de emancipação foi encaminhado a Assembléia Legislativa do Estado, e a Lei Estadual n° 4837/89, de 24 de fevereiro de 1989, que foi publicada no Diário Oficial no dia 25 de fevereiro de 1989, criou o município.
Com a emancipação, foi incorporado ao município o distrito de Barracas e o povoado de Limeira. Ponto Novo teve a sua primeira eleição em 03 de outubro de 1989, elegendo seu primeiro prefeito, o Sr. Nelson Maia.

Significado do Nome

O nome de Ponto Novo foi uma idéia dos operários da construção da ponte, que após a sua conclusão, queriam que lugarejo fosse chamado de Ponte Nova, homenagem justa, feita à nova construção. Outros alegando existir outro lugar com o mesmo nome, opinaram por Ponto Novo, visto que se tratava realmente de um “ponto” novo na região. 

Aniversário da Cidade:

24 de Fevereiro

Gentílico:

pontonovense

População:

15.741 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Norte Baiano  

Limites:

Filadélfia, Senhor do Bonfim, Caldeirão Grande, Saúde, Pindobaçu, Queimadas, Capim Grosso, Caém, Itiúba. 

Acesso Rodoviário:

BR-407  

Distâncias:

Da Capital:

293 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Barragem de Ponto Novo

Com capacidade de acumulação de 40 milhões de metros cúbicos de água a Barragem de Ponto Novo é a fonte de suprimento para o Projeto de Irrigação Ponto Novo.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTO NOVO

E-mail: comunicacao@pontonovo.ba.gov.br

Telefones: (74) 3677-1585   

Sites: http://www.pontonovo.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (74) 9963-5988

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS: (74) 3677-1387

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.pontonovo.ba.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ponto Novo

Envie seu comentário sobre Ponto Novo