Motuca

Motuca-SP
banner

Bem-vindo a Motuca!

banner

Comece planejando a sua viagem para Motuca utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Motuca e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Motuca.

Informações de Motuca

 

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Uma cidade que tem sua origem datada de 1892, quando a Companhia Paulista de Estrada de Ferro instalou sua estação, atraindo parentes de famílias residentes em propriedades próximas. A abundância de água encontrada pelos boiadeiros, que conduziam suas boiadas, e a beleza natural dos rios, córregos e cachoeiras, praticamente os obrigavam a pernoitar no local. Só existia um problema, a presença de um inseto peculiar da região, que vivia, preferencialmente, nas margens dos rios e córregos, conhecido no povoado por Mutuca. O Entroncamento Estrada de Ferro/Estrada Boiadeiro acontecia naturalmente, pois não só se embarcava gado nos comboios, bem como carregamento de café, produto largamente produzido na região por imigrantes portugueses, cujo destino final era a Europa. 
O povoado, já conhecido por Motuca, também, como toda a região, teve sua fase áurea na agricultura do café e na criação de gado. Em torno de 1908, teve participação no acolhimento de imigrantes japoneses e portugueses que trabalharam com a cultura de café e hortifrutigranjeiros. A partir da década de 50 a cana-de-açúcar começou a prevalecer na região. Aos poucos, a cana-de-açúcar foi plantada em pequenas fazendas e sítios, foram arrendadas terras, trazendo para a região o migrante nordestino. Em setembro de 1959 a usina Santa Luiza se instalou em Motuca iniciando uma nova fase no povoado. Na época, a usina tinha uma produção média de nove mil sacos de açúcar por safra. Hoje esse número chegou a dois milhões. Em 1969 a Companhia Paulista de Estrada de Ferro desativou a Estação Ferroviária de Motuca e toda a linha pertencente à regional de Jaboticabal. 
Em 1986, época em que Motuca já vinha sofrendo com exclusões sociais, principalmente dos migrantes nordestinos, que representavam 1% da população ao ano, instalaram-se no município, na Fazenda Monte Alegre, os Assentamentos I, II, IV e V, estruturados segundo normas estabelecidas pela Reforma Agrária. A fazenda pertencia ao governo do Estado de São Paulo, à antiga Codasp, e possuía uma grande plantação de eucaliptos, que gerava arrecadação para o município. Com a Reforma Agrária, as terras passaram a ser de responsabilidade do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), o qual trouxe um grande número de pessoas, provenientes de diversas regiões, trazendo em suas bagagens pouca técnica e muita vontade de ter seu próprio pedaço de terra. Atualmente, mais precisamente em 2004, segundo o IBGE, 1.200 pessoas residem nos quatro assentamentos pertencentes à Motuca. 
Mesmo com todas as dificuldades sociais Motuca conseguiu, através da Lei nº 6.645, de 09 de janeiro de 1.990, sua elevação para a categoria de município, desmembrando-se de Araraquara. Mas foi somente no dia 1º de janeiro de 1993 que o primeiro prefeito da cidade foi empossado. E em 1997, através de uma lei orgânica da Câmara dos Vereadores de Motuca, a data de comemoração da emancipação passou para o dia 20 de janeiro, dia do santo padroeiro da cidade, São Sebastião.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

20 de Janeiro 

Gentílico:

motuquense

População:

4.290 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Hoje Motuca possui uma população de 4.049 habitantes, uma área de 23.200 hectares, 240 propriedades rurais, das quais mais de 200 são oriundas dos assentamentos. Conta com uma área Industrial em expansão, um Ensino Fundamental em parceria com o Sistema COC, uma Unidade Hospitalar modelo para outras cidades do mesmo porte, vários projetos sociais em desenvolvimento, enfim, tudo do que uma cidade do interior precisa para iniciar uma nova fase, uma nova História.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Araraquara 

Limites:

Araraquara, Rincão, Matão, Dobrada, Guatapará, Guariba e Pradópolis.  

Acesso Rodoviário:

SP-326 

Distâncias:

Da Capital:

327 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOTUCA

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3348-9300

Sites: http://www.motuca.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

R Francisco Malzoni 17 - Centro
Motuca, SP | CEP: 14835-000
Telefone: (16) 3348-1737

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Motuca

Eu conheço Motuca.Já passeei em Motuca. Já trabalhei em Motuca. Tenho amigos em Motuca. Sei onde fica Motuca. Motuca, Motuca, Motuca, Motuca, Motuca, Motuca, Motuca, Motuca, Motucatu!
Por: Gleizer Oliveira

motuca um lugar ótimo par se viver,ótimas cachoeiras,e muitas matas intereçantes .N demore venha logo visitar motuca.
Por: gisely

SOU MORADORA Á MAIS DE TRINTA ANOS E MOTUCA VEM SE DESTACANDO PELO SEU DESNVOLVIMENTO,MA AINDA É UM LUGA RMARAVILHOSO PARA SE CRIAR BEM OS FILHOS E DESCANSAR COM ASCESSO AS DEMAIS CIDA DES COMO MATAO,ARARAQUARA,SAO CARLOS JABOTICABAL..
Por: silvia boiago sena

meu pai era de motuca, eu nasci em motuca e ai vivi até os dez anos, sempre que posso vou a motuca, e sinto muita honra por isso, e ter iniciado ai uma historia de vida riquissima, por ser filho de lavrador, neto de lavrador e meus filhos são doutores, graças a deus.
Por: josé damasio cordeiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Motuca

Envie seu comentário sobre Motuca