Monte Azul Paulista

Monte Azul Paulista-SP
banner

Bem-vindo a Monte Azul Paulista!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Monte Azul Paulista e muitas outras opções de hospedagem na cidade Monte Azul Paulista. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Monte Azul Paulista.

Informações de Monte Azul Paulista

ROTEIROS DO BRASIL

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O pequeno livro contando a história de Monte Azul Paulista veio sanar inúmeras dúvidas que pairavam sobre a cidade.
Podemos citar pelo menos duas de grande importância para nós: a primeira seria no sentido de que a cidade havia sido fundada em 1.897 e não 1.896.
Ficou claro pelas pesquisas feitas pelo historiador que o correto é 1.896, isto porque no Diário do fundador Joaquim da Costa Penha está claro que no dia 29 de junho de 1.896, ele, Felipe Cassiano e outras pessoas demarcaram o local onde hoje está localizada a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus com uma cruz lavrada em uma imensa árvore, perto de um imenso coqueiro.
Alguns meses depois levantaram, nesse mesmo local, um cruzeiro e, no ano de 1.897 é que foi lavrada a escritura de doação de alguns proprietários de terras do lado da Fazenda Avanhandava, para a Fábrica do Patrimônio Senhor Bom Jesus de Monte Azul.
Esse equívoco levou antigos moradores e historiadores pensarem e escreverem que a cidade teria sido fundada em 1.897. Com a publicação do livro, foi desfeito esse desencontro de datas sobre a fundação da cidade.
A segunda dúvida tem a ver com a primeira, pois quando do cinqüentenário, alguns políticos queriam que fosse comemorado em 1.946, outros 1.947, provocando certa animosidade entre os habitantes. Comemorou-se erradamente, em 1.947, como entendiam os políticos da então situação.
Também, existe e não há maneira de se saber o que na verdade ocorreu, o fato de terem sido doados 25 alqueires que pertencem à Igreja e na realidade Monte Azul contar desde o início com 54 alqueires de terras mais ou menos. No entanto, é sabido que a família Junqueira colaborou com mais alguns alqueires para ser formado o patrimônio, sem, portanto, contarmos com nenhuma documentação comprobatória dessa doação.
Acreditamos que por serem imensas as glebas dessa tradicional família é que não foram lavrados documentos, mas a verdade é que as terras que ultrapassam os 25 alqueires iniciais são exatamente do lado da Fazenda Palmeiras que era dessa já mencionada família.  

Significado do Nome:

A cidade localiza-se em cima de uma colina e recebeu esse nome devido a cor do céu.

Aniversário da Cidade:

29 de Junho

Gentílico:

monte-azulense

População:

19.376 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A economia predominante é agrícola, sendo que as principais culturas são: cana-de-açúcar e laranja, com 10 mil hectares de plantio de cada.
Além destas, encontra-se no município o plantio de seringueira, milho e goiaba, além da pastagem que, segundo o censo realizado em novembro e 2006, conta com 12 mil cabeças de gado.
A produção de laranja estimada para 2007 é de 4 milhões 372 mil caixas de laranja de 40,8 kg e a de cana-de-açúcar é de 760 mil toneladas.
Estima-se ainda que anualmente 1 milhão de cabeças de frango de corte são produzidos no município e cerca de 396 mil kg de látex coagulado.
O município conta também com 400 hectares de mata nativa.
A renda bruta anual da agropecuária do município para o ano de 2007 está estimada em R$ 101 milhões 394 mil. Além dessas características, a cidade ainda conta com sua neleza e hospitalidade do seu povo. Venha conhecer Monte Azul Paulista, você vai se encantar!

Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima) / SP-322 (Rodovia Armando Salles de Oliveira)

Localização:

Situada na próspera e populosa região norte do Estado de São Paulo, Brasil, bem no centro do eixo Ribeirão Preto-São José do Rio Preto.  

Limites:

Barretos, Bebedouro, Catanduva e Olímpia  

Distâncias:

-Brasília/DF - 723 km 

-Rio de Janeiro/RJ - 804 km

-São Paulo/SP - 402 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Casa da Cultura

  -Situado num antigo sobrado da época do café

-Estação Ferroviária

  -Cia. E. F. São Paulo-Goiaz (1910-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969)
MONTE AZUL
Município de Monte Azul Paulista, SP
Linha-tronco SPG - km 31,169   SP-2492
Ramal de Nova Granada - km 31,169   Inauguração: 05.03.1910
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1917 (já demolido) 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes. Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz. Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia), passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa. Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro, incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia, de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem, na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969, todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou, tendo a grande maioria das estações sido demolida. 
 
A ESTAÇÃO: Descendo na estação ferroviária de Bebedouro, vinham os primeiros habitantes de Monte Azul para a vila nos troleis de Jacob Witzel, dono da empresa dos carrinhos puxados por tração animal. Em 1908, o coronel João Baptista de Oliveira Cardoso iniciou um movimento junto à população e autoridades para fazer chegar a ferrovia até a cidade. Esse movimento ganhou força e finalmente em 06/04/1909 começou a abertura dos locais por onde passariam os trilhos entre Bebedouro e Monte Azul. Para marcar o início das obras foi cortado simbolicamente o primeiro galho de árvore por Joaquim da Costa Penha. O trabalho de picada, ou seja, o de abertura dos locais para o assentamento dos trilhos, terminou no dia 20/07/1909 e nove meses depois de iniciado, a linha da CEFSPG chegou à cidade, em 04/01/1910. No dia 5 de março, menos de um ano após o início da obra, o primeiro trem chega na cidade. Porém, nem tudo foi euforia com relação a estrada de ferro. Houve protestos de grande parte da população que não concordava com a passagem dos trilhos no meio da cidade; queriam-nos, eles e a estação, fora dela. Numa das fotos abaixo, que mostra a parte central da fachada da estação, a data no frontispício parece indicar 1917 como data da construção do prédio, o que mostra que existia ali antes alguma estação provisória. Os relatórios da Cia. Paulista - que comprou a E. F. São Paulo-Goiaz, sucessora da original, em 1950 - dos anos 50 dão a inauguração da estação como tendo sido no mês de março de 1911, um ano após o citado acima, que parece mais confiável, visto ter como fonte jornais da época, enquanto a Paulista herdou informações da extinta Cia. E. F. São Paulo-Goiaz. Porém, quando a ferrovia foi desativada, em 1968, a retirada dos trilhos provocou protestos da população. Os trilhos teriam sido retirados dias após a desativação, e, não muito tempo depois, a Prefeitura demoliu a estação, sendo que em seu lugar foi construída uma indústria. (Fonte principal: João Francisco Massoneto, Monte Azul, SP).  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Junho

  -Dia 29 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE AZUL PAULISTA

E-mail:

Telefones/Fax: (17) 3361-1254 – (17) 3361-3477

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Danúbio Azul Ltda.

SAC: (11) 3858-5566 / 3392-3424

Site: http://www.danubioazul.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_915.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

RUA JULIÃO ARROYO, 52
MONTE AZUL PAULISTA-SP
TELEFONE (17) 3361-4198
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.estacoesferroviarias.com.br

-www.camaramonteazul.sp.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

-http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Monte Azul Paulista

monte azul que sempre sera lembrada por todos que ja tiveram o prazer de conhecer,assim como eu a conheci,e que nao a esqueço jamais.
Por: ademir carvalho

morei na cidade de monte azu paulista desde 1983 ate o ano de 1999,foi nesta cidaDE QUE vivi os melhores momentos de minha vida,nao me resido la ate hoje,porque no momento moro e trabalho fora do estado,mas meu grande sonho,sempre foi retornar a esta maravilhosa e exelente cidade,que e exemplo para muitas outras no estado e,no pais todo,,;UM GRANDE ABRAÇO A TODOS MORADORES DESTA MAE AMOROSA,QUE E MONTE AZUL PAULISTA.
Por: ademir carvalho

JA ESTOU MORRENDO DE SAUDADE DE MONTE AZUL,,SE deus QUISER EM BREVE ESTAREI DE VOLTA.
Por: ADEMIR CARVALHO

ola! gostei muito de ver o video da turma do chapéu,confesso que me emocionei muito pois ha tempos que não sei o que é calvagar de verdade;. Aqui onde vivo é muito diferente, apesar de ser um lugar onde a pecuaria se expande os costumes sertanejos não são lembrados com franquesa. Parabens Monte Azul Paulista,pela sua hospedagem e cultura;;vivo longe e muito triste por não estar presente no dia-dia desta beleza de lugar que é orgulho para muita gente,tanto moradores como visitantes....UmGRAAAAAAAAAANNNNNNNNNNNNNNNNNNDE abraço a todos.
Por: ademir carvalho

Em razão de um tio morar nesta simpática cidade, já estive por 4 vezes. Nos dias 14 e 15 de novembro passado estava na cidade, e pretendo voltar outras vezes para gozar da hospitalidade da cidade. Aproveito a oportunidade para desejar à todos os monte-azulenses, Boas Festas. Abraços. .
Por: Ermes Amarante Costa

eu moro aqui e adoro essa cidade,ela é muito tranquila e curto demais,podem vir nos visitar ,,vcs vão gostar.bjssss
Por: adriana

Oi, caro leitor... Nossa amo essa cidade, nasci em barrinha, mas fui Monte Azul com menos de un ano praticanente cresci aí e ao seus arredores! Foi muito bom e interressante ver este site! Ah por suposto tenho parentes aí ainda... E sempre que posso procuro visitar essa cidade maravilhosa que á qual me proporciou uma infância muito feliz, divertida, alegre e inesquecivel..... Um abração abertado de uma conterânea saudosa...
Por: Eliana

eu sou monteazulense,e tenho muioi orgulho. bjos minha cidade do coração...
Por: ana maria

É uma cidade muito legal . Sempre tem cavalgadas. Tem Pesque-e-pague,um bosque com brinquedos,academia ao ar live e muitas outras coisas.
Por: Maicon Douglas Guimaraes Ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monte Azul Paulista

Envie seu comentário sobre Monte Azul Paulista