Monte Alto

Monte Alto-SP
banner

Bem-vindo a Monte Alto!

banner

As melhores pousadas em Monte Alto podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Monte Alto, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1895. A localidade está em uma altitude de 735m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 44.967 habitantes. A área total de Monte Alto é de 347,9km², e sua densidade demográfica é de 129,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Monte Alto-SP é 15910-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Monte Alto

 

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Porfírio Pimentel, farmacêutico, capitão cirurgião mor do Imperador por Decreto de 1864, era homem trabalhador, profundamente religioso e dado a exploração de terras.
Em setembro de 1.879, forte revés deixou-o desorientado; incêndio destruiu sua farmácia e loja, perdendo tudo, inclusive “as ferramentas de cirurgião utilizadas na guerra do Paraguai”. Vários amigos ofereceram ajuda com que pudesse recomeçar a atividade, mas, tudo recusou para confiar seu destino à Divina Providência.
Certa noite teve um sonho e despertou sobressalto, convicto de que, por inspiração divina, devia executá-lo.
Sonhou que, caminhava por uma região montanhosa, coberta por mata virgem, que depois se estendia num planalto extenso, onde encontrou um cafezal bem formado. Atravessou-o até atingir um monte sobre o qual vislumbrava uma igreja muito parecida com a de Pirapora. Para galgar esse monte, valeu-se do cipoal intricado que pendia das árvores. Acordou, chamou a mulher à quem contou o sonho, manifestando o desejo de procurar essa região. Ouviu opiniões. Favoráveis umas, desencorajadouras outras. Deliberou partir com pequena comitiva à qual juntou seu filho Antônio.
Não sem canseira e privações pareceu descortinar a região sonhada. Viu a mata espessa. Atravessou. Chegou ao planalto, defrontou-se com um cafezal bem formado; percorreu-o até a fralda do monte (serra de Jaboticabal) que para galgá-lo valeu-se do cipoal que emaranhadamente pendia das árvores.
Chegando ao alto subiu numa  perobeira para reconhecer o local e, em tudo, viu era aquela que sonhara, e cheio de emoção exclamou para os que acompanhavam: “AQUI SE CHAMARÁ – BOM JESUS DE PIRAPORA DE MONTE ALTO DAS TRÊS DIVISAS”. Assinalou o local, elevando um cruzeiro e construindo uma ermida.
Indagou de quem era a s terras e negociou quatro alqueires para construir a sede do patrimônio. Designou o dia 15 de maio de 1.881, para a cerimônia da fundação, quando em louvor do Senhor Bom Jesus de Pirapora, com a presença de muitas pessoas, o padre Domingos Monteiro, vigário de Jaboticabal, celebrou a primeira missa, benzeu o pátio e o cruzeiro.
Fez-se assim a fundação de Monte Alto, hoje cognominada “Cidade Sonho” e desde então passou a ser capela e povoado, pertencentes a Jaboticabal. Em 1.893 passou a distrito policial.
Seu desenvolvimento econômico foi rápido e cada vez mais crescente graças à lavoura de café que tomou grande incremento em virtude da fertilidade do solo. Assim é que, por força da Lei nº 363 de 31 de agosto de 1895 foi elevado a Distrito da Paz e na mesma ocasião a município. Fazendo-se a sua instalação à 8 de fevereiro de 1.896.
Pertenceu à Comarca de Jaboticabal, de 1.895 à 1.928, pois no dia 13 de setembro de 1.928, por Decreto-Lei nº 2.281, foi elevado a categoria de Comarca, cuja instalação se fez no dia 25 de janeiro de 1.929, tendo a ela encorporados os municípios de Monte Alto, Pirangi e Paraíso.
Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, o fundador de Monte Alto, a 15 de maio de 1.881 recebeu a escritura da compra de 4 alqueires de terra, do senhor Bertolino José Baptista ao preço de 800.000 (oitocentos mil réis).
Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, veio de Monte Aprazível no ano de 1.918, para a residência de seu genro Antônio Joaquim Ferreira, o qual residia na Comarca de Jaboticabal. O fundador já velho, cansado e abatido declarou a sua filha dona Genoveva Pimentel Ferreira os motivos de sua vinda: Sentia próximo o seu fim e queria ser enterrado em Monte Alto.
Em 2 de setembro de 1.919, carregado por mãos amigas, dava entrada no cemitério de Monte Alto, o corpo do fundador da cidade do sonho.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

monte-altense

População:

46.647 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente, temperado e inverno seco 

Temperatura Média:

22º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte do Estado de São Paulo  

Limites:

Norte: Taiaçu e Taiúva
Sul: Taquaritinga
Leste:Jaboticabal
Oeste: Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Vista Alegre do Alto e Ariranha 

Acesso Rodoviário:

Rodovia Anhanguera através de Ribeirão Preto que distância 89 Km, através da Rodovia SP 305 e SP 333.
Rodovia Washington Luís através de Matão que dista 59 Km, Taquaritinga que dista 27 Km.
Rodovia SP 305 através de Jaboticabal que dista 19 Km.
Rodovia SP 323 através de Vista Alegre do Alto que dista 27 Km, com acesso para Catanduva e Bebedouro 

Distâncias:

Da Capital:

360 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

O Museu de Paleontologia de Monte Alto 

Foi construído e inaugurado em 1992.
Surgiu devido à necessidade de se abrigar os fósseis recolhidos nos arredores da cidade e mesmo nas cidades vizinhas, provenientes de depósitos fossilíferos associáveis às formações Adamantina e Marília do Grupo Bauru, Cretáceo Superior continental da Bacia do Paraná.
O Museu tem convênios celebrados com a UFRJ e a UNESP - Rio Claro, visando o intercâmbio científico e conta com o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de Monte Alto e comunidade montealtense.
O acervo do Museu é composto basicamente de ossos de dinossauros saurópodes, moluscos bivalves, tartarugas e crocodilos, todos do período cretáceo, recolhidos nos afloramentos da região e que estão distribuídos em cerca de 85 vitrines. Conta também com fósseis da Chapada do Araripe - Ceará - e de outras localidades do Brasil, recebidos por doações de amigos e professores.
Objetivo principal do museu: divulgar a ciência da paleontologia e geologia entre os estudantes, incentivando-os à pesquisa, promover palestras e debates à respeito do assunto, incitando os alunos a preservarem o meio ambiente e propagar o ecoturismo educativo.

Museu de Arqueologia

A exposição resulta do desenvolvimento de pesquisas arqueológicas no Município de Monte Alto, Estado de São Paulo, a partir do ano de 1992, através de solicitação formal do Diretor do Museu Municipal de Paleontologia. As pesquisas evidenciaram uma aldeia ceramista pré-histórica, formada por “Manchas Escuras” (decorrentes da decomposição de antigas cabanas circulares sustentadas por troncos de árvores e cobertas por materiais vegetais), uma área de sepultamentos primários de indivíduos adultos estendidos e semi-fletidos (uma necrópole), sepultamentos secundários - dentro de urnas de cerâmica lisa, fogueiras - internas e externas às habitações, além de ossos, dentes, conchas, vasilhames de cerâmica, lascas, raspadores, percutores, almofarizes, mãos-de-pilão, lâminas de machado polidas - documentos contextualizados junto às estruturas de habitação, sepultamentos, combustão, restos alimentares, etc. 

Museu Histórico e Cultural Dr. Fernando José Freire de Andrade

Foi inaugurado em julho de 1.992. Possui um acervo de 1.140 peças doadas pela população, abriga uma sala onde está instalada uma Biblioteca Histórica com um acervo de 703 livros, 2032 fotos, 705 discos de vinil, jornais e Biografias de personalidades da cidade.
O Museu Histórico e Cultural abriga antigüidades do município que desperta a curiosidade dos visitantes com seus móveis, utensílios, obras de arte, vestuário, dentre muitos outros objetos que fizeram não somente parte da História de nosso município, mas também da História de nosso país. Como exemplo temos: um gabinete odontológico de 1950, mesas ginecológicas de 1930, um documentário com a História dos Jogos Aberto, onde Monte Alto é a Cidade Berço dos Jogos Abertos do Interior, iniciado por Baby Barioni em 1936. Possuímos um extenso documentário composto de fatos, fotos e livros que retratam a vida e a História da Menina Izildinha (A Santa do Povo) e de sua família.

Atrativos Naturais

Rios:Turvo (nascente), Rio da Onça, Córrego Rico (nascente).

Cachoeiras: Sacani, Martins, Macacão, Ganida, Anhumas, Primavera, Cachoeira da Divisa, Água Limpa, entre outras.

Serras, Vales e Morros: Dona Ana, Água Limpa, Morro de Santa Luzia, Anhumas, Ventanias, entre outros. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro

São Brás (Vila São Guilherme)

Abril

São Benedito (Bairro São Benedito)

Maio

Dia 15 - Aniversário de Monte Alto

Festa de Santa Rita de Cássia (Jd. Califórnia)

Festa de N.S. de Fátima (Jd. Bela Vista)

Junho

Churrasco Beneficiente Asilo São Vicente/Santa Casa

Menina Izildina (Pavilhão de Festas)

Santo Antônio (Sítio Santo Antônio)

São João Batista (Jd. Erina)

São Pedro (Bairro Barreiro)

Festa de São Luis Gonzaga (Jd. Paulista)

Festa de Santa Luzia (Bairro do Morrinho da Tabarana)

Julho

Festa de Nossa Senhora do Carmo (Bairro Anhumas)

São Cristóvão (Bairro São Cristóvão)

20ª Festa do Peão dias 19, 20, 21, 22 e 23

Agosto

Festa do Senhor Bom Jesus (Pavilhão de Festas)

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

Festa de Santa Ana Beatriz (Cachoeira dos Martins)

Setembro

Festa de Nossa Senhora da Conceição (Distrito Aparecida do Monte Alto)

Outubro

Festa de Nossa Senhora Aparecida (Jd. Bandeirantes e Bairro Areias)

Festa de Nossa Senhora das Graças (Bairro Tabarana)

Festa de São Judas Tadeu (Vila Municipal)

Novembro

Festa de Santa Luzia (Bairro Água Limpa)

Dezembro

Decoração de Natal

Monte Alto Cidade Luz 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALTO

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3244-3113

Sites: http://www.montealto.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Empresa Cruz Ltda.

Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_913.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO DE IMOVEIS TITULOS E DOCUMENTOS E CIVIL:

R Gustavo de Godoy 434 - Vila Aero Clube
Monte Alto, SP | CEP: 15910-000
Telefone: (16) 3242-3001

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Monte Alto

adoro Monte Alto, pois moro em Taquaritinga.hauhauhauhauhauhauhuahuahuahuahuahuahauhauhauhauhauhauhauahuhauahuahuahuahauhauhauhauhauha
Por: tatiana

cidade maravilhosa,de encantos mil, parabens pela sua beleza.
Por: WAGNER

cidade maravilhosa,de encantos mil, parabens pela sua beleza.
Por: WAGNER

MONTE ALTO, TERA DOS SONHO, QUE Á CONHESE SABE BEM DO-QUE FALO UMA CIDADE MUITO BONITA, NÃO SO SUA ARQUETETURA, MAIS BONITA PELO SEU POVO, AMIGO, VALE APENA FAZER UMA VIZITA A M.A, SEMPRE QUE POSSO PASO UM FINAL DE SEMANA MARAVILHOSO EM MONTE ALTO.
Por: DORIVAL MARRUBIA

amo minha cidade nasci e cresci em monte alto hoje moro em outro lugar a 7 anos mas minha familia toda é de monte alto amo esse lugar
Por: elisangela bignardi

pra mim e melhor cidade do mundo por isso eu amo essa cidade que deus proteja todos por ai
Por: cesar

mudei de guaruja para monte alto . alguns dizem que sou louca , mas tenho certeza que vim para o lugar certo amei monte alto...... o negocio é morar aqui e passear lá.
Por: daiane fernanda

cidade sonho , organizada , parabens cidadões de monte alto sp
Por: gilbrto cascarelli jr

passei 15 dias de ferias em monte alto no de 2006 adorei, esta cidade e muito tranquila.Pretendo um dia voltar e curtir mais um pouco Marcia (praia Grande litoral)
Por: marcia aparecida barbosa

Passei a minha infância nessa cidade linda e maravilhosa, hoje tenho 48 anos e me sinto como se estivesse 10 anos de idade. Sou filho de Lilia Caluz da silva costa nascida em Monte alto e neto de Maria da Gloria Caluz da Silva.
Por: marcos jose ramos da costa

Como não gostar de Monte Alto se lá existe a a melhor PIMENTA do mundo rsrssrrrs , lá com certeza é tudo de bom rsrsrssr , é pra você essa !!!!!!
Por: José Henrique

Monte Alto é muito bom de morar.é uma ótima cidade para trabalhos,há muitas empresas aqui...muitoo lindo mesmooo.
Por: Rosana

ola! sou de jundiai, estive em monte alto pela 1ª vez em 1990, simplesmente fiquei apaixonado por esta cidade que sem duvida alguma e um lugar onde todas as pessoas que curtem aventuras em luigares diferentes deveriam conhecer, eu havia me casado rescentemente e sai paraaventurar com minha adorada esposa conheci uma pessoa (senhora) que inclusive nos recepcionou em sua casa , uma pessoa maravilhosa um ser humano ímpar essa cidade esta de parabéns! quem não conhece não perde tempo faça uma visita e incrivel! abraços
Por: alexandre aparecido rodrigues

tive o prazer de conhecer esta linda cidade alguns anos atraz fiquei encantada com a hopitalidade e organizaçao .gostaria muito de vizitala novamente. um abraço a todos montealtense..
Por: eloiza

eu adoro monte auto é uma cidade maravilhosa adoro de mais ir ai e curtir acho a cide linda
Por: MAYARA GOMES

sou suspeito em falar da terra do mamão, terra da cebola, nasci, criei-me e vivo nesta cidade, cidade inteiriorana de gente simples e acolhedora, amo este lugar.
Por: rogerio

tive o imenso prazer de conhecer monte alto , ha alguns ano atras . e fiquei apaixonada . adoro esta cidade .como gostaria de morar ai. bjos a todos montealtenses..
Por: malú

adoro monte alto sia de la aos 17 anos.hoje vivo em sp capital,com coraçao voltado pra la.abraço a todos montealtençe.rosaldo
Por: rosaldo gomes da silva

adoro monte alto sia de la aos 17 anos.hoje vivo em sp capital,com coraçao voltado pra la.abraço a todos montealtençe.rosaldo
Por: rosaldo gomes da silva

morei dois anos e meio ai em monte alto tive o prazer de conhecer pessoas muito boas que moravam no educandario , se tivesse oportunidade de revê-los ou ter noticas deles seria muito bom.Muitas saudade deles.eE de monte alto, foi um marca que vou gardar para o resto da minha vida
Por: valdirene marques

sou de monte alto olha é uma cidadr maravilhosa vale a pena conhecer.
Por: maria julia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monte Alto
Fundação:
1895
Altitude:
735m
População:
44.967 habitantes
Área:
347,9km²
Densidade Demográfica:
129,25hab/km²
CEP:
15910-000

Envie seu comentário sobre Monte Alto

banner