Meridiano

Meridiano-SP
banner

Bem-vindo a Meridiano!

banner

As melhores pousadas em Meridiano podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Meridiano, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 529m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.396 habitantes. A área total de Meridiano é de 228,8km², e sua densidade demográfica é de 14,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Meridiano-SP é 15625-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Meridiano

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pelos registros existentes, por volta da década de 1940, começava a germinação de mais uma urbe. Chegando por aqui os pioneiros exploradores e aventureiros, homens que na esperança de conseguir um nível econômico vais elevado pela exploração das terras férteis da região, adquiriram glebas no núcleo dos atuais córregos São João, Maravilha, das Pedras e Marinheiro, sendo predominantes os senhores Ernesto Cavalin e João Machado Pereira, que tiveram em suas áreas o ponto crucial do início da cidade. Surgiram os arrendatários e demais pessoas interessadas em fixar residências nestas localidades, acreditando fazer fortuna ou melhora de vida, graças a tendência propícia das terras férteis da região.
Nascia assim duas povoações com os nomes: São João da Maravilha e São José da Maravilha. Esses nomes continuaram até a data em que foi elevado a categoria de distrito de paz, em 24 de dezembro de 1948, pela Lei Estadual nº 233, promulgada pelo Governador Ademar Pereira de Barros, quando então recebeu o nome de MERIDIANO. Agora na categoria de distrito, pertencente ao município de Fernandópolis, com a estrutura de uma cidade adolescente que pretendia conquistar a maturidade, travou-se pelos meridianenses a luta para conseguir a sua emancipação política com vistas a ter a sua própria autonomia, realizar as suas pretensões, sanar as suas deficiências, enfim, desenvolver a sua administração independente.
Graças aos esforços das autoridades constituídas, finalmente se concretizou esse acalentado sonho. Em 18 de fevereiro de 1959 pela Lei Estadual nº 5.285, Meridiano galgou esta conquista. Categorizado a Município, teve a sua instalação no dia 1º de janeiro de 1960, sendo o seu primeiro Prefeito Sr.Donato Marcelo Balbo, que organizou a instalação dos serviços municipais e deu início a uma administração cheia de dificuldades, dada a escassez de equipamentos, ferramentas de trabalho e pessoal, mas que tudo dentro de pouco tempo estava superado.
O Vice-Prefeito daquela Legislatura foi o Sr. Alderize Zapparoli e a Câmara de Vereadores foi constituída dos seguintes edis: Antonio Ferreira Fontes; Antonio Pereira Filho; Carlos Eugênio Masson; Eliseu Antonio Bueno; Fernando Morandin; Luiz Silvério Quadreli; Luiz Rizzato; Orlando Rizzato e Raul Sóssio Terra.
Naquela primeira gestão Donato Marcelo Balbo, foi praticamente o prefeito que edificou os alicerces do Município de Meridiano; adquiriu os primeiros veículos e equipamentos rodoviários para a conservação das estradas municipais, deixou o serviço de abastecimento de água da sede quase concluído; construiu prédios escolares na zona rural com a implantação de merenda à todos; conseguiu através do Estado a construção do prédio do Grupo Escolar; reformou totalmente o antigo prédio do Grupo para nele ser instalada a Prefeitura Municipal que estava funcionando em local alugado de particular e incompatível para desempenhar as suas atividades públicas. Energizou toda a cidade, entregando ao seu sucessor um município com reais sintomas de franco progresso.  

Significado do Nome

Por estar localizado a oeste do Meridiano de Greenwich  

Aniversário da Cidade:

19 de Março 

Gentílico:


População:

3.851 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

O nosso clima e caracterizado pelo período de águas (outubro-abril) e das secas (maio - setembro). No período das águas, ha ocorrência de chuvas para o desenvolvimento das culturas anuais e perenes, e no período das secas existe déficit hídrico, sendo limitado para o desenvolvimento de culturas. 

Temperatura Média:

35° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Fernandópolis

Limites:

Ao norte com o município de Pedranópolis, ao sul como os municípios de Magda e General Salgado a leste com o município Valentim Gentil e a oeste com Fernandópolis.  

Acesso Rodoviário:

SP-541/320 (Rodovia Presidente Tancredo de Almeida Neves) / SP-320 (Rodovia Euclídes da Cunha) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes)

Distâncias:

Da Capital:

538 km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março

19 - Comemora-se neste município, o dia de sua fundação.

Outubro

12 - Comemora-se neste município, o dia de sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, em homenagem a denominação da sua principal Igreja Católica, tendo sido fixado feriado municipal como o Dia da Cidade. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MERIDIANO

E-mail:

Telefones:  (17) 3475-1116

Sites: http://www.pmmeridiano.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso Itamarati S/A:

RUA PEDRO AMARAL, 3109 - CENTRO - BOX 6,7
SAO JOSE DO RIO PRETO-SP
Telefone: (17) 2136-6700
Horário de funcionamento Seg. à Sab.04:30 às 21:00/ Dom. Fer.06:00 às 21:00

Site: http://www.expressoitamarati.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_808.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Luiza Feltrin Guilhen, 1581 - Bairro: Centro    
Meridiano-Sp - CEP: 15625-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (17) 3475-1101

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Meridiano

Estou feliz com o desenvolvimento de Meridiano. Sou filho deste pujante município. Tenho satisfação de ter estudado no Grupo Escolar de Meridiano e tocado na fanfarra do Ginásio Estadual de Meridiano. Parabéns Meriano. Parabéns Senhor Prefeito Municipal.
Por: ESROM DOMINGOS RIBEIRO

conhenço Meridiano,tenho familiares que moran no município e me casei ai,é uma cidade muito bonita.
Por: Célia R.Miranda

Nasci aqui, e adoro morar nessa cidade. Jamais vou querer mudar daqui. Meridiano querida..... Sou muito feliz em morar em Meridiano.
Por: Maria

É linda essa cidade amoo esse lugar principalmente santo antônio de Viradour Sp
Por: tainara de Freitas Ortiz

Eu morei muito tempo em Meridiando é uma cidade maravilhosa,quem nunca foi e esta a fim de ir não vai se arrepender,é um lugar muito tranquilo,eu recomendo p quem quer ir.
Por: Andréia de Fatima Tonelotti Soares

Bom eu sai da cidade de Meridiano, eu tinha 16 anos era uma cidade com poucos habiatntes, mas gostava muito! Hoje estou com 54 anos,creio que tem mudado muitas coisas, pretendo retornar um dia, pois sinto muitas sdds!
Por: Dirce Tabata

Conheço a cidade e gostaria que vocês reconstruissem o site com informações atualizadas, principalmente com fotos desta cidade que é muito linda e acolhedora. Ah! Minha mãe, minha irmã, cunhado e sobrinhos residem aí. Um forte abraço à todos.
Por: Maria das Graças Toledo de Melo

meridiano é uma cidade maravilhosa aconchegante as pessoas aqui são solidarias umas com as outras mt limpa bem zelada meridiano é a cidade de se viver
Por: rose

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Meridiano
Fundação:
1959
Altitude:
529m
População:
3.396 habitantes
Área:
228,8km²
Densidade Demográfica:
14,84hab/km²
CEP:
15625-000

Envie seu comentário sobre Meridiano