Mariápolis

Mariápolis-SP
banner

Bem-vindo a Mariápolis!

banner

As melhores pousadas em Mariápolis podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Mariápolis, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 410m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.721 habitantes. A área total de Mariápolis é de 186,6km², e sua densidade demográfica é de 19,94hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mariápolis-SP é 17810-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mariápolis

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras que formam o município de Mariápolis foram vendidas pelo coronel Delfino Cerqueira à Cia de Aviação São Paulo – Mato Grosso no ano de 1911. A colonização, entretanto, foi efetuada pela Companhia Industrial, Mercantil e Agrícola, concessionária da Companhia Viação São Paulo – Mato Grosso, em Mariápolis.
Em 1940 foi iniciada a colonização da zona rural, com a formação da primeira fazenda construída por Jan Antonín Baťa – presidente das companhias proprietárias e concessionárias de uma sólida ponte sobre o rio do Peixe, ligando Mariápolis a Presidente Prudente, sendo a seguir iniciada a exploração da madeira, com a derrubada das matas virgens.
Em 1943, Jan Bata acompanhado do agrimensor e demais membros da gerência da companhia colonizadora, determinaram o espigão da colina da Gleba - ainda em plena mata virgem - para localização do futuro município e, estabelecimento das estradas e plano de urbanização das ruas e praças.
Ainda em 1943 teve o início da venda dos lotes da zona urbana, sendo o primeiro comprador o senhor Antonio Jacomeli. A Companhia Industrial Mercantil e Agrícola (Cima) era representada em Mariápolis pelos senhores Josef Kielkowski e João Fonsek, que desenvolveram eficiente plano de colonização, dotando Mariápolis, rapidamente, de densa população.
As primeiras produções agrícolas do município foram arroz, algodão e milho, nas propriedades de Vicente Amorim e Salu Salustiano. A primeira plantação de café, nas terras do município, foi feita por José Morão. Em 12 de abril de 1945 foi inaugurada a primeira linha de transporte de passageiros em veículo coletivo, de propriedade do senhor Arnaldo Segundo.
Em 1945, Mariápolis já contava com grande produção agrícola, tendo sido instaladas nesse ano as primeiras indústrias e diversos estabelecimentos comerciais. Ao vigário Bernardes coube erigir a primeira cruz de Cristo no município, tendo também construído a primeira capela em louvor à Sagrada Família. O fundador e pioneiro José Alves Rodrigues buscou o vigário no município de Lucélia para a celebração. Em 1948, Mariápolis, pela Lei Quinquenal, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, fazendo parte do município de Adamantina, também criado na mesma época. Em 1953, sob o comando de José Alves Rodrigues, José Antônio de Souza e Nelson de Souza, Mariápolis pleiteou a criação de seu município, sendo o objetivo alcançado em 30 de dezembro de 1953 (57 anos), tendo sido o município instalado a 3 de janeiro de 1955. A denominação Mariápolis foi adotada em homenagem à esposa do presidente da companhia colonizadora, dona Maria J. Bata.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

08 de Dezembro 

Gentílico:


População:

3.916 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Adamantina

Limites:

Presidente Prudente, Caiabu, Martinópolis, Pracinha, Lucélia, Adamantina. 

Acesso Rodoviário: 

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. 

Distâncias:

Da Capital:

582 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIÁPOLIS

E-mail:

Telefones: (18) 3586-1227

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_712.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Mariápolis

ola boa noite a todos so posso dizer que eu adoro esta cidade de coraçao nao vejo a hora de voltar novamente e rever meus amigos e parentes nunca deixem acabar o brilho e a tranquilidade deste lugar maravilhoso um braço a todos gostaria que enviassem mais fotos da cidade e das pessoas que vivem ai
Por: GENIVALDO DOS SANTOS

Estou orgulhosa ao ver Mariápolis, minha cidade Natal na rede INTERNET. Parabéns aos da imprensa, será que o Maciel está dentro? Se não estiver a equipe não sabe o que estão perdendo. Vovô e Vovó, foram fundadores pioneiros daí, falo isso com a" boca cheia", também ja morei e trabalhei aí, cidade pequena, mas com muitops predicados, na minha opiniã, é linda, e seu povo engrtaçado, fofoqueiro , mas cômico, não estraga a vida de ninguém, na verdade é uma família só, Mariápolis. Tem um padre maravilhoso, é uma figura, vovô adorava conversar com ele, lá do cél continua curtindo a cidade, Rio do peixe, será que vai ser preciso ser prefeita daí para fazer com o Osvaldo Martins aquele fundão, uma grande estação de férias, levar o turismo para cidade... Severina, do Pequeno Polegar, o coisa boa!!!! Dna. Dirce um poço de sabedoria, e inteligência, só quem a conhece muito bem sabe o que aquele cotação é maravilhoso. A Bil, quanto senti com sua viagem, mas todos vamos , não é mesmo? O papai foi , e nem nos avisou, de forma boa para ele, mas para nós parece que foi agora... Vamos rezar para os nossos que estão lá em cima, eu sempre fui convicta dessa vida, desse plano a cima de qualquer coisa, vamos terminar nossa missão. Amo VCS. MAGDA MARIA FAGUNDES. MAGDAFU100%INTERNET! Precisando de reforços, estou aqui, Adamantina, meu escritório é - 18 3522 -2355
Por: Magda Maria Fagundes

Cidade pequena, porém acolhedora, ótima para um bom descanso, fugir do Stress das cidades grandes e complicadas. Perto de um Rio lindo, "Rio do Peixe", fica vizinho a uma fazenda modelo de Oswaldo Martins. Tem um haras maravilhoso, povo bom, tranquilo. Conta-se os barzinhos, mas os que tem, não deixam a desejar. Adoro Mariápolis, nasci lá. KKKKKKKKKKK magdaBRASIL
Por: Magda Maria Fagundes

mariapolis e minha paixao sai de la em 75 nunca mais voltei Mas nao vejo a hora de botar meus olhos naquela terra linda principalmente no bairro elizeu onde vivi os dias mais felizes de minha vida. .
Por: jandira gomes reis

não conheço a cidade mas tenho planos de conhecer pois nasci na mesma e meus pais mudaram para São paulo qdo eu tinha 2 anos de idade hoje estou com 57a, é uma curiosidade obrigada
Por: Euridice rodrigues

Mariapolis a cidade da paz.cidade de descanso.pouca violencia
Por: ortiz furtado de lacerda

EU ADORO ESTA CIDADE NAO VEJO A HORA DE SAIR DE FERIAS PARA RESPIRAR ESTE AR PURO REVER OS AMIGOS E FAMILIA E ME SENTIR EM CASA NOVAMENTE. EU TENHO ORGULHO EM SER MARIAPOLENSE
Por: VANILDO DOS REIS { NIL }

eu amo esta cidade;cresci dentro dela.beijos para toda a minha familia q mora ai
Por: Barbara VanessaDutra

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mariápolis
Fundação:
1953
Altitude:
410m
População:
3.721 habitantes
Área:
186,6km²
Densidade Demográfica:
19,94hab/km²
CEP:
17810-000

Envie seu comentário sobre Mariápolis

banner