Jarinu

Jarinu-SP
banner

Bem-vindo a Jarinu!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Jarinu, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Jarinu. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Jarinu para programar a sua viagem.

A cidade de Jarinu, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 755m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.784 habitantes. A área total de Jarinu é de 208,1km², e sua densidade demográfica é de 66,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jarinu-SP é 13240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jarinu

Roteiros do Brasil

Roteiro: Circuito das Frutas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Começa nos idos de 1650, quando é assinalada a presença humana na região do ponto de vista documental.
Porém, séculos antes, os índios já a habitavam.Através de seus rios, cachoeiras, florestas abundantes, vales e montanhas, que até hoje são preservados como se fossem um presépio de grandes dimensões, a região foi recebendo lentamente os primeiros fazendeiros. De origem portuguesa, esses primeiros habitantes da civilização ocidental traziam uma cultura superior.
Assinalada pelas construções, pela técnica empregada na agricultura e na criação de animais, esses primeiros habitantes iniciaram suas fazendas e foram trazendo aos poucos as primeiras sementes de fruta do além mar. Os portugueses eram eminentemente trabalhadores. Rasgavam o sertão com técnica e disciplina. Cultuavam o cristianismo de forma acentuada. Mas não tinham muitos cuidados cristãos quando o objetivo era criar as suas vilas e propriedades. Tentavam submeter os índios à disciplina do trabalho. Tarefa difícil porque os índios tinham costumes também muito arraigados. Viviam da caça e da pesca na região. E não estavam acostumados a ter patrão. Sempre que eram submetidos à pressão, eles fugiam e iam para outras terras.
Com dificuldades para obter trabalhadores nativos, os portugueses realizaram a grande empreitada de trazer para o Brasil os negros africanos, que eles bem conheciam graças às viagens transoceânicas. Porém. não há nenhum registro de que Jarinu tenha alcançado este estágio de forma acentuada, uma vez que existe entre os descendentes de escravos de Jundiá a tradição oral de que entre o Caxambu e Jarinu existiu um quilombo de escravos fugitivos de fazendas da região. Ora, o quilombo só existiu em regiões onde não havia escravidão.E assim os historiadores acreditam que Jarinu não foi palco de atração de grandes levas de escravos.
A Fundação - Através de escrituras e documentos da época, já se podia assinalar em 1765 a existência de pelo menos duas centenas de propriedades rurais. Mas como demonstra o historiador de Jarinu Lázaro de Siqueira, em 1786, Lorenço Franco da Rocha era nomeado capitão do bairro de Campo Largo, primitivo nome de Jarinu. Ele era casado com Dona Rita Cássia de Moraes, filha do Capitão Francisco Lourenço Cintra.
Consta que Dona Rita de Cássia de Moraes era profunda conhecedora de ervas medicinais amplamente existentes. Conhecimento esse adquiriu através dos índios e também da tradição da vida Portuguesa. Muitas das ervas européias que hoje são abundantes no Brasil vieram para cá em sementes ou em pequenos vasos trazidos por portugueses. E assim, a casa de Dona Rita era muito visitada por pessoas necessitadas. Deste modo, a casa de Capitão Lourenço Franco da Rocha era o centro da nossa civilização da região. Em 1796, Jarinu possuía 496 habitantes. Em 1807, o Capitão Lourenço Franco e sua esposa, através de escritura pública, desmembram sua fazenda e doam à freguesia a gleba de terras onde foi erguida a Capela de Nossa Sra. Do Carmo de Campo Largo, capela essa que tempos depois foi ampliada. Em razão desta doação a fundação do município foi reconhecida como sendo deste casal, que constitui o marco inicial do município, em 1807. Em 1811, o Capitão Lourenço Franco da Rocha, como vereador passa a fazer parte da Câmara Municipal de Atibaia.
E já em 1814, ele e seu compadre Inácio Caetano da Silveira, representando Jarinu, tomam parte na reunião preparatória dos estudos para a construção da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A tradição oral dos negros evidencia que foram poucos os escravos existentes na região de Jarinu. E alguns deles ajudaram a construir as primeiras edificações públicas.
No início do século XIX, documentos oficiais evidenciam que a região era maior produtora de açúcar e álcool do Estado de São Paulo. E a partir dessa formação agrícola e industrial, muitas terras novas foram sendo ocupadas e tudo indica que a tradição da cana-de-açúcar tenha alcançado Jarinu e deixado marcas profundas na vida econômica do município. Posteriormente, com a chegada do café, novas terras foram conquistadas, e o café, que se espalhou rapidamente pelos sete municípios que hoje compõem a Grande Jundiaí, também penetrou fundo nas fazendas de Jarinu.Quando o café alcançou o município de Bragança Paulista, houve um grande movimento para construção de Estrada de Ferro Bragantina que, saindo de Campo Limpo, Botujuru, Campo Largo e outras terras da região, chegava a Bragança. Porém, o importante era a conexão em Campo Limpo com a Estrada de ferro Santos a Jundiaí. Essa conexão permitia que toda a produção desta região fosse transportada para São Paulo, Santos, depois embarcada para o exterior, e também alcançasse o interior através da Companhia Paulista de Estrada de Ferro e da Sorocabana. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

17 de Abril

Gentílico:

jarinuense

População:

23.827 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bragança Paulista 

Limites:

(N) Itatiba e Bragança Paulista; (S) Campo Limpo Paulista; (O) Jundiaí; (L) Atibaia

Acesso Rodoviário:

Iniciando em São Paulo-SP siga em direção ao noroeste pela Marginal Tietê.
Após 10 Km vire à direita seguindo pela SP-348 - Rodovia dos Bandeirantes.
Após 48 Km vire à direita seguindo pela SP-354
Continue por 16 Km na SP-354 até chegar a Jarinu - SP

Distâncias:

Da Capital:

76 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Terra Brasil

Casarão histórico localizado no bairro de Campo Largo, serviu de apoio para expedições rumo ao interior do Brasil. Ganhou instalações fortificadas e tem uma vista privilegiada da região. Hoje em dia está sendo transformado em um grande complexo turístico, com a sede principal transformada em um museu, conta ainda com as replicas dos profetas de Aleijadinho, Labirinto Vivo, campo de areia, lago para pesca e lanchonete. 

Centro Cultural Tão Sigulda 
 
Um dos maiores artistas plásticos do Brasil e do Mundo, expõe suas obras e de outros artistas. Um lugar agradável para quem gosta de arte e cultura, com exposições permanentes e atrações culturais e artísticas diversas.
 
Sitio Encantado 
 
Um lugar ideal para festas de aniversário, excursões de escolas. Com serviço de buffet completo e uma equipe de monitoria que vai alegrar toda a criançada, brinquedos especiais e atrações exclusivas transforma o sitio em um lugar obrigatório para quem quer se divertir. 

Sitio Santo Antonio 
 
Conhecer de perto as plantações de pêssego e ameixas. Tudo isso com um ótimo atendimento, e a simplicidade de pessoas que gostam de uma boa conversa e um clima agradável. 

Alambique Zanoni 
 
Localizado no centro da cidade, é uma excelente opção para todos que gostam de apreciar uma boa cachaça. Garrafas especiais com envelhecimento de 12 anos, além do tradicional modelo tipo exportação, tanto da “branquinha” como “amarela” trazem um ótimo sabor para pessoas de bom gosto e que sabem apreciar essa delicia nacional. O local também vende licores, e vinhos, e tudo isso com um ótimo atendimento. 

Alambique Ferrara 
 
Localizado na área rural da cidade, é muito mais que uma visita aos sabores da cachaça, lá você irá desfrutar de toda a tranqüilidade do campo, acompanhar todo o processo de fabricação da caninha, se deslumbrar com a vista, ver de perto os exóticos Catetos, além da lojinha que vende artesanato, licores, vinhos, cachaças, vinagres, geléias, compotas, salames e queijos. Um lugar agradável que faz você perder a noção do tempo e se deliciar junto à natureza.

Adega Pauletto  

No sítio de uma tradicional família jarinuense, se encontra essa encantadora adega, com seus vinhos artesanais e a simplicidade do atendimento de seus proprietários fazem desse um lugar de visita obrigatório e retorno inevitável. Todos os sabores, brancos, suaves, secos, bordo, e a desconhecida Jeropinga ou Pinga de uva compõem esses cenário que agradam aos melhores paladares. 

Adega Álvaro Lorencini 
 
Uma verdadeira adega caseira, com fortes influências italianas. Com um vinho preparado artesanalmente que transformam seu sabor em algo único, encorpado, cheio de aroma e sabor.
 
Adega Beraldo Di Cali 
 
Na divisa de Jundiaí e Jarinu se encontra esse maravilhoso lugar, que é muito mais que uma simples adega, é uma verdadeira viagem por uma cultura italiana de traços fortes e opiniões formadas. O lugar está muito preparado para receber os turistas, com uma adega de fazer ciúme para muita gente, com gosto refinado de seus vinhos e uma produção artesanal ela oferece o que a de melhor em sabores. E conta também com produtos exclusivos como a Vodka com laranja, e o vinho de uva Niagara.

Cachaça da Chácara 
 
Uma casa montada especialmente para oferecer ao seu visitante, todo o saboroso mundo da cachaça, com muita qualidade e produtos exclusivos, você não pode deixar de conhecer esse “cantinho” da cachaça em Jarinu.
 
Pesqueiros  
 
Jarinu tem uma grande tradição em pesqueiros, são lugares ideais para quem quer relaxar e fugir do stress das grandes cidades. 

São eles: 
 
• Pesqueiro D`anape
• Pesqueiro Jaripark
• Pesqueiro Pauletto
• Pesqueiro Morangão
• Pesqueira Piracema 

Artesanato 
 
Como quase todas as cidades do interior do Brasil, Jarinu também tem uma grande fama em seus artesanatos, são inúmeros modelos e formas, que estão sempre expostos na feira de artesanatos que acontece todos os sábados na Praça Matriz, além das lojas que distribuem por seus espaços a beleza dos artesanatos locais. 

Igreja Matriz  

Umas das mais belas igrejas da nossa região, restaurada a pouco tempo conta com uma beleza incrível. A praça ao redor dela também é algo fantástico, com muitas árvores, bancos e pessoas bonitas. Passagem obrigatória de qualquer turista.

Cristo 
 
Com uma vista privilegiada, o Cristo abençoa nossa cidade, trazendo sempre os bons frutos que nossa cidade está acostumada a receber. 

Praça Matriz 
 
Um espaço grande e arborizado, que concentra toda beleza das praças do interior. Muita gente bonita e alegre compõe esse cenário que nos finais de semana fica “tomada” pelos jovens da cidade. Com um comércio variado ao seu redor, com sorveterias, pizzarias e chopperias, que transformam o lugar ideal para momentos agradáveis e de muita diversão. 

Igreja Nossa Sra. Aparecida 
 
Uma igreja simples com uma beleza única, quase uma capela que abre somente em dias especiais o que faz do lugar algo ainda mais belo. Conhecer a história de sua criação e a importância dela pra nossa cidade é indispensável, e o turista não pode deixar esse pedaço de Jarinu ficar desapercebido. 

Paço Municipal 
 
Trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Departamento de Desenvolvimento de Esportes e Turismo:
 
• Criação do mapa turístico de Jarinu.
• Criação de roteiros.
• Centro de informações turísticas.
• Calendário de eventos.
• Apoio à implantação do PDTR.
• Elaboração do inventário turístico.
• Desenvolvimento de estruturas para o turismo receptivo.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro
 
*Carnaval
*Exposição no Paço Municipal dando explicações sobre a história do Carnaval.
  
 Março
 
*Elaboração de Cartão Postal feito pelos alunos das Escolas do Município (Municipal, Estadual e Particulares) desenhos sobre a Cidade, as Festas.
  
 Abril
 
*Feriado de Emancipação Política do Município.
*Desfile do Município
*Mostra de Artes (Nas diversas Linguagens; pintura – desenho – escultura – fotografia e caricaturas...)
 
 
Maio
 
*Atividade Cultural com os colaboradores da Prefeitura
 
 
Junho
 
*Casamento e Quadrilha Caipira na Praça Matriz, Festa Junina revelando do Vale do Paraiba.
*Romaria dos homens Católicos de Jarinu a Bom Jesus dos Perdões
*23ª Festa do Morango
 
 Julho
 
*Festival de Música de férias com Bandas e duplas musicais na Praça da Matriz
*Mapa Cultural
*Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo

 Agosto
 
*Festa Folclórica com atrações Folclóricas do Nosso Município e Cidade da Região (Intercambio Cultural).
*Apresentação Do Grupo Abaçai (Toninho Macedo)
  
 
Setembro
 
*Comemoração Cívica do Dia 7 de Setembro.
*Plantio de árvores nas escolas, falar sobre Urbanização na Cidade.
*Palestra para os alunos com o diretor de Agricultura
Revelando São Paulo
*Festa do Peão de Boiadeiro
*9ª Exposição de Orquídeas de Jarinu
 
 Outubro
 
*2º Concurso de poesia Dia das Crianças

 Novembro

*2º Concurso de Trânsito junto o departamento de Trânsito palestra com Policiais nas unidades escolares
 

 Dezembro
 
*Concurso da Rainha e Princesas para a Festa da Ameixa
*Festa da Ameixa
*Concurso da casa e comércio Iluminado
*Natal
*Reveillon 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARINU

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4016-8200

Sites: http://www.jarinu.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Auto Viação Bragança Ltda.ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

Bragança Paulista - SP CEP: 12916-000
Telefone: (11) 4481-9200

http://www.viacaobraganca.com.br/empresa.asp

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Pç. 17 de Abril, 76 - Bairro: Centro    
Jarinu-SP - CEP: 13240-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (11) 4016-4020 Fax: (11) 4016-3549
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.municipionline.com.br

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Jarinu

Conheci Jarinú em 1982, sempre que vou passo no Pauletto,no Zanoni .Levo as crianças p/ colher morangos,uvas e agora descobri cogumelos Mazzei ,que estou indo lá está semana p/ conhecer.Todas as férias das crianças vou pelo menos 3 vezes.Amo Jarinú
Por: Adriana Codecco

não conheço, mas gostaria muito de conhecer começando a me ospendar em um dos chalé de lá, pois dizem que é muito bom.
Por: gyselle

visito Jarinu toda semana,população que transmite acolhida e exemplo de trabalho,sou fã desta cidade, obrigada.
Por: idalina chioqueti

tenho uma paixao muito gde por essa cidade, pois minha tia tereza musselli e familia moram num lindo lugar aconchegante e de muitos momentos bons que passamos juntos.amo jarinu.beijos.
Por: renata

amo jari.... morrei 2 anos e sinto muita saudades desse paraíso tropical e com muitas frutas gostosas! Sempre q posso dou uma escapadinha de São Paulo até essa magnifica e bela pequena cidade!! Que continue assim cada vez mais bonita e crescete! bjux de uma fã e admiradora de todos os jarinuenses...
Por: Eliana de Fátima Rodrigues

Visitei a cidade de jarinu e adorei, as pessoas são muito carismaticas e atenciosas espero voltar novamente em breve.
Por: kamilly

conheco jarinu meus pais mora santa felomena eu mora eu litoral do rio de janeira em rio das ostras gostei muito da e uma cidade muito acolhedora
Por: ELIANE FRANCISCO DUARTE

Oie! eu ja fui em Jarinú fiquei uma Semana.... esse passeio,marcou a minha vida pra sempre foi uma energia tão forte quando eu fui q me deu vontade de não voltar nunka mais aqui pra franco!!! a MISSÃO JOVEM 2010 EU NUNKA ESQUEÇEREI......
Por: Leonardo

amei jarinu e muito lindo as paissagens dessa cidade maravilhosa muito linda e emocionnante
Por: joise

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jarinu
Fundação:
1948
Altitude:
755m
População:
13.784 habitantes
Área:
208,1km²
Densidade Demográfica:
66,24hab/km²
CEP:
13240-000

Envie seu comentário sobre Jarinu