Jacupiranga

Jacupiranga-SP
banner

Bem-vindo a Jacupiranga!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Jacupiranga, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Jacupiranga.

A cidade de Jacupiranga, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1927. A localidade está em uma altitude de 33m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.475 habitantes. A área total de Jacupiranga é de 709,9km², e sua densidade demográfica é de 23,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jacupiranga-SP é 11940-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jacupiranga

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1864, foi fundada a freguesia de Botujuru, que, em tupi-guarani, quer dizer “boca do vento que sopra continuamente”, em terras então pertencentes a Iguape, pelo comerciante português Antônio Pinto Magalhães Mesquita, que construiu também uma capela dedicada à Imaculada Conceição. 
Em 5 de abril de 1870, o povoado foi elevado à categoria de freguesia e recebeu a denominação de Jacupiranga. Em 1888, inaugurou a igreja matriz. 
Jacupiranga só foi elevada a município em 29 de dezembro de 1927. Seu desenvolvimento foi lento devido à dificuldade de comunicação e transporte. Como o transporte na região era essencialmente fluvial e o rio Jacupiranga, que banhava o município, não era navegável em toda a sua extensão, os moradores foram obrigados a fazer baldeações e longas caminhadas. 

Significado do Nome

Que, do tupi-guarani, significa “jacu vermelho”. 

Aniversário da Cidade:

23 de Junho

Gentílico:

jacupiranguense

População:

17.196 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Litoral Sul Paulista  

Temperatura Média:

22º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Litoral Sul Paulista  

Limites:

Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Pariquera-Açu e Registro 

Acesso Rodoviário:

SP-193
SP-230
BR-116 Rodovia Régis Bittencourt 

Distâncias:

Da Capital:

São Paulo / Jacupiranga - BR 116 - Rod. Régis Bittencourt - 217 Km 

Outras:

Curitiba / Jacupiranga - BR 116 - Rod. Régis Bittencourt - 180 Km  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Venha conhecer o que há de mais belo no turismo
A cidade de Jacupiranga vem há muitos anos proporcionando aos moradores da região e do país uma beleza turística magnífica, que a cada dia atrai centenas de turistas. Tudo isso tem sido uma ponte para o município levar e mostrar aos adeptos do Ecoturismo e do Turismo, as belezas existentes e as práticas esportivas radicais.
Um dos grandes potenciais turísticos de Jacupiranga é sua quantidade de cachoeiras e corredeiras, com águas limpas, cristalinas e piscosas, como as do Desemboque, do Roncador, da Figueira, Setúbal, da Queda, Ribeirão do Salto e as corredeiras dos rios Pindaúba Grande e Guaraú.
Também podemos citar, a Fauna e Flora, características da Mata Atlântica do Parque Estadual de Jacupiranga, que é rica em espécies animais e vegetais, proporcionando aos visitantes um belo visual de plantas e flores nativas.
O Parque Estadual de Jacupiranga, com uma área de 150.000 ha, é o segundo maior em extensão do Estado de São Paulo, abrangendo os municípios de Eldorado, Jacupiranga, Cajati, Iporanga, Barra do Turvo e Cananéia.
É uma reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Sua altitude varia de 10 a 1.310 metros na Serra do Cadeado e protege uma inestimável riqueza em biodiversidade e paisagens notáveis.

Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz N. Sra. da Conceição 

Igreja Matriz N.Sra. da Conceição, construída em 1888

Rio Guaraú

Corredeiras num trecho em que o rio Guaraú passa pela borda norte do Granito Guaraú, com as margens recobertas por exuberante Mata Atlântica. Trata-se de um atrativo turístico comprometido pelo lançamento de esgoto doméstico oriundo das populações ribeirinhas, que normalmente são invasões, e que estão degradando um bonito e frágil trecho do rio.

Parque Estadual de Jacupiranga

Estação Ferroviária

Fepasa (1981-1998)
JACUPIRANGA
Município de Jacupiranga, SP
Ramal de Juquiá - km    SP-3852
Inauguração: 1981
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1981 
 
Histórico da Linha: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente. 
 
A Estação: Com a construção do prolongamento do ramal de Juquiá, basicamente para atender as mineradoras do vale do Ribeira, em 1981 foi inaugurada a estação de Jacupiranga, pequena e padrão Fepasa: feia e com a função de apenas atender às manobras de trens carqueiros que vêm principalmente de Cajati. Jamais atendeu a passageiros, cujos trens paravam em Juquiá e de lá retornavam. Está hoje abandonada. Não há mais tráfego de trens cargueiros pela linha desde 2003. A estação de Jacupiranga fica fora da cidade, na estrada que vai para a Caverna do Diabo.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- EXPOJAC - Realizada durante a semana do aniversário do Município (23 de junho) no CEXPEJAC - Centro de Exposições Permanentes de Jacupiranga, reune diversas exposições agropecuárias, torneiro leiteiro, shows artísticos e pirotécnicos, desfile de cavaleiros, desfile escolar, rodeio, parque de diversão, atividades esportivas, entre outras.
A festa é organizada pela Prefeitura Municipal.

- BIERJAC - A BIERJAC tem sua abertura oficial sempre numa Sexta Feira à noite, com desfiles de carros alegóricos e participantes trajados à caráter, percorrendo as principais ruas da cidade. O desfile é encerrado em frente ao pavilhão de realização do evento, dando-se início ao primeiro baile. A animação musical fica por conta de banda populares e modernas.
A festa é encerrada no domingo com um grande e tradicional almoço em ambiente familiar. A festa é organizada pela Associação Pró-Charitas.

- Divino Espírito Santo - Realizada no dia 29 de junho, é uma festa de caráter religioso. Acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde ocorrem quermesses, procissões, alvoradas, café caipira, etc. A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

- Baile do Cowboy - A festa acontece no Clube da ARJA, no sábado da semana do aniversário do Município. É considerado o baile mais animado da região com baile tradicional, traje típico e muita música country. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL JACUPIRANGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (13) 3864-6400

Sites: http://www.jacupiranga.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Intersul Transportes e Turismo S/A.

Telefone: (13) 3455-7790

Site: http://www.intersul-transporte.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_873.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:
 
Av. Adhemar de Barros, 377 - Cj. 02 - Bairro: Centro    
Jacupiranga-SP - CEP: 11940-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (13) 3864-2534

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h. Sábado, das 9h às 12h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.estacoesferroviarias.com.br

www.cprm.gov.br

www.ecossistema.bio.br

www.flogao.com

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Jacupiranga

nasci nesta cidade mas atualmente moro em sáo paulo á 20 anos minha familia e amigos moram nesta linda cidade ok.
Por: descio

Moro em São Paulo, mas frequento muito o Bairro do Guaraú e Ribeirão do Salto em Jacupiranga. Simplesmente são lugares maravilhosos, a natureza é exuberante as cachoeiras lindas de viver. Porem estou preocupada em preservar isso tudo, alguem pode me ajudar?
Por: Marta Egydio

Nasci nessa cidade e adoro ir para lá, meus pais moram lá, é sempre bom rever as pessoas que amamos e os amigos de infância!! A cidade é linda e gostosa, bom para quem quer descansar de tudo, é um pequeno paraíso.
Por: Sueli Rosa

gostaria de conhecer esta cidade onde ela está localizada, em sp ou pr. peço por gentileza informações .
Por: heloise estela aguiar

gostei muito da cidade por isso irei visitala no final de ano
Por: lleandro itaipe mg

amo d + esse lugar meus familiares e amigos d infancia estão tds ai ........
Por: luciana de frança silva ramos

cidade tranquila pra se viver, natureza exuberante tudo de bom.
Por: nivaldo ribeiro

Não há cidade melhor para se viver! Quem busca tranquilidade , paz e sossego , está no lugar certo!!!Pessoas hospitaleiras e amigas!!Na verdade é o ponto central do Vale, apesar de não ser a maior cidade do Vale, todos passam por aqui para ir à: Curitiba, Eldorado, Pariquera -Açú(vicinal)...bom é o PARAÍSO!!!!
Por: Victor H. Carvalho Araujo

ESTUDEI NO G.E.CEL. MIGUEL ABU-YAGHI EM 1974 O TEMPO K A RODOVIA 116 ERA MÕA UNICA. CONHECI A CAVERNA DO DIABO E MUITO BONITA KEM TIVER OPORTUNIDADE VA VISITAR.SE ALGUEM ESTUDOU NESSA EPOCA ENTRE EM CONTATO. UM ABRAÇO A TODOS .
Por: Dario Reginatto

NASCI EM PARIQUERA AÇU E VIVI ATE AOS 16 ANOS EM JACUPIRANGA CIDADE LINDA E MARAVILHOSA Y LOVE JACU
Por: creuza rocha

Morei 15 anos em um sitio no municipio desta cidade, passei toda minha infancia aì. Adoro esta cidade nome do sitio-" Sitio são Cristovao"
Por: eduardo tavares neto

Ja morei em Jacu, agora moro em Caraguatatuba/SP, hoje em dia qdo vou visitar a cidade estou achando ela maravilhosa, esta mais desenvolvida e bela. Agradeço a Deus por ter crecido neste lugar calmo e simpático. Lembranças Adoráveis de Jacupiranga....
Por: MARINA MOREIRA

eu moro em jacupiranga na frente do colégio capitão bernardo sinto-se muito feliz e isso ja faz 10 anos .... jacu eu te amo
Por: isadora batista grothe

os lugares que adoro em jacu enconto das aguas , rio guarau e etc
Por: isadora batista grothe

sou desta cidade mas hoje moro em bh mg mas nao esqueço dai estou sempre de olho por ai um abraço a todos jacupiranguenses
Por: joao machado cirilo

sou jacupiranguense nato. amo a minha cidade onde passei a minha infancia e a minha adolecencia. saí dessa maravilhosa cidade para procurar outros horizontes! Achei muitos, lindos, maravilhosos, mas voltei e encontrei a minha cara metade, casamos, tivemos tres filhos. como a nossa jacupiranga não tinha (ou não tem) condiçoes de ofertar estudos de qualidade optamos por mudar para curitiba, onde moramos hà 23 anos. meus filhos estão todos formados e periodicamente estão indo ai confraternizar com parentes e amigos. Eu logo estarei voltando para a minha querida mina do vale. (Agua parada, Barra do Pindauba, Canha,entres outros bairros queridos). Pessoal meu apelido ai é PITOCO. me aguardem que logo voltarei. Amo todo o povo jacupiranguense de coração.bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj!!!
Por: Luiz Edmir Rangel

Eu amo Jacupiranga, é uma cidade linda me trais muitas saudade da minha infancia e da minha vozinha desejo do fundo do coração que esta cid. cresça muito em 2011
Por: laiza m.

Neste site não tem o mapa de jacupiranga????? Eu preciso pra minha aula de Geografia. Ha,acidade é muito boa,mas devia ter mjais arvores na praça.Porque lá é muito sol.tchau
Por: Gabrielli

jacupiranga e d+ minha familia mora ai e eu moro em jaragua do sul sc sempre que posso vou ai adoro muito
Por: reginaldo

Não conheço Jacupiranga embora moro em Peruibe litoral sul de são paulo
Por: Maria anunciada da Silva paz

nasci em jacu,estou devendo a essa cidade,pois ha 42 anos não vou até, pediria as autoridades local ,que esse pedacinho do céu, permanecesse como esta,minha familia é os novaes,logo vou tirar umas férias por ai.
Por: theodoro luiz novaes

Eu nw conheco Jacupiranga,mas quero passar minhas ferias nesta cidade.Apesar de nw conhecer eu amo esta cidade!!!conheco uma pessoa muito especial pra mim que mora nesta cidade!!!
Por: Imazu

visitei a cidade pela primeira vez e fiquei encantado com o local e a população
Por: Diego de Souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jacupiranga
Fundação:
1927
Altitude:
33m
População:
16.475 habitantes
Área:
709,9km²
Densidade Demográfica:
23,21hab/km²
CEP:
11940-000

Envie seu comentário sobre Jacupiranga

banner