Jaboticabal

Jaboticabal-SP
banner

Bem-vindo a Jaboticabal!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Jaboticabal, fotos, informações, os principais hotéis de Jaboticabal, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Jaboticabal, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1867. A localidade está em uma altitude de 605m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 66.075 habitantes. A área total de Jaboticabal é de 708,6km², e sua densidade demográfica é de 93,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jaboticabal-SP é 14870-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jaboticabal

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O fundador de Jaboticabal, João Pinto Ferreira, nasceu por volta de 1778, na Freguesia de Santo Estevão de Regadas, Conselho Celorico de Bastos, em Portugal. Em 2 de dezembro de 1816, adquiriu a posse de João Rodrigues de Lima das terras relativas à Fazenda Cachoeira, mais tarde denominada de Fazenda Pintos, onde começou a ser edificada a cidade de Jaboticabal. Como primeiro apossante daquelas terras, João Rodrigues de Lima devia ter entrado para o sertão por volta de 1809, porque na escritura de venda, ele e sua mulher Joana Eufrosina de Jesus se dizem senhores e possuidores de “uma sorte de terras, composta e campos e matas virgens, cerrados e capoeiras, e uma casa de morada, paiol, monjolo e rego d´água, currais e seus pertences e árvores de espinhos, bananeiras de seis ou sete anos, de posse atual, sem contradição de pessoa alguma nesta paragem denominada Ribeirão da Cachoeira”. Povoadas as terras da fazenda, verificou-se a dificuldade de comunicação com o povoado de São Bento de Araraquara (o mais próximo, 12 léguas da fazenda), não só pelas famílias que vieram a constituir seus numerosos descendentes, mais ainda pelas famílias de agregados que, segundo o costume do tempo, eram sempre bem recebidos por constituírem elementos de defesa contra eventual invasão de intrusos e por todos aqueles a quem Pinto e os seus fizeram as primeiras vendas de terras do grande latifúndio. Cogitou, então, Pinto Ferreira de fundar uma povoação dentro de suas terras, doando para isso a Nossa Senhora do Carmo, uma gleba cujo perímetro envolve a nascente do Córrego Jaboticabal, na qual e à margem direita deste edificou, uma pequena igreja, coberta com folhas de palmeira. Em 1848, Jaboticabal é elevada a Distrito de Paz. Em 1857, a Assembléia Legislativa Provincial eleva o Curato de Jaboticabal à Freguesia. Trinta e nove anos após sua fundação, em 1867, Jaboticabal é elevada a categoria de vila, desmembrando-se de Araraquara. Também neste ano, em 7 de outubro, faleceu João Pinto Ferreira, sepultado no cemitério da Vila de Jaboticabal, atual Praça 9 de Julho, no centro da cidade. Em 1868, é instalada a Câmara dos Vereadores e, em 6 de outubro de 1894, a sede do município recebe foros de cidade. Historicamente, o município de Jaboticabal, no ano de 1867, abrangia regiões de São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Araçatuba, Barretos, Catanduva, Novo Horizonte, entre outras, estando limitado pelos rios Mogi Guaçu, Grande, Tietê e Paraná. Desde então, Jaboticabal teve diversos desmembramentos. Atualmente Jaboticabal tem 708,6 km2, divididos entre os distritos de Lusitânia, Córrego Rico e a sede municipal.  

Significado do Nome

A origem do nome deriva de um Bosque de Jabuticabeiras nativas, existente dentro do primeiro perímetro demarcado. Jabuticabal, significa portando, bosque das jabuticabeiras. A origem da palavra jabuticaba é indígena (tupi), iaouti kaua, fruto de que se alimenta o jabuti.  

Aniversário da Cidade:

16 de Julho

Gentílico:

jaboticabalense

População:

71.667 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tipo mesotérmico, com verão úmido e inverno seco 

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ribeirão Preto 

Limites:

Guariba, Taquaritinga, Monte Alto, Taiúva, Taquaral, Pitangueiras, Pradópolis,Barrinha e Sertãozinho.  

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima). 

Distâncias:

Da Capital:

358 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O turismo é um dos setores mais promissores da economia de Jaboticabal. Essa expectativa está baseada no potencial turístico do município. Além da beleza imponente dos patrimônios históricos da cidade, Jaboticabal também apresenta um diversificado leque de opções segmentadas para grupos de interesses específicos. Esses grupos estão divididos em turismo tecnológico e industrial, turismo de lazer, turismo esportivo, e um setor ligado à agricultura, o chamado turismo rural.

Principais Pontos Turísticos:

Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Construída para substituir a velha igreja matriz, fundada por João Pinto Ferreira, a Igreja Matriz teve sua planta vinda da Itália. Foi inaugurada no dia 16 de julho de 1926. Praça Dr. Joaquim Batista. Aberta todos os dias

Praça Dr. Joaquim Batista

O jardim público foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1902. Depois de vários anos surgiu a necessidade de remodelar o que viria ser a praça, uma vez que, a nova Igreja Matriz já se encontrava em obras. A nova praça foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1929, com o nome de “Praça da República”. Na década de 30, a “Praça da República” passa a ser chamada de “Praça Dr. Joaquim Batista”, em homenagem a um dos filhos ilustres de Jaboticabal.

Paço Municipal

Inaugurado em 15 de julho de 1988, com uma área edificada de 8.000 m²; o novo Paço Municipal com infra-estrutura e mobiliário mais moderno, deu uma nova “cara” ao poder político da cidade. Funcionamento de segunda a sexta das 7h00 às 18h30
Esplanada do Lago Carlos Rodrigues Serra, 160 - Vila Serra

Colégio Santo André

Fundado em 1914, localizado provisoriamente em um prédio em frente ao Grupo “Coronel Vaz” e posteriormente transferido para o Edifíco Todáro,onde, ficou até a conclusão das obras para construção do prédio que ocupa desde então. Rua Floriano Peixoto

Cemitério São Bom Jesus

Em 1896, Jaboticabal começa a ser atingido pela epidemia de febre amarela ,que já atingia toda a região e duraria até 1898; devido ao grande número de óbitos um novo cemitério é contruído. O Cemitério “São Bom Jesus dos Lazarentos”. Ali, ainda se encontram as sepulturas do tenente Raphael Picerni e Francisca Batista Rocha, da Família Grouschppse Lucia Gelaini.

Cerâmica Stéfani

A história desse grupo começa em 1947, com a compra da Cerâmica Lamparelli, pelos irmãos Jayme, Nilo, Rubens e Mário, que construíram a empresa Irmãos de Stéfani Ltda. Em 1979, sua razão social muda para a atual Cerâmica Stéfani S/A. Com o passar do tempo, novas tecnologias foram incorporadas aos produtos fabricados. Hoje, a empresa vende e distribui seus produtos todo o Brasil e exporta para os cinco continentes. Av. Major Hilário Tavares Pinheiro, 1388.

Campus da Unesp

A História da Faculdade tem início com a decisão das forças do município, que se uniram, na mais perfeita harmonia, para a criação de uma escola de nível superior. A campanha pela criação da faculdade começou em 1965, quando órgãos da imprensa enfatizaram a necessidade de Jaboticabal contar com uma escola de agronomia. Depois de muita luta, Jaboticabal conseguiu a tão sonhada Faculdade de Agronomia. As aulas, para os primeiros 50 alunos aprovados, tiveram início no dia 1 de junho de 1966. Atualmente, além do curso e Agronomia, a Unesp ainda dispõe dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Administração de Negócios Agrários. Via de Acesso: Av. Prof. Paulo Donato Castellane s/n. Tels: (16) 3209-2600 / (16) 3202-4275

Biblioteca Municipal

O prédio onde está instalada a Biblioteca Municipal é um dos patrimônios históricos da cidade. Em 2000, a Prefeitura Municipal restaurou toda a instalação, para melhorar o atendimento oferecido à população, além de preservar a edificação. Diariamente, a biblioteca recebe, em média, a visita de 200 pessoas. O acervo é de mais de 22 mil volumes - considerado um dos maiores do Estado, entre as cidades do porte de Jaboticabal. Parte do acervo pode ser emprestada para o morador. A outra, está disponível apenas para pesquisa. Para ter acesso aos serviços, é preciso que o interessado tenha uma carteirinha, obtida com a apresentação da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço. Praça Dr. Joaquim Batista, 252.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTICABAL

E-mail:  [email protected]

Telefones: (16) 3209-3322  - Fax: (16) 3209-3305

Sites: http://www.jaboticabal.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Danúbio Azul Ltda.
SCA: (11) 3950-8000

Site: http://www.danubioazul.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DO 2º SUBDIST:

R Professor Norival Mendes 150 - Jardim Bela Vista
Jaboticabal, SP | CEP: 14883-208
Telefone: (16) 3202-2077

OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL:

Av Major Novaes 535 - Centro
Jaboticabal, SP | CEP: 14870-080
Telefone: (16) 3202-3015

CARTÓRIO ELEITORAL:

61ª ZONA ELEITORAL
Av Benjamin Constant 539 - Centro
Jaboticabal, SP | CEP: 14870-140
Telefone: (16) 3202-1171

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Alfredo Buzaid (Jaboticabal, 20 de julho de 1914 — São Paulo, 10 de julho de 1991)

Foi um jurista brasileiro, mais conhecido por ter ocupado o cargo de Ministro da Justiça durante o governo Emílio Garrastazu Médici. 

Luana Elídia Afonso Piovani (São Paulo, 29 de agosto de 1976) 

É uma atriz e modelo brasileira.

Célia Sodré Dória, na vida religiosa Madre Cristina, (Jaboticabal, 7 de outubro de 1916 — São Paulo, 26 de novembro de 1997).

Foi um religiosa católica brasileira, cônega da congregação de Santo Agostinho, educadora, psicóloga, fundadora e diretora do Instituto Sedes Sapientae (em latim, sede de sabedoria). Teve participação ativa na resistência ao regime militar, na campanha da anistia política e na organização de movimentos sociais. 

Christiano Florêncio da Silva, mais conhecido como Pedrão (Jaboticabal, 5 de abril de 1978)

É um futebolista brasileiro que atua como atacante. Joga pelo São Caetano.
É o jogador com mais atuações e mais gols marcados pelo Grêmio Prudente (que era conhecido como Barueri).

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Jaboticabal

Ola pessoal ,minha familia todos foram nascidos nesta cidade maravilhosa , eu me casei ai e me mudei para sao paulo
Por: Antonio Carlos Pereira

Faria qualquer coisa pra conhecer esta cidade, motivo mais que especial!
Por: Amelia ibanes

A praça Nove de Julho à noite está linda; creio que foi revitalizada. Da prazer em caminhar pelo seu passeio. Sou morador da cidade.
Por: Luiz Antonio Rosa

Assim como mora uma parte da familia da minha mãe em guariba,mora também em jaboticabal,a rodoviaria de jaboticabal ja cansou de me ver chegando rs,muito bom também,aconselho todos a viajar para o interior principalmente para guariba e jaboticabal,amo as sorveterias do interior rs!
Por: Edilza

Meu nome é Francisco, tenho 60 a. sou casado com a Roseli e temos uma filha linda e maravilhosa que se chama Tarina de 12 anos.Somos de S.Paulo/SP, E viemos residir em Jaboticabal, aonde estamos há 6 meses. Já nos adaptamos à cidade em todos segmentos. Jaboticabal é uma cidade maravilhosa e aqui pretendemos ficar...Obrigado
Por: Francisco Lemmi Filho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jaboticabal
Fundação:
1867
Altitude:
605m
População:
66.075 habitantes
Área:
708,6km²
Densidade Demográfica:
93,25hab/km²
CEP:
14870-000

Envie seu comentário sobre Jaboticabal

banner