Itirapuã

Itirapuã-SP
banner

Bem-vindo a Itirapuã!

banner

As melhores pousadas em Itirapuã podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Itirapuã, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 865m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.647 habitantes. A área total de Itirapuã é de 161,9km², e sua densidade demográfica é de 34,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itirapuã-SP é 14420-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itirapuã

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes de Itirapuã eram, em sua maioria, de procedência Mineira que vieram atrás da primeira atividade econômica praticada na região: O garimpo de diamantes. Mas foi somente depois da abolição da escravatura que se intensificou a entrada de imigrantes na região.Nossa tradição oral cita, entre poucos, um tal Capitão Capanema, que teria sido o proprietário de uma fazenda as margens do córrego que hoje leva seu nome; A velha serra; o capitão João Garcia Lopes da Silva; o Sargento Mór Veríssimo Plácido de Arantes; José Justino Faleiros, que teve ter sido o primeiro colonizador da família Faleiros e Antônio Joaquim da Silva, cujos dependentes continuam com o mesmo sobrenome ou ligados a família Alves. Sabe-se que esses primeiros colonizadores lutaram e expulsaram os caiapós.
Itirapuã surgiu por volta de 1890, em função da garimpagem praticada em Patrocínio do Sapucaí (atual Município Paulista), quando Antônio Joaquim do Carmo, conhecido por " Antônio Beltrudes", por interesses comerciais, retirou-se seis quilômetros à leste daquela cidade, construindo no local, algumas moradias. As terras para formação do patrimônio foram doadas à Nossa Senhora Aparecida, em 1892, pelo Coronel Cândido do Couto Rosa, seguido de Missael Franco da Rocha e Horácio Alves da Silva. Segundo Theodoro Sampaio, o topônimo adotado, de origem indígena - " ityra-puã", significa morro em forma de dedo, com alusão às escarpas da Serra de Franca, ramificação da Mantiqueira, no limite leste de seu território. O aparecimento das fazendas de café constituiu nova atração aos imigrantes estrangeiros, principalmente Portugueses e Espanhóis que se integraram na sociedade, quase toda formada de mineiros. O Distrito de Paz, criado em 1900, somente foi elevado à categoria de Município em 1948, porque as sucessivas crises do café provocaram uma retração no desenvolvimento local. GENTÍLICO: ITIRAPUÃNENSE FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA Distrito criado com a denominação de Itirapuã, por Lei Estadual no 751, de 14 de novembro de 1900, no Município de Patrocínio do Sapucaí. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de Patrocínio do Sapucaí o Distrito de Itirapuã (Ityrapuan). Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura o distrito judiciário de "Itirapuã" no Município de Patrocínio do Sapucaí. No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Itirapuã permanece no Município de Patrocínio do Sapucaí. Elevado à categoria de município com a denominação de Itirapuã, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Patrocínio do Sapucaí. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 04 de abril de 1949. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999. 
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

27 de Março 

Gentílico:


População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

O clima da região tem verões frescos e chuvosos e invernos secos. O mês mas quente é Janeiro e o mais frio é Julho. As temperaturas próximas a zero são raríssima. O mesmo não acontece em relação ao granizo e a geada, que tem prejudicado a agrucultura e pastagens. 

Temperatura Média:

A temperatura anual varia dentre 20º e 21 º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ribeirão Preto  

Limites:

Itirapuã faz divisa com a cidade de Patrocinio Paulista e com as cidades do sul de Minas Gerais: São Tomás de Aquino e Capetinga. 

Acesso Rodoviário:

SP-345 (Rodovia Engenheiro Ronan Rocha) / SP-334 (Rodovia Cândido Portinari) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes).

Distâncias:

Da Capital:

440 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIRAPUÃ

E-mail:

Telefones: (16) 3146-6700

Sites: http://www.itirapua.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NAT E TABELIÃO DE NOTAS:

R Dozito Malvar Ribas 4789 - Centro
Itirapuã, SP | CEP: 14420-000
Telefone: (16) 3146-7111

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Itirapuã

EU AINDA Ñ FUI EM ITIRAPUÂ MAS PRETENDO IR DIZEM Q É UMA CIDADE HOSPITALEIRA E AMAVÉL
Por: NINO

eu amo minha cidade. porisso que ñ sai dessa cidade
Por: janaina

SOU DE CAPITÓLIO M-G MAIS GOSTO MUITO DESTA ÇIDADE ELA E TRANQUILA ESTE FINAL DE SEMANA VOU PARA AI DESDE JA EU DESEJO UM ABRAÇO A TODOS OS ITIRAPUENENSSES FUI ATE DOMINGO 23 DE JANEIRO DE 2011 ERNANE XAVIER DA SILVA
Por: ERNANE XAVIER DA SILVA

moro no rio de janeiro meus pais moram em itirapua quando vou la fico apaixonada pela cidade nao tenho nem vontade voltar para o rio sinto uma paz parece que estou no paraiso
Por: zenilda gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itirapuã
Fundação:
1948
Altitude:
865m
População:
5.647 habitantes
Área:
161,9km²
Densidade Demográfica:
34,88hab/km²
CEP:
14420-000

Envie seu comentário sobre Itirapuã