Ibaté

Ibaté-SP
banner

Bem-vindo a Ibaté!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Ibaté, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Ibaté. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Ibaté para programar a sua viagem.

A cidade de Ibaté, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 839m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.044 habitantes. A área total de Ibaté é de 290,3km², e sua densidade demográfica é de 89,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibaté-SP é 14815-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibaté

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

Encanto do Planalto

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região de Ibaté começou a ser povoada após a fundação de São Carlos, com o incremento da cultura do café em algumas fazendas, localizadas, em sua maioria, junto à estrada de ferro que ligava Rio Claro a São Carlos. A Estação Visconde do Pinhal, a mais próxima de Ibaté, foi inaugurada em 1855.
Em 29 de janeiro de 1893, por iniciativa do Tenente-coronel João Evangelista de Toledo e dos seus genros, os senhores José Candido Porto e Capitão Candido Tripeno, foi fundada, próximo da Estação Visconde do Pinhal, a povoação de São João Batista da Lagoa.
Em 24 de outubro de 1900, por influência do Chefe Major José Ignácio de Camargo Penteado, um decreto elevou a povoação à categoria de Distrito de Paz e a mesma passou a ser chamada por Vila de Ibaté.
A então Vila de Ibaté desenvolveu-se com a economia baseada no cultivo do café realizado nas grandes fazendas que contaram com o trabalho fundamental dos imigrantes europeus.
A primeira capela da Vila foi a de São Benedito, construída logo na constituição da povoação. Pouco depois, por iniciativa do Capitão Tripeno, foi iniciada a construção da Igreja Matriz (localizada na rua Santa Iria, defronte a Praça Central). Os Capitães Pedro Serpe e Raphael Rubino em 05 de julho de 1901 decidiram terminar a obra e com o apoio da população a pequena Vila passou a ser servida por um belo templo religioso.

O Almanach-Album de São Carlos (1916-1917) assim descrevia a então Vila de Ibaté:
“A villa está sobre o cume de uma colina, a 840 metros de altitude. Devido a essa situação o clima é um dos melhores do município [referindo-se a São Carlos]. A villa de Ibaté conta mais de cem prédios construídos de tijolos e em bom estado de conservação. As ruas são largas, bem alinhadas e iluminadas à luz elétrica; a principal é a avenida São João, que tem 14 metros de largura e quase um kilometro de cumprimento; parte da estação da estrada de ferro e atravessa toda a villa de norte a sul. Existe na villa uma corporação musical, denominada Banda Recreativa Ibateense, organizada por iniciativa do sr. Júlio Serpe, da qual é presidente. Conta a banda com 23 figuras e costuma tocar no coreto municipal do largo da Matriz nos feriados nacionais e outros dias de festa. A população do distrito é de 8.000 habitantes, aproximadamente.”

No dia 30 de dezembro de 1953 Ibaté foi finalmente elevada a categoria de Município. No ano seguinte foi eleito o primeiro prefeito, Donato Rocitto. De acordo com a site oficial da Câmara Municipal de Ibaté (www.camaraibate.sp.gov.br), em 1o de janeiro de 1955, no edifício do antigo Cine Rosário (atual Banespa Santander), Hely Lopes Meirelles, MM. Juiz da Comarca de São Carlos, com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Prefeito, o vice-prefeito Júlio Donatoni e o Padre Frederico Jurczick, presidiu a sessão solene de instalação da Câmara Municipal de Ibaté.
Os vereadores eleitos para a primeira legislatura e empossados naquele mesmo dia foram: Adauto Tomazini Gomes, Antonio Donato, Deolindo Milori, Deolindo Petrilli, João Rossito, João Fassini, João Ibelli, Júlio de Cápua e Zulmiro Camilo. Os mesmos elegeram João Rossito Presidente da Câmara, João Ibelli Vice-Presidente, Júlio de Cápua 1o Secretário e João Fassini 2o Secretário.
Os trabalhos administrativos eram realizados onde hoje se encontra a Livraria Central e a sessões eram realizadas no Cine Rosário. Em 1º de junho de 1.958, a Câmara Municipal de Ibaté instalou-se na Rua Santa Iria, onde permanece até hoje. 

Significado do Nome

A palavra Ibaté, que tem origem no tupi-guarani, significa, de acordo com os dados oficiais, lagoa seca, que se justificaria pela existência de “lagoas” imaginárias, principalmente nas margens das estradas de rodagem. Os que descordam da versão oficial se embasam na constatação de que a palavra viria de ybaté que em tupi-guarani significa lugar alto, o cume e não lagoa seca, que em tupi-guarani seria ypaba tininga.  

Aniversário da Cidade:

24 de Junho 

Gentílico:

ibateense

População:

30.724 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A base da economia é a produção sucroalcooleira e, por isso, o Município ainda depende muito da safra da cana-de-açúcar. Isso se deve, principalmente, ao fato de poucas empresas estarem instaladas no Município. O município de Ibaté, conta com cerca de 290 quilômetros quadrados de superfície total.

Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

 20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Central do Estado de São Paulo  

Limites:

São Carlos, Ribeirão Bonito e Araraquara  

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) 

Distâncias:

Da Capital:

247 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Possui um potencial turístico ainda inexplorado e pela excelente localização tem tudo para atingir um bom patamar de desenvolvimento. O Município tem o cognome de “Encanto do Planalto” em virtude da sua altitude e os nascidos em Ibaté tem o gentílico ibateenses.

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Cia. Rio-Clarense (1885-1888)
Rio Claro Railway (1888-1892)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1998)
IBATÉ
(antiga VISCONDE DE PINHAL)
Município de Ibaté, SP
Linha-tronco - km 221,210 (1958)   SP-2033
Inauguração: 18.01.1885
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A Estação: Inaugurada em 1885, como Visconde do Pinhal. Em 1908, teve o nome alterado para Ibaté, que acabou mais tarde sendo sede de um novo município com esse nome. Nos anos 40, a estação esteve ameaçada de ser desativada, quando a Paulista estudou um projeto de retificação da linha entre Retiro e Tamoio, que deixaria o prédio fora do leito. A retificação, entretanto, não foi construída. Em 1986, o prédio já estava em mau estado, e a FEPASA recomendava a sua demolição. Milagrosamente, ele continuou em pé, depois de abandonado por anos, com as portas e janelas fechadas com tijolos, e as poucas janelas que restaram com seus vidros quebrados. Em agosto de 2001 estava ocupada por uma empacotadora de alho, Bom Alho... Fica nos limites da área urbana de Ibaté. Segundo meu avô, num dia de vento da década de 1940 a cobertura dessa estação voou quando um trem de passageiros parou por lá. A CP então mandou plantar uma barreira de bambus ao longo da estação para evitar o problema... (Antonio Gorni, 2001) Em maio de 2005, está abandonada e rondada por drogados. Ao conversar com meu tio este fim de semana, em São Carlos, soube que um pequeno trecho da linha tronco da CP foi retificada no final dos anos 40 perto de Ibaté. Esse meu tio era moleque na época e se divertia no aterro em
construção, para desespero de sua mãe, pois voltava imundo... A terra para o aterro vinha de um corte da estrada. Era usado um sistema cíclico de burricos, os quais traziam automaticamente a terra do corte para o aterro. A cada 500 metros ficava um peão supervisionando o tráfego. Ao chegar no local indicado, um peão pegava o burrico, despejava a carga, dava-lhe um tapinha e ele voltava ao ciclo... A nova linha foi inaugurada em 1949 (informação confirmada por meu pai). Isso fez com que a estação de Ibaté fosse mudada para um pouco mais longe da cidade. E, ao que parece, a estação antiga ainda existe! Foi na nova estação que houve o pé de vento que fez levantar a cobertura da plataforma, logo no início do seu funcionamento. Ao que parece o incidente foi um pouco sério, na medida em que as telhas, ao caírem de volta, atingiram as vidraças de um trem de passageiros que estava estacionado, quebrando-as e ferindo alguns passageiros.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATÉ

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3343-1233

Sites: http://www.ibate.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Empresa Cruz Ltda.

Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 976 - Bairro: Centro    
Ibaté-Sp - CEP: 14815-000 

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (16) 3343-6662

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17 horas
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Ibaté

ola! eu cresci ai em ibate , agora mora em bariri. ibate e uma cidade muito maravilhosa eu adoro ela, faz parte de minha infancia, essa cidade tem tudo que a gentre precisa pra viver bem!!!!
Por: benedito fernandes

ADORO IBATÉ POIS VIVO AQUI DESDE 1960 QUANDO NASCI . AMO ESSA CIDADE .SOMOS PESSOAS MUITO HOSPITALEIRAS.
Por: MARIA TERESA DE OLIVEIRA

Ibate esta de parabens por ser umas das cidades mais limpa que eu conheci ibate e guatapara estao de parabens a prefeitura de ambas a nota 10
Por: marcos de carvalho

hoje busco as empresas porque trabalho com convenio,e visitando a cidade fiquei encantada com as mudanças que o atual prefeito fez parabens.Vc sr prefeito me fez mudar de ideia sobre se fazer politica nesse pais.
Por: juliana

oi,ainda não conheço mais morro de vontade de conhecer a cidade,pretendo daqui um mes aparecer por lá,talvez até ficar.
Por: kleber luiz de freitas

SOU DE JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ E DECIDI PASSAR FERIAS EM IBATE, PASSEI TODO O MES DE JULHO, GOSTEI MUITO É UMA CIDADE CALMA, BONITA E MUITO RECEPTIVA. VISITEI TAMBEM OUTRAS CIDADES DO ESTADO. AS QUAIS GOSTEI BASTANTE, ESSSA FOI AS MELHORES FERIAS QUE VIVI. FOI TAO BOM QUE COM AS GRAÇAS DE DEUS VOLTAREI.
Por: RAIMUNDA SANTOS

morador de tamôio hoje vivo em s b campo gosto mt de passar final de semana na casa dos unhados em ibaté onde a cidade esta mt bem administra parabéns ao prefeito pelo belo trabalho
Por: DORIVAL DE BONES

ibate tem muitos lugares legais morei lá até meus 15 anos e adoro essa cidade.Voêtambém vai gostar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: suzana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibaté
Fundação:
1953
Altitude:
839m
População:
26.044 habitantes
Área:
290,3km²
Densidade Demográfica:
89,71hab/km²
CEP:
14815-000

Envie seu comentário sobre Ibaté