Guarulhos

Guarulhos-SP
banner

Bem-vindo a Guarulhos!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Guarulhos, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Guarulhos. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Guarulhos para programar a sua viagem.

Informações de Guarulhos

ROTEIROS DO BRASIL

Região Grande São Paulo

"Cidade Progresso"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Guarulhos teve sua origem como elemento de defesa do povoado de São Paulo. Com a denominação de Nossa Senhora da Conceição é fundado em 8 de dezembro de 1560 o aldeamento dos índios Guarus da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi, pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva. 

Seu crescimento econômico deu-se inicialmente em função da mineração de ouro. As minas foram descobertas em 1590 por Afonso Sardinha, localizada na atual região do Bairro dos Lavras, cujas antigas denominações eram Serra de Jaguamimbaba, Mantiqueira e Lavras-Velhas-do-Geraldo. 

Assim, pois, na altura de 1750, existiam mineiros extraindo ouro nas Lavras Velhas do Geraldo. É possível que este tenha sido o período de maior atividade, tendo-se esgotado com ela as referidas lavras (...).

Aquelas Lavras Velhas do Geraldo, hoje podem ser vistas na margem direita da estrada que se dirige de Cumbica para Nazaré. A parte mais lavrada do terreno acha-se no ângulo formado pela estrada que ali se bifurca, um rumo em direção a Nazaré, e outro para Bom Sucesso.
(Ferreira, 1958)

Houve pelo menos seis lavras em território guarulhense que se localizam em pontos diferentes de uma vasta área, compreendendo algumas dezenas de quilômetros quadrados, onde se acham os bairros de Lavras, Catas Velhas, Monjolo de Ferro (esta deve ter sido a chamada Lavras Velhas do Geraldo), Campo dos Ouros, Bananal e Tanque Grande. (Noronha & Romão, 1980) 

Entre os séculos XVII e XVIII notamos momentos de grande interesse por Guarulhos haja vista a quantidade de número de ordens estabelecendo as sesmarias (responsáveis pela ocupação e assentamentos na época do Brasil Colônia) expedidas para a região.

Os sesmeiros se dedicaram à agricultura e à mineração e, como atividade de apoio, criavam gado vacum e cavalar. Ressaltamos que os engenhos de açúcar que se iniciaram nos anos seiscentistas estenderam-se até o início do século XX, com a produção de álcool e aguardente. A agricultura da região possivelmente sofreu com o clima úmido e frio que acarretou ferrugem ao trigo, mosaico a cana e curuquerê ao algodão.

Em 02 de outubro de 1845, chega a Conceição dos Guarulhos, memorando expedido pelo Palácio do Governo, ordenando o cumprimento da circular de 02 de outubro de 1845 que estipulava o contrato de locação dos serviços prestados pelos índios. 

O trabalho escravo negro (de origem sudanesa, denominados Gegês) foi utilizado em larga escala. Com o advento da paralisação da mineração do ouro, muitos negros acompanharam seus senhores na debanda que marcou a decadência do povoado - fim do ciclo do ouro. 

Segundo o tombamento das propriedades rurais da Capitania de São Paulo de 1817, registraram-se 183 escravos na Freguesia da Conceição dos Guarulhos, pertencentes a 28 lavradores das seguintes áreas: Bom Jesus, Bom Sucesso, Guavirotuba, Itaverava, Lavras, Pirucaia, São Gonçalo, São Miguel (Pimentas) e Varados. 

Após a Lei Áurea (1888) escasseou-se a mão-de-obra e tornou-se mais difícil o processo de retalhamento das antigas sesmarias que, apesar das dificuldades, se manteve ininterrupto surgindo os cercamentos como linha divisória.

Em 03 de fevereiro de 1883 chegou via correio um quilo de sementes de trigo arroz destinadas aos lavradores do Município, oriundas da Província.

Em 30 de maio de 1901 foi publicada a súmula da produção do Município, onde encontramos registrado a produção de aguardente (30 engenhos), de arroz (12 propriedades), de café (4 propriedades), de feijão (200 propriedades), de milho (200 propriedades), de tabaco (1 propriedade), de carvão (10 propriedades), de vinho (2 propriedades), além da criação de gado: cavalar (300 cabeças), caprinos (20 cabeças), suínos (100 cabeças), vacum (300 cabeças) e 5 produtores na área de apicultura.

No final do século XIX, discutiu-se na Câmara Municipal a necessidade da região ser servida pela estrada de ferro. A justificativa recaia às riquezas dos recursos naturais da região, mais especificamente à produção de madeira e pedra, além da produção de tijolos, dado o grande número de olarias em funcionamento, sendo que toda a produção estava direcionada às crescentes edificações da capital, justificando então a implantação do ramal ferroviário que se efetivou somente em 1915, com a inauguração do Ramal Guapyra - Guarulhos, o trem da Cantareira. 

Foram cinco as estações em território guarulhense: Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta e Guarulhos, além do prolongamento até a Base Aérea. 

O início do século XX foi marcado pela chegada: da Estrada de Ferro, da energia elétrica (Light & Power), dos pedidos para instalação da rede telefônica, licenças para implantação de indústrias de atividades comerciais e dos serviços de transporte de passageiros.

Nota-se através dos atos da Câmara Municipal a preocupação com o desmatamento, poluição das águas, caça de pássaros, implantação de esgoto, abastecimento de água potável e a implantação de leis estipulando a construção de muros (proibindo cercas de arame) nas ruas que a Câmara definia para regularizar e assentar guias.

Os anos 30 foram marcados pelos atos de Intervenção Federal, Constituição da Junta Governativa de Guarulhos e pelo Movimento Constitucionalista. (Reflexos da Revolução de 30 - fim da República). 

Em 1940 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal em 1941 o primeiro Centro de Saúde da cidade e dez anos após inaugurou-se a Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos. 

Na década de 40 chegaram ao Município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros. 

Vários foram os planos de loteamento e arruamento aprovados pela Câmara Municipal no decorrer dessa década, o setor de obras da Prefeitura adquiriu máquinas, ampliou-se o Paço Municipal e a iluminação das vias públicas. 

SIGNIFICADO DO NOME:

Seu nome dado pelos jesuítas, é uma alusão aos índios Guarus, que pertenciam a tribo dos Guaianazes, Nação Tupi. 

ANIVERSÁRIO DA CIDADE::

08 de Dezembro

GENTÍLICO:

guarulhense

POPULAÇÃO:

1.299.249 habitantes  - censo - IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município industrial situado no Nordeste da Região Metropolitana de São Paulo, Guarulhos é a 2ª Cidade do Estado de São Paulo e 13ª do País. É dividida pelo Trópico de Capricórnio no bairro de Vila Galvão e sedia o Aeroporto Internacional que serve à Capital. Foi fonte de inspiração para o compositor Adoniran Barbosa na música Trem das Onze, uma referência ao trem da Estrada de Ferro Sorocabana que ligava São Paulo à Cidade e que passava pelo bairro de Jaçanã. Esta música se tornou símbolo da Capital. Sua Padroeira é Nossa Senhora da Conceição. Além disso, sua natureza é muito rica com muito verde, e gastronomia ecxelente! Venham conhecer Guarulhos!

CLIMA:

Subtropical úmido 

TEMPERATURA MÉDIA:

19º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Estação Rodoviária-Rua D.Pedro II, Praça Getúlio Vargas

LOCALIZAÇÃO:

Município da Região Metropolitana de São Paulo no Estado de São Paulo. 

LIMITES:

Mairiporã, Nazaré Paulista, São Paulo, Itaquaquecetuba, Arujá e Santa Isabel.

 DISTâNCIAS:

-Belo Horizonte/MG - 570 km

-Aracaju/SE - 2.149 km

-Brasília/DF - 1.019 km

-Campinas/SP - 111 km

-Cotia/SP - 58,4 km

-Cuiabá/MT - 1.552 km

-Curitiba/PR - 431 km

-Fortaleza/CE - 2.927 km

-Guarujá/SP - 103 km

-Foz do Iguaçu/PR - 1.056 km

-Itu/SP - 114 km

-Maceió/AL - 2.407 km

-Manaus/AM - 3.855 km

-Mangaratiba/RJ - 364 km

-Mata de São João/BA - 1.946 km

-Mogi das Cruzes/SP - 48,1 km

-Natal/RN - 2.916 km

-Porto Alegre/RS - 1.158 km

-Porto Feliz/SP - 132 km

-Porto Seguro/BA - 1.439 km

-Praia do Forte/BA - 1.989 km

-Recife/PE - 2.632 km

-Ribeirão Preto/SP - 327 km

-Rio de Janeiro/RJ - 417 km

-Salvador/BA - 1.955 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.462 km

-Santos/SP - 86,1 km

-São Paulo/SP - 19,9 km

-Sete Lagoas/MG - 622 km

-Sorocaba/SP - 113 km

-Teresópolis/RJ - 476 km

-Vespasiano/MG - 598 km

-Viamão/RS - 1.147 km

-Vitória/ES - 859 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Lago da Vila Galvão

  -Responsável em ligar a cidade de São Paulo .Área com 20.610.33 m2 constituída por um lago e muita área verde. Oferece também aos visitantes a opção de diversão e passeio em seus vários pedalinhos em seu belo lago.
Praça Cícero de Miranda s/n Vl. Galvão
Tel.: 6468-0011 ramal: 2267 / 2268

-Museu de Ciências Naturais

  Localizado no Centro Cultural Prof.João Cavalheiro Salem, apresenta em seu acervo peças vegetais, animais e minerais, em estados fósseis ou taxidermizados: com nomenclatura popular e científica. Também apresenta fichas de cadastro para fins didáticos.
Praça Cícero Miranda, s/n
Tel.: 6468-0011 ramal: 2110 

-Museu Histórico Municipal

Objetivando incentivar estudos históricos e geográficos da cidade, tem em seus acervos peças relacionadas à fundação da cidade bem como da história de todo município.
Rua Sete de Setembro, 120 Centro
Tel.: 6468-0011 ramal: 2110

-Parque Zoológico Municipal

  -São 50 mil m2 de áreas verdes, 5 lagos, muito verde e playground. Mais de 300 espécimes sendo o principal objetivo o estudo e a preservação da natureza e dos animais ameaçados de extinção.
Av. Glória Pagnocelli, 344 Jd. R. de França
Tel.: 6462-0011 ramal: 2322

-Parque Renato Maia

  -Uma das mais belas reservas florestais, com 2 lagos e uma extensa área para diversão e lazer. Ciclovia, pista de cooper, área para bicicross, playground, quadras poliesportivas e área para pic-nic, puro lazer.
Av. Paulo Faccini s/n - Centro
Tel.: 6468-0011 ramal: 2152/2223

-Bosque Maia

  -Implantado ao longo da Avenida Paulo Faccini, no bairro Parque Renato Maia, o “Bosque Maia”, de características nativas, aprazíveis e essencialmente turísticas, se constitui numa estreita reserva florestal, em meio à cidade de Guarulhos. Ele atrai, com seu verdor, muitos transeuntes e em maior número  deles, nos finais de semana, feriados e período de férias escolares. Apresenta Parque de Diversão instalado pela Prefeitura Municipal, com brinquedos para a garotada. Atletas fazem “Cooper” ao seu redor e ao longo da citada avenida.

A vegetação do Bosque Maia abrange belas árvores que, remotas, se aglomeram e purificam o ar guarulhense, devido ao seu potencial verde e que propaga um agradável clima tropical de frescor aromático silvestre. Sem dúvida um dos poucos locais da cidade onde a natureza, além de paisagística enfeita aquela pródiga região, exclusivamente povoada de belíssimas residências e raros prédios de edifícios. Conforme pesquisas de ecologistas o bosque é tão antigo quanto a cidade de Guarulhos. Suas frondosas árvores datam de tempos longínquos e sempre garantiram a pureza da atmosfera.

Av. Paulo Faccini, s/n - Centro

-Horto Municipal

  -R. Mato das Cobras, S/N - Bonsucesso
Tel.: (0--11) 6468 0011 ramal 2339

O Horto Florestal situa-se na região nordeste de Guarulhos. Sua área compreende 297.435.50 m2 de extensão, sendo que 61% encontra-se em seu estado primitivo. Os 39% restantes são utilizados para as instalações dos viveiros de espécies vegetais, oferecendo 164 variedades de plantas, que são destinadas à implantação de praças e áreas verdes, doação à população e para os serviços de reflorestamento em áreas degradadas.

Esta área foi desapropriada em l977, tendo como objetivo a recuperação da Mata Atlântica para a conservação de seus mananciais, a implantação de viveiros de plantas e a instalação de um horto florestal. 

Embora a desapropriação tenha ocorrido em 1977, o horto florestal foi inaugurado em 1981. 

Em 19.12.96, com a Lei Municipal 065/95, o horto florestal passou a denominar-se Horto Municipal Burle Marx. 

Essa denominação prende-se ao fato de homenagearmos Roberto Burle Marx, que é considerado um grande paisagista, pois abriu caminhos para uma nova visão da paisagem. 

Roberto Burle Marx nasceu em 04 de agosto de 1909 e faleceu em 1995. Seu pai, Wilhem Marx, veio da Alemanha em 1895, e sua mãe, Cecília Burle, era de Pernambuco. 

Durante sua vida, Burle Marx dedicou-se profundamente às plantas e ao meio ambiente. 

-Praça Getúlio Vargas

Toda a área onde hoje está implantada a Praça Getúlio Vargas, incluindo a edificação do prédio da atual Câmara Municipal de Guarulhos, era um grande terreno baldio. De um lado se estendia um capim denso com animais soltos, de outro, um campo de futebol improvisado e rústico, de chão batido e em leve declínio que, anos mais tarde, foi restaurado e ocupado pelo Paulista Futebol Clube.

Em 03/12/1949, no governo de Fioravante Iervolino, o mesmo espaço foi declarado de utilidade pública com o objetivo de ser construído o Paço Municipal, mas a autorização da desapropriação veio somente em 1951. A priori foi construído um largo que foi chamado de “Praça Getúlio Vargas”.

Em julho do ano seguinte a Prefeitura Municipal deu início aos serviços de ajardinamento. Aos poucos a praça foi transformando o local, ganhando beleza com seu verde florido. Caminhos arborizados, sinuosos e calçados em seus leitos, se entrelaçavam em meio ao gramado, admirando a todos. Bancos de concreto que foram cortesia de comerciantes, instalações sanitárias alojadas em sua parte central e postes com luminárias completavam os equipamentos.

Depois foi construídos o coreto onde a Lira Musical Guarulhense se apresentava com freqüência e uma fonte luminosa e colorida com águas dançantes.

Gestões políticas em diferentes tempos nunca desprezaram a praça. As remodelações foram sucessivas e constantes. Assim em 1949 ela foi destacada para a Construção da Municipalidade que foi transferida para o Bom Clima e, desde 1981, a Praça é ocupada pela Câmara Municipal.

A Praça Getúlio Vargas marca ainda episódios pitorescos, dentre eles o “projeto do pombal”, aprovado em plenário e ali existente até hoje. Em 1960, quando das comemorações alusivas ao IV Centenário de Guarulhos, recebeu o monumento-símbolo da efeméride, uma homenagem do cidadão Moriô Sakamoto.

Até nossos dias a praça, tão aprazível, e que é ponto central do município, retrata-nos em sua existência fatos de sua história:

• Monumento do marco geográfico da cidade;
• Projeto da Câmara, desde 1963, em se construir o busto de Getúlio Vargas;
• Centro nevrálgico da cidade, ponto de encontro da população;
• Instalação do busto em homenagem à “Mãe Negra”;
• “O símbolo da cidade-símbolo”. Em sua apresentação exibe onipotente os quatro séculos de Guarulhos;
• Concentração das diferentes classes e entidades profissionais em suas passeatas reivindicatórias.

-Praça IV Centenário

  -A ferroviária de Guarulhos bem merecia ser narrada através dos tempos. E seria um livro de muitos capítulos que na certa informaria relatos curiosos sobre o funcionamento da antiga Companhia “TRANAY DA CANTAREIRA”, depois “ESTRADA DE FERRO SOROCABANA”. E tantas foram as marchas da “Maria Fumaça” no seu vaivém, até que, cansada, puxou o último trem, em 1965, já a “diesel”, com nostálgicas melancolias.

Mas é na estação férrea “final de linha”, quando termina também a Rua Cerqueira César, na Praça IV Centenário que aumentam as lembranças e saudades inesquecíveis. Estação: “Guarulhos”, Jardim Santa Francisca.

-A praça fora ampliada, remodelada...

  -Os jardins, com passarelas coloridas enfeitam a nova paisagem.  Árvores foram plantadas, algumas velhas, mantidas.  E lá estão conservados e expostos ao público, verdadeiros patrimônios: a velha máquina “Maria Fumaça” inerte sobre as linhas de ferro, a estação restaurada, o casarão também antigo do chefe de estado ainda conserva a arquitetura da época distante e os bancos do pátio que confortavam passageiros na espera do trem.  Ornamentos em ferro artístico completam a beleza do local, desenhados nas paredes antigas, sustentando a estrutura metálica da construção.

Conta-nos o historiador João Ranali, em sua obra “Cronologia Guarulhense” que a “locomotiva” em exposição foi a primeira a chegar em Guarulhos, em festa solene de 24/2/1915.

Enfim, acreditamos que devido ao mérito e valor do evento em pauta e principalmente pelo seu elevado papel histórico seria importante e até imprescindível, não simplesmente o registro em textos fragmentados e publicados ou até mesmos livros como sugeríamos a princípio, mas sim a construção, no local de um
 “... MUSEU MUNICIPAL FERROVIÁRIO DE GUARULHOS”.

-Parque Estadual da Serra da Cantareira

  -Até o final do século XIX, a Serra da Cantareira abrigava diversas fazendas com culturas de café, chá e cana – de – açúcar, cuja implantação acarretou a derrubada de grande parte da cobertura vegetal nativa.

A partir de 1890, o Governo do Estado de São Paulo iniciou a desapropriação de várias dessas fazendas visando a recuperação da mata para assegurar o fornecimento de água para a cidade de São Paulo. O nome “Cantareira”, que vem de “cântaro” ( que significa jarro ou vaso grande para guardar líquidos), foi dado à Serra em virtude de sua grande quantidade de nascentes e córregos. 

Hoje, após a recuperação natural da floresta, o Parque Estadual da Cantareira assegura a proteção de seus mananciais, além de abrigar diversas espécies de animais em extinção como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião pomba, o jacuguaçú e o bacurau-tesoura–grande. O Parque possui também diversas espécies vegetais, algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela–preta e a canela–sassafrás. 

O Parque Estadual da Cantareira é uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada dentro de região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica, que é uma das formações vegetais de maior diversidade de espécies em todo o planeta. Entre as atividades voltadas para a conservação, o Parque da Cantareira oferece à comunidade alternativas de lazer orientadas para a conscientização ambiental, visando engajar a sociedade na preservação da natureza.

No início da década de 90 a UNESCO, órgão ligado à ONU, declarou a Serra da Cantareira como Reserva da Biosfera integrando esta valiosa unidade de conservação no rol dos patrimônios da humanidade.

No Núcleo Cabuçu, porção da Serra situada no município de Guarulhos, com várias nascentes, fauna exuberante e represas, onde antigamente funcionou a barragem da Sabesp, serão impulsionados programas educacionais com trilhas interpretativas e outras atividades de Educação Ambiental, além do incentivo ao ecoturismo. O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto já impulsiona projeto de recuperação da área para realizar a captação, tratamento e abastecimento de água para o município de Guarulhos. 

Tais iniciativas somente têm prosperado graças aos convênios firmados entre a Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, o SAAE e o IF - Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

-Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
  -Localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo, é uma das entidades que preza o catolicismo negro no país. Em sua antiga sede, no centro da cidade, o chão está marcado com uma tinta preta e uma placa de identificação para informar aos moradores que a igreja já esteve instalada ali. Trazendo o contexto de um catolicismo barroco, templos assim eram  abundantes e exerciam forte influência na cultura brasileira. “O objetivo das irmandades eram oferecer aos seus membros um espaço de comunhão, identidade, socorro e alforria. [Eram] meios de protesto contra abusos senhoriais, festas e rituais fúnebres". Foi no fim da década de 1920 que a Rua Dom Pedro II, na região central da cidade, perdeu a igreja. No começo do ano de 1930, o novo templo foi construído na esquina das Ruas Sete de Setembro com a João Golçalves, continuando por lá até hoje. Contudo, na época, o nome do templo foi alterado para Igreja Nossa Senhora do Rosário, segundo determinação de um concílio formado por autoridades eclesiásticas da época. “[Eles tinham] o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes do Vaticano I, [mas] não permitiam o catolicismo negro”. Hoje, o nome do templo voltou a ser o que era antes como forma de arrependimento da igreja pela injustiça que cometeu aos negros no Brasil.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro e Fevereiro

  -Projeto Cultural de Férias

-Março

  -Semana da Mulher - início dia 08

  -Certame Cultural de Poesia

-Data: 14 de Março

  -FEDAN

-Data: Maio

  -Dia da Imigração Japonesa

-Data: Junho

  -Semana Italiana

-Data: 1º a 9 de junho

  -Temporada de Arte e Cultura

-Data: Agosto

  -Dia da Carpição

Localização: Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso
Data: Primeira 2ª Feira de Agosto

  -Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso

Localização: Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso
Data: Primeira 2ª feira de Agosto

  -Semana do Povo Árabe

-Data: Setembro

  -Festival de Música Sertaneja

-Data: Setembro , Outubro e Novembro

  -Semana da Arte Nordestina

-Data: Dezembro

  -Festa da Padroeira/ Aniversário de Fundação de Guarulhos

-Data: 8 de Dezembro

  -Intervalo Cultural

Localização: Auditório Pedro Dias Gonçalves
Data: Toda 4ª, 5ª e 6ª feira.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS

E-mail:

Telefones: (11) 2475-8697

Sites: http://novo.guarulhos.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário de Guarulhos:

Rdv Fernão Dias, 89700, Km 89,7, Vl São Rafael
Fone: (11) 2422-0222

Site: http://www.emsampa.com.br/wwrota0195.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

Av. Tiradentes, 1638 - Lojas 04 a 14 - Bairro: Centro    
Guarulhos-SP - CEP: 07113-001
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone:
(11) 2464-0935 Fax: (11) 2441-0610
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Guarulhos.
 
Atribuições: Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites Fotos e Informações:

-www.citybrazil.com.br

-www.suapesquisa.com

-http://pt.wikipedia.org

-http://portal.mj.gov.br

[email protected]

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Guarulhos

nossa adoro essa cidade maravilhosa gosto muito dela apesar q naum moro mais ai mais gosto muito e cinto muitas saudades dela adolo muito guarulhos
Por: dantielly

guarulhos tem tudo de bom qualidade de vida opotunidades gente trabalhadora eu sou uma carioca que amo guarulhos por isso vivi aqui
Por: neide celia gonalvesn

sou de volta redonda mas moro a 10 anos em guarulhos eu ti amo guarulhos vc mora no meu coraçao quero viver muito aqui e morrer aqui
Por: neide celia gonalves

conheço está cidade,e a amo.. morei muitos anos ai..e foi o lugar que fui mais feliz na minha vida..
Por: marcia

Nasci e me criei em Guarulhos por 29 anos só sai dessa cidade maravilhosa porque meu marido veio trabalhar em Ribeirão Preto mais quando Deus permitir vou voltar pois não tem lugar melhor pra viiver.Temos um bosque maravilhoso no Maia,na Vl Galvão temos o lago dos patos que é uma delicia pra levar as crianças pra brincar,um shopping muito grande o internacional de Guarulhos em fim lazer não falta quem não conhece não perca tempo vai conhecer.Ah sem falar na gastronomia rsrsrs bjs.
Por: Roselene Cardoso Costa Kul

Amo minha cidade, lugar onde nasci. Essa cidade cresce e renova-se com o passar dos anos...
Por: rosilene mariano bruzzo pereira

rs guarulhos eu moro,é muito bom sim,não vou mentir,gosto de viver aqui,o centro de guarulhos é muito bom,temos varios pontos culturais,embora muitas pessoas não curtem,mais eu com apenas com essa minha idade que tenho curto muito,pena que os outros jovens não gostam =/ mais guarulhos é muito bom sim,não só com os pontos culturais mais ele em todo.
Por: e

moro em guarulhos desde 1977,cidade moderna, moro proximo do bosque maia é uma delicia. guarulhos é oitava econômia do pais, adoro essa cidade...
Por: miguel cardoso de oliveira

nossa cara guarulhos é de mais eu adoro lá infeslimente ñ moro mas em são paulo mas sempre q estou de férias viajo pra lá guarulhos mudou muito depois q sai de lá...
Por: andy b-girl

nasci em sao paulo,conheciguarulhos em 1976,me mudei pra guarulhos em 1977,e me mudei pra sao paulo em 1982,mas graças a deus retornei pra nunca mais sair em 1986.esta cidade e o paraiso espero nunca mais sair da cidade que apesar do seu gigantismo e rica em naturreza e beleza temos muito verde nesta cidade q e vizinha de sao paulo.venham visitar guarulhos e nao se arrependerao .guarulhos eu te amo .nobre senhora
Por: marcio pereira de souza

nasci em guarulhos mas atualmente moro em pe,mas morei 3 anos desde 2007,vim embora ano passado,adoro guarulhos.
Por: jaqueline da silva santos

Como eu amo e me orgulho da minha cidade, uma grande potência. Se preparem que Guarulhos está à crescer mui mais! Terra de nativos nobres! Guarulhos Avante!
Por: Tamara Jacq

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guarulhos

Envie seu comentário sobre Guarulhos