Guaimbê

Guaimbê-SP
banner

Bem-vindo a Guaimbê!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Guaimbê, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Guaimbê.

A cidade de Guaimbê, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 469m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.748 habitantes. A área total de Guaimbê é de 218km², e sua densidade demográfica é de 21,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaimbê-SP é 16480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guaimbê

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foi iniciada a colonização do Município no ano de 1923, em terras de propriedade do Senhor João Domingues Sampaio. Receberam a incumbência de colonizá-lo os Senhores  e Dr. Shuhei Uetsuka, Uamani Kaniti, auxiliados pelo engenheiro Kazuo Hakaishima. Estes ajudados por componentes da colônia japonesa derrubaram matas e construirão estradas, fazendo em seguida a divisão do local, para a localização do 2º Núcleo Colonial Uetsuka e o local escolhido foram à margem do córrego Guaimbê, quando passou a denominar-se Vila Sampaio em homenagem ao proprietário das terras. Pertencia ao Município de Lins, quando em 12 de Junho de 1.934, pelo Decreto n.º 6.499 foi elevado a categoria de Distrito de Paz, passando posteriormente pelo decreto-lei n.º 14.334, de 30 de novembro de 1.944 a fazer parte do Município de Getulina. Foi elevado a Município pela Lei n.º 2.456, de 30 de Dezembro de 1953 e Lei n.º 165 de 24 de Junho de 1.954, que homologou a decisão da população do Distrito de Guaimbê, Município de Getulina, referente a sua emancipação administrativa, constituindo-se do único Distrito de Guaimbê. Pertence a Comarca de Getulina. Comarca: de Lins de 1.934 a 1.954; de Getulina desde 1.954.
As influências dos colonizadores japonesas estão  presente nos nomes de alguns bairros rurais como: SOL NASCENTE, BONDADE, SABEDORIA, CIÊNCIA, CORAÇÃO. Algumas festas também de origem oriental marcam o calendário de festividades do Município e hoje colaboram para momentos de confraternização de todos os moradores e com a presença de visitantes e turistas. Sendo elas:- OBON-ODORI e UNDOKAI.
Um outro momento que marca a presença da colônia japonesa no município‚ a lavagem anual do monumento erguido na praça Independência em memória ao fundador da colônia o Senhor  Dr. Shuhei Uetsuka.Durante esta lavagem‚ é realizada uma cerimônia Budista.
O Doutor  Shuhei Uetsuka. fundador e bandeirante incansável do Progresso dessa região, Pai inesquecível da colônia nipônica brasileira, com preito de imorredoura gratidão e do Dr. Uamani Kaniti, o pioneiro sacrificado com suas próprias vidas para o bem e progresso dessa zona, monumento erguido em 15 de Novembro de 1.955. Monumento este autorizado pela lei municipal nº 70 de 15 de Fevereiro de 1.957.
Por força da Lei municipal nº 115 de 12 de Junho de 1958, foi decretado feriado no dia 18 de Junho de 1958 dia em que se comemorou o “Cinqüentenário da Imigração Japonesa em nosso País”. Tal homenagem revertir-se á da solenidade indispensável a tais atos, comunicando-se as autoridades da Embaixada e Consulado nipônico no Brasil. 

Significado do Nome

O topônimo GUAIMBÊ, de origem indígena (tupi), Em tupi, significa cipó de amarrar, segundo alguns ou separada por ter sido cortado segundo outros. Todavia, Guaimbê‚ o rio em cuja margem foi fundada a povoação que lhe tomou o nome.  

Aniversário da Cidade:

08 de Novembro 

Gentílico:

guaimbeense

População:

5.425 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

23º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Zona média noroeste entre os rios Feio, Tibiriçá e Pádua Salles, na zona fisiográfica de Marilia, pertencendo a 7ª Região Administrativa  

Limites:

Getulina, Cafelândia, Júlio Mesquita e Marília 

Acesso Rodoviário:

BR-153 “Transbrasiliana”  

Distâncias:

Da Capital:

476 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praça da Igreja Matriz  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUBNICIPAL DE GUAIMBÊ

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3553-9700

Sites: http://www.guaimbe.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Duque de Caxias, 298 - Bairro: Centro    
Guaimbê-SP - CEP: 16480-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (14) 3553-1125

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Guaimbê.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Guaimbê

Eu moro na cidade de Guaimbê desde pequena. É uma cidade muito tranquila, e muito boa para se viver. Por ser uma cidade pequena todos se conhecem, e preservam muito a amizade. O Ponto marcante da cidade é a Praça da igreja Matriz, onde todos se encontram no sábado anoite. Guaimbê é minha cidade, e todos deveriam conhecer!
Por: Carol Esteves

moro em sp mas conheço guaimbê a 8 anos,casei com uma mulher que morava ai.agora ela mora em sp comigo, moramos em sp mas viajamos tres ou quatro vzs por ano gosto de pescar na represa é uma tremenda terapia pra mim que morto em sp..abraços a tds..sempre que da, eu falo da cidade..bem é claro..saudaçoes....amauri ramos
Por: amauri ramos

umas das cidades mais calmas do estado adoro esta cidade ja morei la so que agora moro em junqueiropolis
Por: rodrigo

oa, conheço bem a cidade de guaimbe!!!! sei que que o carnaval la é muito bom, é realizado um carnapraia com banda arena enfim; vale apena conferir!!!! atenciosamente bruno!!!!
Por: bruno de rossi

Olá,to aqui para falar dessa cidade abençoada que é Guaimbe,nasci e cresci nessa pequena cidade calma e tranquila. Onde tive meus melhores professores,minhas amizades,meu futuro começou com os mestre que lencionava na escola José Belmiro Rocha.Guaimbê é de todos,façam uma visita...
Por: Marcia florinda

CONHEÇO A CIDADE DE GUAIMBE, POIS MOREI NA ZONA RURAL. fAZENDA SANTA RITA. ADORAVA PASSEAR AI NA CIDADE TODO FINAL DE SEMANA, A GENTE ENCONTRAVA MUITOS AMIGOS. FOI UM TEMPO MUITO BOM. SINTO MUITAS SAUDADES.DEPOIS ME CASEI AI NA IGREJA MATRIZ E VIM MORAR EM RIBEIRÃO PRETO. MAIS SEMPRE QUE DA ESTAMOS AI VISITANDO UNS PARENTES QUE AINDA MORAM AI. AMEI ESSA CIDADE E TODOS QUE MORAM AI, MINHA PRIMA É VEREADORA AI TBEM. BEIJOS A TODOS.
Por: CLARINDA FERNANDES DE MORAES

Aos Domingos missa na matriz, da cidadesinha onde eu nasci.Que saudade da minha querida Guambê.Onde eu nasci no dia 24/08/1942.
Por: odair jose barbosa

Eu sou o Fabinho da Sabia morei, estudei em Guaimbe em um tempo muito bom, hoje quando vou a passear tenho minhas emoções externadas, porque esta cidade sempre vai estar em meu coração, hoje moro fora mas sempre encontro neste mundão alguem que ja morou em la,
Por: Fabio José da Cruz

Nasci em guaimbe no ano de 1958, mudando daí no ano de 1962. Meu saudoso pai, Professor Moacyr Teixeira foi diretor de escola nessa cidade , até 1962. Hojen resido em Pirapozinho-Sp, e gostaria muito de visitar a minha terra natal.
Por: dejacyr teixeira

Nasci na cidade de Lins, 1936, meus pais, foram um dos pioneiros, que chegaram em 1923, no Bairro da Gloria, nome este dado em homenagem, a uma fazenda em que trabalharam, Fazenda Gloria. Keiji Kawamura, seu irmão Keiki Kawamura, As familias Nakanishi, Tashima,Guitoku, Tagomori entre outros, compraram lotes naquela área, Plantaram os primeiros cafezais. Com a geada, os cafezais ainda novos, sofreram. Mas não desanimaram e replantaram, foi quando venderam para aa familia Yamada, e tinha uma grande professora, a Toshiko Kamada, lecionou para muitas crianças, e que nenhum deles a esqueceram. Ainda está viva, morando em São Paulo. Nos moramos em Guaimbe, até o ano de 1958, ano esse em mudamos para São Paulo. Meu pai era dono de um carro ano 1929, e fazia como carro de aluguel, e um bar. Os senhores sabiam, que o terreno da prefeitura, foi uma doação do Snr Gonzo Hataka, e tambem os terrenos do Grupo escolar e campo de futebol? Eu morei,e vivi nessa cidade, o que me deixou bastante triste, foi a derrubada do Ingazeiro, local de muitas brincadeiras.Conhecia a cidade inteira, além de todos os bairros e sitios.Antes os Bairros eram: Bondade, Sabedoria, Gloria, Panai, Progresso, Coração, Ciência, Fazenda Suissa, Hinodê, parte da Primeira Aliança, como era chamada. Pergunte ao Julio Nogueira,e a familia Martins Paredes, que nos conheceram.
Por: Mario Kawamura

Adoro esta cidade pois nasci ai em 1975 sempre que posso vou passear ai visitar meus irmãos motorradio e paulo paiva esta cidade me tras otimas recordações de infançia.me mantem sempre informadosobre esta cidade.
Por: DEVALDIR BATISTA MENDES

nasci em gbe,hoje moro em caieiras;sp.sempre que posso vou passear em gbe onde meus pais moram,tenho muito carinho pelo lugar que nasci.beijos a todos moradores de guaimbe.
Por: geni

GUAIMBE CIDADE PEQUENA....MAIS SAO TODOS HOSPEDEIROS
Por: PAMELA MARTINS

amo guaimbe terra q nasci e quero morre no mundo nao a coiza melhor q ser guaimbeense e ser filho de guaimbe q deus abençoe nos todos guaimbeense
Por: wagner

Nasci e vivi em Guaimbê até os 11 anos, sou da família dos Bezerra, amo minha cidade natal, tenho saudades e recordações maravilhosas de quando meus irmãos trabalhava no Takadinha como era conhecido, desejo a todos os Guaimbeenses, felicidades e que Deus abençoe
Por: Ana Cristina Bezerra

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaimbê
Fundação:
1953
Altitude:
469m
População:
4.748 habitantes
Área:
218km²
Densidade Demográfica:
21,78hab/km²
CEP:
16480-000

Envie seu comentário sobre Guaimbê

banner