Guaiçara

Guaiçara-SP
banner

Bem-vindo a Guaiçara!

banner

Comece planejando a sua viagem para Guaiçara utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Guaiçara e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Guaiçara.

A cidade de Guaiçara, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 461m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.386 habitantes. A área total de Guaiçara é de 270km², e sua densidade demográfica é de 34,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaiçara-SP é 16430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guaiçara

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta do ano de 1919, Guaiçara dava seus primeiros passos dentro do Brasil, movida pela Estrada de Ferro Noroeste. Foi nesse ano que Elias Gonçalves Salvador comprou um sitio, situado a margem direita dos trilhos da ferrovias (sentido Bauru -Aracatuba). Em suas terras, começaram a chegar trabalhadores para cortar lenha para estrada de ferro e para extrair madeira para construção de casas. No inicio de 1920, Elias Gonçalves Salvador resolveu lotear seu sitito e o local foi tomando aspecto de povoado. Assim, foi fundado um núcleo com caracteristicas urbanas, conhecido como Patrimônio Salvador.
Já era final de 1920, quando chegou em Guaiçara Antonio Francisco do Santos Jr.
O descendentes de portugueses comprou 100 alquieres de terra localizados ao lado esquerdo da ferrovia. Depois, adquiriu mais terras ao lado direito e resolveu lotear parte de suas propiedades. Devido as facilidades de compra oferecidas, rapidamente os lotes foram vendidos.O novo loteamento também foi ganhando caracteristicas urbanas e foi chamado de Guaiçara, devido a grande quantidade de árvores com esse nome existente no local. A primeira construção do novo loteamento foi feita por Guerino. Construiu também uma casa comercial hoje o bar Roberto Pavoni. Ao seu lado, instalou-se a primeira Farmacia, em 1922. Nessa epoca, ocorreu ainda a introdução da colônia japonesa no povoado. O crescente desenvolvimento do povoado propiciou que, no dia 13 de dezembro de 1922, fosse criado um distrito de paz de Guaiçara, incorporado ao municipio de Lins. Foi o resultado de um movimento encabecado por Antonio Francisco e mais um grupo de cidadão. A região vivia uma epoca de intença movimentação. Muitas familias em busca de melhores condiçoes de vida, estabeleciam-se em Guaiçara.
O futuro parecia guardar um grande progresso para municipio. A abundância de matas era uma marca do distrito. Aproveitando-se disso, Almeida Porto e Cia construiu uma grande serraria na regiao. Algum tempo depois, a seleção de Artefatos de madeira Brasselva tomou o lugar da antiga firma . Eram em pregadas, aproximadamente, 60 pessoas. O cultivo de café e arroz também trouxe grandes beneficios para Guaiçara . Foi gracas ao grande número de pessoas que vieram trabalhar nessas lavouras que o distrito pode crescer e seu comércio se desnvolver.
O tempo foi passando e Guaiçara foi ganhando a adimiração de seus moradores.
Por volta do ano de 1952, Fausto Longo Batista Pereira, Vergilio Zannoto, Antonio Silveira, Roque real, Gondo Takei e Oswaldo Cruz chefiaram um grupo de Guaicarenses que lutou pela emancipação do distrito. Foram batalhas judiciarias muito dificeis. As autoridades de Lins acionavam os politicos tentando impedir o desmembramento do distrito. Guaiçara prescisava demonstrar um valor maior em suas arrecadação. Uma das soluções foi incentivar a população a comprar terrenos no cemitério. Adão Afonso Costa foi um dos maiores colaboradores nessa fase, emprestando o dinheiro para que os moradores pudessem adiquirir os lotes.
A comissão partia para São Paulo constantemente, a fim de ganhar mais simpatizantes entres os deputados. Finalmente, no dia 13 de desembro de 1953, foi aprovado pela Assembléia Legislativa o projeto que determinava a realização de plebiscito de consulta a população. Os leitores deveriam se manifestar favoráveis ou contrarios a emancipação. O resultado não poderia ser diferente : sim. Na Assembléia, a votação resultou em um empate, mas o Presidente de Assembléia deu o voto de minerva a favor da emancipação. O céu de Guaiçara ainda mais claro devido aos fogos soltados por seus moradores.
O sonho virava realidade Guaiçara se tornava um municipio. A partir de sua automia politica, a propria população de Guaiçara pode tomar conta de seu destino. Fausto Longo Batista Pereira foi o primeiro Prefeito de Guaiçara. Seu mandato foi iniciado no ano de 1955. Em 1959, foi a vez de Martiniano Cruz ocupar o cargo. Depois vieram outros prefeitos: Martiniano Azevedo Bittencourt, Heraldo Luiz Duarte, Massao kawahara, Geraldo Silva, Geraldo Bittencourt Leao e Jose Monteiro. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

13 de Dezembro  

Gentílico:

guaiçarense

População:

10.671 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude  

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Lins  

Limites:

Lins, Promissão e Sabino 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / Rodovia Municipal de Ligação da SP-300 à Guaiçara

Distâncias:

Da Capital:

470 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAIÇARA

E-mail:

Telefones:  (14) 3547-9217

Sites: http://www.guaicara.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

 Saída   Chegada Prevista  Paradas Frequência
 23:00           5:05              1*       diária

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_818.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Rua Osvaldo Cruz, 140 - Bairro: Centro    
Guaiçara-SP - CEP: 16430-000 

E-mail: [email protected] 
 
Telefone: (14) 3547-3008

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Guaiçara

eu adoro essa cidade acolhedora muito boa visitem vaum adorar
Por: liliana

ola vadinho parabens pela bela guaiçara. sinto saudade dai um grande abrasso. santa fé do sul sp.
Por: daniel cordeiro

Guaiçara, está cada vez melhor de morar, passear e viver aqui. Nossa cidade é muito aconchegante, venha conhecer e junte-se a nos.
Por: telma

"Saudades dessa city...muita bela e aconchegante...pequena...e maravilhosa pra se morar!! Saudades sempre!!!"
Por: Vanessa Pierre Bahls

conheço a cidade moro em Assis, sp pois tenho parentes em Promissão e toda vez que vou de passeio entro dentro de Guaiçara, por ser uma cidade pequena acho que é uma cidade bem organizada, pelo menos é o que da para ver, agradeço a oportunidade, abraços, estarei ai no proximo carnaval.
Por: maria aparecida

Olá Eu nasci em Guaiçara vim morar na grande São Paulo e nunca mais voltei ai...qualquer dia qualquer hora pretendo visitar guaiçara. beijos. Nae
Por: Compositora Nae

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaiçara
Fundação:
1953
Altitude:
461m
População:
9.386 habitantes
Área:
270km²
Densidade Demográfica:
34,76hab/km²
CEP:
16430-000

Envie seu comentário sobre Guaiçara