Franco da Rocha

Franco da Rocha-SP
banner

Bem-vindo a Franco da Rocha!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Franco da Rocha, informações e fotos da maravilhosa Franco da Rocha. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Franco da Rocha, recomendadas por internautas.

A cidade de Franco da Rocha, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 740m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 108.964 habitantes. A área total de Franco da Rocha é de 134,2km², e sua densidade demográfica é de 811,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Franco da Rocha-SP é 78000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Franco da Rocha

 

Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Até o século XIX, Franco da Rocha era um lugarejo que servia de caminho dos bandeirantes que seguiam em direção a Minas Gerais. Nesse período, a cidade, chamada de Juqueri (vinda de uma planta encontrada facilmente no local) constituía-se em sua maior parte de terras por fazendas.
Foi a partir das intervenções da São Paulo Railway, responsável pela construção de várias estações ferroviárias, dentre as a Estação Franco da Rocha - Juqueri, inaugurada em 1º de fevereiro de 1888, que a região começou a se desenvolver. Em 1886, Filoteo Beneducci chegou na cidade com o firme propósito de descobri ouro em grande escala, em um lugar que na época era conhecido como Pedreira, atualmente a Quarta Colônia.
Entretanto, não existia a quantidade suficiente do minério que justificasse um grande investimento e Beneducci resolveu dedicar-se simplesmente à extração de pedras, enviadas a São Paulo pela Estrada de Ferro, tornando-se a partir daí a primeira atividade industrial local.
O fato mais importante na história do município, certamente, foi a instalação do hospital psiquiátrico, que contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da cidade. Isso ocorreu porque os locais que atendiam os doentes mentais de São Paulo (Hospitais de Alienados, na capital e em Sorocaba, e a Chácara Ladeira do Tabatinhguera) não comportavam mais o número de pacientes, que aumentava a cada dia.
Com o objetivo de aliviar essa superlotação, em 1895 começo a ser construída, com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a Colônia Agrícola Juqueri. Em uma área de 150 hectares foram iniciadas as obras para a construção da Colônia Agrícola do Juqueri. Foi então que o médico Francisco Franco da Rocha, a serviço do Governo do Estado, foi designado para administrar o mais novo e famosos hospital psiquiátrico do Brasil. Inaugurado com capacidade inicial de 800 leitos, o hospital ocupava um terreno de à margem da linha férrea, próximo à estação Juqueri.
Posteriormente, contudo, as fazendas Cresciúma e Velha foram incorporadas ao patrimônio do hospital e , no ano de 1916, o Governo do Estado adquiriu as terras da 4ª Colônia que tinham pertencido a Beneducci e a Ângelo Sestini e as linhas e máquinas para abrigar uma usina elétrica do hospital, que durante alguns anos forneceu energia para a estação e para todo o povoado. A usina forneceu Luz a Estação do Juqueri até 1939. Foi em 1908 iniciou-se a construção da igreja matriz em louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Franco da Rocha foi elevado a distrito do município de Mairiporã, em 21 de setembro de 1934, e em 30 de novembro de 1944, Franco da Rocha tornou-se município autônomo.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

30 de Novembro 

Gentílico:

franco-rochense

População:

131.603 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Temperado

Temperatura Média:

20,6º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Metropolitana do Estado de São Paulo

Limites:

Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Cajamar, Caieiras e Mairiporã

Acesso Rodoviário:

SP-23
SP-330
SP-332
SP-348
SP-354

Distâncias:

Da Capital:

26 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Parque Estadual do Juqueri

Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 30 de Novembro

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA

E-mail:  [email protected]

Telefones: PABX (11) 4443-1700

Sites: http://www.francodarocha.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária:

Rua Azevedo Soares , 192
Fone (11) 6424-3063

Franco da Rocha é servido por trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis, ambas na Linha 7 - Rubi.

Franco da Rocha é servido pela empresa Cidade de Caieiras, com linhas urbanas e rurais atendendo vários bairros e pelo Consórcio Anhanguera através de linhas intermunicipais para seis municípios da Região Metropolitana de São Paulo (Caieiras, Cajamar - inclui-se o Distrito de Jordanésia, Francisco Morato, Mairiporã e São Paulo) fiscalizadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e linhas com destinos para três municípios fora da RMSP por linhas intermunicipais fiscalizadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS: 

Rua Cel. Domingos Ortiz, 277 - Bairro: Centro    
Franco da Rocha-SP - CEP: 07851-040
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (11) 4443-0058 Fax: (11) 4443-0058
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Franco da Rocha.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas.
 
OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:
 
Av. 07 de Setembro, 95 - Bairro: Centro
Franco da Rocha-SP - CEP: 07851-120
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (1) 4449-2280 / 4449-2626 Fax: (11) 4449-2626
 
Obs: O Cartório de Protesto cessará suas atribuições, até a vacância do titular. (da serventia) 
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 11h às 18h.
 
Área Abrangência: Municípios de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato. 
 
Atribuições: Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Franco da Rocha

Apenas vindo conhecer é que aqueles estigmas de nossa cidade e nosso povo desaparecerão como poeira no vento! Nossa cidade é pacata, agradável, promove o bem-estar e lazer de moradores e visitantes, possui fácil acesso. Vale a pena conhecer um patrimônio de nosso país, fundado por grandes homens e mulheres de nossa história!
Por: Valeria França

Franco da Rocha cidade na qual passei minha adolescencia e fui muito feliz, atualmente moro em Rondonia ,mas continuo a visitar Franco da Rocha sempre que posso pois meus familiares continuam a viver nesta maravilhosa cidade
Por: sara

morei em franco da rocha 12 anos e voltei para minas gerais essa cidade emuito aconcchegante e tenho muitas saudades do lugar das pessoas
Por: vamusia ferreira

morei em franco da rocha 12 anos e voltei para minas gerais essa cidade emuito aconcchegante e tenho muitas saudades do lugar das pessoas
Por: vamusia ferreira

Franco da Rocha é uma cidade que se ama aos poucos, aos detalhes. Seu povo é aberto e acolhedor, abraçado pelo Parque do Juqueri e pelos belissimos edíficios do complexo hospitalar do Juqueri feitos por Ramos De Azevedo. essa é uma cidade que cresce muito e entra cada vez mais nos corações de quem conhece. valeu franco !
Por: Humberto Do Lago, Mairiporã-SP

Tive a oportunidade de trabalhar em Franco da Rocha, cidade que tem um povo caloroso, festeiro e amigo, com toda certeza Franco ficará em meu coração até o último de meus dias, vale a pena conhecer e fazer bons amigos.
Por: MARCHIORI

FRANCO DA ROCHA É E SEMPRE VAI SER UMA CIDADE MARAVILHOSA, CHEIA DE PESSOAS CATIVANTES E BEM HUMORADAS QUE COMPARTILHAM SUAS FELICIDADES UMAS COM AS OUTRAS...EU TENHO ORGULHO DA MINHA CIDADE...ELA POSSUI MUITAS ARVORES, UM CLIMA RASOAVEL E UMA LINDA RESERVA NATURAL(PARQUE ESTADUAL DO JUQUERI)QUE É LINDO! AQUI VIVEMOS EM HARMONIA COM A NATUREZA, E APESAR DE AS VEZES ACONTECEREM ALGUNS IMPREVISTOS, SEMPRE CONSEGUIMOS DAR UM JEITINHO E RESOLVER...VENHA PASSAR SUAS FÉRIAS AQUI EM FRANCO DA ROCHA!!!VOCÊ NÃO IRÁ SE ARREPENDER!!!
Por: SAMANTHA

Há apenas 45 km. de distância da capital São Paulo, Franco da Rocha está a nos receber de braços abertos. Está sempre a sorrir para o mundo. Esta cidade é bela e cativante. É um lugar de gente amiga, sabem nos acolher... Gosto muito, deste lugar...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Franco da Rocha é uma cidade muito boa, as pessoas cedam bem com as outra,eu gosto dessa cidade por que eu me sito em uma floresta com um ar puro de mato. Antigamente agente vimos cavalo correndo pela fazenda. eu gosto dessa cidade por isso
Por: Herbert Duran ;

adoro franco da rocha. sou moradora e adora a minha cidade
Por: eliane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Franco da Rocha
Fundação:
1944
Altitude:
740m
População:
108.964 habitantes
Área:
134,2km²
Densidade Demográfica:
811,95hab/km²
CEP:
78000-000

Envie seu comentário sobre Franco da Rocha

banner