Euclides da Cunha Paulista

Euclides da Cunha Paulista-SP
banner

Bem-vindo a Euclides da Cunha Paulista!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Euclides da Cunha Paulista e muitas outras opções de hospedagem na cidade Euclides da Cunha Paulista. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Euclides da Cunha Paulista.

Informações de Euclides da Cunha Paulista

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Euclides da Cunha Paulista, localizado a sudoeste do Estado de São Paulo, as margens do rio Paranapanema, na região conhecida como "Pontal do Paranapanema", é ocupado por terras que faziam parte da fazenda "São José", do senhor José Joaquim Mano; e "Santa Cecília", do senhor Mário Eduardo Ferreira.
José Joaquim Mano loteou parte de suas terras para o desenvolvimento do povoado, doando lotes para construção de igrejas, creches, escolas, etc. Da mesma forma, Mário Eduardo Ferreira também loteou parte de suas terras, doando terrenos para a construção de um Centro Comunitário e uma capela.
No início da década de 60, com a chegada da Companhia Camargo Correa, responsável pela construção do "Ramal de Dourados", da "Estrada de Ferro Sorocabana", foi montado um acampamento, localizado a 4 mil metros do local da atual cidade, que passou a ser denominada "Cacipore", que na língua Tupi Aruaco e Ianomâmi, significa chefe supremo, chefe da alma, espírito externo do corpo, alma espírito do defunto, parte externa do homem que não morre.
Em 15 de setembro de 1965, com a inauguração do "Ramal de Dourados", oficializou-se a fundação do povoado que passou a chamar-se "Porto Euclides da Cunha", em homenagem ao escritor carioca, pessoa conhecida e admirada por um dos fundadores, José Joaquim Mano.
Pelos avanços proporcionados a povoação e os serviços prestados, destacam-se os pioneiros Geraldo Dias, Manoel Ferreira dos Santos (Nenê Baiano), Urbano Judice, José Petronilio da Silva (Zé Preto), José Milton Dias Monteiro, Francisco de Oliveira (Chico Preto), Wilson Mário Roseiro Coutinho e Geraldo Mendes Ribeiro, que chegando com suas famílias construíram suas residências, abriram negócios e lutaram para que Euclides da Cunha Paulista se desenvolvesse.
O município foi criado pela Lei 6.645 de 9 de janeiro de 1990, publicada no Diário Oficial de 10 de janeiro de 1990, na página 01, sancionada pelo Governador do Estado, Orestes Quércia, desmembrando-se do município de Teodoro Sampaio.
A instalação do município deu-se em 1º de janeiro de 1993, com a instalação da Câmara Municipal, após eleições de 3 de outubro de 1992. 

Significado do Nome

O fundador da cidade é considerado José Joaquim Mano, que chegou na região em 1955 e se estabeleceu na fazenda São José. Em suas terras, ele tinha a intenção de promover o desenvolvimento de um povoado e chegou a traçar o projeto de uma cidadena beira do rio Paranapanema.
Com o avanço dos trilhos da Fepasa, porém vindos desde Presidente Prudente, na década de 1960, os projetos de Mano mudaram um pouco, visto que agora era mais atraente construir um povoado me torno da estação.
Vem daí que até mesmo a denominação que pensava em dar ao lugarejo, de São José, teve de ser preterida, pelo quê a companhia escolheu para a estação que inaugurava, em 15 de setembro de 1965, o nome de Euclides da Cunha (1866-1909), em homenagem ao grande escritor de Os Sertões . O Paulista do nome foi acrescentado em 1981, com a criação do distrito em território desmembrado de Teodoro Sampaio. E para diferenciá-lo de uma localidade homônima, bem mais antiga, situada na Bahia.  

Aniversário da Cidade:

15 de Setembro  

Gentílico:

euclidense

População:

9.585 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Euclides da Cunha Paulista é uma cidade de jovens bonitos, apesar do êxodo urbano. É uma cidade super agradável além da praia formada pelo rio Paraná, cuja orla é toda ornamentada de árvores, coqueiros e quiosques, uma verdadeira visão do paraíso.

Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

O acesso ao município de Terra Rica, no Paraná, que faz divisa com Euclides da Cunha Paulista, pode ser realizado através de balsa. As duas cidades são divididas pelo Rio Paranapanema, o mais limpo dos grandes rios paulista, que nasce na serra do Paranapiacaba, em meio à mata atlântica virgem, e deságua no rio Paraná. Em seu percurso abriga dez usinas hidrelétricas e uma das raras pontes-pênseis do Brasil, tombada pelo patrimônio histórico. Em suas margens, há sítios arqueológicos de 8 mil anos (de uma população pré-histórica chamada umbu), ruínas de missões jesuítas do século XVII e áreas de preservação ambiental.
Nas primeiras travessias a balsa era movimenta através de cordas e passa a ser motorizada em 1956, agilizando o transporte de veículos e pedestres entre os dois municípios.

Localização:

Presidente Prudente  

Limites:

Presidente Prudente  

Acesso Rodoviário:

SP-040/613 / SP-613 (Rodovia Arlindo Bettio) / SP-563 (Rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo) / SP-272 (Rodovia Olimpio Ferreira da Silva) / SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato) / SP-225 (Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó) / SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco).

Distâncias:

Da Capital:

708 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A estação ferroviária de Euclides da Cunha Paulista foi fundada em 1965 e contou com a presença do governador de São Paulo na época, Ademar de Barros, sendo desativada no início da década de 70.
A cidade possuía nesse período dezenas de serrarias. A extração de madeira foi um ponto relevante na economia local da época.
A aproveitamento da madeira trouxe como conseqüência a abertura de inúmeras estradas e ferrovias na região, já que o material constituíram a matéria prima inicial para a construção dos primeiros edifícios urbanos e rurais.
Todos os edifícios construídos no início do povoamento das cidades da região eram de madeira: padarias, farmácias, igrejas, pensões, residências, sedes das fazendas, sítios e casinhas do colonos. Além de transportes de passageiros, os trens saíam abarrotados de madeiras, transportadas para todas as partes do estado.

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA

E-mail:

Telefones: (18) 3283-1121 / 1136 / 1123

Sites: http://www.euclidesdacunhapaulista.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transportes Andorinha S/A:

SAC: 0800 704 8780
deficientes Auditivos ou de Fala
SAC: 0888 703 5203

Site: http://www.andorinha.com

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.camaraeuclidesdacunhapta.sp.gov.br/

http://www.euclidesdacunha.sp.gov.br/transportes.php

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- A jornalista Patrícia Zangarini de Souza - está trabalhando como produtora e repórter de um programa de variedades numa afiliada do SBT de Sinop (MT), é de família pioneira e tradicional de Euclides da Cunha Paulista. Ela é filha de Aldo e Soledad, comerciantes tradicionais do local, e neta de João Ferreira de Souza, o "João Camilo'', hoje com 74 anos, ex-vice-prefeito de Teodoro Sampaio.  

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Euclides da Cunha Paulista

Comentar a respeito de Euclides da Cunha Paulista e tarefa muito facil para mim. Ja morei aqui, ja estudei aqui enfim, passei parte de minha infançia aqui. Ja faz tempo que tudo isso aconteceu, a BALÇA que fazia a nossa travessia era presa em cabos de aço, a casa de motores ficava na barranca do rio do lado de Sao Paulo. Lembro-me da ilha, das pescarias, da cidade de Rosana, das jardineiras, enfim de tudo, portanto a todos de Euclide da Cunha deixo um grande abraço. Resido em Sao Paulo, mas, sou de Presidente Venceslau, ok. Miguel.
Por: Miguel Ferreira da Silva

quando criança nos anos60 morei ai tinha apenas 8 anos mais nao esqueço que todos os domingos meu pai levava a gente para travessar na balsa ia comprar leite do outro lado tenho saudades
Por: maria aparecida da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Euclides da Cunha Paulista

Envie seu comentário sobre Euclides da Cunha Paulista