Embu-Guaçu

Embu-Guaçu-SP
banner

Bem-vindo a Embu-Guaçu!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Embu-Guaçu, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Embu-Guaçu

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nossa cidade começou a nascer no século XIX, quando estas terras eram rota dos desbravadores que saíam Brasil adentro, em busca de ouro e metais preciosos. Seu primeiro nome foi Ilha de Itararé, pois se julgou que esta era uma grande ilha fluvial, tal a quantidade de rios. Depois veio a denominação M’Boi Guassú, e finalmente Embu Guaçu.
Todos esses nomes, inspirados no Rio Santa Rita, extenso e cheio de curvas sinuosas.  Entre esses desbravadores, o casal de sertanistas José Pires de Albuquerque e Emília Pires de Moraes Pedroso, chegam a Embu Guaçu no final do século XVIII e, impressionados com a beleza da região, erguem a primeira casa feita de taipas próximo ao Rio Santa Rita (casa que pertence hoje a Palquima Ind. Química Paulista S/A). A vila cresceu com a chegada dos imigrantes no início de 1900. Em 1920 José Pires de Albuquerque constrói a primeira indústria de farinha de mandioca e, 1929 a ferrovia chega a Embu Guaçu, com o ramal Mairinque – Santos da Estrada de Ferro Sorocabana. Junto com o trem chega o progresso.
Em 1932, Benedito Roschel de Moraes inaugura a primeira casa comercial.
O povoado vira Distrito em 1944 pelo Decreto Lei nº 14.334/44, mas ainda faz parte do município de Itapecerica da Serra, ficando com uma área de 171 km.. Emancipada, as eleições ocorreram em 07/03/1965. Em 28 de março de 1965, ocorreu a primeira legislatura, com posse do Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores, conquistando assim sua emancipação político administrativa. Hoje, passados 39 anos de emancipação, sua população é de mais de 65.000 habitantes. Embu Guaçu, junto com Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra fazem parte do sudoeste da Grande São Paulo, formando o CONISUD. Situa-se a 23º49’ de latitude sul e 46º49’ de longitude oeste de Greenwich, limita-se a Oeste com Itapecerica da Serra, ao Sul com Juquitiba e a leste com São Paulo. Está a 42 km de distância do marco zero da Capital, localizado na Praça da Sé. A altitude predominante na região está em torno de750 a 850m (o ponto mais alto é o Monte Chiqueiro, com 1.028m, entre os municípios de Cotia e Itapecerica da Serra).
A área territorial de Embu Guaçu é classificada como de transição entre escarpas da Serra do Mar e o Planalto. Estão no seu perímetro as serras de São Lourenço da Serra, Juquitiba, Taxaquara, Taquaxiara, Cheio, Caucaia e, mais ao sul, a de Paranapiacaba. Do Ponto de vista climático apresenta forte influência serrana com índices anuais em torno de 28 graus no verão e 2º graus no inverno, chegando a ocorrer geadas em alguns pontos.
A hidrografia da região é acidentada devido ao relevo da encosta, destacando-se a Cachoeira do Funil, com uma queda d’água de 80 metros localizada na divisa com Itanhaém. Destacam-se ainda os rios Juquiá, São Lourenço da Serra, Santa Rita, Embu Guaçu, Embu Mirim e outros. Dos municípios da região é um dos quais conserva a vegetação natural, como manacás, angicos, tafias, pau-incenso, araucárias, cedros, ipês e outras.
A economia de Embu Guaçu possui indústrias, que prevalecem as de transformação e minerais não metálicos (caulim, mica e feldspato), seguindo-se as metalúrgicas em geral. Ainda sua economia é calçada na atividade rural, integrando o Cinturão Verde na Grande São Paulo. Na pecuária destacam-se a criação de bovinos, caprinos, suínos, ovinos e coelhos. O setor comercial teve grande crescimento nesta década. Embu Guaçu apresenta 100% de seu território inserido em Área de Proteção de Mananciais (Leis Estaduais 898/75, 1172/76 e 9866/ 97) integrando também a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Programa Man and Biosphere da UNESCO), estando ainda submetida ao Decreto Federal 750/93, bem como a outros instrumentos da legislação ambiental brasileira.
O Rio Embu Guaçu, serve a Represa de Guarapiranga, com volume aproximado de 30% da sua capacidade. Embu Guaçu, juntamente com os municípios de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba, pleiteiam a classificação como Estâncias Hidrominerais. Na área de entretenimento, conta com o Centro Cultural, Parque Ecológico da Várzea, vários campings, pesqueiros, trilhas ecológicas e a Festa do Peão de Boiadeiro. Embu Guaçu conta com um distrito, o do Cipó Guaçu, com área aproximada de 21 km. e população em torno de 22.000 habitantes.

Significado do Nome

Embu Guaçu, em Tupi Guarani quer dizer Cobra Grande.

Aniversário da Cidade:

28 de Março

Gentílico:

embu-guaçuense

População:

62.846 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

23° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de São Paulo  

Limites:

São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, São Paulo e Juquitiba.

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) / SP-234 (Rodovias Salvador de Leone e Prefeito Bento Rotger Domingues) / SP-214 (Rodovia José Simões Louro Junior). 

Distâncias:

Da Capital:

36 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE EMBÚ-GUAÇÚ

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4662-7350

Sites: http://www.embuguacu.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária:

Av. Carlos Artencio, 1001 - Centro
Embú-Guaçu-SP

Linha 547 liga o bairro Cipó, em Embu-Guaçu, ao Shopping Interlagos, em São Paulo. Já a linha 548 fará o percurso do bairro Chácara Flórida (Embu-Guaçu) para Santo Amaro, próximo à estátua do Borba Gato (São Paulo - Borba Gato).

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Rua Independência, 163 - Bairro: Centro 
Embu-Guaçu-SP - CEP: 06900-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (11) 4661-3366  

 

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17 horas
 
Área Abrangência: Distrito de Embu-Guaçu
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

www.ambiente.sp.gov.b

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Embu-Guaçu

. seria interessantew Conheço a região há 40 anos e as barrancas do rio juquía são a pérola da região; vocês verão o sitio do carro azul ser hospitaleiro até breve...
Por: fLAVIO aUGUSTO

OlÁ EMBU GUASUL ESTOU COM MUITA SAUDADE BEIJOS E ABRAÇOS
Por: moises

Ainda não conheço Embu-Guaçu, mas pelas fotos já fiquei com uma vontade enorme de conheçer.Tenho um amigo que nasceu e cresceu lá e sempre fala que vai me levar mas nunca acontece.Uma vez fiquei perdida bem no começo do Embu fique assustada eu e minha amiga e pegamos o onibus de volta para São Paulo,mas se eu soubesse que era tão bonito teria prosseguido mesmo perdida.Espero um dia ter esse prazer ficarei muito feliz!
Por: Kátia Aparecida Santos

não moro mais em Embu-Guaçu a 6 anos mas nasci e fui criada lá e pra mim o que tem de melhor em Embu-Guaçu é o ar puro, a natureza que vc já sente quando entra na cidade
Por: Eliane

Embu - Guaçu é uma cidade linda, eu moro lá desde que eu nasci... Tem muito verde e ar puro....
Por: Stéfany Sales

Tenho saudades de Embu Guaçu, pois minha mãe e minha irmã moram ai, gosto da cidade, mesmo que seje bem interior de são paulo, hoje moro em campinas, mas gostaria muito de voltar a morar ai...
Por: Juciléia Vicente

TEM 4 ANOS E 11 MESES QUE MORO AQUI EM EMBU-GUAÇU, AQUI TEM MUITA VEGETAÇÃO E AR PURO, É MUITO BOM VIVER NUMA CIDADE TÃO CALMA, NÓS PODEMOS AINDA ANDAR TRANQUILOS NAS RUAS,NOS FINAIS DE SEMANA MUITAS PESSOAS SE REUNEM NAS PRAÇAS DO CENTRO,AQUI POR SER UMA CIDADE PEQUENA CONHECEMOS MUITAS PESSOAS E ISSO É MUITO BOM .EU GOSTO MUITO DE VIVER AQUI EM EMBU-GUAÇU.
Por: CRISTIANE B.

Sou moradora da cidade, nasci em Embu Guaçu, hoje estou com 39 anos e amo esse lugar. o que mais admiro , são as áreas verdes, q deixa o ar mais puro e apesar da violencia, acho um lugar sossegado para morar.
Por: lucia antonia martinho

essa é MINHA terra natal que eu tanto adoro.............
Por: LUCIANE R DA SILVA

Quero muito conhecer as pousadas de Embu Guaçu, para descançar um pouco. Entrei no site, e vi alguma coisa adorei obrigada
Por: Marisa de Oliveira

particulamente eu gosto da cidade do embu guaçu pos trabalho a doze anos na empresa perlex .
Por: luiz mario dionizio

JÁ MOREI NO EMBÚ E É MUITO BOM,CADA VEZ MAIS COM UM NOVO PROGRESSO.. É UM LUGAR CALMO,SILENCIOSO ATÉ DEMAIS...TEM MUITAS COISAS MAGNIFICAS,COMO:COMÉRCIOS NO GERAL,ESCOLAS,PAISAGENS QUE NEM SABIA QUE EXISTIA...ENFIM EMBÚ-GUAÇU CADA DIA QUE PASSA MAIS NOTA DEEEEZZ!!!SEMPRE QUE POSSO VOUVISITAR MINHA AVO E PASSEAR POR LÁ.. AH E AS PESSOAS SÃO MUITO SIMPÁTICAS(PELO MENOS ALGUMAS),SEM FALAR DAS FESTAS QUE OCORREM POR LÁ SÃO DE TIRAR O FÔLEGO.. PARABÉNS EMBÚ-GUAÇU E SEUS HABITANTES!!!
Por: ísis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Embu-Guaçu

Envie seu comentário sobre Embu-Guaçu

banner