Embaúba

Embaúba-SP
banner

Bem-vindo a Embaúba!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Embaúba, informações atualizadas sobre a cidade Embaúba, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Embaúba.

A cidade de Embaúba, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 570m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.518 habitantes. A área total de Embaúba é de 83,9km², e sua densidade demográfica é de 30,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Embaúba-SP é 15425-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Embaúba

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE


No local onde hoje está situada Embaúba não havia casas, igrejas, jardins; aqui era como a grande maioria das regiões afastadas da Capital Paulista, somente mato. Por se localizar distante da cidade de São Paulo, e por ficar distante da faixa litorânea, a sua fundação se deu somente no início do nosso século (séc. XX).
Ao redor de Embaúba existiam várias propriedades rurais onde nesta época não se dava valor à terra, pois ela era utilizada somente como meio de subsistência; só se plantava o necessário à sobrevivência.
Para sobreviver nesta região não era difícil, bastava ter um pouco de esforço para o plantio, que a sua sobrevivência estava garantida. Os produtos agrícolas que aqui eram plantados era o arroz, o feijão, o milho e outros produtos  em pequenas quantidades.
A fundação de Embaúba não é tão comum como a fundação da maioria das cidades, que em geral são fundadas para o escoamento da produção agrícola, de recursos minerais, a fim de servir de elo entre uma cidade e outra.
A sua fundação se deu devido a necessidade das pessoas das propriedades ao redor de se encontrarem para bater papo, jogar, tomar uma cachaça, de levar uma vida mais comunitária.
Está região era bastante isolada em relação as outras regiões, como as perto dos grandes centros comerciais do nosso Estado. Aqui o único meio de transporte era a carroça, e as estradas eram simples picadas feitas no meio do mato. As vilas e cidades mais perto era Iurupi que mais tarde se acabou devido a maleita(doença muito comum na época) e passou a se chamar Paraíso; a Vila Fonte, que depois da fundação de Embaúba, seus habitantes para cá vieram morar; e Cajobi que até 1990 foi o Município de Embaúba.
Vindo da cidade de Cajobi, um senhor e seus filhos que moravam nos arredores da atual Embaúba avistaram uma parte de terra e conversando entre eles resolveram ali fundar uma venda para nos finais de semana e dias santos virem até lá para tomar uma cachaça e “jogar conversa fora”. Isto se deu  num sábado à tarde e no domingo logo de manhã pegaram a foice, o machado e foram fazer o roçado para ser construída a venda. Este homem foi o fundador de Embaúba e o seu nome está hoje na rua principal da cidade, é ele Balbino Rodrigues Coelho, e seus filhos José, João e Joaquim, que eram grandes proprietários de terra nesta região.
Com a ajuda de outras pessoas e seus amigos fizeram um roçado e ergueram ali um pequeno barraco de quatro cômodos, feitos de tijolos e madeira e mais a frente construíram um tablado de pau-a-pique e a partir daí todo o primeiro domingo do mês se fazia uma festa onde todos ajudavam com prendas(frangos, leitoas, cabritos) e em dinheiro, onde a renda que se arrecadava era para a construção de uma capela. Essas festas que ocorriam todo primeiro domingo do mês era acompanhada de terço e com o passar dos meses ela foi pegando uma certa popularidade que pessoas de todas as redondezas vinham participar desta festividade e em pouco tempo conseguiram arrecadar dinheiro para a construção da capela e ao seu redor foram construídos pequenos barracos feitos de madeira que em pouco tempo de simples barracos e boteco estava nascendo um pequeno povoado que teve o seu primeiro nome de Vila Coelho devido ao seu fundador Senhor Balbino Rodriguês Coelho. Este nome ficou por pouco tempo, passando a se chamar de Vila Albuquerque, esta em homenagem ao Prefeito de Jaboticabal, o Senhor Bento Vieira Albuquerque que teve seu mandato iniciado em 1912.
As pessoas que vinham para as festividades tinham que trazer até água, pois por se localizar em uma parte alta não havia nascentes onde fora iniciada a sua construção.
Desde a sua fundação nos primeiros anos do nosso século(XX) este lugarejo veio crescendo, e com o passar dos anos passou a ser interessante para Jaboticabal, pois com o aumento do número de habitantes e com a abertura de casas comerciais, via-se aí a oportunidade da cobrança de impostos.
Já em 1924, a dificuldade por comprar terrenos em Vila Albuquerque era tão grande que para instalarem seus negócios nesta que ainda era um povoado, era preciso pagarem 3 contos de réis por suas datas, como foi o caso do comerciante José Solomão e do comerciante Mario Brighente que pagaram  900$(Novecentos contos de reis) por uma data.
O crescimento de nossa Vila foi tanto que no dia 16 de abril de 1934, pelo Decreto Lei nº. 6607, o povoado de Albuquerque foi levado a categoria de Vila, passando a ter como Comarca e Distrito Jaboticabal.
No ano seguinte, em 07 de março de 1935, devido a grande distância do Município Mãe, Jaboticabal, e a Vila, pelo Decreto Lei nº. 6997 de 07/03/35, passa a ser distrito de Pirangi, que tinha como Comarca Jaboticabal.
Em 1938, pelo Decreto Lei nº. 9775 de 30/11/38, Vila Albuquerque deixa de ser Distrito de Pirangi, passando a ser Distrito de Cajobi. Esta transferência se deu devido à distância entre Vila Albuquerque e Pirangi, que nesta época era de aproximadamente 45 km, enquanto que a distância de Vila Albuquerque até Cajobi era de aproximadamente 16 km.
Pelo Decreto Lei nº. 14338 de 30/11/44 o nome de Vila Albuquerque deixa de existir, passando a ser Embaúba (devido à arvore EMBAÚBA).
Pela Lei Estadual nº. 6645 de 09/01/90, Embaúba deixa de ser um distrito de Cajobi, passando a ser município independente pertencendo a  Comarca de Olímpia. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

08 de Setembro  

Gentílico:

 

População:

2.423 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade tem modesta infra-estrutura nessa área, a única coisa que possui é um local adequado para quem quer fugir da correria das grandes cidades. Possui vários bares e uma pizzaria.

Clima:

Subtropical  úmido 

Temperatura Média:

 21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ribeirão Preto  

Limites:

Norte: Cajobi
Extremo Sul: Catanduva e Tabapuã
Leste: Paraíso
Oeste: Novais 

Acesso Rodoviário:

SP-351 

Distâncias:

Da Capital:

 

 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida

Festa de Coroação de Nossa Senhora

Festa da Igreja São Miguel

Semana Santa em Abril

Carnaval 

Festa do Peão  

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE EMBAÚBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (17) 3566-1150

Sites: http://www.embauba.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Rua Benedito Borges da Silveira, 352 - Bairro: Centro 
Embaúba-SP - CEP: 15823-000
 
Telefone: (17) 529-1162

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h 
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Embaúba

Conheço muito Embaúba. Nasci lá a 49 anos. Me mudei com meus pais quando tinha 1 ano. Mas de vez em quando vou passear por lá. Sinto saudades de quando era criança passava férias no sítio dos meus avós.
Por: angela maria soares da costa

vi as fotos de embauba gostei muito se tiver um lugarzinho bom pra morar achei limda a paisagemmeus parabens
Por: reinaldo

ñ conheco ainda mais qro conhecer axo q deve ser um cidade muito bao para morra por riso to asim de conhecer
Por: mayara da cruz soares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Embaúba
Fundação:
1993
Altitude:
570m
População:
2.518 habitantes
Área:
83,9km²
Densidade Demográfica:
30,01hab/km²
CEP:
15425-000

Envie seu comentário sobre Embaúba