Dracena

Dracena-SP
banner

Bem-vindo a Dracena!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Dracena, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Dracena. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Dracena para programar a sua viagem.

A cidade de Dracena, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 421m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 40.958 habitantes. A área total de Dracena é de 489,3km², e sua densidade demográfica é de 83,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dracena-SP é 17900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Dracena

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em setembro de 1945, Írio Spinardi, João Vendramini, Virgílio e Florêncio Fioravante tomaram a iniciativa de estabelecer um núcleo na “Zona da Mata”, compreendida entre os rios do Peixe, Aguapeí (Feio) e Paraná. Adquiriram uma gleba de terra de cerca de 30 alqueires, em região quase virgem, ocupada apenas por alguns patrimônios esparsos.
A data de oito de dezembro foi escolhida por ser dia da Imaculada Conceição, para que Dracena se desenvolvesse sob a égide de Nossa Senhora, tanto é que hoje o município é denominado “CIDADE - MILAGRE”.
Os administradores dividiram a terra em pequenas glebas e doando-as a pequenos proprietários, contribuindo para seu crescimento. O município foi criado em 1948 e o primeiro prefeito, Írio Spinardi, assumiu o mandato em 4 de abril de 1949 (data da emancipação político-administrativa de Dracena).
No povoado de Dracena, com terras desmembradas no Distrito de Gracianópolis (hoje Tupi Paulista) do município de Lucélia, foi criado o Distrito de Paz e o município era composto dos distritos de Dracena, Jaciporã e Ouro Verde. Figurou no quadro territorial fixado pela Lei Estadual nº 2.456, de 30 de Dezembro de 1953, para vigorar no período de 1954/1958, com os distritos de Ouro Verde, elevado na divisão territorial datada de 1º de Julho de 1960.
Em setembro de 1945, Írio Spinardi, João Vendramini, Virgílio e Florêncio Fioravante tomaram a iniciativa de estabelecer um núcleo na “Zona da Mata”, compreendida entre os rios do Peixe, Aguapeí (Feio) e Paraná. Adquiriram uma gleba de terra de cerca de 30 alqueires, em região quase virgem, ocupada apenas por alguns patrimônios esparsos.
A data de oito de dezembro foi escolhida por ser dia da Imaculada Conceição, para que Dracena se desenvolvesse sob a égide de Nossa Senhora, tanto é que hoje o município é denominado “CIDADE - MILAGRE”. 

Significado do Nome

Lançaram em Tupã, um concurso destinado a escolher o nome da nova cidade que serviria, ainda, de propaganda para a nova povoação. A escolha recaiu sobre o nome de “DRACENA”, planta de folhagem verde e amarela, que só nasce em regiões férteis. Aos oito dias do mês de dezembro de 1945, foi lançada a pedra fundamental da cidade, com o comparecimento de grande número de pessoas. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

dracenense

População:

43.263 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Ameno 

Temperatura Média:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Dracena 

Limites:

Piquerobi, Ribeirão dos Índios, Junqueirópolis, Tupi Paulista e Ouro Verde. 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) 

Distâncias:

Da Capital:

632 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DRACENA

E-mail:

Telefones: (18) 3821-1800

Sites: http://www.dracena.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:
 
Rua Brasil, 1404 - Bairro: Centro    
Dracena-SP - CEP: 17900-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone:
(18) 3821-1689
 
Obs: Autenticação, reconhecimento de firma e procuração. Guarda os acervos dos cartórios dos distritos de Jaciporã(11.752-3) e Jamaica(11.804-2). 
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h. Sábado das 9h às 12h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Outras. 

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS: 
    
Rua José Bonifácio, 1331 - Bairro: Centro 
Dracena-SP - CEP: 17900-000  Atribuições: Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas. 

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (18) 3821-2471 / 3822-7786

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 11h às 17h.
 
Área Abrangência: Municípios de Dracena e Ouro Verde.  

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Dracena

Amo está cidade..morei até meus 18 anos hj tenho 33..minha cidade está linda...um abraço a todos os Dracenences
Por: luelaine gomes

Nasci em Osvaldo Cruz ,mudei com meus pais ai pra Dracena em 1961 na rua Amazonas,124 bairro Metrópoles , estudei no I.E. E .I .P .G.,Grupo E. 9 de Julho Tenho muitas saudades ,ainda cinto meus pés pisando o chão das ruas ainda sem asfalto José Bonifácio ,da esquina do bar Brasilia ,dos desfiles comemorativos onde no palanque lá estava o Sr. Arthur Pagnhozi com seu terno branco acompanhado de sua esposa dos cinemas Cine Dracena e Alvorada da praça onde havia uma fonte luminosa com um garoto abraçado a uma bola fazendo xixi do barsinho do seu João ,do Guanabara da Dna Agda ,do gato que ri do Toninho, da primeira Fapidra realisada na A B D , de minha primeira namorada ,onde será que andará , obrigado pela oportunidade.
Por: HÉLIO FORTUNATO PEREIRA

sempre morei em Dracena ... Munca quis sair dela mais por motivas financeiros procurei morar em itatiba sp mais meu coração é Dracenenceeeee...!!!! valeuuuu..
Por: willian roberto marques dos santos

Amo Dracena, nasci lá, cresci lá, morei até os 28 anos, muitos de minha familia ainda mora lá... Dracena, cidade hospetaleira, povo alegre e feliz... Amo minha terra natal, amo você minha CIDADE MILAGRE... Saudades
Por: Marcelo Lopes

cidade toda organizada acolhedora,sempre volto a Dracena por n motivos minha familia e amigos vive la, sugestão mostre mais a igreja matriz ela é linda
Por: lenice silva

Visitei Dracena em setembro de 2009. Adorei a cidade e a população super simpática e agradável. Visitei a Catedral, praças e diversos bares e restaurantes. Sou carioca e certamente moraria em Dracena. Nunca mais vou esquecer tanta tranquilidade e hospitalidade. Saudades eternas. Um dia voltarei, se Deus permitir.
Por: Gabriel

Morei em Dracena e estudei o primario nesta maravilhosa cidade,dos sete anos aos desesete anos vivi ai, amo Dracena
Por: Jose Carlos de Andrade Marques

nasci em dracena amo esta cidade ela me deixa orgulhosa de ter nascido nela ela e charmosa e encantadora parabens dracena quem te conhece nao esquece jamais
Por: sandra

Em 14 de setembro de 1948 meus pais fixaram residencia no bairro Marreequinha, antigo vilareja da nossa querida Dracena. Por longos anos residi nesta cidade maravilhosa, onde exerci várias atividades profissionais, politico e social.- e na qual tenho o privilégio de poder afirmar que ai deixei bons amigos e recordações que o tempo jamais apagará. Restam-me a saudade e as lembranças do pouco que por Dracena realizei, mas se assim o fiz, foi pela convicção de que esta cidade foi, é e será o ponto de referencia da Nova Alta Paulista. Obrigado Dracena um abraço aos enúmeros e inesquecíveis amigos dracenenses!
Por: Altino de Oliveira

DRACENA, AH...DRACENA. O QUE ELA TEM DE MELHOR, A SIMPLICIDADE, O ACONCHEGO, AS NOITES CALMAS E QUENTES ONDE PODEMOS NOS SENTAR EM SUA PRAÇA CENTRAL E TOMAR SOSSEGADAMENTE UM SORVETE...SUA GENTE...SEU CHEIRO DE TERRA ASSIM Q A CHUVA VAI EMBORA, O SOL QUE PRESENTEIA O DIA COM O CÉU MAIS LINDO QUE JÁ VI EM TODA MINHA VIDA...DRACENA COMO AMO VC! E COMO DÓI A SAUDADE...CHORO AQUI TÃO LONGE POR Ñ ESTAR NA CIDADE QUE ME ENSINOU A CRESCER E ACOLHEU MINHA INFANCIA E JUVENTUDE COMO UMA CARINHOSA MÃE CUIDA DOS FILHOS SEUS.
Por: isabel

Minha cidade natal. Sempre retorno para ver meus pais e irmãos... Cidade autosuficiente, com opções noturnas que, apesar de pequena, não deixa nada a desejar a cidades maiores... Amo Dracena!
Por: Gisele

NAO NASCI EM DRACENA ,MAS ME SINTO DRACENENSE DE CORAÇAO, POIS VIVI OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA LA.BAIRRO METROPOLES, RUA ILHEUS QUE SAUDADE. DE 1973 ATE 1981,MEUS AMIGOS, ABRAÇOS A TODOS.UM DIA AINDA RETORNO PRA REVER OS AMIGOS.
Por: VICENTE PEREIRA PASSOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dracena
Fundação:
1948
Altitude:
421m
População:
40.958 habitantes
Área:
489,3km²
Densidade Demográfica:
83,71hab/km²
CEP:
17900-000

Envie seu comentário sobre Dracena

banner