Dourado

Dourado-SP
banner

Bem-vindo a Dourado!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Dourado, informações atualizadas sobre a cidade Dourado, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Dourado.

A cidade de Dourado, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1897. A localidade está em uma altitude de 706m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.712 habitantes. A área total de Dourado é de 206,5km², e sua densidade demográfica é de 42,19hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dourado-SP é 13590-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Dourado

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

Cidade Coração Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O surgimento de Dourado e de outros municípios do interior paulista foi conseqüência de um movimento migratório surgido no início do século 19. À época, o estado de Minas Gerais passava por uma forte crise econômica em decorrência do declínio das minas de ouro. Paralelamente, muitas regiões do estado mineiro também passavam por transformações econômicas marcantes, como a que deu início à atividade pastoril. Esta, porém, exigia altos investimentos na aquisição de terras para a criação do gado e do burro e o cenário contribuía para o início da imigração: a imensa quantidade de famílias numerosas aliado ao inviável valor cobrado pelas terras forçaram os povoados a buscar alternativas de trabalho e renda para dar prosseguimento às suas famílias.
Muitas famílias mineiras das regiões Sul (Alfenas, Caldas, Campanha, Ouro Fino e Pouso Alegre) e Central (Campo Belo, Formiga, Piuím e São Bento do Tamanduá) decidiram partir para “Boca do Sertão”, como era conhecida na época a região de Araraquara, em busca de boas terras para criar e plantar. Antes de chegarem ao destino, os migrantes passaram por grandes dificuldades durante o percurso. Eles viajaram em carros de bois e em lombos de burros levando uma bagagem extensa: familiares, criações e, em alguns casos, seus escravos. Como o percurso era longa, a mudança era feita sempre em caravanas. Quem precisava de mais cuidado, como os velhos e as crianças pequenas, por exemplo, gozavam o privilégio de viajarem em jacás, colocados em cima dos burros. Em 1820, haviam dois trajetos mais conhecidos pelos migrantes. Um passava por Casa Branca, Franca e Batatais, antes de chegar à vila de Araraquara. No outro percurso, as famílias passavam por Mogi-Mirim em direção a Itaqueri da Serra.
Basicamente, esse foi um dos movimentos que deram origem aos municípios do interior paulista – em especial das regiões Norte e Central. Araraquara, Itirapina
(antiga Itaqueri da Serra), Brotas, Jaú e Dois Córregos são alguns exemplos. De acordo com relatos e registros históricos, o município de Brotas chamava mais a atenção dos migrantes mineiros. Foi nesse período que surgiu uma capela na Serra de Itaqueri, na região que pertencia Araraquara, conhecida como Fazenda Velha”. Foi nessa localidade que começaram a se estabelecer as primeiras famílias mineiras.
Mais adiante em outro local, conhecido como “Serra do Dourado”, foram chegando migrantes que utilizaram uma estrada aberta pelos bandeirantes. Eles construíram algumas choupanas, que deu origem a um pequeno burgo chamado Bebedouro.
Em 1876 o povoado tornou Curato e depois, em 1891, foi elevado à condição de Distrito de Paz, quando passou a se denominado de Dourado. Apenas seis anos depois, em 1897, em 19 de maio, o então distrito de Brotas recebeu o título de município de Dourado. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

19 de Maio

Gentílico:

douradense

População:

8.607 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Dourado está localizado em uma zona de clima quente 

Temperatura Média:

35º C no verão; 22º C no outono; 19º C no Inverno e 27º C na primavera  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São Carlos 

Limites:

À Norte: Ribeirão Bonito e Trabijú
À Sul: Dois Córregos
À Leste: Brotas
À Oeste: Jaú, Bocaina e Boa Esperança do Sul  

Acesso Rodoviário:

SP-215  

Distâncias:

Da Capital:

255 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz São João Batista

Escola Senador Carlos José Botelho

Rio Jacaré Pepira

Ribeirão Bebedouro  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADO

E-mail:  [email protected]

Telefones: (16) 3345-9000 / 9001

Sites: http://www.dourado.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

Empresa Cruz Ltda.

Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Elias Maluf, 178 - Bairro: Jardim Primavera
Dourado-SP - CEP: 13590-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (16) 3345-1065

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9 às 11 e das 13 às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Dourado

acho a cidade muito boa e cidade belissima sem violencia com boas escola
Por: julia

Ola!Cresci até aos 20 anos de idade nesta cidade, hoje resido em Campinas. Cada vez que volto a passeio a minha querida cidade, nem tenho mais vontade de voltar ha minha vida atual, pois posso afirmar que "As melhores vidas estão nas menores cidades..."
Por: Marcelo Magri

Dourado é nois nas frita kkkkkk amuu essa cidade,coração ela num é d+ pq tudu oq é d+ sobra.E tudu oq é d- falta intaum ela é d+ pq sobra amor todus us moradores dessa cidade se dão bem niguem fala mal um do otro... Essa é a minha cidade coração a cidade que sempre vai ta aki ó ♥
Por: Daiiany

NAO VIVO EM DOURADO. MAS AMO COMO SE TIVESSE NASCIDO AI, POIS VISITO SEMPRE, E ESTOU MUITO TRISTE DE SABER DOS ULTIMOS ACONTECIMENTOS POLICIAIS.
Por: MEL MARANGONI

adoreiiii essa cidadee de coraçãoo é mt boa e eu a amoo de maiss bj grande pessoal q assesa esse blog bjs de ilana gallassi
Por: ilana

Sou Douradense, Fanfarra,Futebol,Natação, tudo em fim participei, foi os anos melhores de minha vida, fiquei ai até os meus 18 anos, sempre estou ai, orgulho-me de ter tipo o privilégio de nascer ai, foi filho e de familia DAvoglio, meu avó foi uma pessoa que construi Dourado, sem duvida foi o maior construtor (Hospital/Prefeitura/etc. Falo de Cezar DAvoglio Parabens minha cidade, amo-a muito Julio
Por: JULIO CEZAR DAVOGLIO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dourado
Fundação:
1897
Altitude:
706m
População:
8.712 habitantes
Área:
206,5km²
Densidade Demográfica:
42,19hab/km²
CEP:
13590-000

Envie seu comentário sobre Dourado