Dois Córregos

Dois Córregos-SP
banner

Bem-vindo a Dois Córregos!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Dois Córregos e muitas outras opções de hospedagem na cidade Dois Córregos. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Dois Córregos.

A cidade de Dois Córregos, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1874. A localidade está em uma altitude de 673m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.089 habitantes. A área total de Dois Córregos é de 634,2km², e sua densidade demográfica é de 37,98hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dois Córregos-SP é 17300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Dois Córregos

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

José Alves Mira nasceu em 1808, natural de Campanha, em Minas Gerais, de onde saiu com seu seu pequeno comboio de Ouro Fino em direção ao centro-oeste de São Paulo em busca de novas terras.

Junto com ele, veio seu irmão Luiz Mira e seu filho mais velho, João Alves de Mira e Mello. Com ele veio seu irmão Luiz de Mira e seu filho mais velho João Alves de Mira e Mello. Traziam mantimentos, principalmente, sal e toucinho, além das ferramentas e as armas para proteção pessoal. Um aspecto curioso desses comboios é que havia burros com dois enormes jacás presos em seus lombos, aonde vinham às crianças e os idosos.

José Alves Mira chegou ao distrito de Brotas por volta de 1846. Nessa época os comboios já contavam com trilhas batidas para caminhar. Os mapas indicavam o planalto ocidental paulista em grande parte, como "zona desconhecida", quando sequer Bauru existia. Desse modo, José Alves Mira sabia que aqui teria terras disponíveis e certamente chegou informado sobre as condições da região. Passando pelo povoado de Brotas, seguiu até atingir as terras da Queixada, um dos bairros do futuro município de Dois Córregos, instalando-se nas imediações.

As condições de vida da região e a fundação da capela de "Dois Córregos"

Sendo os primeiros habitantes de nossa região provenientes do Sul de minas, podemos afirmar que os costumes mineiros prevaleciam. Desse modo, a criação de gado, gênero suíno e a fabricação de queijo eram atividades indispensáveis, sem contar a plantação de arroz, feijão, café, fumo, milho e algodão.

As mulheres, desde meninas, tinham de aprender a manejar o tear, não apenas na preparação do enxoval, mas para vestir os membros da família. Colhia-se o algodão para que a roupa fosse feita, a coloração era dada a partir da tinta anil vinda dos distantes centros de comércio, das sementes vermelhas do urucum à disposição, além do branco natural, quase sempre alvejado com a utilização do anil em contato com a água. Mas se a circunstância exigisse a cor preta do luto, o próprio carvão vegetal solucionaria o problema.

A chegada de novos comboios (mineiros em busca das terras periféricas) e o conseqüente aumento da população tornou necessário a construção de uma capela, principalmente porque a capela de Brotas ficava muito distante, tendo nada menos que o rio Jacaré - Pepira e a serra de Brotas como obstáculo. Conforme depoimentos, José Alves Mira soltou um carro de boi carregado de madeiras, na descida da estrada do Prata, acima da margem direita do rio do Quinca, com a condição de construir a capela no local onde o carro de boi parasse. O carro de boi parou atrás do local onde hoje se ergue a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. E em 4 de Fevereiro de 1856 foi inaugurada a capela, feita de barro e coberta de sapé. Foram, depois, esquadrados os quarteirões para o início da povoação urbana.

Em 1856 José Alves Mira e Mariano Lopes, proprietários da Fazenda Rio do Peixe, resolveram doar vinte alqueires de terra da mencionada fazenda sob a invocação de Divino Espírito Santo, onde se constituiria no local a cidade de Dois Córregos. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

dois-correguense

População:

24.768 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bauru   

Limites:

Mineiros do Tietê, Brotas, Torrinha, Jaú  

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) 

Distâncias:

Da Capital:

221 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Jaú

É um rio brasileiro do Estado de São Paulo, afluente do rio Tietê, nasce na município de Torrinha, atravessa Dois Córregos e Jaú. Desagua próximo a Itapuí. O trajeto tem mais ou menos 60 quilômetros.

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo

Igreja de Nossa Senhora da Aparecida 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS CÓRREGOS - DISTRITO DE GUARAPUÁ

E-mail:

Telefones: (14) 3652-9500 

Sites: http://www.doiscorregos.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:
 
Rua 13 de Maio, 556-A - Bairro: Centro    
Dois Córregos-SP - CEP: 17300-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (14) 3652-1644
 
Obs: A serventia lavra atos notariais, exceto escrituras públicas. Guarda o acervo do Cartório de Registro Civil do distrito de Guarapuã.
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h30.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Dois Córregos

ola pessol de dois corregos quero deixar um abraco para todos
Por: andre

DOIS CÓRREGOS TEM LENDAS, COMO A DO UNHUDO E DA NOIVA DO JARDIM, TEM BELÍSSIMAS CACHOEIRAS, GENTE TRANQUILA E HOSPITALEIRA E CALMARIA DE QUEM PROCURA SOSSEGO COMBINADO COM NATUREZA... VENHA PRA CÁ...
Por: CLAUDIA

Em 1973, com 16 anos, mochila nas costas, embarquei no trem em S.Paulo com destino a Dois Corregos para rever e conhecer parentes. Foi um passeio espetacular, pois alem de rever e conhecer parentes, tive a oportunidade de ter o meu primeiro contato com o ambiente rural de uma linda cidade com povo muito simpatico e hospitaleiro. Nos finais de semana à noite iamos à praça da matriz (as moças andavam em uma direção e os rapazes na direção inversa, e, os olhares e paqueras se entrelaçavam. É claro, não podia ter nenhum rapaz de Jaú). La cheguei ate a tocar boiada, e, olha que foi a primeira vez que montei um cavalo! La conheci muita gente boa, joguei xadrez com um criador de orquideas e tambem guardo boas lembranças.Hoje com 52 anos o que me conforta a saudade, são as lembranças boas que tenho de Dois Corregos e de seu povo lindo e hospitaleiro. Abraços a todos.
Por: Francisco Assis de Vasconcelos Neto

Gostaria que publicassem fotos da A.A.Mocoembu dos anos 80. Ficaria Muito grato. Afinal é um nome de tradição e muto conhecido na região.
Por: Victor

Meus pais Nelson Augusto e Julia Rebello Augusto, hoje falecidos nasceram se casaram e viveram algum tempo em Dois Córregos. Tenho familiares que ainda residem nessa cidade e pretendo voltar aí para relembrar minha infância, então gostaria de saber de um hotel aconchegante e tranquilo para me hospedar. Grata pela atenção e carinho desse povo maravilhoso. Gersoní
Por: GERSONÍ AUGUSTO

Sou natural de Dois Corregos, nasci em 25/11/1939.Em 1948,minha familia mudou-se para São Paulo.Não tive oportunidade de voltar para essa minha linda cidade.Porém, pretendo fazer isto brevemente.Gostaria de recer algum retorno,sobre oa minha terra natal. Antecipadamente,agradeço.
Por: Rubens dos Santos Vespasiano

Não visitei,mas já vi muitas votos,meu namorado é dai,Horacio Pires Junior.Vamos morar juntos e eu quero ficar alguns dias ai p/ conhecer.Por fotos ai é um verdadeiro paraiso.Adorei deixar o meu comentarioBjos.
Por: Jeronima Maria Luiz

Eu nasci em Dois Corregos. Tenho parte da família aí. Amo esta cidade!!!
Por: Aparecida Guerra Reis

Eu moro em dois corregos é muito legal essa cidade é maravilhosa amo muito essa cidade..♥
Por: Marina Almeida

Atenção Doiscorreguenses que moram em todos os cantos do Brasil. Acabamos de conquistar o direito de restaurar nossa Estação Ferroviária. Uma das mais bonitas existentes. Precisamos resgatar fotos e materiais que fizeram parte do prédio. Quem tiver ou souber onde encontramos materiais por favor entre em contato com nossa prefeitura. pode ser pelo e-mail [email protected]. quanto às fotos dos anos 80 que pediram do Mokoembu, sei quem tem fotos, entre em contato por e-mail, que vou procurar juntar material. Aguardo, Kátia Marmontel Voltolim
Por: Kátia M. Voltolim

a cidade é bem calma e muito pequena meus parentes morÃO la e é bem gostosa de morar e tem uma sorveteria chamada ponto chique e muito mas muito boa la .
Por: carlos

muito linda a cidade estou me preparando para ir mora ai em breve pois qro um lugar asisim pra construi uma vida naova
Por: alana silva

meus antepassados viveram nessa região, e comentavam muito sobre a região , principalmente as fazendas de café. eu achei, através das fotos uma região muito bela, e a cidade e os monumentos maravilhosos! Parabéns!!!!!!!
Por: Ondina

Meu Pai nasceu em Dois Corregos e fui algumas vezes com ele e minha mãe e meus irmãos e posteriormente conheci uma pessoa maravilhosa muita amiga a Rosa Napolitano e tenho o maior carinho por esta cidade, pois minhas raízes começaram aí e gostaria muito de encontrar meus parentes - meu Pai infelizmente falecido - Octávio Machi...Abraços a todos e felicidades.
Por: Claudemir Machi

Conheço Dois Corregos, na verdade acho que a familia deu-se inicio nesta cidade quando a nona desceu do trem vinda de Santos onde desembarcou em navio de imigrantes italianos. Maria Lucchesi - e foi em Dois Corregos que teve todos os seus 10 filhos, vindo também a falecer no Município. Gracias
Por: marta siefer

nossa eu jurava que iria detesta-la mais não ,adorei a cidade o pessoal e tudo ela é linda aconchegante e hospitaleira da vontade de não sair nunca mais dessa tranquilidade que é essa cidade.
Por: Renata Gonçalves

dois corregos é uma maravilha boa cidade para se morar e para andar
Por: silvia

minha Cidade amizade quem.aqui visitar nãõ deixa de voltar!amo minha cidade!!!!
Por: Vera Santiago

é a cidade mais acolhedora que conheço sinto muita saudade desse lugar onde nasci e vivi minha vida toda e onde vivi parte de mim minha filha e familia
Por: tatiana carolina gregio

NASCI E MOREI AI ATE OS MEUS 26ANOS DEPOIS FUI PARA O RIO DEJANEIRO EAGORA EM CURITIBA MAS NUNCA ESQUEÇO DC POIS OCLIMA MARAVILHOSO QUE SENTIMOS NA PELE EO CHEIRO DE SUAS FLORES SÃO INESQUECIVEIS
Por: TERESINHANCARLOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dois Córregos
Fundação:
1874
Altitude:
673m
População:
24.089 habitantes
Área:
634,2km²
Densidade Demográfica:
37,98hab/km²
CEP:
17300-000

Envie seu comentário sobre Dois Córregos

banner