Cajuru

Cajuru-SP
banner

Bem-vindo a Cajuru!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Cajuru e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Cajuru.

A cidade de Cajuru, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1865. A localidade está em uma altitude de 775m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.480 habitantes. A área total de Cajuru é de 662,5km², e sua densidade demográfica é de 29,4hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cajuru-SP é 14240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cajuru

 

Roteiros do Brasil

Região Norte Paulista

Cajuru, Terra da Hospitalidade

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 11 de novembro de 1821, dona Maria Pires de Araújo e seus filhos doaram o terreno para a formação do povoado, onde foi construída uma capela que se tornou capela curada em 16 de março de 1835, com o nome de São Bento do Cajuru, em terras do município de Batatais.
Com o crescimento do lugar, em 19 de fevereiro de 1846, foi criada a freguesia com o nome de Cajuru, do município de Casa Branca, e transferida para o município de Batatais em 10 de junho de 1850. Somente 15 anos mais tarde, em 18 de março de 1865, foi elevada a vila.  

Significado do Nome

O atual município de Cajuru, que, em tupi-guarani, significa “a entrada do sertão” (caá, “mata” e yuru, “boca ou entrada”), originou-se de um antigo pouso de tropeiros e boiadeiros, onde hoje está assentada a cidade.  

Aniversário da Cidade:

18 de Agosto 

Gentílico:

cajuruense

População:

23.378 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical Temperado 

Temperatura Média:

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Ribeirão Preto 

Limites:

Altinópolis, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo. 

Acesso Rodoviário:

SP-351, SP-338, SP-333

Distâncias:

Da Capital:

261 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária 

Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1912-1966)
SAMPAIO MOREIRA
Município de Cajuru, SP
Ramal de Cajuru - km 43,876   SP-2819
Inauguração: 15.09.1912
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1912 
 
Histórico da Linha: A ferrovia que saía da estação de Santos Dumont, aberta em 5/6/1908 por Henrique Santos Dumont, proprietário da fazenda London, foi comprada pela Mogiana em 15/12/1909, transformando-se no Ramal de Santos Dumont. A fazenda, que então já se chamava Amália, era o ponto final da linha, que foi aberta ao tráfego público em 26/4/1910, já com a estação terminal de Corredeira, construída pela CM. Tinha bitola métrica, e em 1912 o ramal chegou a Cajuru. Funcionou por mais de 50 anos, tendo o seu trecho entre Amália e Cajuru sido fechado em 19/6/1966, e o trecho que restou, em 3/1/1967. Este, entretanto, ainda serviu como desvio particular da Fazenda Amália, já estão de propriedade dos Matarazzo, por muitos anos. Hoje o desvio foi extinto e os trilhos já retirados.
 
A Estação: A estação de Sampaio Moreira foi aberta em 1912, já no prolongamento do antigo ramal de Santos Dumont. Foi fechada em 16/09/66 (*RM-1966), com o fechamento do ramal no trecho entre Amália e Cajuru. Atualmente, em terras da fazenda Santa Cecília, em Cajuru, está abandonada e com planos de reforma pelo dono do prédio.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 EVENTOS

- Feira de Turismo, Artesanato e Gastronomia - Circuito Paulista Café com Leite.

 Janeiro

- Folia de Reis

12 - Festa de Santo Antônio

20 – Festa de São Sebastião

- São Bento (Padroeiro da cidade), além de uma extensa programação de teatro, espetáculos de dança, bailes e festas temáticas. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJURU

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3667-9911 / 3011

Sites: http://www.cajuru.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: (16) 3667-1803

Email: [email protected]

Rodoviária: 

Av. Jorn Aderbal G. Stresser n.º12
Telefone:
 
EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE: 

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS: 

R Sampaio Moreira 697 - Centro
Cajuru, SP | CEP: 14240-000
Telefone: (16) 3667-4627

CARTÓRIO ELEITORAL:

32ª ZONA ELEITORAL

R José Bonifacio 817 - Centro
Cajuru, SP | CEP: 14240-000
Telefone: (16) 3667-3371

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

   

Comentários de Cajuru

cajuru e uma cidade hospitaleira cheia de esperança. parabens cajuru!
Por: leidiane

Estou morando em Ribeirão preto e não estou acostumando com o clima e a cidade muito grande e cara. Gostaria de saber mais sobre Cajuru, pois, através de comentários fiquei sabendo que é muito boa para morar, e uma cidade pequena e acolhedora. Estou tentando buscar imobiliarias na internet, mas não estou conseguindo, gostaria de sabre se podem me ajudar a obter mais informações sobre a cidade, como: imobiliaria, casas pra vender ou alugar, se há facilidade de vagas em escola. Desde já agradeço Grande abraço, e aguardo ansiosa.
Por: Edna

A cidade de Cajuru mora no meu coração. Sou nascida em S.P., mas passei toda minha infância e adolescência em todos os feriados e férias da minha vida. Fui muito feliz .... Quem sabe na minha velhice realizo o meu sonho de morar nesta linda cidade.... saudades Maria Cristina Osório
Por: Maria Cristina Fonseca Osório do Nascimento

como vejo fotos do antigo pesqueiro do Lelo como um dia estive no local quero saber como esta hoje
Por: antonia

sou filha de cajuru morei nas fazendas há muitos anos fui muito feliz nesta cidade tenho muitos parentens meu pai chama-se uria o q. carrego comigo é muita saudade da minha infancia e juventude me casei na igreja de são bento querida cidade quem te conhece jamais te esquece recomendo a todos prestigiar e gozar desta localidade tão bela.
Por: margarida martins

Cidade em que meu Pai nasceu infelizmente ele já não esta mais entre nós filho de Pessoas que ajudaram a construir esta cidade os Carvalhos e Soares, Tio Laor , meu pai Leandro Soares filho de José Soares e Julieta de Carvalho Soares, ainda sonho em voltar a Cajuru, Deus abençõe nossos irmaõs de Cajuru
Por: José Carlos Soares

Cajuru fica ao lado de Cássia dos Coqueiros é a terra do Jorge Cajuru o comentarista e o que mais gosto dela são as pessoas são simples, educadas e a cidade é antiga com pequenos hoteis familiares e tem até albergue é muito quente mas é claro que tem muitas cachoeiras não conheço todas mais são mais de 22.
Por: Rebeca

ola sou de maua-sp e visitei a cidade em fevereiro me apaixonei pois participei de festas de carnaval totalmente gratuitos e de otima qualidade, enfim deu uma passeada na pracinha estao de parabens!
Por: deb

Hoje eu vi 120 fotos de cajurú e regiao adoro ver,hoje tenho 62 anos.Matei um pouquinho a saudade que tenho desta cidade maravilhosa.Morei em santa cruz da esperança estudei uma das minha professora era dona IRIS esposa de GERALDO TORRANO,gostava muito dela,morei na fazenda na epoca era FAZENDA dos fonseca adoraria ver fotos deste lugar tenho muitas saudade daquelas montanhas das caminhadas entre as montanhas enfim saudades,saudades e saudades.
Por: margarida martins

conheco Cajuru morei um tempo nessacidade maravilhosa, fiz muitos amigos ,Marcelo Beleboni Rina de Carvaho.trnho muitas saudades. BETO
Por: beto pernanbuco

Meu Pai é natural de cajuru Ludgerio Pereira Dias,meus tios Pedro Jorge e Flosino,Joana e Rosa Pereira Dias, tenho primos ,e primas que reside em cajuru. a ultima vez que,fui em cajuru foi em1959 Abraços a todos, e na familia Perera Dias
Por: Antonio Carlos Dias

Sou natural de São Paulo Capital, no entanto, moro 25 anos em Cuiabá-MT. Sou pedagoga, e estou na função de coordenadora pedagógica na Prefeitura de Cuiabá, lutando pela melhoria na educação de nossos alunos e alunas. E é com muita satisfação e alegria que PARABENIZO este munícípio pelo desempenho na educação de seus alunos e alunas, onde mostra na pesquisa do IDEB - que as três melhores escolas no índice de notas obtidas em nosso país, localizam-se nesta cidade de - CAJURU. PARABÉNS TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E AO SENHOR(A) PREFEITO(A). Quero conhecer esta cidade pessoalmente,assim que puder... QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR TODOS VCS...
Por: Rosana Aparecida Pereira Ferreira

amo essa cidade onde me criei onde minha familia mora te amo cajuru
Por: emerson

PARABEMS AO NOSSO PREFEITO PELA EDUCAÇAO E DESENVOLVIMENTO DA CIDADE OK ABRAÇO....
Por: TONHAO GOLD MEAT

Nasci em Cajuru-SP e fui embora com 19 anos idade. Depois de 15 anos de viagens a inumeros estados e grandes cidades estou de volta. Meu coração sempre esteve aqui. Que linda, acolhedora, amigos, lazer, escolas, tudo é perfeito !!! Recomendo a pessoas de bom gosto que gostam de paz, harmonia e belezas.
Por: Devair da Silva

Sou nascido nesta cidade a qual jamais esquecerei Espero tão logo levar meus netos para passear nesta cidade.Sou da família raimundo , estudei no colégio estadual galdino de Castro,
Por: PASQUAL ADIR RAIMUNDOPas

SOU FILHO DESTA CIDADE, NÃO MORO MAS AÍ, MAS SEMPRE QUE POSSO VOU.
Por: rodrigo luis cipriano

estive passeando em cajuru agora em janeiro e gostei muito dai desta cidade,è muito calma è uma beleza..fou voltar mais vezes!!!!!ainda agora que meu filho vai casar com uma moça dai de cajuru.
Por: benedito rodrigues da silva

Sou filho de cajuru e fiquei famoso dentro do futebol, joguei no C,R.Cajuruense e gostaria de receber algumas fotos do passado. Sou primo do breta e da família raimundo. Adoro Cajuru e estudei no Ginásio estadual Galdino de Castro.
Por: PASQUAL ADIR RAIMUNDO

Conheço esta cidade, pois tenho muitas recordações da mesma. Sou filho desta cidade estudei , joguei futebol e tive muitos colegas , tenho família que ainda moram na cidade.
Por: PASQUAL ADIR RAIMUNDO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cajuru
Fundação:
1865
Altitude:
775m
População:
19.480 habitantes
Área:
662,5km²
Densidade Demográfica:
29,4hab/km²
CEP:
14240-000

Envie seu comentário sobre Cajuru

banner