Caiabu

Caiabu-SP
banner

Bem-vindo a Caiabu!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Caiabu, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Caiabu.

A cidade de Caiabu, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 520m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.541 habitantes. A área total de Caiabu é de 252,6km², e sua densidade demográfica é de 14,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caiabu-SP é 19530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caiabu

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Era o início de século XIX. A região entre os rios Paraná e Paranapanema e Peixe era habitada por grupos de índios guaranis, xavantes e caigangs. O primeiro desbravador do sertão do Paranapanema foi José Teodoro de Souza, que se apossou de uma porção de terra. Com a convocação da guerra do Paraguai, muitos mineiros migraram para o oeste, povoando a região.
As terras de Caiabu pertenciam ao município de Regente Feijó e foi no mesmo ano (1935) que Henrique Pedro Ferreira, morador de Indiana, estabeleceu-se em Caiabu, com o objetivo de cultivar algodão. A derrubada da mata - inicialmente os agricultores faziam a derrubada da mata com machados e, depois, a limpeza do terreno com técnica herdada dos índios - o fogo -, e as atividades agrícolas aliadas à notável fertilidade do solo, conquistaram muitos agricultores que se estabeleceram em Caiabu, formando, assim, um núcleo, ao qual, batizaram como Santo Antônio.
O senhor Marzino Machado [FOTO], foi um dos primeiros agricultores a se instalar no referido núcleo. Marzinho ajudou na derrubada da mata, na abertura de ruas e estradas, utilizando enxadas, além de organizar passeios e festas. O tempo passou e ele viria a se tornar vereador e o primeiro presidente da Câmara.
No ano de 1944, o desenvolvimento se expressa na região, e o patrimônio de Santo Antônio se transforma em distrito. Passa, então, a denominar-se Caiabu. Há uma lenda em Caiabu que reza que o nome da cidade originou-se das queimadas. Segundo moradores, como os antigos tinham o hábito de atear fogo sobre a mata derriçada, o que acabava deixando a terra queimada, daí a origem do nome Caiabu, que na língua indígena significa terra queimada. Essa época coincide com a chegada no município de Tiharu Itimura, proveniente de Álvares Machado, depois de ter comprado uma grande quantidade de terras, onde cultivava algodão. Como o solo era excelente, as colheitas também correspondiam. Isso atraiu muitas famílias que foram morar na fazenda para ajudar na colheita de algodão. O grande número de crianças fez com que o senhor Itimura construísse uma casa, onde durante a semana funcionava uma escola e aos domingos era celebrada uma cerimônia religiosa.
Com o passar do tempo o senhor Itimura doou um terreno para a construção da capela e outro para a escola do bairro Graminha. Nesta fazenda, morou durante 49 anos, vindo a falecer em 1993, aos 86 anos.
A emancipação do distrito ocorreu em 30 de dezembro de 1953 pela lei nº 2.456 e a instalação solene do município em 1º de janeiro de 1955.
A Delegacia de Polícia de Caiabu foi inaugurada em 1955, sendo o primeiro delegado o senhor Mário Kawano e como segundo suplente o senhor Jaime José da Silva. É desta data que também constam registros de sepultamento, inaugurando, assim, o cemitério municipal.
Naquela época não havia agências bancárias no município e o comércio era exercido por 35 estabelecimentos comerciais varejistas. As maiores transações eram feitas com as praças de Presidente Prudente, Martinópolis e São Paulo. As principais atividades eram a agricultura, a pecuária e a produção de leite. Em 1956, a produção agrícola alcançou níveis muito altos, sendo o algodão o destaque nesta época, quando a população total somava-se 12.725 habitantes, destes, 96% radicados na zona rural.
Na década de 60 foram inauguradas a agência do Correio (1960) e a casa da agricultura (1961). Em 1970, a população era de 7.041 habitantes, sendo 86% radicados na zona rural.
A cidade de Caiabu faz limites com os municípios de Presidente Prudente, Mariápolis, Martinópolis, Regente Feijó e Indiana. Suas coordenadas geográficas são as seguintes: 22º2 de latitude sul e 51º14 de longitude W.Gr. Sua área é de 252 km2, sendo que o município, além da sede municipal, conta com os distritos de Esperança DOeste e de Iubatinga.
 

Significado do Nome

O vocábulo Caiabu é proveniente do tupi-guarani e significa “o estrondo da queimada”.

Aniversário da Cidade:

1° de Janeiro

Gentílico:

caiabuense

População:

4.072 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Presidente Prudente  

Limites:

Presidente Prudente, Mariápolis, Martinópolis, Indiana, Regente Feijó.  

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-225 (Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó) / SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-284 (Rodovias Manilio Gobbi, Prefeito José Gagliardi e Prefeito Homero Severo Lins) / SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand) / SP-431/425 (Rodovia Salim Farah Maluf). 

Distâncias:

Da Capital:

557 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIABU

E-mail:

Telefones:  (18) 3285-1113

Sites: http://www.caiabuprefeitura.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transportes Andorinha S/A:

SAC: 0800 704 8780
deficientes Auditivos ou de Fala
Telefone: 0888 703 5203

Site: http://www.andorinha.com

Viação Garcia Ltda.

Av Brasi, 1360 box 9 Rodoviária - Vila São Jorge
Presidente Prudente, SP | CEP: 19013-000
Telefone: (18) 3223-2793

Site: http://www.viacaogarcia.com.br

Viação Motta S/A:

Fone: (18) 3345-9898 - 24 horas
Fone: (18) 3355-9840 - h. com.
Fone: (18) 3223-5688 - h. com.

Site: http://www.motta.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXO: 

RUA HENRIQUE PEDRO FERREIRA, 156 - CENTRO
CAIABÚ-SP
TELEFONE: (18) 3285-1207

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Caiabu

Caiabu é um cidade maravilhosa principalmente para quem quer paz e sossego.Repleta de verde (sitios e chacaras).Cidade melhor não há!!!!!!!!
Por: Débora

meus avos moram em caiabu eu adoro muito lá bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Por: karen regina

eu morei desde quando eu nasci ate os 9 anos e mudei para presidente prudente,esta cidade e otima eu sinto muita saudade de la,meus tios e minha vo de parte de mae moram la eu adoro aguela cidade
Por: vinicius da silva mazini

fui morador de caiabu muito tempo eu morei na fazenda do ciro bergmaschu sou ´parente do jorge ferreira conheço beto dona celina etc sou filho da dona carnozina
Por: luis carlos teixeira

fui morador de caiabu muito tempo eu morei na fazenda do ciro bergmaschu sou ´parente do jorge ferreira conheço beto dona celina etc sou filho da dona carnozina
Por: luis carlos teixeira

Caiabu não tenho palavras pra dizer dessa cidade amo,adoro de paixão pena q não posso mais viver aí minha vida agora é em São Roque mais sempre q puder vou visitar Caiabu pois a maioria da minha familia vive aí em Caiabu... Caiabu é a cidade q mais adoro visitar,adoro minha familia meus amigos q deixei em Caiabu. Caiabu é uma ótima para passar as férias, descansar,andar a cavalo enfim é uma maravilhosa amo muito tudo isso muitas saudades de Caiabu. Caiabu nunca vou esquecer...
Por: Vanderléya Alves Marques

Eu sou morador de Caiabu fico muito feliz que a nosa cidade não é esquecida por todos! Eu sou um morador de Caiabu
Por: Giovane da Silva Oliveira

Caiabu é um ótimo lugar para se morar, o clima é muito quente, possui algumas cachoeiras para poder se resfrescar, e as pessoas de lá são muito ospitaleiras. É um lugar para se admirar o nascer o pôr-do-sol, os pássaros e a tranquilidade do campo. Existe na cidade uma igreja na qual é a praça da cidade, apesar de ser uma cidade pequena tem tudo o que as pessoas precisam para sobreviver e bem, diga-se de passagem. No lugar tem posto médico, comércio, feira, postos de gasolina, escolas, apesar de não funcionarem 24 hs, como nas cidades grandes. É isso um pouco de Caiabu a cidade ospitaleira.
Por: Domingos

quero mandar um abraço á todos desta cidade e a Iubatinga minha cidade natal que apesar do tempo da distancia não os esqueci e cada vez que volto faço mais amizades. Hoje moro em Guarujá litor sul do Estado SP onde moro e recebo semore amigos dai os quais me dão muita honra e alegria. Amo voces. Umbeijo ROSILDA
Por: Rosilda Cordeiro de Souza

Sou neta de Henrique Pedro Ferreira e moro em Campo Grande MS, ja estive algumas vezes em Caiabu e achei uma cidade encantadora e tranquila.
Por: CLAUDENICE FERREIRA GOMES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caiabu
Fundação:
1953
Altitude:
520m
População:
3.541 habitantes
Área:
252,6km²
Densidade Demográfica:
14,02hab/km²
CEP:
19530-000

Envie seu comentário sobre Caiabu

banner