Cabreúva

Cabreúva-SP
banner

Bem-vindo a Cabreúva!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Cabreúva, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Cabreúva, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 24/03/1859. A localidade está em uma altitude de 650m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.126 habitantes. A área total de Cabreúva é de 260,4km², e sua densidade demográfica é de 100,33hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cabreúva-SP é 13315-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cabreúva

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cabreúva foi fundada em princípios do século XVIII por um membro da família Martins e Ramos, do Município de Itu, o qual, à procura de um lugar para instalar-se, subiu explorando a margem direita do rio Tietê até encontrar um vale encravado entre três grandes serras - que mais tarde seriam denominadas Japi, Guaxatuba e Taguá, onde, constatando o clima ameno, a fertilidade do solo e a abundância de água existentes, estabeleceu-se.
Senhor de muitos escravos e dono de grande fortuna, Martins, acompanhado pela família, ocupou a terra e dedicou-se a cultivar cana-de-açúcar para a fabricação de aguardente, dando início à instalação de engenhos que se tornariam a maior força econômica da localidade durante décadas; produzindo uma cachaça que ganhou notoriedade e tornou-se famosa muito além de suas fronteiras, dando à cidade o popular slogan de Terra da Pinga. Aproximadamente um século após a fundação, uma família de lavradores doou o terreno para a construção de uma capela, que foi erguida sob a invocação de São Benedito, mas a mesma, poucos anos depois, em virtude da precariedade da construção, desmoronou ante a força de um grande temporal.
No mesmo local, passados alguns meses, foi erigida, por um fazendeiro, uma nova capela, até que, em 1856, com recursos levantados pela comunidade, ergueu-se a Matriz atual, em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Município, que é homenageada em 15 de setembro.

Significado do Nome

O nome do Município é originário da árvore Cabreúva do tipo pardo (Myrocarpus Frondosus, da família Leguminosae-Papilionoideae) conhecida pelos índios como Kaburé-Iwa (Árvore da Coruja).
A cabreúva é muito valorizada pela densidade da madeira (0,91g/cm ³ ) e pelas propriedades medicinais do líquido aromático liberado quando se efetuam incisões no tronco, o qual produz um bálsamo muito utilizado na medicina popular.
O topônimo fixou-se em virtude da utilização de um tronco da árvore - que costuma atingir média de 25 metros de comprimento, com 90 cm de diâmetro - como pinguela (ponte) para facilitar a travessia de pedestres sobre o Ribeirão dos Padres (atualmente Ribeirão Cabreúva) às margens do qual estava o então Distrito de Paz que viria a se tornar o centro da cidade.
Também conhecida como Óleo Pardo, Pau-de-bálsamo, Cabrué, Caboriba, Cabureíba, Jataúba, Pau Dóleo... dentre outros nomes, a árvore fornece madeira principalmente para uso externo, como mourões, dormentes e vigas para pontes, além da utilização como revestimento decorativo em lambrís e painéis.
O uso paisagístico é recomendado apenas em parques e jardins de grandes dimensões, pois é planta que precisa de espaço. Desenvolve-se muito bem em formações tropicais como florestas pluviais da encosta Atlântica - com exceção para o cerrado, onde não é encontrada.
Floresce entre os meses de setembro e outubro, com amadurecimento dos frutos em novembro e dezembro, os quais, se colhidos no início da queda espontânea, podem ser utilizados para a semeadura como se fossem sementes, não devendo, no entanto, ser armazenados por período superior a 03 meses.
Para a produção de mudas, deve-se colocar as sementes para germinar logo que colhidas, em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato de matéria orgânica e argila, e mantê-las em ambiente semi-sombreado. A germinação ocorre normalmente entre o 10º e o 15º dia e o desenvolvimento das plantas é médio, alcançando 2,5 metros em 02 anos.

Aniversário da Cidade:

24 de Março 

Gentílico:

cabreuvano

População: 

41.643 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude  

Temperatura Média:

22,5º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Macro Metropolitana Paulista  

Limites:

Jundiaí, Indaituba, Itú, Araçariguama, Itupeva e Pirapora de Bom Jesus.  

Acesso Rodoviário:

Rodovias Anhanguera e dos Bandeirantes, uma vez que o acesso pela Castelo Branco é sinuoso e mal sinalizado.

Distâncias:

Da Capital:

81 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Serra do Japi 

Maciço que se estende de sudoeste para noroeste - Tombado pelo CONDEPHAAT em março de 1983 visando garantia de preservação, tem 78,8 km² de sua área no Município de Cabreúva e o restante nos municípios de Jundiaí (47,76% do total), Pirapora (10,49%) e Cajamar (0,61%).
Também conhecida por Serrania de São Roque, a serra abriga em seus 20.000 hectares uma enorme diversidade de vida animal e vegetal, além de ser responsável pela purificação do ar da região. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março 

24 - Feriado Municipal

Junho

- Festa de São Pedro (Centro)

Julho

- Romaria de Cabreúva à Pirapora

Agosto

- Festa do Senhor do Bonfim (Bairro Bonfim)
- Festa de São Roque (Centro)

Setembro

- Festa da Padroeira (Centro)
- Festa de Jesus de Nazaré (Bairro Jacaré)
- Festa Italiana (Centro)
- Festa de São Francisco (Bairro Pinhal)

Outubro

- Festa de São Benedito (Bairro Vale Verde)

Novembro

- Romaria dos bairros à Pirapora

- Comemoração pelo Aniversário do Município 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABREÚVA

E-mail:  [email protected]

Telefones: (11) 4528-8300 / 8305

Sites: http://www.cabreuva.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REG CIVIL DAS PESSOAS NAT E TABELIAO DE NOTAS: 

R Floriano Peixoto 190 - Jardim Alice
Cabreúva, SP | CEP: 13315-000
Telefone: (11) 4528-4634
 
CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE CABREUVA:

R Braz Lopes Filho 31 - Jacaré
Cabreúva, SP | CEP: 13315-000
Telefone: (11) 4529-3390

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Cabreúva

Uma cidade aconchegante e maravilhosa para descansar...
Por: Biancha

eu acho esta cidade linda e principalmente quem mora lá
Por: Jaquiele Procópio da silva

PASSEI A MINHA INFANCIA TODA AI, UMA CIDADE LINDA MINHA MÃE ERA FUNCIONARIA DO SPA RECANTO CITIO DO CHUCA, TENHO MUITAS SAUDADES DO CLIMA DESSA CIDADE.GOSTARIA DE PODER VOLTAR.REVER OS AMIGOS QUE DEIXEI.VOLTEI PRA MINHA CIDADE, CAMPINA GRANDE NA PB.FAZEM 16 ANOS QUE VINHEMOS EU, MINHA MÃE MEU IRMÃO. VIVEMOS DIAS FELIZES AI . PRA QUEM MORA AI APROVEITE A SUA CIDADE AO MAXIMO ELA E LINDA E TEM MUITOS LUGARES LEGAL PARA CONHEÇER, E PRA QUEM QUER PASSAR FERIAS ESSE E UM LUGAR IDEAL.
Por: ERICA SILVA

Oi pessoal eu conheço muito bem Cabreúva pois minha mãe mora ai e tbm temos um pedaço de terra da gente Gente a cidadeé muito linda temos os pontos de turismo ñ são grande como de muita cadade por ai mais temos nossa cutura bjs e vão conhece lá
Por: Danieli Alves de Oliveira

Oi pessoal a cidade de Cabreuva é linda mesmo pois minha mãe mora ai e eu tenho ogulho da cidade onde minha familia mora pois eu tenho o sangue da cidade eu moro distantante da cidade mais eu amo a cidade
Por: Danielli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cabreúva
Fundação:
24/03/1859
Altitude:
650m
População:
26.126 habitantes
Área:
260,4km²
Densidade Demográfica:
100,33hab/km²
CEP:
13315-000

Envie seu comentário sobre Cabreúva