Borborema

Borborema-SP
banner

Bem-vindo a Borborema!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Borborema, fotos, informações, os principais hotéis de Borborema, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Borborema, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1925. A localidade está em uma altitude de 429m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.748 habitantes. A área total de Borborema é de 554,1km², e sua densidade demográfica é de 23,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Borborema-SP é 14955-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Borborema

 

Roteiros do Brasil

Região

"TERRITÓRIO DOS ENXOVAIS"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 Há antigos mapas do Estado de São Paulo datados, do começo do século passado, apontam para uma grande parte do oeste identificada como “terrenos inexplorados”. A guarda avançada nessa boca de Sertão era a cidade de Araraquara. Daí em diante, rumo às barrancas do Rio Paraná até o Porto Taboado, na divisa com Mato Grosso, havia uma estrada precária. Era a via de penetração para o interior, pontilhada de lugarejos que deram origem às importantes cidades ao longo da antiga Estrada de Ferro Araraquarense. Nesse percurso, depois de Araraquara vinha Matão, o lugar mais perto e de maior conveniência para o comércio dos municípios de Boa Vista das Pedras atual Itápolis, Ibitinga, e para os poucos habitantes que se localizavam na antiga vila de Fugidos.
De 1900 em diante começou a proceder para região, desbravadores do sertão que procediam de Ribeirão Bonito, Dourado, Brotas, Bocaina e Boa Esperança do Sul. Eram posseiros que se deslocavam para esta região movidos pela fácil aquisição de terras virgens, seja por compra ou como posseiros, pois haviam muitas terras desocupadas. A posse das terras desabitadas era facilitada ao máximo, tanto que a “Fazenda Fugidos” que constituiu a maior parte do município (catorze mil alqueires aproximadamente) era propriedade, inicialmente de três posseiros. Aliás, esta é uma constante na historiografia. Há sempre alguém antes da chegada dos fundadores, índios por exemplo. No caso de Borborema, havia posseiros.
Quem conta a história é o senhor Wilson Silveira Bueno, que além de agricultor foi chefe da sede local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem, portanto, a memória bem sistematizada.
Segundo ele foram esses posseiros que deram ao ribeirão que passa pela região central da cidade e hoje é considerado o marco zero da fundação, o nome de Fugidos, que tem a seguinte história. No tempo da escravidão no Brasil, alguns escravos foragidos de fazendas nas imediações de Araraquara formaram uma espécie de quilombo nas margens desse curso d’água. Com o desbravamento do sertão, esses ex-escravos foram dispersando-se, permanecendo, porém, três negros remanescentes. Quando os posseiros chegaram encontraram os fugitivos vivendo em estado selvagem nas margens do ribeirão. Esses negros não sabiam que mais de dez anos antes em 13 de Maio de 1888, um domingo, a Princesa Isabel havia assinado a Lei Áurea, pela qual ficava abolida a escravidão no Brasil.
Não são conhecidos os nomes dos primeiros posseiros e tampouco os dos escravos fugidos. Porém, os negros deixaram registros na linguagem regional. Deram nome ao ribeirão que corta o município e ao próprio povoado, nos seus primórdios. Mas é uma referência apenas à sua condição, de fugitivos assim como nas terras entre Araraquara e São Carlos onde existia um Quilombo, que deu nome a uma sesmaria.
A divisão dessa fazenda, iniciou-se em 1902, sendo os conseqüentes limites e correções das áreas subdivididas, homologadas por sentença judicial no juizado da comarca de Boa Vista das Pedras (Itápolis), em 1903. Os trabalhos de agrimensura foram feitos pelo engenheiro doutor Vitor Garbarino, residente em Novo Horizonte.
Nessa época, já havia diversos moradores que procuravam unir-se para fundar um patrimônio, lugar para reunir os habitantes dispersos. Os primeiros que aqui chegaram, contribuindo para a formação do novo arraial foram José Claudino do Nascimento, Antônio Flávio Simões, José Rosa da Silva, Pedro Maximiniano, Florêncio Baldino e Nicolau Pizzolante. 

Significado do Nome

(Do tupi, bor-bor-e’yma) Lugar sem pessoas, deserto. Conforme a prefeitura, este nome foi sugerido por Nicolau Pizzolante apenas e tão somente porque gostou da sonoridade da palavra.

O interessante, porém, é notar o processo de composição pelo qual o topônimo foi formado: bora ou porá significa pessoa; a duplicação bor-bora nos dá a  idéia de muitas pessoas, um lugar muito habitado; e’yma é, por sua vez, uma partícula de negação; assim, bor-bora-e’yma seria um lugar não muito habitado, ou melhor, e para que se entenda o real valor desta construção em tupi, “um lugar muito não habitado”, e se pudéssemos, é claro, usar essa construção no português corrente.

A propósito e apenas para assinalar que a liberdade poética pode, por vezes, ensejar construções tão insólitas quanto, ou semelhantes, mencione-se o poeta Ode Marítima, fala de “um cais cheio de pouca gente”. Borborema pertenceu ao município de Itápolis. 

Aniversário da Cidade:

21 de Março  

Gentílico:

borboremense

População:

14.532 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Borborema-SP, é conhecido como o "Território dos Enxovais" e vende artigos de cama-mesa-banho bordado para todo o Brasil.

Borborema-SP, possui mais de 50 lojas de fábrica no seguimento de cama-mesa-banho bordados e atende todo o Brasil. A Prainha Municipal de Borborema-SP (Prainha do Juqueta como é mais conhecida) recebe centenas de turistas todos os finais de semana, já que o Rio Tietê em Borborema não é poluido.


Clima:

Tropical de altitude  

Temperatura Média:

 21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Araraquara 

Limites:

Novo Horizonte, Itápolis, Ibitinga e Itajobi 

Acesso Rodoviário:

SP-333 - SP-304

Distâncias:

Da Capital:

390 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BORBOREMA

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3266-1368 -

 1632669200

Sites: http://www.camaraborborema.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Empresa Cruz Ltda.

Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS
 
Rua Quintino Bocaiúva, 840 - Bairro: Centro    
Borborema-SP - CEP: 14955-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (16) 3266-3248 Fax: (16) 3266-3248
 
Obs: Recebimento do acervo do Registro Civil em 19/11/2009, anteriormente prestado pelo Tabelionato de Notas local.
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30. Sábado, das 9h às 12h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
 
TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS:
 
Rua Dr. Valentim Gentil, 42 - Bairro: Centro    
Borborema-SP - CEP: 14955-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (16) 3266-1418
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títu 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Borborema

NACIDA EM BORBOREMA VIVO EM SÃO PAULO PORQUE SOU CASADA MINHA FAMILIA MORA EM BORBOREMA TODO ANO VISITO A CIDADE DO MEU CORAÇÃO BEIJO PARA TODOS
Por: JOANA BENEDITA DE OLIVEIRA BONI

Santo Andre, 29 de Janeiro de 2009 Prezados Senhores(a) boboremense, nasci nesta querida Borborema, mais precisamente no Bairro dos Fugidos, na fazenda Boa Vista de propriedade de meu avo. Minha Primeira escola foi Escola Municipal do Bairro da Queimada, onde ia a cavalo com chuva, ou sem chuva. Pesquei muito no Ribeirao dos Fugidos,peixe que gostava de pescar era a famosa Tabarana, e o Dourado. Cheguei a correr de alguns Jacares. Pois e, minha gente hoje sou obrigado morar täo distante de minha Terra Natal, muito embora aqui consegui estudar um pouco mais,, Sou Tecnico de Segurança do Trabalho, e Sou Despchante Documentalista, Diretor Tecnico de Ensino de Transito, e Instrutor Tecnico de Transito. Mas sinto muita saudades de minha terra natal...ainda voltarei se Deus quiser... Felicidades a todos os meus Borboremense, e minha mäe que ai reside. Um abraço a todos.. do filho de sempre.. Kincas
Por: JOAQUIM KINCAS DE OLIVEIRA

Santo Andre, 23 de Fevereiro de 2.009 Com muito orgulho quando perguntam-me qual minhanaturalidade eu digo com enfase sou Boboremense de nascimento e de coraçäo . Nasci no bairro dos fugidos, na fazenda que era de meu avo, e que depois ficou para meus pais, Minha primeiro escola Era Escola Municipal do Bairro da Queimada Municipio de Itapolis-SA.P. Ia a escola a cavalo, levantava as 5hs00 da manhä, pra chegar a escola as 8hs00. No retorno da escola passava na fazendo do Sr. Paulo LOpes, e la eu tomava um belo cafe da tarde com direito a queijo, requeijäo, päo de batata, e carne de porco tirado da lata de banha, apòs este modesto lanchinho eu ia para Fazenda Fugidäo, que hoe pertence a familia Pessutt, (cujo filho mais velho foi meu colega no Ginasio Estadual D. Gastöa Liberal Pinto de Borborema,( cujo nome è Hemes Pessutti). Muita Saudade de minha terra natal....um abraço a todos os Borboremense. Kincas
Por: Joaquim Kincas de Oliveira

Que beleza poder rever esta cidade. Sou nascida aí , no Bairro Tanquinho,tenho muito orgulho.Gostaria de ver mais fotos dela. Um abraço
Por: Angela Mª Mercurio Alebrandt

sim ja morei ai quando criansa agora vizito ai por k minha familia moran ai
Por: noeme

foi interessante achar uma cidade com meu sobrenome. pois eu nen sabia
Por: brunoborborema

Sou de Araraquara, amo Borba apelido carinhoso que foi dado a esta linda cidade. As pescarias de são incriveis.
Por: Ricardo Alexandre Botelho

Sou Borboremense, com muito orgulho. Nasci no Bairro dos Fugidos, minha primeira escola foia a Escola Municipal do Bairro da Queimada, Comarca de Itapolis. Muito me orgulho ser filho de Borborema.. No meu tempo havia muita Onça, e Macacos.muita mata, muita gente boa. Sou um pouco poeta.
Por: joaquim kincas de oliveira

Boa tarde meu querido povo borboremense. Muita saudades, de minha terra natal. Nasci no Bairro dos Fugidos, Fazenda que era de meu avo, onde tinha muitos animais selvagens, como por exemplo..Onça, Cateto, Muita capivara, Paca, Cotia, Veado, Macaco etc. Nesta Fazenda que tenho as Escrituras até a presente data, Fasia-se muita Rapadura, Pinga Caseira, Melado, Farinha de Milho, Queijo, Requeijão, e muito Peixe no Ribeirão dos Fugidos, Algumas dessas Escrituras tem fatos interessante, por exemplo um porco gordo, foi trocado em troca de 23 alqueires. Felicidades ao meu querido povo borboremense... Kincas
Por: joaquim kincas de oliveira

eu queria moito conhece esa cidade maravilhosa cidade linda srsr
Por: ironaldocc

Sou de borborema + atualmente moro em itanhaem pq sou casada e meu marido e daqui e bom ir a praia mas sinto falta de minha familia que mora toda em borborema.
Por: leonir paula vicente fonseca

Não conheço ainda mas já ouvi falar muito,e tenho mae,tio,primos,irmã e cunhado morando nessa cidade linda,tenha certeza de que vou conhecer logo,logo.
Por: Glauciene Oliveira Almeida

Sou de Olimpia-sp estive em Borborema, achei uma cidade incrivel, tirei algumas fotos, da igreja matriz, do jardim, na época tinha alguns´pés de azaléia toda florida, me apaixonei pela beleza das flores. Parabéns
Por: marli

Nasci em Borborema, com muito orgulho, no Bairro dos Fugidos em Havia a fazenda de meu avo. Cuja fazenda fazia divisa com a Fazendo do Sr. Guilherne Green, e Fazenda do Sr. Tonico Ismael, e Pedro Lopes, e um cantinho da Fazenda do Sr. Orlando Zancaner... Estudei o primeiro ano do primario na Escola Muncipal do Bairro da Queimada, terminando meu Primario no Grupo Escolar Manoel Silveira Bueno, e Meu Ginasial, (Ginasio Estadual D. Gastão Liberal Pinto), onde fiz a admição, e a primeira série Ginasial, a 4º serie, e, depois Concluindo o Segundo Grau em Santo André, no Curso Singular, quando estava na Policia Militar de São Paulo, tive muita satisfação em pertencer aquela corporação, hoje aposentado, mas sou Técnico de Segurança do Trabalho, morando em Santo Andre, onde já fui suplente de Vereador, e Candidato a Deputado Estadual pelo PMDB. Meu abraços aos meus queridos borboremense.
Por: Joaquim Kincas de Oliveira

Sou de São Carlos, tenho um amigo chamado macarrão que tem um rancho no condominio Alto do Tiete, gostei tanto de pescar e observar os itens que a natureza nos fornece nesta reserva que também comprei um rancho , agora não consigo ficar longe deste pedacinho que DEUS me deu.
Por: Daniel Giacobini

Borborema, minha terra natal, toda minha familha nasceu em borborema. Meu avô materno foi jardineiro da praça da igeja, Jose Bertacci, o nono Bertacci, meu Deus fecho os olhos e tudo volta novamente, Borborema aquela cidadizinha, tambem cresceu como eu, cresci e progredi, que bençao meu Deus, mas jurei que minha ultima morada vai ser ai em Borborema. Sabe, la no Tanquinho aquela chacara que fica entre a igreja, a antiga estrada de ferro e a estradinha que vai la pa dentro, foi de meu pai Alfredo Tonelli, la pelos anos de 1956. Nosso vizinhos eram: seu Zé Baiano e dona Catarina rendera de bilrro, seu Jorge Passos e dona Lidia baizaram meu irmão caçula o Zé Maria, o sitio do Alfredo Vanalle era lindo com aquele riozinho cortando todo o sitio, tinha a roda dagua a bica e depois se espalhava pelo fundo da casa, e mais pra frente o sitio dos Fontana que sonho... Deus abençõe essa terra, a terra onde nasci.
Por: bene toneeli (tica, filha de Alfredo Tonelli e Beatriz B. Tonelli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Borborema
Fundação:
1925
Altitude:
429m
População:
12.748 habitantes
Área:
554,1km²
Densidade Demográfica:
23,01hab/km²
CEP:
14955-000

Envie seu comentário sobre Borborema

banner