Bocaina

Bocaina-SP
banner

Bem-vindo a Bocaina!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Bocaina, fotos, informações, os principais hotéis de Bocaina, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Bocaina, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1891. A localidade está em uma altitude de 580m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.536 habitantes. A área total de Bocaina é de 365km², e sua densidade demográfica é de 26,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bocaina-SP é 17240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Bocaina

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Bocaina teve origem na época dos grandes plantios cafeeiros. O município ergue-se com levantamento das propriedades cultivadoras da preciosa rubiácea em época que não se pode determinar ao certo. Nem mesmo as lendas tão costumeiras existem para prima onde erguer se deve, o marco inicial de nossa história. Diversos foram os produtos de fazendas que iniciaram o levantamento de nossa cidade. Fazendeiros residentes em Jaú tinham suas propriedades em terras que marginavam a estrada Jaú-Araraquara. Cresciam as propriedades, e por volta de 1885 a 1890, quando as fortes epidemias de gripe e febre amarela assolavam os Municípios de Brotas, Dois Córregos e outros, grande foi o êxodo da população desses Municípios. E, parte dos retirantes, fixou-se nessas propriedades. Com o aumento considerável da população na zona dessas fazendas, foi sugerida a idéia de levantar-se uma capela e a edificação de uma arraial, não só para a facilidade do movimento religioso, como para o comércio dos habitantes, que para as suas compras, precisavam procurar Jaú. Foi quando um grupo de fazendeiros da localidade, com Luiz Antônio Cordia, Capitão Bento Bernardes e José Inácio de Alvarenga à frente, doaram à cúria, alguns alqueires de terra, para patrimônio do arraial. Esse era localizado na estrada de uma mata, entre dois espigões, dando a aparência de uma boca da serra. Com o aumento da população, depois de incessantes pedidos, o arraial foi, em 8 de julho de 1890 transformado em Distrito Policial de São João da Bocaina, do Município de Jaú. Foi elevado a Distrito de Paz pelo Decreto nº131 de 28 de fevereiro de 1891 e a Vila (Município), pelo Decreto nº175 de 23 de maio de 1891, assinado pelo Governador Américo Brasiliense de Almeida Melo. E, ali na boca da serra, em meio de folguedos juninos, com o Capitão Bento Bernardes de Rangel, José Inácio de Alvarenga, Venâncio Garcia Simões, Vicente Ferraz de Almeida Prado, Pedro Eleutério, Luiz Antunes Cardia, Teodoro Ricardo e Assis de Vasconcelos, o povo viu erguer-se seu Município. Vibrou de entusiasmo a gente rústica da lavoura com a emancipação de seu arraial.

Após a sua emancipação, São João da Bocaina sentiu o bafejar de um progresso contínuo. De todos os municípios vizinhos, aportavam as estas paragens lavradores, homens do campo, elemento predominante pois, inicialmente, o caboclo, o brasileiro o rústico, a base onde se assentou o marco de origem para a formação de nossa gente. Só bem mais tarde, pelos idos de 1900 a 1910 surgiram os contigentes de imigrantes, com a predominância de italianos e espanhóis, que passaram a ocupar lugar de destaque entre os trabalhadores rurais, nas esferas do comércio, nas iniciativas que visam ao aumento da produção do nosso Município. Necessário entretanto se torna a afirmar das grandes plantações de café com o aproveitamento natural de terra ótima para essa cultura, foi que numa arrancada soberba, o legítimo brasileiro ergueu o Município de Bocaina. Sua evolução foi das mais rápidas. Em menos de 6 meses conseguiram seus fundadores a elevação de Distrito Policial a Município.

A instalação do Município foi realizada no dia 11 de julho de 1891.

A sede municipal foi elevada a categoria de cidade por força da lei nº1038 de 19 de Dezembro de 1906.

O município compõe-se de um só Distrito de Paz, São João da Bocaina, pelo Decreto nº9775 de 30 de Novembro de 1938.

Formado originalmente o Município de Jaú de acordo com o Decreto - Lei nº1434, de 30 de Novembro de 1944, teve alterada as suas divisas, aumentando a sua área, com áreas dos municípios de Bariri e Boa Esperança do Sul, continuando a permanecer com apenas um Distrito.

Desde a sua fundação, Bocaina está judicialmente subordinado ao Termo da Comarca de Jaú (63a zona rural eleitoral).

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

28 de Fevereiro 

Gentílico:

bocainense

População:

10.862 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de monção, inverno seco 

Temperatura Média:

26°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Microregião homogênea 22 

Limites:

Bariri, Boa Esperança do Sul, Dourado e Jaú  

Acesso Rodoviário:

Rodovia SP-255 

Distâncias:

Da Capital:

300 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

O rio Jacaré Pepira, um dos poucos rios ainda não poluído do interior paulista, possui praias naturais, mata nativa, com preservação da fauna e floLocalizações turísticas – O rio Jacaré Pepira, um dos poucos rios ainda não poluído do interior paulista, possui praias naturais, mata nativa, com preservação da fauna e flora. Três igrejas católicas: Igreja são João Batista, localizada na praça Matriz – Igreja Santa Luzia ao lado do bosque municipal e Igreja São José situada no bairro Jardim Tonon. Uma igreja presbiteriana, localizada na parte baixa da cidade. Ainda existem outras igrejas de diversas religiões. O belíssimo antiquário inclui peças especiais. A captação de água e esgoto, construído em 1908, atualmente desativado, só possui similar em uma cidade italiana. Casarões dos áureos tempos do café são propriedades disponíveis para o turismo rural ou ecológico. Abrigam verdadeiros museus natos, com aparatos para lavagem e secagem do café, utensílios próprios que já possuem um século de tradição. Prédios públicos com destaque para a Câmara Municipal, cuja edificação, construída em 1908 no centro de um amplo jardim, ostenta uma forma não comum. O Grupo Escolar é outra edificação histórica construída por Torelo De Nicci entre 1907/1908. 

Igreja Matriz

Na Igreja Matriz de São João Batista de Bocaina, idealizada pelo Padre Mariano Cúria, construída entre 1907 e 1910, estão expostas as 13 telas de arte sacra do pintor Benedito Calixto. No seu aspecto arquitetônico e estilo de arte, é um exemplar do estilo Renascentista: resumem a fórmula romana nas linhas internas do arco-cruzeiro, a tradição gótica na estrutura global arquitetônica, a elegância de capitéis de ordem compósita que conjuga a graça coríntia e a simplicidade jônica, e vitrais belgas coloridos com divisões de estanho.
 
Casarões Antigos

Bocaina possue vários casarões antigos que foram construidos na época da cafeicultura.

Rio Jacaré Pepira

O município de Bocaina é cortado pelo Rio Jacaré Pepira, tido como um dos últimos rios não poluídos do estado. Suas margens, em grande maioria, mantém a mata ciliar preservada e os peixes ainda são encontrados com fartura.

Jardim

São figuras ornamentais que retratam fatos que ocorreram no mundo. Elas estão localizadas na Praça de Santa Luzia.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOCAÍNA

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3666-8000

Sites: http://www.bocaina.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO:

R Marechal Floriano Peixoto 158 - Centro
Bocaina, SP | CEP: 17240-000
Telefone: (14) 3666-1270
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Bocaina

Adorei conhecer Bocaina,estou morando na cidade de Bariri ja uns 5 anos.Estive em Bocaina para minha filha prestar um concurso de professora adoramos a cidade. Muita linda e o povo muito cordial.Seria uma das nossas preferidas até para morar.Sou de S.P. Um gde abraço para todos vcs.
Por: maria jose nabia do lago

conheci a cidade à muito tempo atrás,precisamente em 1984..na época do prefeito alfredo sormani,estava em um programa da cidade de praia grande do redescobrindo o interior.amei a cidade e os moradores foram muito hospitaleiro..hoje estou casado e moro ainda em praia grande mas pretendo voltar a esta maravilhosa cidade..um beijo no coração de todos bocainense.
Por: benedito ribeiro

SOU NASCIDO NESTA CIDADE E NAO CONSIGO ACOSTUMAR ONDE ESTOU MORANDO HOJE.GOSTARIA DE RECEBER VIDEOS DE BOCAINA ATUAL,POIS JA FAZ 36ANOS QUE DEIXEI MINHA TERRA NATAL
Por: OLIVALDO

MUITO ME ORGULHO EM TER NO MEU SOBRENOME DE BOCAINA, ESTE SOBRENOME FOI ME DADO PELA MINHA MÃE E MEU AVÔ (TODOS BOCAINA) E A PARTIR DO MEU CASAMENTO MEUS 02 FILHOS TEEM O SOBRENOME BOCAINA, OK, GRATO PELA ATENÇÃO.
Por: WALDIR BOCAINA DOS SANTOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bocaina
Fundação:
1891
Altitude:
580m
População:
9.536 habitantes
Área:
365km²
Densidade Demográfica:
26,13hab/km²
CEP:
17240-000

Envie seu comentário sobre Bocaina

banner