Bernardino de Campos

Bernardino de Campos-SP
banner

Bem-vindo a Bernardino de Campos!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Bernardino de Campos, informações e fotos da maravilhosa Bernardino de Campos. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Bernardino de Campos, recomendadas por internautas.

Informações de Bernardino de Campos

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Corria o ano de 1878. O Estado de São Paulo tinha grande parte do seu território, principalmente o Centro-Oeste, que conservava a pujança da mata tropical, plena de madeiras de lei – peroba, marfim, guarita, cedro, canela, caviúna, etc..., seu solo, maioria de terra-roxa, aguardava a presença dos plantadores de café (famoso Ouro Verde), que iria recobrir os morros e vales da Sorocabana.
Foi em 1879 que o Capitão Manoel Joaquim de Lemos, vindo de Rio Novo (Avaré), comprou 5 alqueires de terras na localidade chamada Douradão.
Concluindo pela Paleofitogeografia da nossa área, a comitiva do Capitão (a carro-de-boi) deve ter vindo do Rio Novo (Avaré) pela vegetação do campo cerrado que existia numa faixa no sentido leste-oeste, passando pelo sul de Cerqueira César/ SP, sul de São Berto/ SP, região atual da fazenda Ataliba Leonel, já em terras bernardinenses, passando pelas bandas da Água Virtuosa; depois, próximo da propriedade dos Castilhos, atravessando a atual rodovia que dá acesso a Raposo Tavares e chegando às margens do córrego Douradão, onde até hoje existe um cemitério com alguns túmulos (infelizmente, sem nenhuma conservação).
Por volta de 1886, houve a chegada de outras famílias, vindas de diversos pontos do estado, que aqui se fixaram, construindo moradias, cercando terras, cultivando lavouras e plantando principalmente café (o Ouro Verde), dando início à colonização nos solos férteis de terra-roxa e terras-mistas existentes.
No ano de 1907, a Estrada de Ferro Sorocabana rompia os sertões bravios rumo ao Porto Tibiriçá na ânsia de progresso e civilização, trazendo mais gente para a região que estava nascendo. O pequeno povoado de Douradão, que ficava a 3 Km da futura estação, deslocou-se para junto desta, passando a ser chamado de Estação da Figueira devido a existência de uma grande árvore desta espécie de fícus, muito comum na região, nas proximidades da linha férrea.
Aos poucos o povoado foi crescendo, criando-se o Distrito de Paz de Bernardino de Campos, através da Lei n.° 1.570 de 06 de dezembro de 1917, assinado pelo presidente do Estado de São Paulo, Dr. Altino Arantes. O nome de Bernardino de Campos foi atribuído em honra a Bernardino de Campos, presidente deste estado por duas vezes (1892-1896), (1902-1904). A lei Estadual de n.° 1.929, de outubro de 1923, elevou o Distrito de Paz de Bernardino de Campos à categoria de Município, Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo. A instalação aconteceu em 22 de dezembro, em prédio construído pelo Coronel Albino Alves Garcia, até que fosse construído o prédio atual. A criação da Comarca de Bernardino de Campos, ainda não foi implantada, foi criada através da Lei n.° 877 de agosto de 2000, sancionada pelo Governador Mário Covas.
O bravo fundador de Bernardino de Campos, Capitão Manoel Joaquim de Lemos, faleceu nesta cidade no ano de 1926. Aos 9 de Outubro de 1964, ocasião em que Bernardino comemorava o seu 41° aniversário de elevação a município, a cidade passou a ter cognome de “Pérola do Planalto”.
O primeiro prefeito de Bernardino de Campos foi o Coronel Albino Alves Garcia. Ele faleceu no dia 03 de dezembro de 1952.

Significado do Nome

Homenagem ao presidente do estado de São Paulo da época. 

Aniversário da Cidade:

09 de Outubro 

Gentílico:

bernardinense

População:

10.777 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical úmido, com invernos secos e verões quentes 

Temperatura Média:

19° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Localizado na Média Sorocabana, Sudoeste do Estado de São Paulo, extremo-sul da Região Sudeste do Brasil. 

Limites:

Ao norte: Município de Santa Cruz do Rio Pardo, por intermédio do Rio Pardo;
Ao Sul: Município de Piraju, através do Rio Paranapanema;
À Leste: Municípios de Óleo e Piraju;
À Oeste: Municípios de Ipaussu e Santa Cruz do Rio Pardo 

Acesso Rodoviário:

SP-270 - SP-303  

Distâncias:

Da Capital:

345 km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Pesqueiro Paraíso
Pesqueiro Cadamuro
Fazenda Califórnia
Igreja Matriz
Praça Rotariana
Coreto
Praça do Planalto
Praça da Frutap
Paróquia Nossa Senhora da Paz
Fonte Luminoso

Estação Ferroviária

E. F. Sorocabana (1908-1971)
FEPASA (1971-1998)
BERNARDINO DE CAMPOS
Município de Bernardino de Campos, SP
Linha-tronco - km 450,675 (1931)   SP-1010
Inauguração: 06.04.1908
Uso atual: fábrica de camisas (2001)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1939 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bernardino de Campos foi inaugurada em 1908. Entre esse ano e 1966 dali saía o ramal de Santa Cruz do Rio Pardo, projetado inicialmente para atingir o rio Paraná na altura do rio do Peixe, mas que nunca passou de Santa Cruz. Em 1939, o prédio original da estação foi substituído por um mais moderno, o atual. Ali próximo à estação, em 1953, ocorreu um acidente fatal: O acidente (uma explosão da caldeira da locomotiva) ocorreu por volta de 23h30 do dia 12 de setembro de 1953, no quilômetro 454 da Estrada de Ferro Sorocabana, em Bernardino de Campos, de onde saía um ramal para Santa Cruz do Rio Pardo. Foi o maior desastre já ocorrido naquela época. O maquinista Paulo Rodrigues e o foguista José Cardoso Barbosa foram arremessados longe, junto das ferragens da locomotiva, e morreram na hora. A locomotiva número 1001 vinha de Ourinhos e puxava 29 vagões de carga. A explosão ocorreu em pleno curso. No inquérito policial da delegacia de polícia de Bernardino de Campos, o acidente é narrado em tons literários. Em pleno curso a locomotiva explodiu, arremessando seus ocupantes e todas ferragens à grande distância, num troar surdo e sinistro. O guarda-trem Antonio Souza Santos e seus companheiros, os ajudante José Benedito Costa e Joaquim Pires, aos poucos se juntaram e, na noite fechada e de ventania, procuraram seus colegas que aos brados os chamavam. Como relata o delegado da época, vários carros ficaram estraçalhados e sacos de trigo, cal e ferragens se espalharam pelo chão.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BERNARDINO DE CAMPOS

E-mail:  [email protected]

Telefones: (14) 3346-1002

Sites: http://www.bernardinodecampos.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

RODOVIÁRIA: (14) 3346-2029

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL E ANEXO:

AV. GUILHERME ARRUDA CASTANHO, 161 - CENTRO
BERNARDINO DE CAMPOS-SP
TELEFONE: (14) 3346-1203

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (14) 3346-1100

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Bernardino de Campos

Que saudades da minha terra !! O lago da virtuosa ainda existe ?? E o Zè louquinho este patrimonio vivo do local ainda toca seu berrante na praçada matriz ??
Por: Geremias de Oliveira

Tenho muita saudades de Bernardino praticamente minha infancia passei nessa cidade, faz muito tempo que não vou ai. Minha Mãe é natural da cidade, a conhecida Familia Silveira, saudades e um braço a todos, sou da Capital-SP
Por: Mario Tadeu Lima Mendes

BERNARDINO DE CAMPOS, da minha adolescência !! Saudade de tudo e de todos; do campinho atrás da matriz, da lagoa Virtuosa, do ginásio M.P. Calderaro ( ainda no areião ,onde hoje é o Asilo? ) , da Rua Mal. Deodoro e da Joalheria NS Aparecida do meu pai, do Evangelista , da Casa Braga ( ...não téééémm ! ), do açougue do Edeval Mortean, filho da Dna. Rosinha , da Cantina do Paschoal Stramandinoli, da Banca do "Merchide", da relojoaria do Sr. Luiz, do Hotel Bernardino, que chegou a ser do meu pai,das Farmácias do Sr. Hernani e do Sr. Domingues ; do Zé Dentista e do Walter Filipetti , do consultório do Dr. Geraldo Pinho Maia ( curetou minha ferida contaminada, na "canela" , resultado de correr de meu irmão Eric e cair na sarjeta ) , do taxi do "Capais" e do Próximo, do Circo do Piranha( a diversão era "varar por baixo do pano "), do Chico Barbeiro, da Cooperativa de Consumo Bernardinense ( eu ia comprar...mas parava no campinho da matriz !! ) ; do bar da Dna. Angelina Cogo ; da Casa Papin, da Casa Costa do Joaquim e da Ditinha Costa, da sapataria do Baliego e a outra do Zé Scarme , da Casa Abraão , ... da evaporação no horizonte do rio Paranapanema e das pescarias lá( Sr. Pedrinho da Marcenaria );dos pintassilgos no pessegueiro de casa ,dos passeios de bicicleta do Matão até o "V "( meu pai comprou uma linda Caloi azul do Zé Soldado para mim) ,do futebol de chuteiras na AAB ( Carlão era o treinador - chutes fortes do Peru ,do Edil e do Biriba !) ,das pipas no céu azul ( como ventava ! ) dos jogos de pião , finca-finca, bolinhas de gude, soldado e ladrão....do padre Chico e das missas em latim,do cinema do Bepe Dottor,do footing na calçada do cinema...dos flertes com as meninas...( meu primeiro amor ...mas pouco correspondido; devo revelar ?? ficou viuva muito cedo !!) e dos AMIGOS ?? lembrar deles me trás lembranças de um tempo bom, muito bom: Nelsinho Mortean, Pedro Pedreira,Bananinha,Menegon Trançadô, Pedro Uji , Pedrinho e Zé Luiz Ferraz , do Abel Chinaglia ( difícil ganhar na bolinha de gude dele...só o Valmiro Prandine ) e tantos outros...e as figurinhas da cidade ? o Arfo, o Bacaiau , o Russo ,o Santa Cróis ,o Dito Preto ( que senhor goleiro ! ) ...muitos dos citados já se foram, mas continuam morando no meu coração; já se vão 46 anos que de lá saí, mas lembro-me como ontem de tudo e de todos !! SAUDADE , sempre !!
Por: Viciany

Passei minha infancia nesta cidade maravilhosa. que saudade tenho dos meus amigos a Eliane Evangelista, a Eliane Zaina e tantos outros... meu pai querido acho que muitos lembram dele o Sargento Pires agora ja aposentado do exercito como capitão. se alguem se lembrar de mim. a tania irma do edilson - me manda foto ou e mail
Por: tania

cidade mt simples e legal - preocupada com o meio ambiente, reciclagem, boa produção agricola e leiteira. A Frutap tem produtos deliciosos; o queijo da mercedes e da fatima são deliciosos; os pesqueiros desestressam qualquer um; boas artesãs. e mais ... mt mais... Visite Bernardino!
Por: nilva rubio

eu paulo ja foi morador de bernardinho de campos eu adorei trabalhe na torre de alta tenssão tudo de bom para bernardinho de campos ass. paulo de oliveira ok
Por: paulo de oliveiras

Nascida e criada na cidade de bernardino de campos amo de paixão essa cidade onde vivo trabalho e crio meus filhos amo minha cidade
Por: oliceia

É a cidade que faz parte da minha vida. Minha família, amigos antigos moram nesta cidade pequena, porém afetuosa, acolhedora. De águas puras e cachoeiras límpidas... Amo essa cidade!!! Acho que o mais lindo é o rio Panema, um dos rios mais puros que existem em São Paulo... O por do sol é lindo, dá para fazar caminhadas, andar de bike, e o vento é impagável!! Recomendo!!!
Por: Eliana

JÁ FUI A BERNARDINO POR 02 VEZES E AMEI A CIDADE, GOSTEI DO CLIMA CALMO E TRANQUILO, ESPERO VOLTAR UM DIA...TENHO CONHECIDOS NA CIDADE, POREM DEVIDO A CORRERIA DO DIA A DIA PERDI O CONTATO COM ELES, SÃO PESSOAS QUERIDAS E QUERIA OS REENCONTRAR NOVAMENTE.
Por: YARA AMABILE

Minha avó mora em Bernardino,é uma cidade pequena,não há shopping,playground...Mas é uma cidade muito boa,da para se divertir com os amigos...são pessoas muito respeitosas. Há muitos bailes e quase toda noite as pessoas vão a praça(centro),ela é muitoooo linda,principalmente no natal.As pessoas vao la e tomam um sorvete na zero grau(uma delicia)e varias outras coisas.
Por: Luana

tenho saudades do pessoal desta terra maravilhosa,eu o isac , nil, cabreiro, divão , quando juntavamos com esse pessoal dai tudo era tão maravilhoso, eu e a minha esposa logo iremos passear ai.
Por: saul teixeira

tenho saudades do povo desta cidade, pois conheço muita gente boa ai, eu o nil, o isac, o cabreiro, divão e outros malucos não saiamos deste lugar maravilhoso, abraços a todos, logo estarei ai com minha esposa.
Por: saul teixeira

nasci ai gosto muito dessa cidade .tenhos parentes .mas pouco vou ai
Por: nair pirola

Conheci Bernardino na época de adolescencia, nos anos 70,ficava hospedada no Hotel Bernardino ou na casa de Ramon Nunes que morava na Barra Funda e depois mudou-se para o centro, onde tinha uma loja de tecidos.Sempre passeava com a Maria Lucia, ia aos bailes de Carnaval,..exlecentes!!! Foi a melhor época de minha vida, pois a cidade é muito acolhedora e a familia Nunes mais ainda... Infelizmente não pude mais voltar mas sempre me lembro de cada canto da cidade onde minha mãe nasceu e onde passei dias tão felizes de minha adolescencia. Quero voltar, qualquer dia apareço... Um grande abraço a todos.
Por: Edna Artero Martins do prado

ola pessoal.,tambem quero manifestar os sentimentos que tenho por esta cidade., minha cidade natal., nasci em 1950 nesta cidade, fiquei até os meus doze anos, depois me mudei para osasco-sp, mas lembro com muita saudade dos colegas da Vila sorocabana, onde morava, nas minhas namoradas, na escola. as minhas professoras Donas DJANIRA, NAIR,GERTRUDES(essa quase arrancou a minha orelha) dona ALBINA., tambem levei muitas reguadas na cabeça., tinhamos respeitos por elas, hoje ja não existe mais esse tipo de ensino., lembro com saudades., do bar do seu joaquim, das brigas depois da aula, tinha um tal de Jacintinho, o moleque mais briguento da escola, o Zé Galo, Tininho, Paixaozinho, João Benetti, são alguns amigos... que deixaram saudades., é uma pena que não tive mais contatos, hoje quando vou em Bernardino, ainda encontro pessoas daquele tempo, as vezes com noticias de morte de alguns que eu conheci, como ex.da ultima vez tive noticia do Baliego, amigo do meu pai, mas fazer o que esta é a vida;., quando voces forem em bernardino, vou comer os pasteis dos meus primos Ezequiel e Vanda.é uma delicia, ainda mais acompanhado de um geladinha. O Saul teixeira que escreveu tambem, é o meu querido primo, é uma pena que o Nil tenha ido embora para sempre....
Por: elizeu nunes

boa tarde! fazendo pesquisas pela net encontrei a cidade de bernadino de campos me encantei com a tranquilidade que a cidade passa.gostaria de saber quais são os pontos turisticos da cidade e se possivel o site da cidade. agradeço antecipadamente o carinho de vcs....
Por: regiane daiane sabino lopes

bom dia, sou nascida em Bernardino de Campos com muito orgulho,atualmente encontro-me residindo na cidade de Praia Grande litoral paulista, mas nunca esqueci as minhas raizes, espero em breve visitar esta cidade tão acolhedora, ficarei muito grata se receber fotos e informações da cidade de Bernardino de Campos beijos a todos os meus conterrâneos Sônia Maria de Barros Rosa
Por: Sônia Maria de Barros Rosa

Bem faz 4 anos que não fui mais nessa cidade maravilhosa!quando fecho os olhos me vem a saudade,pois quando ia para berna passar as ferias iria com minha madrinha Silvia,meu padrinho Bosco,e seus filhos Samy e Bonner.Passei momentos maravilhosos e com muita alegria eu falo dessa cidade.Conheço Vera da padaria,Ruan e Brayan e outras pessoas.E uma cidade muita tranquila e gostosa .Futuramente irei comprar uma casa la.E sera com muita alegria que serei uma bernadinense.Pois EU AMO MUITO ESSA CIDADE!!!!!!!!
Por: Priscila

Cidade linda meus pais nasceram ai e foi ai justamente na festa de reis no dorado onde conheci meu grande amor da minha vida,qual sou casado e temos uma filha linda.amo essa cidade.
Por: wagner

Tenho muita saudade dessa cidade onde passei minha infancia tenho verdadeira paixÃo me mande fotos quero saber da evoluçÃo como esta nunca mais voltei la ,mas tenho muita saudade de la foi la que fiz minha primeira comunhÃo e minha crisma obg.
Por: maria jose

nasci em ourinhos mas meus avós moravam ai sempre ia passear ai com meus pais adorava quando o trem ia chegando e dava para ver a casa do meu avó e ele sentado na frente de sua casa,meus padrinhos,também moravam ai hoje só resta a saudade desse tempo bom dessa linda cidade de Bernardino de campos amo esse lugar de coração, mantenham essa cidade assim nessa paz nesse paraiso da antiga sorocabana, meus entes queridos repousam em paz nessa cidade ,mas eu guardo no meu coração e na minha mente esse tempo bom que longe se vai
Por: Dalva santos

Sim, conheço Bernardino de Campos, minha Mãe, avós são dessa cidade. Meu Avô era dono de um Hotel da Cidade, ele se chamava Abel. Maria Cristina Gomes Nogueira
Por: Maria Cristina

Eu conheço esta cidade, meus avós eram dai, meu avô era dono do hotel, um hotel azul, hoje deve ser uma escola, minha Mãe e minhas irmãs mais velhas nasceram nesta cidade, minha Mãe se casou ai tambem. Eu sou da família Gomes desta cidade. Cristina
Por: Maria Cristina Gomes Nogueira

essa cidade me faz lembrar minha infancia,passei bons momentos ai,hoje sinto falta,mas nao consigo ficar muito tempo longe;sempre que posso estou ai,meus filhos adoram esta cidade;meu filho mais velho,so quer passar suas ferias ai;pois meu pai tb mora ai.voces devem conhecer,mele e o joej.abraços p todos!
Por: erika theodoro martins

passei a minha in fa cia em b.de cam pos fis o primario na escola da barra funda nao sei se ainda exite?cmo a veraomc deixei muitos amigos como a vera onofre a verinha a frofessora zeza chamava nos de tres maria saudades de nossas brncadeiras no jardim de pera uva maça. do telefone sem fio, do cachorro quente maisgostoso da tia ce cilia, lembro da pipoca com pimenta do seu dito pipokueiro, do cinema sinto saudades e da mi nha amiga carmen lucia pires de lemos sou sobrinha do luis soldado,pai do Robson, Ideraldo ,Valeria, hoge moro em RESENDE-Rj
Por: rosangela

Bernardino é a melhor cidade do interior de São Paulo para se criar um filho. Cidade preserva a natureza e rotinas de interior
Por: Cintia Cardoso

eu moro em bernardino e amo essa cidade ..... aqui todos os moradores cponhece um ao outro ...
Por: natalia oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bernardino de Campos

Envie seu comentário sobre Bernardino de Campos

banner