Barra do Chapéu

Barra do Chapéu-SP
banner

Bem-vindo a Barra do Chapéu!

banner

Comece planejando a sua viagem para Barra do Chapéu utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Barra do Chapéu e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Barra do Chapéu.

A cidade de Barra do Chapéu, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 784m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.115 habitantes. A área total de Barra do Chapéu é de 408,1km², e sua densidade demográfica é de 12,53hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barra do Chapéu-SP é 18325-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Barra do Chapéu

Roteiros do Brasil

Região Cuesta-Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente um sítio, conhecido como Barra, a origem da cidade data de mil oitocentos e oitenta e três. Na ocasião, o mineiro chamado Benedito Rodrigues de Lima pegou do Império por arrematação, vinte e um alqueires e três quartos de terra. Os mais antigos contam que uma senhora muda e surda, recebeu a visita de uma outra senhora, que lhe pediu que fosse erigida uma igreja ao pé de uma gabirobeira e que dedicasse a Nossa Senhora da Guia. Esta senhora foi então até a Fazenda do Chapéu e, com gestos, pediu ao fazendeiro Roberto Rufino Duarte, auxílio para a construção desta igreja. Foi assim, adquirido do Sr. Benedito Rodrigues de Lima, as terras que foram doadas, e onde hoje está edificada a Igreja da Nossa Senhora da Guia de Barra do Chapéu, padroeira da cidade, cuja comemoração acontece no dia oito de setembro. A cidade foi se constituindo em torno desta igreja. O Município de Barra do Chapéu emancipou-se de Barra do Chapéu, no dia dezenove de maio de mil novecentos e noventa e um. A origem de seu nome se deve à localização, pois fica na junção (barra) de dois rios com o Sítio Chapéu, daí Barra do Chapéu. Fonte: wikipedia  Barra do Chapéu é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 24º28’22″sul e a uma longitude 49º01’30” oeste, estando a uma altitude de 784 metros. Sua população estimada em 2008 era de 5.550 habitantes.

Significado do Nome

Nome do município está associado a sua localização, na junção de dois rios, daí o nome barra, com o sítio Chapéu. 

Aniversário da Cidade:

30 de Dezembro 

Gentílico:

barrensa

População:

5.236 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

Tropical de altitude 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Itapetininga  

Limites:

Itapirapuã Paulista, Apiaí, Bom Sucesso de Itararé, Ribeira. 

Acesso Rodoviário:

SP-249, SP-250 

Distâncias:

Da Capital:

263 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Cotas Altas 

Ribeirão do Chapéu  

Cachoeira da Usina

Cachoeira Tombo Feio

Bairro morro agudo

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

- Festa do milho

 Abril

- Festa do divino

 Maio

- Festa do peão

 Junho

- festa junina

 Setembro

- Festa nossa senhoria da guia

 Outubro

- Festa do dia das crianças

 Novembro

- Festa da amora

 Dezembro

- Virada do ano

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MNICIPAL DE BARRA DO CHAPÉU

E-mail:

Telefones: (15) 3554-1110 / 1221

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

 

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXOS:

RUA PROF. JOSÉ OLIVEIRA BARRETO, 250
BARRA DO CHAPÉU-SP
TELEFONE: (15) 3554-1226

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Barra do Chapéu

Sou moradora de São Paulo,e louca pra morar no interior,então em 2006 vi na internet que ia ter concurso publico pra cidade de Barra do chapéu,mais do que depressa fiz minha inscrição.Porém o destino me pregou uma peça,no dia da prova já chegando em Guapuara sofri um acidente com carro e não consegui chegar até a cidade,aquela cidade que eu achei e acho linda atravéz de fotos.Porém como sou uma pessoa que não desisto facil,ano passado comprei uma casinha em Apiaí,e por incrivel que pareça tenho essa casa ai perto e ainda não conheço Barra de chapéu.No momento estou em São Paulo para resoler uns assuntos particulares,mas estou sempre que posso acessando o portal de Barra do chapéu para ver as lindas fotos que um fotógrafo fantástico colocou.Parabenizo a prefeita dessa linda cidade Maria Anunciata.por estar no comando dessa maravilha,e espero em breve conhecer a cidade e esse pessoal maravilhoso.Já disse a meus filhos que vou vender minha casa em Apiaí e comprar na Barra do Chapéu.um bj atds daí e fiquem com Deus.
Por: Lazara Caetano

precisamos divulgar mais nossa cidade,sinto saudades da minha cidade por mais que naõ exista nem uma oportunidade para os jovens da nossa cidade.ela é maravilhosa
Por: fanny conceiçaõ

é um otimo lugar para ficar ao ar livre é muito bom e bonito la eu ja fui.
Por: Barbara sarti de oliveira filliettaz

minha cidade natal , morei por la muitos anos dez de quando eu nasci ate meus 18 aninhus, depois me mudei para São paulo ja vai fazer um ano em maio e ainda não obteve oportunidade de estar de volta , o que posso falar que é muito linda tenhu muita saudd xau e obrigada
Por: Natália Cristine Duarte Rezende

AMO ESTE MUNICÍPIO!! GENTE BONITA,EDUCADA E INTELIGENTE; SOU PROFESSOR E ESTOU ESPERANDO ABRIR CONCURSO NO MUNICÍPIO PARA TENTAR PASSAR E LECIONAR NA BARRA; UM GRANDE ABRAÇO A TODOS DA BARRA!!QUERO SAIR DO RJ PARA MORAR NA BARRA DO CHAPÉU. ASS:PROFESSOR ALEX (GEOGRAFIA)
Por: alex

Um lugar de paisagens belas, onde o verde predomina.... de cachoeiras e montanhas incriveis, onde o ar é puro e a Paz impera! Amo essa cidadezinha pequena, escondida no interior de SP.
Por: ROSENILDA GARCEZ

Nasci ai na Barra do Chapéu,ha muitos anos atrás.Cursei a tenceira serie e tenho boas lembranças.Um grande ponto turístico e o Morro Agudo.
Por: paulo barbosa carvalho

conheço Barra do Chapéu,um belo lugarprincipalmentepor suas belezas naturais..
Por: luana andrade

Pois nasci,cresci e vivo em Barra do Chapeu,o que tenho a dizer e pra quem ainda nao conhece Barra do Chapeu venha conhecer e apreciar as belezas existentes aqui ,tais como rios e cachoeiras.
Por: Antonio Teles de Oliveira Filho

meu pai nasceu na ribeira de Apiaí, então meu irmão comprou um sítio na Barra, então estou sempre indo passear nessa cidade maravilhosa, onde se pode ter paz, pois a natureza é impar para com ela.
Por: antonio machado

chega ai pra curtir a natureza d perto sem comentarios sobre as minas q são d +
Por: Rodrigo

nasci lá, viajo pra lá todas as ferias adoro aquela cidade!
Por: beatriz d. paz

A cidade constitui-se de paisagens memoráveis,e, proporciona um intenso clima de tranquilidade.Ademais a população é muito amistosa
Por: marlene

nasci na cidade adorei as fotos gostaria de voltar junto de meu povo com saudade Angela
Por: Angela Fogaca

não só conheço como moro em barra do chapéu, cidade interiorana, com aspectos de vilarejo, mas que guarda muitas riquezas inexploradas no seu aspecto urbanistico, que com investimento público-privado irá aos poucos descobrindo essa porção do alto vale do ribeira para todo o país
Por: joão santos

ESTUDEI,VIVI LA,GOSTO MUITO DE IR PASSEIAR. LUGARQUE NAO SAI DO MEU CORAÇAO.MEU PASSADO ESTA NESSE LUGAR...
Por: janetynha rosa

tranquilidade e respirar um bom ar meus pais vivem la.....ponte alta
Por: LIGIAN CARLA NASCIMENTO DA SILVA DA SILVA

o municipio de barra do chapeu tem lugares lindos ,no bairro morro agudo tem cachoeiras ,mata atlantica preservada,rios com corredeiras,serra da lagoinha com vista panoramica o ponto mais alto do municipio,tudo aqui é lindo,venham conferir as pessoas são acolhedoras ,no verão ha lugares pra familia brincar nos rios sem perigo,fazer caminhada ecologica dentro da mata,trilhas que fazem voce se sentir em paz,em contato com a natureza.
Por: lilian sarti

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barra do Chapéu
Fundação:
1993
Altitude:
784m
População:
5.115 habitantes
Área:
408,1km²
Densidade Demográfica:
12,53hab/km²
CEP:
18325-000

Envie seu comentário sobre Barra do Chapéu

banner