Barão de Antonina

Barão de Antonina-SP
banner

Bem-vindo a Barão de Antonina!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Barão de Antonina, fotos, informações, os principais hotéis de Barão de Antonina, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Barão de Antonina

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Barão de Antonina, iniciou-se quando o Sr. João da Silva Machado, o Barão de Antonina, fez a doação dessa área ao Governo do Estado, a fim de que este a destinasse aos índios existentes na região. Tendo porém, os silvícolas se retirado para o município de Bauru, o Governo permutou estas terras, pelas quais estavam ocupando.
A área liberada foi reservada à Fundação de um núcleo Colonial, o qual recebeu a denominação de Núcleo Colonial Barão de Antonina. O departamento de Imigração e Colonização iniciou a locação e demarcação dos lotes de uma área aproximada de 16.906,75 hectares, no ano de 1929.
Em 1930, os 437 lotes rurais foram concedidos 75(setenta e cinco por cento) a brasileiros e 25(vinte e cinco por cento) a estrangeiros,  compostos por 14 (quatorze) nacionalidades. Na sede foram loteadas 200 datas urbanas e 40 chácaras.
Teve início a instalação da sede, com escritório, tendo diretor e pessoal habilitado para dirigir e orientar os colonos, no cultivo da terra e fornecimento de armazém, durante o primeiro ano da ocupação do lote.
No início do Núcleo era grande a produção de algodão, seguindo trigo, centeio e cereais.
Em 1942, a região passou por uma pequena decadência, devido a epidemia de malária, atingindo na época 99(noventa e nove por cento) da população.
Em 1945, criou-se o Distrito de Barão de Antonina, subordinado a Comarca de Itaporanga.
Em 1964 foi criado o Município de Barão de Antonina, nesse período, desenvolvendo-se a cultura do café, milho, arroz, feijão e batata.
Em 1969, houve nova onda de migração, em razão do represamento dos rios Itararé e Verde, da Usina Hidroelétrica de Xavantes, que alagaram as áreas mais cultivadas, reduzindo a área do município para 12.700 ha.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

barão-antoniniense

População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Mesotérmico Úmido   

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Situado no Sudoeste do Estado de São Paulo  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

SP 270 / SP280 

Distâncias:

Da Capital:

380 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A cidade de Barão de Antonina é pródiga em atrações turísticas e campeã em cordialidade e hospitalidade. Situada às margens do reservatório da represa de Chavantes e ladeada pelos rios Verde e Itararé aspira alcançar a condição de Estância Turística.

Oferecendo incentivos para empreendimentos como loteamentos de lazer, hotéis-fazenda, pousadas, turismo rural, eco-turismo, campings, pesque-pagues e projetos de piscicultura para alavancar a pesca esportiva.

Venha de espírito desarmado, porque cordialidade e hospitalidade são as características mais marcantes dos habitantes de Barão de Antonina, em sua maioria descendentes dos combativos e perseverantes desbravadores europeus e asiáticos, que criaram a maioria das cidades da região. 

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Além das emoções proporcionadas pelos peões em suas montarias, os freqüentadores dessas festas são brindados com shows musicais, festivais de música sertaneja, exposições de animais e produtos típicos da terra, como os famosos violinos fabricados artesanalmente.

O calendário festivo da cidade é enriquecido por outras realizações de grande projeção regional,  que leva para a cidade  músicos e compositores de renome nacional. São promovidas também grandiosas festas em louvor aos santos padroeiros das cidades, como a Festa em homenagem a Padroeira Santa Teresinha nos dia 01 de outubro e de São Roque no dia 15 de agosto num tradicional bairro da cidade. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARÃO DE ANTONINA

E-mail:  [email protected]

Telefones: (15) 3573-1166 / 1170

Sites: http://www.baraodeantonina.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Jóia Transportes Ltda.

SAC: (15) 3532-8400

E-mail: [email protected]

Site: http://www.viacaojoia.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS: 

Rua São Paulo, 146 - Bairro: Centro
Barão de Antonina-SP - CEP: 18490-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone:
(15) 3573-1218

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
 
Atribuições:
Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (15) 3573-1296

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (15) 3573-1296

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Barão de Antonina

Conheci a cidade de Barão de Antonina no natal de 2008 e fiquei apaixonado por tudo que vi por lá. Gente muito amavel, cidade limpa, muito verde, muita água, um céu lindo a noite um verdadeiro paraiso, só conhecendo para sentir, eu recomendo.
Por: Eduardo

eu acho que a cidade está de parabés porque ela é tudo de bom
Por: JAYNE THAINÁ SILVA LOPES

COSTEI E PASSEI POR ESTA CIDADEZINHA E FIQUEI POR AQUI MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: jayne

ola passei minha infancia em barao de antonina, tenho saudades
Por: YASSUKO MELO

Nasci nesta cidade, mudei para botucatu faz 24 anos, sinto saudades deste lugar, pretendo um dia levar meus filhos para connhecer
Por: Avanilra Mendes Pereira

essa cidade é tranquila e maravilhosa. moro em Curitiba mas nasci em Barão ,eu amo minha cidade que é abençoada por DEUS!
Por: ir.Tamiris Bernardi Oliveira

Eu conheço Barão de Antonina,é uma cidade pequena mas grande cultura e historia, minha tia Iracema ja foi vereadora e minha mãe tem uma propriedade na beira da represa que é aconchegante e muito gostoso.Barão é D+
Por: Franstone Giuliano cordeiro de Pontes

morei nesta cidade de barao de antonina faz vinte ano que mudei desta cidade mais sempre vou vizitar hoje moro em sorocaba e sou empresario da dupla sertaneja paulo enrique e juliano que tambem moraram em barao de antonina sp obrigado e até la
Por: joao batista de lima

essa cidade é perfeita para esfriar a cabeça é calma tranquila e tem muito verde. nasci lá e sinto muita falta.
Por: tamiris bernardi

nasci em barao de antonina, e vim embora para aluminio, meu irmao Célio mora la e todo ano vamos visitar ele. Acho a cidade maravilhosa e muito boa para descançar.
Por: delci sales freitas

sou de bauru e sempre estou em barao , em serviço adorei a cidade , principalmente a comida do restaurante do feio . uma delicia parabens barao , cidade amiga
Por: sabastiao marcelo filho

OLA QUERO DEIXAR O MEU E-MAIL PARA DELCI SALLES FREITAS ENTRAR CONTATO COMIGO SOU TIA DE BOTUCATU ESTOU COM SAUDADES NAO TENHO MAIS NOTICIAS DE VOCES BEIJOS
Por: AVANILRA MEDES PEREIRA

MOREI EM BARÃO QUANDO CRIANÇA, FUI EMBORA PARA ALUMINIO EM 1975, E HOJE MORO AQUI EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS(VALE DO PARAIBA), TENHO UM IRMÃO QUE MORA EM BARÃO(CELINHO). ESTAREI LÁ EM BREVE FAZENDO UMA VISITA A ELE. ALÔ TIOS E TIAS DE BOTUCATU...SAUDADES. NILTON SALES DE FREITAS
Por: NILTON SALES DE FREITAS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barão de Antonina

Envie seu comentário sobre Barão de Antonina

banner