Apiaí

Apiaí-SP
banner

Bem-vindo a Apiaí!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Apiaí, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Apiaí.

A cidade de Apiaí, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1771. A localidade está em uma altitude de 925m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.508 habitantes. A área total de Apiaí é de 949,2km², e sua densidade demográfica é de 24,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Apiaí-SP é 18320-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Apiaí

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Conta-se que Francisco Xavier da Rocha, obrigado a fugir de Minas Gerais, onde havia sido Capitão-Mor de um de seus arraiais, por crime ali praticado, veio parar nestas regiões, ao sul, com 150 escravos, fundando então um pequeno povoado.
Sabendo, por intermédio de um caçador de Itapetininga, da existência de ouro nas nascentes do Rio Apiaí( Rio Menino na língua Tupi Guarani), vindo então a estabelecer-se no lugar, de nome Capoeiras (hoje o Distrito de Araçaiba - Apiaí - SP), tendo depois seguido adiante fundando uma das primeiras povoações, que dariam origem ao Município de Apiaí, com o nome de santo Antonio das Minas.
Em 1.770, o Governador D. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura, elevou-se o nascente povoado á categoria de Vila com nova denominação de Santo Antonio das Minas de Apiaí, em 1.774 começou seus trabalhos à Câmara Municipal.
A primitiva vila que deu origem á cidade de Apiaí, localizou-se em três lugares diferentes, sendo a mais antiga, hoje conhecido como Vila Velha dos Peões, distantes alguns quilômetros de Apiaí atual, compunha-se de escravos e aventureiros, dispostos a mudarem- se para o primeiro lugar lhes oferecessem melhores vantagens. Foi assim que á procura de ouro muitos foram estabelecer-se junto ao Morro do Ouro( localizado no centro do município), dando origem a outra povoação. Mais tarde, correndo ali um desmoronamento em que cem pessoas morreram soterradas, paralisando-se a mineração, visto que o Morro estava com muitas escavações para a exploração do precioso ouro, podendo ocorrer novos desmoronamentos, mesmo porque não havia ouro em quantidade suficiente para satisfazer a ambição de todos os exploradores (ingleses, americanos e os japoneses), muitos abandonaram o lugar e outros embrenharam-se nas matas vizinhas dedicando-se a lavoura.
Tais núcleos de povoação foram elevados, por Portaria de Morgado de Mateus e sancionada pelo governador de são Paulo, D. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura, à categoria de município, no ano de 1.771. Constitui-se então o município dos atuais territórios, que hoje são os municípios de Ribeira, Iporanga e parte do Paraná( cidades estas que hoje fazem parte do Parque Estadual Turístico do Vale do Ribeira - PETAR).
Por força da lei Estadual de 19/12/1906. Sob o nº 1.038, a sede municipal recebeu Foros na cidade, finalmente pela lei Estadual nº 2.840, de 7 de janeiro de 1.937, Apiaí, foi elevada a categoria de comarca.  

Significado do Nome

Rio Menino, na língua Tupi Guarani  

Aniversário da Cidade:

14 de Agosto

Gentílico:


População:

25.700 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical, Temperado/Super úmido  

Temperatura Média:

 20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Itapetininga  

Limites:

Ao Norte: Guapiara, Ribeirão Branco e Itapeva
Ao Sul: Ribeira e Itaóca
Ao Leste: Itararé, Barra do Chapéu e Bonsucesso de Itararé
Ao Oeste: Iporanga  

Acesso Rodoviário:

BR-116

Distâncias:

Da Capital:

343 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Núcleo Caboclos

O Núcleo Caboclos está localizado entre os municípios de Apiaí e Iporanga, situa-se na parte central do PETAR. O acesso ao núcleo, por veículos é feito por estrada não-pavimentada Banhado Grande – Espírito Santo, a partir do km 294 da rodovia SP-250, a 26 km  e 37 km das cidades de Apiaí e Guapiara, respectivamente. Após 8 km situa-se a guarita de recepção e fiscalização do núcleo, nos limites do PETAR e mais 9 km chega-se ao núcleo, num percurso total de 17 km. Este núcleo fazia parte de um antigo caminho de tropeiros, com estradas que permitiam tráfego de carroças ou muares que possibilitavam o comércio de escambo entre o Vale do Ribeira e o planalto, da cidade de Iporanga até as cidades de Apiaí e Itapeva. A região adjacente ao Núcleo, com ênfase ao Morro do chumbo e a Mina do Espírito Santo, fez parte do ciclo de mineração do chumbo e da prata, a partir da 2ª metade do século XIX, sendo estudada por pesquisadores e viajantes de renome. Nos anos 30 (século XX) funcionaram, por pouco tempo as minas do Braço Pescaria e do Espírito Santo, onde ocorreu a primeira tentativa de instalação de uma metalurgia de chumbo no Brasil, em 1934. Embora tenha tido uma duração efêmera, representa um importante marco histórico. No local implantado o primeiro forno de fundição de chumbo do Brasil.

Núcleo Santana

O Núcleo Santana está localizado a 23 km do município de Apiaí. O acesso se dá por meio de estrada não–pavimentada, sendo 20 Km em estrada estadual até a entrada do núcleo e mais 3 km dentro do parque, que podem ser feitos de automóvel até o estacionamento, que é próximo ao quiosques dos monitores, de onde saem os passeios. O núcleo foi inaugurado em 1989, mas é certo que desde a década de 50, a caverna Santana (nome atribuído em homenagem a Sant’Ana, maior símbolo católico da região), possuía visitação constante de estudiosos e pesquisadores. Este é o Núcleo que recebe o maior fluxo de visitantes do PETAR (cerca de 80%). A caverna de Santana, que dá nome ao Núcleo, é o seu principal atrativo, tanto pela sua extensão quanto pela beleza de suas ornamentações.

Caverna Santana

A trilha que leva à Caverna Santana é de fácil acesso tem aproximadamente 200 metros do quiosque dos monitores, sendo permitida a entrada de crianças e idosos. Ela tem cerca de 6 km de extensão, no entanto, apenas 500 metros formam um circuito turístico, cujo monitoramento é obrigatório. Este circuito tem duração média de 01 hora e meia. No interior da caverna existem escadas e pontes de bambu e madeiras para facilitar o acesso dos visitantes.

Cachoeira Andorinha e Beija Flor

Para se chegar nessas cachoeiras é necessário percorrer uma trilha de 4200 metros, que saí do quiosque dos monitores, subindo o Rio Betari, um dos mais belos rios da região. Durante a trilha, o visitante terá que atravessar o rio várias vezes, o que deixa a caminhada mais excitante e divertida.

Núcleo Ouro Grosso

O Núcleo está localizado a 25 Km do município de Apiaí, no Bairro da Serra, pertencente ao município de Iporanga. Foi inaugurado em 1998, coincidindo com a comemoração dos 40 anos do PETAR. O Núcleo é voltado para a Educação Ambiental, possuindo um alojamento para 46 pessoas com infra-estrutura de sanitários, chuveiros, cozinha, centro de visitantes, museu tradicional e a casa de farinha. No centro de Visitantes são desenvolvidas atividades de divulgação da Unidade de Conservação, atividades culturais locais, cursos e programas de educação ambiental.

Caverna Ouro Grosso

Do núcleo até esta caverna são apenas 200 metros. Esta caverna é perigosa, segue o curso de um rio subterrâneo, bastante acidentado, em alguns lugares formam-se piscinas com até 2 metros de profundidade. Em algumas galerias é preciso de corda para vencer os obstáculos. Pra quem gosta de adrenalina e está acostumado com ambientes perigosos esta é a caverna certa!

Morro do Ouro

A Mata Atlântica, onde está localizada Apiaí, é considerada uma das mais ricas áreas em diversidade e endemismo biológico do Planeta. Originalmente, cobria em torno de 15% da superfície do Brasil, numa faixa que se estendia do Sul ao Nordeste do país. Hoje, somente 8,8% dessa área é remanescente. As variações de altitude, aliadas ao clima úmido, às altas temperaturas e à abundância de mananciais de água, acabaram por formar um ecossistema de grande biodiversidade, com altos índices de endemismo. Em sua área são encontrados 436 espécies de aves, com destaque para o papagaio de cara roxa ou chauá, variada fauna aquática, com exemplos de endemismo, como o bagre-cego, e vários mamíferos, como o macaco-muriqui, o veado mateiro e o mico-leão de cara preta. Os dois últimos, recentemente descobertos (1990), já estão ameaçados de extinção. Além dessas, várias outras espécies de plantas e de animais têm o seu habitat exclusivo nessas áreas. São mais de trezentas cavernas na região, uma das maiores concentrações do Brasil, algumas reconhecidas internacionalmente por sua beleza e interesse científico. Pode-se citar a Casa de Pedra, com portal de entrada de 215 metros de altura e a caverna Santana, que apresenta grande diversidade de espeleotemas. Inumeras cachoeiras pontuam o curso dos rios que correm para a serra do mar. Na zona da costa, além de mais de dois mil quilômetros de mangues intocados, há ilhas com praias e dunas antigas, além de ilhas rochosas, onde pode ser encontrada uma impressionante riqueza de fauna marinha.

Casa do Artesão

Um dos lugares mais importantes a serem visitados em Apiaí, tanto pelo interesse histórico, quanto pelos atrativos artísticos, é um casarão do início do século XX, situado à Praça Jonas Dias Batista, nº 9, no Centro da cidade, onde está localizado o Museu “Casa do Artesão”. Nesse local vem sendo preservado um acervo de 570 peças em cerâmica, produzidas por pessoas simples da Zona Rural, composto de figuras zoomórficas, urnas, potes e moringas das mias variadas formas e dimensões, que atraem a atenção de pesquisadores, estudantes, artesãos e turistas de todo país. Além do aspecto cultural do Museu, de relevante importância histórica, por ter sido abrigo de soldados durante a Revolução de 1930, há que se considerar a arquitetura dos casarões construídos no início do século XX: fachada com janelas e portas de grandes dimensões, pé direito alto, salas amplas, e o ar de um passado romântico, típico do interior paulista. Na Casa do Artesão, o visitante poderá adquirir peças utilitárias e decorativas em vários materiais, e também produtos alimentícios artesanais, como compostas e licores. Vale a pena conferir.

Monumento: A Conquista da Lua

Devido ao grande acontecimento que foi o homem pisar na Lua, em 20 de julho de 1969, o prefeito Sr. João Cristino dos Santos, popularmente conhecido como Seu Janguito, mandou construir um monumento em homenagem ao acontecimento. Ali está representada a lua em se quarto crescente (fase da lua no ocorrido) e no aniversário do município daquele ano (1969), inaugurou-se o monumento com uma placa com os seguintes dizeres: “Apiaí aclama os conquistadores da Lua. 20 de julho de 1969”. Essa manifestação municipal teve grande repercussão, tendo o prefeito recebido da NASA, um ofício autografado pelos tripulantes da Apollo II. O conteúdo afirmava que Apiaí era o único município brasileiro a comemorar com um monumento. O tal ofício, por ser de grande valor foi emoldurado e deixado no Museu Municipal. Um certo tempo depois, no entanto, desapareceu.

Coreto

O primeiro coreto foi construído no ano de 1929, pelo então prefeito, Sr. Cândido Dias Batista, sendo na época o principal monumento de Apiaí e muito bem freqüentado, pois sempre havia apresentação da Banda e era um verdadeiro ponto de encontro para os moradores de Apiaí. Em 1950 o prefeito Tharcílio Pacheco de Carvalho mandou demolí-lo por não reconhecer a importância  daquela  obra arquitetônica. Somente no ano de 2000, na gestão de Donizzetti Borges Barbosa, é que o Coreto foi reconstruído exatamente como era no princípio, no mesmo local Praça Jonas Dias Batista, com o objetivo de resgatar a cultura e história de Apiaí. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE APIAÍ

E-mail:  [email protected]

Telefones: (15) 3552-1011 / 3552-1221

Sites: http://www.apiai.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transpen Trasnportes S/A
SAC: (15) 3532-8400

E-mail: [email protected]

Site: http://www.transpen.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - ARAÇAÍBA:

Rua Rio Claro, 22 - Bairro:     
Araçaíba-SP - CEP: 18323-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3558-1233 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
 
Área Abrangência: Distrito de Araçaíba.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.
  
OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:
 
Rua XV de Novembro, 97 - Bairro: Centro
Apiaí-SP - CEP: 18320-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3552-1442

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 18h.
 
Atribuições:
Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas. 
  
TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS:
 
Av. Duque de Caxias, 119 - Bairro: Centro 
Apiaí-SP - CEP: 18320-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3552-2074
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos.

 CARTÓRIO ELEITORAL:

10ª ZONA ELEITORAL
Pç Francisco Xavier da Rocha 182 - Centro
Apiaí-SP - CEP: 18320-000
Telefone: (15) 3552-3128

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Apiaí

Apiai eta cidade boa !!!!! Amo Apiai, todos os anos tenho a oportunidade de visitar, e a cada visita gosto mais !!!!! Uma cidade antiga que é muito preservada... Vale a pena conhecer !!!!!
Por: Aline

quero saber opções de hospedagemem Apiai e quis os atrativos da c idade e
Por: vera

a ciadade de apiaí é maravilhosa, apenas deveria ter mais fotos da cidade e divulgar melhor essa maravilha de cidade.
Por: wagner

foi um sonho rever apiai dia 18/04/2009 após 52 anos, eu e o meu irmão iaponan acompanhados das esposas ,pois moramos nos anos de 1953 a 1955 e foi bom ver como a cidade antiga igreja cadeia e escola com sua rampa de chegada continua bem conservada Iaperi
Por: iaperi de melo dantas

tenho muito orgulho de apiai ,moro em sao paulo a 6 anos mas nunca esqueço da minha cidade adoro passar minhas ferias com minha familia q moram em apiai . tenho orgunho quando entro na net e entro na pagina do artesanato porq tem muitas coisas sobre minha vó q foi a fundadora da casa do artesão CUSTODIA JESUS DA CRUZ do bairo encapoerado . sempre q vou em apiai vou visitar o artesanato por que la eu enconto muitas fotos de minha vó CUSTODIA PONTES . APIAI É LINDA E TEM MUITOS LUGARES MARAVILHOSO PRA VISITAR ...........
Por: valdira

Apiaí é um lugar magnífico, grandes belezas naturais, povo hospitaleiro, emfim, ótimo lugar pra se morar e passar as férias!! Conheçam!
Por: Anderson Aparecido dos Santos

ADOREI E GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR NOVAMENTE NETA CIDADE
Por: donizete

MOREI EM APIAI DUANTE 11 MESES FIQUEI EM UM APARTAMENTO VIZINHO DO BANCO SNTANDER TENHO MUITAS BOAS LEMBRANÇAS DESTE LUGAR AMOOOOOO, DEMONTÃO ESSA CIDADE
Por: DONIZETE GUIMARÃES

bom galera dessa agua eu ja provei sinto falta daí apiaí sem comentarios é simplismente uma cidade maravilhosa acolhedora eu nasci nessa cidade e pretendo um dia voltar a morar nela enfim apiaense uma vez apiaense sempre....bjo0sss
Por: ludmila dos santos garcez

Essa cidade é exuberante,poresse motivo que numca esquecerei da minha infancia neste pequeno município de São Paulo.
Por: Osmar C. Fogaça

Moro em Apiai e adoro viver nesta cidade onde não existe nada de ruim mas sim tudo de bom.
Por: elisete assis

Já morei mais agora estou morando fora +não deixo de ir apreciar as beleza q a natureza nos oferece e tambem este povo acolhedor.As cachoeiras, as matas são incriveis o ar é +puro e muito +, q Deus ajude q sempre continue assim,bye até breve.
Por: admilson de proença

amo essa cidade e realmente maravilhosa morei quinze anos la e hoje sinto muitas saudades principalmente do friosinho delicioso pra dormir cidade linda
Por: celina camargo

eu tenho vontade deconhecer esta cidade pois minha mae nasceu ai e falava muito dai
Por: reginaldo pedro freitas

CONHEÇO MUITO BEM ESTA CIDADE PASSEI 11 MESES TRABALHANDO NA RECUPERAÇÃO DA VICINAL QUE PASSA PELO BAIRRO ENCAPOEIRADO ADOREI A OSPITALIDADED DESTA CIDADE ELA É UM COLIRIO PARA OS OLHOS DE QUEM SABE ADIMIRAR A VERDADEIRA NATURESA DEICHO AQUI MEU ABRÇO A ESTE LUGAR SÓ ME FEZ ,BEM TAMBÉM A TODA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICIPIO QUE NOS ACOLHEU,UM DIA EU AINDA VOLTO..... PARABENS APIAI TU ÉS O VERDADEIRO PARAISO///
Por: donizete felicio guimarães

adoro d coraçao esta cidade!!!minha familia moran todos ai...
Por: nilcelio

eu morro em apiai desde ki nasci e gosto muito daki ..........venha conhecer
Por: Larisa de lima leite

Passei por essa cidade encantadora e foi tudo de bom.... Galera agitada, povo bonito e conheci meu noivo que eh de la mais mora em Londres... Parabens Apiai....
Por: Fabiola Pagiole Fersura

ola,sou cidadao apiaense e moro atualmente em piracicaba sou mecanico de colhedeira de cana ecinto muitas saudades da minha querida terra do friosinho do mes de julho o que delicia vivo em piracicaba a dez anos mais nao vejo ahora de voltar um abraco aos meus conterraneos e um ate breve pois minha horigem nao esqueço jamais
Por: idelcio de lima

PASSAMOS 08 DIAS EM APIAÍ DEZ/09, FOI MARAVILHOSO, EXPLORAMOS 16 CAVERNAS, TOMAMOS BANHO EM + DE 08 CACHOEIRAS, FIZEMOS VARIAS TRILHAS, TIVEMOS A FELICIDADE DE CONTAR COM OS SERVIÇOS DO MELHOR GUIA DA REGIAO, O NOSSO AMIGO JOÃO OTAVIO QUE EU RECOMENDO A QUEM VAI PARA LÁ CONTRATE OS SEUS SERVIÇOS. VALE A PENA CONHECER ESTE LUGAR.
Por: IVAN CARLOS E FAMILIA

TUDO EM APIAI E BOM INCLUSIVE I FRIO E A GAROA MORRO DO OURO AGUA DA BIQUINHA
Por: VERA LUCIA COELHO

Gosto muito de Apiaí,sou morador de Itapeva, e tenho certeza que apiái vai contunuar com essa beleza natural por muito tempo, pois se tivesse terra plana como Itapeva, já era um deserto a muito tempo, nós moramos no esqueleto de uma natureza que já foi bonita.
Por: José Reinaldo de Lima

e otimo e um pouco frio mais e muito legalvcs devem ir la nao vao acreditar se forem vao morreer de invejaa...
Por: yanlucas

quem bebe da agua da bikinha de apiai não resiste e acaba voltando!!! Terra sem dúvida,uma das melhores do mundo pra se VIVER... APIAÍ TE AMO PRA SEMPRE
Por: LUZION

eu moro em apiai eu amo essa cidade. eu nao saberia viver em outra cidade. eu moro em apiai e apiai mora no meu coraçao.
Por: luci

Gostaria de ver a estrada que liga APIAI com o Paraná, Principalmenta a serra, nos chamava de serra de apiai, não sei se este nome, mas e muito bonita se mostrada aqui.
Por: Arnaldo A.Rotta

Cidade maravilhosa, hospitaleira, sempre quando tem um feriado e dá eu corro pro aconchego desta cidade que é tudo de bom.... Quem não conhece.. deverá conhecer o que ela tem de bom.. muito bom mesmo.. Sou Itapevense mas amo Apiai.......
Por: Valcineia Ribeiro

sou natural de apiai, morei lá ha 15 anos, mais ninca tive a curiosidade de saber sobre a o municipio, mais agora conhecendo melhor a historia , vejo que além de ser uma cidade maravilhosa, tem sua historia incrivel, pelas pessoas que ajudaram a dar inicio a essa sociedade turistica. atualmente moro em curitiba, mais apiai vai ser sempre a minha cidade favorita.tenho orgulho de dizer que sou mais uma apiaense!!!
Por: jessica

Eu não moro em Apiaí mais, já morei e amo essa cidade, lembro com muita saudade do começo da minha adolescência nessa cidade , meu 1º namoradinho,o carnaval na quadra coberta, da finada dona Zita da minha amiga Cidinha essa é minha cidade do coração .
Por: silmara

ola pessoal conheço apiai mais q a palma da minha mao morei ai estudei na escola joao pedro do nascimento morei no bairro caximba fica no meio do mato muito legal adorei mais voltei pra cidade grande bom essa cidade é muito linda fui fiquem com DEUS.
Por: henrique

apiai, onde nasci, amo demais esta cidade, pretendo viver aqui pelo menos os proximos 150 anos.Se Deus quiser.¨curiosidade:Apiaì é a segunda cidade do est. SP em altitude.925 m, vale apena conferir. valeu!
Por: Edisney de Jesus Oliveira

AMEI ESSA CIDADE FIS UM PASEIO COM MIBHA FAMILIA NUNCA VOU ESQUECER ESSE LUGAR ASIM QUE EU PUDER QUERO VOLTAR AI
Por: LUCILDA FLAUZINO BARCELAR

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Apiaí
Fundação:
1771
Altitude:
925m
População:
23.508 habitantes
Área:
949,2km²
Densidade Demográfica:
24,77hab/km²
CEP:
18320-000

Envie seu comentário sobre Apiaí