Angatuba

Angatuba-SP
banner

Bem-vindo a Angatuba!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Angatuba, informações atualizadas sobre a cidade Angatuba, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Angatuba.

A cidade de Angatuba, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1885. A localidade está em uma altitude de 624m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.315 habitantes. A área total de Angatuba é de 1.031km², e sua densidade demográfica é de 17,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Angatuba-SP é 18240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Angatuba

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Fundada em 11 de março de 1872, Angatuba passou a ter esse nome em 1908. A plantação de algodão e a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana até Itapetininga motivaram a formação de inúmeras fazendas na região e foi desta mobilização agrícola que nasceu o povoado que se transformou em Angatuba. Sobre o significado de seu nome há controvérsias, pois existe argumento que o traduza do tupi-guarani para “mansão dos Espíritos” e outro para “fruto doce”. Ainda na sua história política, a Comarca de Angatuba foi criada pela lei 5.285, de 18 de fevereiro de 1959. Foi instalada em 29 de maio de 1966. Atualmente conta com uma população de 23.225 habitantes, segundo a estimativa do IBGE para 2009, e tem uma área territorial de 1.029 km2. Angatuba pertence a região sudoeste do Estado, localiza-se às margens da rodovia Raposo Tavares; dista 50 quilômetros de Itapetininga e 214 quilômetros de São Paulo, num trajeto que pode ser feito em 2h42 minutos. Do ponto de vista econômico é de vocação agropecuária e conta com unidades de duas grandes empresas, a Klabin SA e a Polenghi Indústrias Alimentícias LTDA. De restante possui comércio atuante e vem se destacando no ramo de confecção de roupas. A cidade, em termos da projeção além de suas fronteiras, tem se destacado no cuidado com seu meio ambiente, valendo lembrar que possui um aterro sanitário, cujo, nos últimos anos, vem obtendo nota máxima da Cetesb, algo que valeu matérias especiais na grande imprensa. Neste aspecto também tem se destacado pela sua coleta seletiva do lixo reciclável. Na educação, segundo o IBGE, em 2008, no ensino fundamental matricularam 3.164 alunos, destes 1.001, na escola pública estadual; no ensino médio, 805 matrículas, destes 734 na escola pública estadual. No ensino pré-escolar, 833 matriculados. A Educação Municipal tem destaque no cenário nacional através do Ideb – com a aplicação da Prova Brasil. Nessa avaliação a rede municipal obteve a nota 5,6 – para os alunos do 1º ao 4º ano – e a nota 5,3 – para os alunos do 4º ao 9º ano. Angatuba é uma cidade que busca a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, priorizando a saúde, a educação, a geração de empregos e o lazer aos seus munícipes. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

angatubense

População:

19.297 de habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical    

Temperatura Média:

21º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Itapetininga  

Limites:

Itatinga, Bofete, Guareí, Itapetininga, Campina do Monte Alegre, Buri e Paranapanema. 

Acesso Rodoviário:

SP-268, SP-270  

Distâncias:

Da Capital:

210 km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Represa de Jurumirim

Fica no estado de São Paulo é formada pelo represamento pela Barragem de Jurumirim, no rio Paranapanema e banha dez municípios no centro-sul do estado.
O nome Jurumirim vem do tupi e significa "foz pequena".
Tem cerca de cem quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura. A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
Suas águas são uma das poucas não poluídas no estado.

Cachoeira dos Mineiros

Localizada no Bairro dos Mineiros, a aproximadamente 8 quilômetros do centro da cidade, a Cachoeira dos Mineiros é a mais conhecida entre todas as existentes em Angatuba. O local possui uma trilha ecológica bastante preservada, é indicado para banho e proporciona a quem o visita um clima agradável. Nos paredões de rochas ao lado da cachoeira, existem pontos para a prática da escalada.

Igreja da Matriz

A Igreja Matriz de Angatuba é um marco importante na história da cidade, além de ser um dos cartões postais mais belos do local. A construção em si, já é uma obra de arte, que é complementada pela porta de entrada, esculpida em estilo barroco e as pinturas internas, que representam diversas passagens bíblicas. A igreja é referência no município e quem o visita, independente de religião, deve conhecer esse o ponto que exala cultura.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGATUBA

E-mail:

Telefones: (15) 3255-9500

Sites: http://www.angatuba.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:


EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:
 
Rua Major Pereira de Morais, 559 - Bairro: Centro    
Angatuba-SP  CEP: 18240-000
 
Homepage: http://www.cartorioangatuba.com.br
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3255-2485 Fax: (15) 3255-2485
 
Obs: Atos notariais: reconhecimento de firmas e autenticações de cópias.
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 12h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Registros Públicos.

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:
 
Rua Padre Amadeu, 148 - Bairro: Centro    
Angatuba-SP - CEP: 18240-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3255-1241 Fax: (15) 3255-1241
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
 
Área Abrangência: Municípios de Angatuba e Campina Grande do Monte Alegre.
 
Atribuições: Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

TABELIÃO DE NOTAS E PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS:
 
Rua Irmãos Basile, 665 - Bairro: Centro    
Angatuba-SP - CEP: 18240-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3255-1151
 
Obs: Distribuição de Títulos a Protesto. Guarda o acervo de Notas, quando esta era anexo do Registro de Imóveis.
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
 
Área Abrangência: Municípios de Angatuba e Campina do Monte Alegre.
 
Atribuições:
Notas, Protesto de Títulos, Outras.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Angatuba

Conheço muito angatuba tenho varios amigos la é uma cidade ótima de pessoas muito boas e que eu gostaria muito de comprar um sitio e morar la amo esta cidade
Por: Juliano Juliani Rossi

Bom nasci, vivi ... estudei nessa cidade de Angatuba. Tenho muitas saudades dai.Acho que nem conheço mais meus colegas de escola. Hoje moro em Itapeva, trabalhei 27 anos na Educação . ja me aposentei....mas continuo trabalhando ,pois dirijo uma escola aqui.È Angatuba.... deixei pessoas inesquecíveis. Valeuuuuuuu.......
Por: Maria José Vaz

eu luiz antonio da rosa sou natural de angatuba nasci na fazenda aterradinho do prop.dr.camargo e amo demais esta cidade maravilhosa quem nao conhece vale a pena conhecer
Por: luiz antonio da rosa

Passei minhas férias na adolescencia em Angatuba jamais esqueci da cidade
Por: Simone

Para quem gosta de esportes de aventura ,Angatuba tem o melhor poit de escalada da região,nas paredes da cachoeira
Por: michel

Moro em Goiânia, mas sou paulista de Angatuba. Um angatubense como eu só pode falar muito dessa cidade e relembrar os momentos maravilhosos pelos quais passei. Nasci em Angatuba, passei minha infância e parte de minha adolescência nessa cidade. Depois parti para Aparecida do Norte, onde permaneci 03 anos, para estudar no Seminário Redentorista Santo Afonso. De Aparecida vinha visitar meus pais uma vez por semestre. Parte de minha família ainda reside em Angatuba. Saindo de Aparecida do Norte/SP, fui habitar em Campinas/SP, para fazer filosofia na PUC. De Campinas mudei-me definitivamente para Goiânia. Aqui, resido desde 1978. Atualmente, minhas idas a Angatuba já nao são frequentes, mas me lembro dela todos os dias. Essa cidade mora no meu coração. Abraços e saudades! Luiz Benedito Libâneo
Por: Luiz Benedito Libâneo

não ,mas fiquei curiosa em conhecer a cidade,conheci um casal da cidade ele é Dr.luis obstetra.Eles tem uma pousada ai.ficarei contente em conhecer a cidade. grata!
Por: regiani

Ha,eu acho a cidade de angatuba muito legal,e tambem tem varios lugares bonitos,venhão conhecer angatuba,vocês não se arrependerão.
Por: Natalia santos

eu ja morei em angatuba é uma cidade muito boa de viver eu só me mudei de angatuba por eu tinha de me mudar desta cidade e trabalhar em outra cidade,eu criei os meus filhos ai é foi muito bom.
Por: jose constantino

conheço muito bem angatuba cidade hospitaleira . tenho muito parentes ai
Por: Jose Carlos

Oie eu so marcelo eu fui em angatuba e gostei muito de angatuba eu fui participa de um campeonato de futebol da dom bosco e foi muito bom Nois não si clasifico pra final mais queria ter passado pra fica mais tempo nessa cidade tão bonita como angatuba não queria vir embora queria fica ai morando ai talves ano que vem nois volta pra ai pra participa de mais um campeonato Tchau até a proxima gostei muito de angatuba
Por: marcelo luiz de andrade

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Angatuba
Fundação:
1885
Altitude:
624m
População:
18.315 habitantes
Área:
1.031km²
Densidade Demográfica:
17,76hab/km²
CEP:
18240-000

Envie seu comentário sobre Angatuba