Aguaí

Aguaí-SP
banner

Bem-vindo a Aguaí!

banner

As melhores pousadas em Aguaí podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Aguaí, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 660m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.217 habitantes. A área total de Aguaí é de 474,6km², e sua densidade demográfica é de 61,56hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aguaí-SP é 13860-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Aguaí

 

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nos primórdios do século XVIII, as famílias Alves e Tangerino apossaram-se de terras nessa região em que serpeia o riacho Itupeva e de onde se avistam, ao longe, as serras de caldas. Depois, estes campos passaram a ser propriedade de Bento Dias Moreira, que por sua vez, os transferiu a João Moreira da Silva e Silvestre Antonio da Rosa. No início do século XIX, João Moreira da Silva vendeu parte de suas terras a João Rodrigues da Fonseca, as mesmas que, depois, foram adquiridas pelo Capitão Joaquim Gonçalves Vallim. Daí, graças a liberação de várias glebas doadas pelos herdeiros do Capitão Vallim, deu-se a formação da área para início do pequeno povoado, ou seja patrimônio de Cascavel, às margens da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, na Estação de Cascavel cujo o nome é originário de antigo potreiro existente nas suas imediações, o qual, segundo a lenda, teria abrigado enorme cobra desta espécie.
Esta Estação foi inaugurada a primeiro de janeiro de 1887, constituindo-se no ponto de partida do ramal de Poços de Caldas, ensejando interesse de pessoas fixarem residência e casas de comércio, pois eram vantajosas as perspectivas de desenvolvimento para a localidade. Nesse mesmo ano, aqui chegou a família Braga, constituída pelo Major João Joaquim Braga, sua mulher Dona Placidina Gonçalves Braga e filhos; ficaram residindo bem próximo à Estação, em casa própria. Major Braga, natural de Braga, Portugal, era dinâmico, empreendedor, comerciante, idealista de espírito público, desde logo pôsse em ação para conseguir a formação do Patrimônio do Senhor Bom Jesus de Cascavel, obtendo já no ano de 1889 a criação da Agência de Correios, a nomeação do Sub-Delegado de Polícia e as primeiras doações de terrenos. Em 04 de agosto de 1898, Major Braga via concretizar-se sua aspiração com a elevação do pequeno povoado à categoria de Distrito de Paz, subordinado à Comarca de São João da Boa Vista, já incorporado de diversas benfeitorias que indicavam uma vila: ruas traçadas, diversas moradias, algumas casas de comércio, dois hotéis, a praça arborizada, a capela e o cemitério.
Dois anos após, há 28 de setembro de 1900, acontecia a primeira instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Cascavel, sendo o Bom Jesus o Padroeiro da localidade, festivamente reverenciado e louvado, todos os anos na tradicional data de 06 de agosto.
Por todos esses fatos e reconhecida liderança por mais de três décadas desenvolvida na cidade para a qual tanto dedicou-se, Major João Joaquim Braga é considerado o fundador de Cascavel, nossa terra que, mais tarde, em 30 de novembro de 1944, conquistava sua condição de Município, com o nome de Aguaí.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

06 de Agosto

Gentílico:

aguaiano

População:

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cultura: Citrus, soja, algodão, milho, feijão e arroz.
Pecuária: Leite e corte.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Campinas  

Limites:

Norte- Santa Cruz das Palmeiras, Casa Branca, Vargem Grande do Sul, São João da Boa Vista
Sul- Mogi-Guaçú
Leste- São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal
Oeste- Leme, Pirassununga. 

Acesso Rodoviário:

SP-340, SP-344 e SP-225 

Distâncias:

Da Capital:

200 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Rio Jaguari Mirim, Rio Capetinga, Rio Oriçanga.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUAÍ

E-mail:

Telefones: (19) 3652-2911 / 1040

Sites:  http://www.aguai.sp.gov.br

http://www.cmaguai.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA 13 DE MAIO, 388 - CENTRO
AGUAÍ-SP
TELEFONE: (19) 3652-6565
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

334ª ZONA ELEITORAL
Rua Carlos Gomes 606 - Centro
Aguaí, SP | CEP: 13860-000
Telefone: (19) 3652-6008

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (19) 3652-1335

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Aguaí

e como conheço viu moro aq des da minha nascença
Por: elvis

nasci nessa cidade maravilhoza atualmente resido em mogi guaçu mais a saudade e muita de revela meus parentes todos moram nela mais um dia eu ei de retornala a esta terra que me deu a vida sueli paille
Por: SUELI PAILLE

morei ai 25anos cidade boa pra morar eviver mas pra trabalhar tive que mudar
Por: marcos roberto

ESTIVE VISITANDO AGUAI NO ULTIMO FIM DE SEMANA E ACHEI MUITO BELA ESTA CIDADE. ACOLHEDORA E COM ARES DE BOA PARA SE MORAR. ESTOU ATÉ PENSANDO EM MUDAR-ME PARA AGUAI - E AINDA TEM A FOLCLORICA LINHA DO TREM DIVIDINDO A CIDADE. MUITO ROMANTICO.
Por: ana maria peruzza

Aguai seria muito melhor se nao existisse a familia biazzo pra detonar a cidade
Por: pedro

Eu vivi em aguai por um ano e meio vivi momentos bom se for para morar eu vou para aguai....minha Linda Cidade.
Por: rosangela

vivo aqui a 36 anos gosto muito desta cidade ela esta crecendo rapidamente
Por: regina

adoro essa cidade linda vivi por 5 anos ai e ei de voutar um dia com meus dois filhos que são naturais de aguai ne se for a passeio
Por: ronaldo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aguaí
Fundação:
1944
Altitude:
660m
População:
29.217 habitantes
Área:
474,6km²
Densidade Demográfica:
61,56hab/km²
CEP:
13860-000

Envie seu comentário sobre Aguaí