São Domingos

São Domingos-SE
banner

Bem-vindo a São Domingos!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em São Domingos, informações atualizadas sobre a cidade São Domingos, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de São Domingos.

A cidade de São Domingos, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 200m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.742 habitantes. A área total de São Domingos é de 102,3km², e sua densidade demográfica é de 85,45hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Domingos-SE é 49525-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Domingos

Roteiros do Brasil

Região das Serras Sergipanas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1924, José Curvelo da Conceição, residente no Povoado Tapera (antes pertencente a Campo do Brito) teve a iniciativa de criar uma vila em sua comunidade. O objetivo era não ser preciso andar cerca de 12 quilômetros até a sede do município para adquirir qualquer tipo de mantimento. Por causa dessa idéia, ele até foi chamado de louco, no entanto conseguiu o apoio de algumas pessoas.
Confiante na sua idéia, ele se dirigiu até o intendente de Campo do Brito, Arnóbio Batista de Souza, que incentivou a criação da vila. O lugar escolhido foi o minador do Sapucaia, entre as comunidades de Tapera e Mulungu, que serviria às duas.
José Curvelo conseguiu como parceiro José Brasil (o José Brazílio), residente na estrada de Lagarto, hoje povoado Lagoa. Além de achar a idéia muito boa, ele se prontificou a ajudar a construir a nova vila. A partir daí, começaram a fazer campanha junto ao povo.
As duas primeiras casas da vila foram construídas por eles próprios na estrada de Simão Dias, no cruzamento das matas com Lagarto. Como ninguém teve interesse de construir mais casas até 1925, José Ribeiro Andrade chamou o jovem Juvêncio Mendonça de Brito, e os dois se juntaram a Curvelo e Basílio para dar início à feira, que foi batizada de ‘Pindoba’. 

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Em 21 de outubro de 1963, o município foi instalado com o nome de São Domingos, em homenagem à antiga congregação, e a população adotou como padroeiro São Domingos de Gusmão. A lei de criação do município foi apresentada pelo deputado Baltazar Francisco dos Santos, de Ribeirópolis, a pedido do ex-deputado Francisco Vieira da Paixão (suplente na época); Valdomiro Pereira dos Santos; Manoel Alves da Silva (Cari); e Laurindo Anacleto dos Santos.
O município teve como primeiro prefeito Valdomiro Pereira dos Santos. Após seis meses de emancipação, ocorreu o Golpe Militar de 1964, que ameaçou a independência dos municípios criados após a eleição do presidente deposto. Mas no ano seguinte foi permitido que os novos municípios fizessem eleição, quando Valdomiro foi eleito democraticamente.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

21 de Outubro 

Gentílico:

sãodominguense

População:

10.257 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade de São Domingos, a 76 quilômetros de Aracaju, nasceu às margens do Rio Vaza-Barris com a feira da Pindoba, em 1924. O interesse foi de um morador que decidiu investir na criação de uma vila porque a sede do município, na época Campo do Brito, ficava distante mais de dez quilômetros. O município hoje é um dos maiores produtores de farinha de mandioca do Estado, exportando para Aracaju, Lagarto, Itabaiana e até para o Estado de São Paulo.

A primeira comunidade de São Domingos viveu na Fazenda Uberaba, divisa do município com Lagarto, onde foi criada por volta do século XVI a Congregação de São Domingos, quando religiosos foram para lá com o objetivo de catequizar os nativos.

Por causa das cheias - as chuvas eram constantes e as matas densas -, houve uma grande proliferação de doenças. O povo morria de febre, disenteria e amarelão, e toda a comunidade foi obrigada a voltar para São Cristóvão, então capital do Estado.

As casas ficaram abandonadas e, com o tempo, viraram ruínas que foram levadas para o fundo do Rio Vaza-Barris através das corredeiras. O local, denominado Tabuleiro de São Domingos, continuou abandonado. Com o início da criação de animais soltos, em sua maioria bovinos, surgiram as pastagens nativas e a região passou a ser novamente habitada.

Mas a partir do momento em que surgiu o interesse pela agricultura, os agricultores iniciaram constantes brigas porque os animais de uns comiam a plantação de outros. A solução encontrada para acabar com os conflitos foi fazer uma cerca que ia desde as terras de Chico Félix, no Rio Vaza-Barris, até a tapera da Serra, em Campo do Brito. De um lado criava-se animais, e do outro, cultivava-se a terra.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região do Agreste Sergipano  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

SE-170 

Distâncias:

Da Capital:

55 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS

E-mail: [email protected]

Telefones:  (79) 3455-1491

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO:

Telefone: (79) 3543-1857

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mails:

Telefones: (79) 3455-1468

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.infonet.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Domingos

Olá,meu nome é valbert ,passei para contar uma coisa sobre o melhor e maravilhoso municipio que vivi , a maior parte da minha vida ,que parece ser pequeno mas o povo é grande "de coração". e a melhor coisa que observei no municipio foi o jeito das pessoas ,com pura humildade e gratidão,povos simples e caridosos.uma coisa que é raro em qualquer municipio do estado brasileiro.
Por: valbert

são domingos é a terra da garoa lugar que não chove é o mato é verde...
Por: isabela alves de andrade

São Domingos é uma cidade pequena, porém super hospitaleira. Tem o rio Vazabarris que é muito gostoso tanto para pescar como mergulhar nas suas águas doces.
Por: Dejenal de Jesus Alcantara

ainda não conheço, gostaria muito em poder fazer amizade neste lindo municipio, moro em são luís/MA, parabéns..um catinho muito especial nesse GRANDE BRASIL...
Por: camilo neto

adorop essa cidade foi a qui eu nasci. maravilhosa
Por: EDICARLA A DOS SANTOS

Não so conheço como vivo nessa cidade linda.Te adoro são domingos..........!!!
Por: Thamires Barreto de Oliveira

adorei te rever sao domingos apos longos 15anos que saudade um beijo tio ze vieira .
Por: eliene

adoro essa cidade, pois foi nela que nasci e passei boa parte da minha infância. seus pontos turisticos encantam pela beleza da natureza. sempre que posso saio da baixada santista e vou visitar essa cidade que ainda acolhe meus pais ,avó , tios , primos e amigos qe trago comigo no coraçao. te adoro cidade querida
Por: wisleidy laurencia

eu tenho parentes em são domingos e vou quase todo mês pra lá e quando vou não quero voltar lá é muito bom
Por: victor

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Domingos
Fundação:
1963
Altitude:
200m
População:
8.742 habitantes
Área:
102,3km²
Densidade Demográfica:
85,45hab/km²
CEP:
49525-000

Envie seu comentário sobre São Domingos