Santa Luzia do Itanhy

Santa Luzia do Itanhy-SE
banner

Bem-vindo a Santa Luzia do Itanhy!

banner

As melhores pousadas em Santa Luzia do Itanhy podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Santa Luzia do Itanhy

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Trata-se da povoação mais antiga de Sergipe e a sua fundação coincide com as primeiras tentativas de colonização do solo sergipano, pelos portugueses.
Em 1575 chegam a região os Padres Jesuítas Gaspar Lourenço e seu irmão de hábito João Solenio, acompanhados por alguns colonos e um grupo de soldados, aí conquistando o território apenas pelo Evangelho. Aí os Padres Jesuítas fundaram uma igreja sob a invocação de São Tomé e à sua frente uma cruz com 80 palmos de altura e ainda casas para moradia. A 1ª missa celebrada foi assistida por índios que pertenciam a nação Tupinambás.
Em 1698 a aldeia foi elevada à categoria de Vila por ordem do Governador da Bahia D. João de Lencastro, com o nome de Vila Real de Santa Luzia.
Decreto-Lei Estadual de nº 69 elevou a Vila à categoria de Cidade.
O Decreto-Lei nº 377 de 31 de Dezembro de 1943 revogado pelo de nº 533 de 07.12.1944 modifica o nome do Município para Inajaróba, este nome, por sua vez, foi mudado para Santa Luzia do Itanhy pelo Decreto-Lei Estadual nº 88 de 25 de Novembro de 1948. 

Significado do Nome

“Itanhy” era o nome que os indígenas davam ao rio Real. 

Aniversário da Cidade:

13 de Dezembro

Gentílico:


População:

13.914 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Venha passar suas férias curtindo a natureza bem de perto na cidade de Santa Luzia do Itanhy. Serão dias inesquecíveis!

Clima


Temperatura Média: 


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Estância  

Limites:

Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Arauá e Umbaúba  

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

66 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Igreja de Santa Luzia do Itanhy

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO ITANHY

E-mail:

Telefones: (79) 3543-1248

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO DE ARACAJU:

Av. Tancredo Neves, s/nº
Telefone: (79) 3259-2848

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mails: [email protected]

Telefones: (79) 3548-1241 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Santa Luzia do Itanhy

Sou Carioca adoro o Rio de Janeiro, meus pais eram sergipanos de santa Luzia do Itanhi-Se, mais com certeza, o municipio de Santa luzia do Itanhi-Se, tem tudo para se transformar num portal de ferias, moro no Povoado Crasto, onde tem uma beleza de dá agua na boca pois para chegar no pov. temos que passar por uma trilha na mata que é a coisa masi linda da região, o seu estuario é bem conservado e com um verde exuberante, onde seus mangues e riacho, mostra com clareza a natureza e de onde os pescadores e marisqueiras tiram seus sustento sem agredir o meio ambiente, a A Mata Atlantica preservada é fantastico, temos no povoado Crasto, um simples restaurante de comida caseira, onde as pessoas vem saborear o tradicional Pirão de Peixe com molho de camarão (Restarurante D. Beata), sob a administração de Selma e Lucio, Temos no municipio de Santa Luzia do Itanhi-Se, a Colonia de Pescadores Z-3, onde temos cadastrados mais de 1.600 pescadores e marisqueiras, onde parte do caranguejo que abastece os retaurantes de Aracaju, sai de lá, o aratu, marisco de renome onde no povoda cajazeiras faz uma gosta muqueca de folha, contando com o povoado Rua da Palha, que tambem deixa a desejar com o famoso ensopado de aratu, bem fresco e saboroso. Há senhores, Santa Luzia, tem seus engenhos antigos que tem muita historia, faça-nos uma visita e vai conprovar que tem muito mais a mostrar e compartilhar, pois alem de todo o municipio é um portal para outras praias, estado da Bahia(Mangue Seco), onde foi filmado a novela Tieta da TV Globo e muito mais. Tenho outros relatos em papeis e fatos vivenciado durante muitos e muitos anos de convivencia neste fantastico Municipio que apesar de esquecido contribui muito com a economia do Estado. Quando tiver mais expirada escreverei mais e futuramente enviarei fotos. Visitem nos
Por: Selma Lucia dos Santos

Visitei a Cidade no dia da padroeira. Gostei da cidade,da praça q é bem iluminada, só acho q a igreja precisa d uma bela reforma, como ela fica no alto, chamaria atenção dos visitantes. Gostaria tambem d enviar meu curriculo para Sec. de Educação daí. Abraços
Por: Tania Maria Silva Santos

Já morei nesta cidade a 21 anos atrás, adoro essa cidade e pretendo um dia voltar a morar ai pois passei a melhor parte de minha vida ai. AMO ESSA CIDADE.
Por: José Luis ( Lucas )

Conheço a cidade de Santa Luzia do Itanhi, acho bem aconchegante, trabalho no povoado Priapu. Adoro as pessoas de lá, principalmente minha amiga Edizinha!!! É uma cidade pequena, porém hospitaleira.
Por: Maria Amélia

Sou de Santa Luzia e moro em Jacareí - SP mas a cidade é uma maravilha,o povo atraente faz com os visitantes sintam-se em casa,os rios limpos e bem conservados é uma atração aparte. Eu sou suspeito de falar dseta cidade pois sempre que posso vou desfrutar das maravilhas deste lugar. Um abraço aos meus amigos, Fachada, Moacir, Pepe, Narciso entre outros. Sidenei Soares.
Por: Sidnei Soares Batista

OIiiii esta cidade é maravilhosa, eu amo este lucar um cantinho de um paraiso escondido. Valeu Santa Luzia....
Por: Sidnei Saores

A cidade de Santa Luzia do Itanhy tem uma variedade de áreas turistas em seus povoados vizinhos, eu já curtir essas paisagens!
Por: Rivani Oliveira

Admiro muito essa cidade porque nascir nesse cenário espetacular e encantador,e afirmo que é impossivel não notar tanta beleza em suas paisagens;costumes;crenças enfim,"VENHA DESFRUTAR DESSE PARAÍSO E DE SUA CULINÁRIA DE SABOR INIGUALÁVEL.Venha se deliciar da comida caseira no BAR & RESTAURANTE do "MOURA" situado as margens do "RIO PRIAPÚ" que é aberto todos os dias;Vc pode desfrutar também do "PICO do BODE" próximo ao povoado "CAJAZEIRAS" que por sua vez nos traz seus manguezais e suas belas marés que nos proporciona a sensação de estarmos em uma das melhores práias do ESTADO,em especial a maré dos "PATY" localizado no povoado "TABOA"sem contar do seu vasto território de MATA ATLÂNTICA fechada e intocada destinado à "FAUNA & FLORA",sem contar nesse povo batalhador em especial todos estudantes do povoado "ASSENTAMENTO SANTA LUZIA II lugar aqual vivo à 19 anos.VENHA !!!!!!!!ESTAMOS TE ESPERANDO!!!.-H.S
Por: HOSANITO SANTOS

Sou de Rio Claro interior de São Paulo e já estive em Santa Luzia do Itanhi por duas vezes, adoro esta cidade, amo este povo hospitaleiro, fiz ai muitos amigos mais cegado que irmãos. Deus abençoe esta cidade.
Por: Marcelo Celso Barletto

eu morrei no povoado priapú toda a minha infancia sinto muita saudade dos meus amigos que la deixei hoje moro em carmopolis/se sou professor de informática e estudo em aracaju/se mas um dia vou visitar beijos para todos voces.
Por: jose antonio de oliveira

é verdade santa luzia é uma das cidades mais antigas do brasil pena que poucas pessoas sabem disso e nao dao valor.
Por: rafaela donato

Oi pessoal, estou morredo de saudades desta maravilhosa cidade,recomendo a todos que vão conhecer a cidade de santa Luzia, pois ainda existe uma farta floresta, entre outras maravilha. Que deixar claro que o meu coração pertence a esta cidade, e ao povo que tanto amo. Um abraço para minha amiga Vilma, e para todos. Santa Luzia cidade maravilhosa.
Por: sidnei soares batista

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Luzia do Itanhy

Envie seu comentário sobre Santa Luzia do Itanhy

banner