Pinhão

Pinhão-SE
banner

Bem-vindo a Pinhão!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Pinhão, fotos, informações, os principais hotéis de Pinhão, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Pinhão, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 258m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.942 habitantes. A área total de Pinhão é de 152,7km², e sua densidade demográfica é de 32,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pinhão-SE é 49517-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pinhão

Roteiros do Brasil

Região das Serras Sergipanas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região que fica entre os rios Vaza-Barris e Sergipe, onde atualmente encontra-se o município de Pinhão, distante 76 quilômetros de Aracaju, começou a ser desbravada a partir de 1700, período em que acontecia a colonização e o povoamento da zona sertaneja da Capitania de Sergipe Del Rey.
Pesquisas históricas dão conta de que a primeira incursão na área territorial foi encabeçada por Manoel Alves da Silva, que obteve, por alvará de 25 de outubro de 1713, a sesmaria de “uma légua de comprimento por três de largura”, começando no Rio Salgado, que deságua no Vaza-Barris, até a Serra do Caité.
Durante essa época, o Governo Geral tinha muito interesse pela conquista e povoamento de Sergipe, principalmente porque o território era a solução para facilitar as comunicações entre Salvador e Olinda, e sua ocupação era uma das formas de afastar os franceses, traficantes de Pau-Brasil, que utilizavam os rios Real, Vaza-Barris e Sergipe, e representavam séria ameaça ao domínio português.
A povoação, porém, só começou realmente a surgir muito mais tarde, no século XIX, em terras dos coronéis Fonseca e José Correia Dantas, que foram demarcadas pelo engenheiro militar José Calazans, atendendo interesses de um francês chamado Gootchaux Ettinger e do seu sobrinho, Gabriel Lazar Ettinger.
Os franceses, que eram ourives, desembarcaram em Aracati no Ceará, e foram descendo a costa nordestina até chegar a São Paulo (Frei Paulo). Com o passar do tempo, foram expandindo a área de interesse, e em Pinhão fizeram nascer a cultura do algodão, incentivando o crescimento através de financiamentos. Tudo isso ocorreu em 1889.
No ano seguinte, em 1890, os Ettinger fundaram, no local onde está implantado o município de Pinhão, uma beneficiadora de algodão. Várias pessoas, ao tomar conhecimento do empreendimento, mudaram-se para a povoação e assim iniciou-se a cidade de Pinhão.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

O nome do então povoado de Campo do Brito originou-se de uma planta nativa do Nordeste, Pinhão, abundante ainda hoje na região.

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atividades econômicas - agricultura (milho, feijão e abóbora), pecuária e indústria de laticínios.

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município do Sertão Sergipano

Limites

 

Acesso Rodoviário

SE 302 

Distâncias

80 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Pinhão.

 

hspace=0 

hspace=0 (79) 3461-1047

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.cnm.org.br

          www.infonet.com.br

          www.agencia.se.gov.br

          www.municipionline.com.br

          http://www.panoramio.com/

Comentários de Pinhão

do povuado lagoas filho ze pequeno e justina amo o pinhao e huma cidade linda de povo bom e acoledor parabene a todos sergipanos fu/////
Por: verdiano aleves dos santos

Moro em salvador mais sempre estou em pinhão pois minha mae mora ai.tento mostrar algumas fotos da nossa cidade mais ainda não tem. Espero que logo veremos.um abraço ao nosso prefeito Valdinho thau LIBERATO.
Por: LIBERATO FLORENCIO CORREIAl

ilmo eseletisimo prf... parabeniso pelo serviço que o sr.faz em todos mon...de pinhaõ meu nome e verdiano irmão de antonio filho justina ate hum dia guaruja22/11/2.008 verdiano alves
Por: jerry alves

sou do povoado lagoas mas pinhão é a minha cidade natal a todos um feliz natal que o ano novo seja cheio de paz e grandes relizações e o que desejo a todos voçes guarujá 22/11/2008 do amigo jerry
Por: VERDIANO ALEVES DOS SANTOS

essa cidade é muito boa, eu falo isso pq moro nela a muito tempo. e essa cidade tem muitas coisas boas por exemplo: praça de eventos,as festas são muito boas,etc,...
Por: bruna mariana

na cidade e pinhão tem muita diversão alegria de montão. alegra o coração,na cidade depinhão tem muitos pontos turisticos como: praças, ginasio, rios,e etc,... em fim tdu de bom. xau *) bjusss
Por: suzana souza

Tenho saudades desta terra querida, onde vivi toda a minha infancia, saudade do Palmeiras dos tempos de Paulo Hermogenes, de Orlando de Vadinho, Gera etc,boas lembranças e eternas recordações da praça da igreja, igreja esta construída da inspiração do Padre Balbino, dos amigos que aí deixei.Um grande beijo a todos.Paulinho de D.Arlete(Professora).
Por: paulo passos

pinhao minha cidade tem muitas belezas, a feirra livre e um lugar espetacular, muitas cumidas tipicas vçs presisam conhecser.
Por: jany

pinhao minha cidade tem muitas belezas, a feirra livre e um lugar espetacular, muitas cumidas tipicas vçs presisam conhecser.
Por: jany

nascido no municipio em 1949, filho de Sizenando,eis vereador, eis exator fiscal, ver Pinhão como um municipio altamente produtor de milho, abobora, leite etc., com um clima excelente e festas que vale a sua presença para ver de perto(festa do padroeiro,festa do milho).
Por: jose veloso de souza araujo

EU ADORO PINHÃO-SE NÃO TEM LUGAR DE NORA MELHOR GUE PINHÃO
Por: jessicaplicielysantosmatos

o melhor de pinhao é a feira... ki maravilha! as festas tbm sao boas d mais.
Por: magna chagas

Olá amigos, valeu pela iniciativa. Sou filho de Pinhão. Meu pai, Mauro Alves, é Filho de Firmino Alves. Todas as minhas origens são pinhãoenses e mesmo sem visitá-la com frequência, gosto muito desta terra. Ademário Alves Geógrafo e Economista [
Por: Ademário Alves Santos

alôr Pinão em breve estarei lhe visitando e toda minha familia!!!!
Por: renansoresdossantos

ola meu nome e marylia tenho 27 anos moro em praia grande litoral paulista sou nascida ai na cidade de pinhao mas vim para ca com 4 anos e nao voltei mais minha familia inteira mora ai meu primo e vereador o bismark eu gostaria muito que voces me mandassem fotos da cidade pelo meu e-mail ...pois tenho muita vontade de ver a cidade e matar a saudade de toda minha familia mil bjus
Por: marylia de jesus santos

ola eu naci em pinhão e mim criei em sao paulo mais gosto muito da ir quando vo a ir nao quero volta mais si deus quizer eu ainda vou mora em pinhaõ voceis estao de barabems
Por: gildo conceição de oliveira

venha conhecer pinhao a terra do milho vc vai gostar muito da cidede do nordeste
Por: rafael bispo dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pinhão
Fundação:
1953
Altitude:
258m
População:
4.942 habitantes
Área:
152,7km²
Densidade Demográfica:
32,36hab/km²
CEP:
49517-000

Envie seu comentário sobre Pinhão