Nossa Senhora do Socorro

Nossa Senhora do Socorro-SE
banner

Bem-vindo a Nossa Senhora do Socorro!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Nossa Senhora do Socorro e muitas outras opções de hospedagem na cidade Nossa Senhora do Socorro. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Nossa Senhora do Socorro.

Informações de Nossa Senhora do Socorro

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa dos Coqueiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No Início do século XVIII, a freguesia de Nossa Senhora do Socorro da Cotinguiba tinha como monumento religioso uma capela cujo nome era o mesmo da vila. Porém só em 1864, a capela tornou-se Matriz.
Frisa-se, no entanto, que mesmo conquistando sua emancipação política, foi após a edificação da Matriz que Socorro conseguiu sua autonomia religiosa, ficando reconhecida como freguesia pelo estatuto religioso e como vila pelo estatuto político-administrativo.
A igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro não dispõe de documentação sobre a sua construção. Na soleira da sacristia, à direita, há uma inscrição com a data de 1714. E, segundo Germain Bazin, é um exemplar tardio do estilo barroco. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

07 de Junho

Gentílico:

socorrense

População:

160.829 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pecuária

- Onde se destacam os rebanhos de Bovinos, Suínos, Eqüinos, Ovinos, Galinhas, Galos, frangos e pintos.

Piscicultura

- A pescaria é diversificada tanto nas águas dos rios como no mar, com destaque para carimãs, pescados, xeréus, bagres, robalos, traíras, arraias, carapebas e milongos. Atualmente a produção de camarão em viveiro tem se destacado.

Viveiros de Camarão

Principais produtos agrícolas

- Banana, Coco-da-baía, Manga, batata doce, cana-de-açúcar, mandioca e feijão.

Indústria

- No Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro, localizado no Conjunto João Alves Filho, estão concentradas indústrias de alimentos, malharias, artefatos de cimento, renovadoras de pneus, fábricas de velas, de leite de coco, gesso, entre outros. Devido aos incentivos fiscais, a indústria tem crescido muito nos últimos anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE divulgou no final de 2004, estatísticas do cadastro central de empresas relativas ao ano de 2002.

- O município de Socorro foi o que mais atraiu empresas entre 1997 e 2002. Subiu de 566 unidades em 1997 para 1.024 até dezembro de 2002. O crescimento percentual foi de 81,0%, bem acima das variações estadual, regional e nacional, que apresentaram crescimento de 36%, 50,5% e 41,7% respectivamente. Como em Sergipe, uma empresa emprega em média sete funcionários, estima-se que tenham sido gerados nesse período uma média de sete mil empregos no segmento industrial.

Clima:

Tropical quente e úmido, com um a três meses secos, além de moderado excesso de inverno caracterizado por um período de chuva entre os meses de Março a Agosto. 

Temperatura Média:

25,2º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Leste Sergipano  

Limites:

Com as cidades de Aracaju, Laranjeiras, São Cristóvão e Santo Amaro das Brotas.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

Em linha reta: 11 km da Capital

Pela rodovia:13 km da Capital 

Outras:

  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Prainha do Porto Grande

No início era um sítio tomado por mato. Somente os pescadores tinham acesso ao local para ancorar os barcos. Nem mesmo o banho era permitido. Mesmo assim, a beleza do Rio Cotinguiba passou a despertar o interesse da população em geral. Em 1984, um morador da cidade chamado Marcos Teles, já falecido, roçou o mato e fez uma trilha que dava acesso à margem do rio, construindo em seguida, um quiosque. Mas foi em 1992, por intervenção do prefeito da época, José Franco, que o Ibama e a Deso liberaram o acesso do público. Então ele construiu a orla do Porto Grande, com oito bares, que foram dotados de toda estrutura necessária. Todos os quiosques foram doados pela Prefeitura Municipal. Há um detalhe interessante nos bares que trazem nomes de peixes e mariscos. Aos poucos, não apenas o povo socorrense, mas turistas já estavam freqüentando a prainha que hoje é um pontos de atração turística do município. É lá onde também acontecem os festejos carnavalescos.

Igreja Matriz

Frisa-se, no entanto, que mesmo conquistando sua emancipação política, foi após a edificação da Matriz que Socorro conseguiu sua autonomia religiosa, ficando reconhecida como freguesia pelo estatuto religioso e como vila pelo estatuto político-administrativo.
A igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro não dispõe de documentação sobre a sua construção. Na soleira da sacristia, à direita, há uma inscrição com a data de 1714. E, segundo Germain Bazin, é um exemplar tardio do estilo barroco. É o único monumento tombado em todo o município, sendo inscrita nos livros de tombo Histórico e de Belas Artes do IPHAN. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Existem ainda as manifestações folclóricas representadas pelos grupos de capoeira, quadrilhas juninas além do Samba de Coco e do Reisado dos Idosos. Os festejos carnavalescos por sua vez acontecem na prainha do Porto Grande (sede).

  Fevereiro

02 - Nossa Senhora do Socorro

 Julho
 
07 - Emancipação do município

- Forró Siri - Foi em uma conversa do então prefeito de Nossa Senhora do Socorro, na época, José Franco com amigos no início de janeiro de 1993, que surgiu a ideia de realizar os festejos juninos em Nossa Senhora do Socorro. Até então, o município não tinha tradição de realizar grandes festas juninas e José Franco como idealizador do São João em Areia Branca, quando foi prefeito, resolveu transformar Socorro num arraial. Naquele momento nascia o Forró Siri, nome escolhido para batizar o evento que leva o nome popular da localidade que o sedia. O primeiro Forró aconteceu no mesmo ano, nos dias 27, 28 e 29 de junho. No começo era uma festa tímida, comenta o compositor e músico, Arivaldo Manoel da Cruz, mais conhecido por Ari da Perereca, que até hoje participa da organização da festa. A música carro-chefe da festa, "Chegou o Forró Siri" é cantada por ele, que também foi o primeiro locutor do evento. As apresentações eram basicamente de grupos pé-de-serra, a exemplo de Passarada do Ritmo, entre outros. O primeiro Forró Siri foi aberto pelo grupo Bem-ti-vi e sua passarada, do conjunto Parque dos Faróis. A festa foi tomando dimensão, e foi se consagrando, e hoje é considerado o maior São Pedro do Estado de Sergipe, afinal, "Se Deus for Brasileiro, São João for Sergipano, São Pedro é Socorrense". Todos os anos o mega-evento acontece no final do mês de junho, no conjunto João Alves Filho, reunindo uma média de 100 mil pessoas por noite contagiadas pelas atrações bem como pelo conforto e segurança que surpreende a todos que comparecem à festa pela primeira vez.
A festa reúne uma média de 100 mil pessoas por noite e possui uma área de 157,2 km².

 Agosto

15 - Nossa Senhora do Amparo

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 2107-7210 / 7810

Sites: http://www.socorro.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

Pç. Gov. Antônio Carlos Valadares, s/n - Bairro: Centro    
Nossa Senhora do Socorro-SE - CEP: 49160-000
 
Telefone: (79) 3211-0856  
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Nossa Senhora do Socorro

ah...moro...adoro viver a aqui N.S. do SOCORRO e meu orgulho...nas minhas veias corren sangue de brasileira e d sergipana...amo d paixao SOCORRO
Por: thays

um dos pontos mais bonitos é a igreja por ter uma historia linda pra ser contada. e sendo q pra ghegar onde chegou passou por altos e baichos nao deiche de conhecer a igreja matriz de nossa senhora do socorro... aproveite!
Por: cleuma dantas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nossa Senhora do Socorro

Envie seu comentário sobre Nossa Senhora do Socorro

banner