Maruim

Maruim-SE
banner

Bem-vindo a Maruim!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Maruim e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Maruim.

A cidade de Maruim, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1835. A localidade está em uma altitude de 10m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.298 habitantes. A área total de Maruim é de 95,2km², e sua densidade demográfica é de 150,19hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Maruim-SE é 49770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Maruim

Roteiros do Brasil

Região Pólo dos Tabuleiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sergipe nasceu em Maruim. A frase pode parecer, mas não é nada exagerada. Basta que se conheça a fantástica história daquele município, que fica na região do Cotinguiba, a 30 quilômetros de Aracaju. Recentemente a bióloga e historiadora Maria Lúcia Marques Cruz e Silva, filha de Maruim, expôs achados históricos do município. São milhares de peças e documentos que revelam o apogeu e a decadência do Empório de Sergipe.
Empório, sim. Boa parte dos grupos empresariais de sucesso em Sergipe nasceu em Maruim. A força econômica e política desse município era tanta que foram instalados lá oito consulados. A cana-de-açúcar e o algodão atraíam os europeus, que em Maruim montaram colônias. O primeiro povoamento nasceu no encontro dos rios Sergipe e Ganhamoroba. Aos arredores do Porto das Redes (antiga Alfândega de Sergipe), surge Mombaça. Mas os ataques dos mosquitos obrigaram os poucos habitantes a se mudar dali.
O português Manoel Rodrigues de Figueiredo permite que as pessoas fugidas do Mombaça construam suas casas dentro de suas terras, no Engenho Maruim de Baixo. Outro português, José Pinto de Carvalho, construiu um grande armazém (trapiche) para negociar com o ouro da terra, que era o açúcar nas terras de Manoel Rodrigues.
Depois de desavenças entre José Pinto e Manoel, Maruim passa a ser dependente de Santo Amaro e depois de Rosário do Catete. As brigas terminaram na chamada Revolução de Santo Amaro. As confusões só acabaram em 1835, quando o governador da Província, Manoel Ribeiro da Silva Lisboa, transformou Maruim em uma vila e no ano seguinte ela virou cidade.
Para a história oficial, o fundador de Maruim foi José Pinto de Carvalho. Foi ele quem governou a recém-criada Vila de Maruim, e quem empossou o primeiro prefeito, Luís Barbosa Madureira.

Significado do Nome

O nome da cidade vem do inseto maruim (os antigos chamavam Maroim), que em Tupi significa mosca pequena ou mosquito.

Aniversário da Cidade:

05 de Maio

Gentílico:

maruinense

População:

16.338 habitantes

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 
Tropical

Temperatura Média:

30º C  

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

 
Município da Região Leste Sergipano

Limites:

Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, Laranjeiras 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

19 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARUIM

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3275-1363

Sites: http://www.maruim.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3275-1593

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE 1º OFÍCIO:

AVENIDA LEONOR BARRETO FRANCO, 75 - CENTRO
AQUIDABA-SERGIPE
Telefone: (79) 3341-1981
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.municipionline.com.br

www.maruimnet.com.br

www.infonet.com.br

www.agencia.se.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Maruim

terra boa de viver e morar pra quem gosta de tranquilidade, um abraço a todos maruinenses de seu conterranio
Por: Alexsandro (sandro)

Maruim cidade querida, onde dei os meus primeiros passos da minha vida, onde através de meus pais, familiares e amigos contribuiu diretamenta para aconstrução de minha personalidade pessoal e profissional, hoje estou no Rio de Janeiro mim aperfeiçoando profissionalmente e trabalhando, que saudades da minha terra, do bate papo na praça nas noite que tem o seu brilho das noites com o colegiado que a cada visita que eu faço a minha familia percebo que a garotada tão rapido tem chegado a sua fase desta nova juventude, que sonha com realização em todos os sentidos. Aos mues conterranios uma grande abraço. Gerson Junior.
Por: Gerson Dantas de M Junior

MARUIM TUDO DE BOM GOSTO MUITO TODA MINH INFANCIA FOI LA TOMEI MUITO BANHO NA MARE NO CAS DO TAMARINEIRO E TAMBEM PESQUEI MUITO ALI
Por: NILSON DE OLIVEIRA

Estou com muitas saudades de Maruim morei 20 anos no conjunto Albano Franco, conheço varias pessoas e em breve fevereiro de 2010 estou aí passando minhas férias, hoje moro em Trindade-PE e trabalho na Votorantim Cimentos.
Por: Nivaldo jose dos santos junior

adoro Maruim morei 20 anos e estou com muitas saudades se tudo der certo estarei ai em Fevereiro de 2010 nas minhas ferias e ver os grandes amigos que deixei ai um grande abraço para todos ele do conjunto Albano Franco.
Por: nivaldo jose dos santos junior

essa cidade e linda ja morei la e minha historia esta nessa cidade a qual tenho muitas lembranças
Por: ana cristina

morei por um certo periudo nesta cidade, tenho muita saldade deste amavel lugar que mim tras belas recordaçaão, rua, santo antonio 43, os bailes da cidade fazia com que ela fosse diferente das outras cidades. Quantas Saldades.
Por: jose carlos lima

Nasci em Maruim a 40 anos, mais vivi somente 17 anos na cidade, hoje vivo em Santos no litoral paulista aonde constituir familia tenho 02 filhos homens e uma filha mulher, além da miunha esposa que se chama SARA. Mais posso afirmar a todos que lerém este E-MAIL, tenho muita saudade da minha cidade como das pessoas que um dia eu convivir. Hoje não tenho mais residência em Maruim, pois já foi vendido porque estava praticamente as moscas (Quanta Saudade) Mais um dia irei visitar a minha cidade que jamais esquecerei. EU AMO MARUIM. Quando quero matar minha saudade vou no GOOGLE e vejo as fotos da cidade, um abraço a todos, e a queles que assim como eu nunca esquece a cidade. SANTISTA POR OPÇÃO MARUINENSE DE CORAÇÃO. Um abraço HERMANOS. TCHAU. Há Nasci na boa hora nº 21. Beijos a todos Um abeijo a minha madrinha Suely diretora do colégio da boa hora a todos.
Por: Domingos de Andrade Melo

MOREI EM MARUIM DE 1971 À 1975, CONFESSO QUE FOI O PERIODO MAIS FELIZ QUE VIVI, POIS APRENDI A SER GENTE DE BEM MOREI NO LAXES E NA RUA NOVA E ESTUDEI NO GINÁSIO MARUINENSE E PESQUEI MUITO.
Por: WILSON SILVEIRA

eu gostaria de saber mais sobre essa cidade sobre sua cultura sua gente com essa pessoa vive essa cidade e muito falada por uma amiga que eu tenho
Por: eduarda

conheco minha vo mora la e eu naci la sou uma pessoa que gosto muito de la moro na bahia mas vou volta pra la
Por: eliezer

SOU DO RIO DE JANEIRO E VIM PARA MARUIM A 14ANOS,CIDADE ONDE TUDO DE BOM MIM ACONTECEU.PRINCIPALMENTE ONTE CASEI A 9ANOS E TRABALHO EM AJU E VIVO FELIZ,POIS E UMA CIDADE TRANQUILA E DE PESSOAS ACOLHEDORA.VALE APENA CONHECER
Por: CRISTIANO

sai dessa terra aos 17 anos mas tenho muitas saudades eda minha infancia com meus amigos na quela epoca na tinha asdrogas que destroem os jovens hoje final de semana era so festa no gabinete de leitura e no prqure da cidade show de bola e minha praia linda jatoba o point do surf da galera uurr
Por: francisco de assis andrade

eu amoo maruim-se,, ..eu nasci aqui!!!!!saudadse de minha terrinha...bjss a todos aii..;;
Por: lolla

maruim=se maruim saudades dessa terrinha linda!!!!brevee estareii aii..
Por: lolla

genteee vocês que não conhece MARUIM não sabe a cidade maravilhosssa que é! Maruim tem festa boa além da recepição que o povo maruinence tem ....... pois você que não conhece o que que você ta esperando venha logo conhecer MARUIM É TUDO DE BOMMMMMM
Por: bianca

MARUIM..ESSA E A MINHA TERRA!!!TOW MORRENDO DE SAUDADS..MAS EM BREVE ESTAREI AI COM FE EM DEUS..BJS A TODOS DAI.
Por: lolla

MINHA TERRA E SERGIPE,,MAS PRECISAMENTE MARUI.PELO VISTO A CIDADE ESTA BEM MELHOR,ISSO E OTIMO PARABEMS MARUIM PELO SEU DIA!!!.
Por: LOLLA

Maruim é a cidade melhor do mundo nunca vi nada igual.
Por: leo love

Morei nea cidade em 1987 tinha jacarés na praça central de frente a igreja matriz,e comia amendoin torrados e cozidos na praça feitos na hora,e mais abaixo,havia uma casa de refrescos,ond nós matávamos a sede com deliciosos sabores,desde 87 que não visito a cidade,adorei ela e um dia vou poder voltar lá e visitar parentes,sou do Rn da cidade de currais novos e adorei morar em Maruim.
Por: carlos sergio lacerda

A cidade de Maruim é extremamente pacata, hospitaleira e de cultura tímida, pois aqui já se passaram ilustres holandeses, alemães, franceses de tal forma como é visto em alguns pontos da cidade, em algumas casas de estrutura detalhadas ainda da época colonial e muito mais! Me orgulha ser filha nata da minha cidade! Precisa de todos para manter viva a cultura que timidamente esta desaparecendo!
Por: Ana Paula

maruim e uma sidade historica falo isso por quer sou de maruim
Por: bruno dantas de jesus

Boa tarde a todos. Hoje eu tive um grande presente que foi esta no site da cidade de MARUIM, a cidade onde nasci e vivi até os meus 17 anos e que tenho uma profunda admiração e saudades sempre. Quando vi as fotos da Igreja Nossa Senhora da Boa Hora, que também leva o nome da Rua em que eu nasci, me parece que voltei no tuneo do tempo, simplesmente maravilhoso. Um grande beijo a minha cidade e um forte abraço aos amigos que deixei nesta cidade. Domingos de Andrade Melo. Santos / SP 05/de Outubro de 2010.
Por: Domingos de Andrade Melo

Sou, de Maruim, mas vivo no Rio de Janeiro á 20 anos sou apaixonada pela minha terra pena que não tem emprego digno por lá.
Por: Ana Maria Dos Santos

EU,NASCI EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS,MAIS MOREI EM MARIM,ATÉ MEUS 11ANOS.MEU PAI,VERÇOSA,TRABALHAVA NA PETROBRAS.SOU ALAGOANA,MAIS Ñ ESUQEÇO MARUIM.ONDE VIVI TODA A MINHA INFANCIA.FAZ MUITO ANOS QUE Ñ VOU EM AMRUIM.SAUDADES MUITAS.
Por: Luciene VERÇOS

Fui nascido e criado em Maruim, estou no rio de janeiro a 35 anos mais visito a minha terra Natal duas vezes ao ano para rever meus familiares e os meus amigos,pretendo voltar para morar.Carivaldo Abraços a todos.
Por: carivaldo dos santos

estar cidade e tudo de bom, mais faz dez anos que eu nao vou, mais estou com vontade de ir- pra ir. um abraso atodos maruinese. israel teles.
Por: israel

Sou maruinense nato estou no rio de janeiro a 35 anos, assitir toda a missa de 100 anos da diocese de aracaju, parabéns aos colaboradores e organizadores dessa festas Aracaju merece. Carivaldo. Rj. 13.12.2010
Por: carivaldo dos santos

daq a3meses vou ficar 20 dias ai d ferias ricardo saopaulo
Por: ricardo

Estou com muita saudade da minha terra Natal em junho estarei ai para comer muito milho assado na fogueira e canjica. Carivaldo Rio de Janeiro
Por: carivaldo dos santos

SOU MARUINENZCE AOS 12 ANOS SOU MARAVILHADA A QUIM QUEM VEM PRA ESSA CIDADE,Ñ SE ESQUECE PQ ESSA CIDADE E MUITO TRANQUILA,MUITAS ARVORES...........TEM MUITA COISA AQUI MAS Ñ VOU DIZER PQ VC TEM Q VIM CONHECE,MEU NOME E PALOMA(14`4 2011)BJSSSSSSSS.
Por: paloma

maruim terra de sabedoria e de aconxego, terra de paz e sossego, terra de quem ma e que ser amado. terra onde me localizo e naqual por mais que eu saia de ti, tu nunca saira de mim.
Por: rilniton aruba

maruim e uma cidade pequena por risso é difecel ñ ter roubo
Por: mayarafatima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Maruim
Fundação:
1835
Altitude:
10m
População:
14.298 habitantes
Área:
95,2km²
Densidade Demográfica:
150,19hab/km²
CEP:
49770-000

Envie seu comentário sobre Maruim

banner