Malhada dos Bois

Malhada dos Bois-SE
banner

Bem-vindo a Malhada dos Bois!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Malhada dos Bois, informações e fotos da maravilhosa Malhada dos Bois. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Malhada dos Bois, recomendadas por internautas.

Informações de Malhada dos Bois

Roteiros do Brasil

Região Pólo dos Tabuleiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Expulsos os franceses do litoral sergipano pela expedição vitoriosa de Cristóvão de Barros no começo de 1590, não se tornou importante a exploração do pau-brasil para os colonos que ali se estabeleceram. Em 1603 o registro de rendas da Capitania de Sergipe Del-Rei mostravam que elas provinham do estanco do pau-brasil e do dízimo que a Junta de Portugal concedeu em 1601 a Gabriel Ribeiro em cada Estado do Brasil. Já em 1612, as rendas eram anotadas como provenientes do dízimo do gado e meunças sem haver referências do pau-brasil. Vilhena escreveria em 1802:
“Não faltaram nesta Capitania matas de excelentes madeiras, e rincipalmente o pau-brasil, porém, por concentradas é impraticavelmente, como disse, propriarem-se”
O Major João de Aguiar Boto de Melo, nasceu em Portugal no mês de novembro. Pertencente a uma família de posses que chegou ao Brasil em Expedição Colonizadora. Para tanto, recebeu terras em Minas Gerais onde foi condecorado ”o maior criador de gado da raça leiteira” e por isso recebeu um brasão. Foi Senador na Bahia na época em que seu irmão, “o Marquês de Aguiar fora Governador da Bahia em 1776 e portanto recebeu este, ordens da metrópole para mandar o Ouvidor de Sergipe proceder a demarcação entre as terras que se prestavam à agricultura e as que serviam à pecuária. Feita a verificação, essa autoridade reuniu-se com a Câmara da Vila de Itabaiana para prescrição.(107)
O território do atual município de Malhada dos Bois pertencia inicialmente, as terras doadas por Cristóvão de Barros através do Sistema de Sesmaria ao seu filho Antonio Cardoso de Barros, as quais se estendiam das margens do São Francisco às do Cotinguiba. Foram elas posteriormente, incluídas entre aquelas que a viúva de Antonio Cardoso de Barros doou ao seu genro Pedro Abreu de Lima, e que depois vieram a integrar o grande município de Propriá, hoje tão reduzido o seu território com o desmembramento de muitos outros.
“Mas o crescimento, tanto das plantações como os rebanhos, fez com que as demarcações dos fins do século XVIII se tornassem absoletas, aguçando-se conflitos entre agricultores e criadores de algumas regiões, especialmente na Vila de Itabaiana levando por volta de 1814 “a Conselho, os povos deste termo tanto criadores, como fazendeiros, em Audiência Geral, com a assistência do Ouvidor Geral” (52). Nessa reunião ficou deliberada a retirada do gado, que perturbava as plantações, das matas para a caatinga. Sergipe continuou como principal abastecedor de gado da Bahia (108), tornava-se necessário a expansão das fazendas de gado e os engenhos de outrora (109).

Significado do Nome

Tudo começou quando o Major João de Aguiar Boto de Melo, um português que chegou ao Brasil como tantos outros trazendo dinheiro, gado de raça, sementes e escravos e “O título de afidalgamento, fato que ocorria também na Capitania de Sergipe Del-Rei a pedidos de fazendeiros ao Rei, de patentes de Major, Coronel, Capitão, Sargento de Milícias, afirmava os grandes patentados rurais, acentuando-se a hierarquização social e o poder político da região” ( 106 ). Com tais requisitos recebeu condecoração de maior criador de gado da raça leiteira e a doação de extensas sesmarias desde Minas Gerais, Bahia e em Sergipe recebeu terras de Antonio Cardoso de Barros, filho de Cristóvão de Barros doou ao seu genro Pedro Abreu de Lima, que se estendiam desde o Vale do Cotinguiba ao lado de Maruim seguindo as margens do São Francisco, que depois vieram a construir o grande município de Propriá, hoje tão reduzido no seu território, com o desmembramento de muitos outros.

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

3.461 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município do Agreste Sergipano 

Limites:

Propriá, São Francisco, Capela, Muribeca

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

64 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MALHADA DOS BOIS

E-mail:

Telefones: (79) 3365-1150

Sites: http://www.pmmalhadadosbois.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

Rua C, 112 - Conjunto Maria Rosa da Silva - Bairro: Centro    
 
Malhada dos Bois-SE - CEP: 49940-000
 
Telefone: (79) 3365-1056
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.municipionline.com.br

www.infonet.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Malhada dos Bois

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Malhada dos Bois

Envie seu comentário sobre Malhada dos Bois

banner