Laranjeiras

Laranjeiras-SE
banner

Bem-vindo a Laranjeiras!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Laranjeiras, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Laranjeiras, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 9m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.167 habitantes. A área total de Laranjeiras é de 163,4km², e sua densidade demográfica é de 141,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Laranjeiras-SE é 49170-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Laranjeiras é uma cidade sergipana que oferece interessantes atrativos históricos para o turista aprofundar seus conhecimentos sobre o Nordeste do Brasil. Confira as informações sobre essa cidade e comece a planejar seu roteiro de viagem.

Pontos turísticos de Laranjeiras

Laranjeiras é uma cidade tombada pelo IPHAN e suas estruturas arquitetônicas não podem ser alteradas e removidas, mas apenas restauradas. Entre os principais pontos turísticos está a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. O templo fica na praça principal, a Praça Matriz, e foi erguido em meados do século 18 e decorado pelo pintor baiano chamado José Teófilo de Jesus.

Outra igreja para ser conhecida é a de Nossa Senhora da Conceição da Comandoraba, um templo histórico dos mais importantes do Nordeste do Brasil. A igreja foi construída por padres jesuítas em 1731 para servir como moradia dos catequistas. Os padres viveram no local somente até 1759, pois foram expulsos pelo governo de Portugal. Essa igreja fica a cerca de um quilômetro do centro de Laranjeiras.

Outra moradia de jesuítas em Laranjeiras, a primeiro a ser construído em 1701, é a Casa do Engenho Retiro e Capela de Santo Antonio. A construção fica próxima ao rio São Pedro, e o nome se deve ao lugar isolado, realmente retirado de qualquer sociedade da época. O lugar também é distante em cerca de um quilômetro do centro da cidade.

A Capela do Engenho Jesus, Maria e José foi construída em 1769 e está arruinada. Porém, ainda assim, muitas pessoas aproveitam para olhar o local.

Já a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi erguida por escravos no século 19 e serve como sede para as festas comunitárias locais de Laranjeiras. Também funciona como centro de reuniões para festas católicas na cidade.

A Gruta da Pedra Furada é uma formação de pedra calcária, e foi muito utilizada como esconderijo para escravos e perseguidos no meio da selva. Na época da ocupação holandesa ao Nordeste, jesuítas utilizavam a gruta para celebrar missas. A obra da natureza fica no povoado Machado.

Ainda temos a Gruta da Mariana, o Mercado Municipal, o Trapiche (atual campus da Universidade Federal de Sergipe), o Museu de Arte Sacra e o Museu Afro-brasileiro de Sergipe.

Com relação à natureza, Laranjeiras é famosa por ser a cidade das cavernas. O município conta com 16 cavernas, e você pode conhecer várias delas, sempre em passeios com guias especializados, para garantir sua segurança.

Informações de Laranjeiras

 

Roteiros do Brasil

Roteiro:  Aracajú - Xingó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 O município de Laranjeiras, a 18 quilômetros de Aracaju, é um dos poucos onde ainda se pode ver a força da arquitetura colonial. Ruas, casarios, igrejas, tudo respira a mais pura história. Laranjeiras já foi a mais importante cidade sergipana. Berço da cultura, educação, política e da economia. Este município só não se tornou a capital de Sergipe por conta de uma manobra política do Barão de Maruim, que transferiu a sede de São Cristóvão para Aracaju.
Depois que as tropas de Cristóvão de Barros arrasaram com as nações indígenas, por volta de 1530, muitos ‘colonos’ acabaram se fixando às margens do Rio Cotinguiba. Essas terras pertenciam à Freguesia de Socorro. Naquela região, mais ou menos uma légua da sede, foi construído um pequeno porto e, por conta das inúmeras e frondosas laranjeiras à beira do rio, moradores e viajantes começaram a identificar o local como porto das laranjeiras.
A movimentação pelo Rio Cotinguiba era intenso e, logo, o porto passou a ser parada obrigatória. Em torno dele o comércio ganhava espaço, principalmente a troca de escravos, e as primeiras residências eram construídas. Mas a partir de 1637, o pequeno povoado das Laranjeiras também sofreu com os ataques e depois com o domínio holandês. Muitas casas foram destruídas, mas o porto, um ponto estratégico, foi preservado. Só por volta de 1645 os holandeses deixam Sergipe.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

 

laranjeirense

 

População:

29.903 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical   

Temperatura Média:

30º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Leste Sergipano  

Limites:

Riachuelo, Areia Branca, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Maruim e Santo Amaro das Brotas  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

23 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Laranjeiras é uma cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, desde 1996, e também governado pelo o estado de Sergipe há mais tempo devido à beleza de suas ruas, de suas igrejas e de seu casario construído em modelo português nos séculos XVII, XVIII e XIX. Além de que possui monumentos tombados individualmente. A Universidade Federal de Sergipe incluiu o Curso de Bacharelado em Arqueologia na cidade por se tratar de um sítio arqueológico a céu aberto. O Campus localiza-se no centro histórico de Laranjeiras, no Quarteirão dos Trapiches, ao lado do Mercado.

Principais Pontos Turísticos:

Laranjeiras é uma cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, desde 1996, e também governado pelo o estado de Sergipe há mais tempo devido à beleza de suas ruas, de suas igrejas e de seu casario construído em modelo português nos séculos XVII, XVIII e XIX. Além de que possui monumentos tombados individualmente. A Universidade Federal de Sergipe incluiu o Curso de Bacharelado em Arqueologia na cidade por se tratar de um sítio arqueológico a céu aberto. O Campus localiza-se no centro histórico de Laranjeiras, no Quarteirão dos Trapiches, ao lado do Mercado.

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

Situada na Praça da Matriz, local onde se originou o atual núcleo urbano da cidade. Construída na segunda metade do século XVIII, foi a primeira igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus no Brasil. Em Sergipe, era sede de aristocrática Irmandade do S.S. Sacramento. O painel do forro da Capela do Santíssimo, representando o Coração de Jesus, é atribuído ao pintor baiano José Teófilo de Jesus.

Embora a igreja tenha passado por várias reformas que contribuíram para algumas descaracterizações, conserva o seu traço original. Edificação tombada pelo IPHAN. Localização: Centro

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba

Em 1731, às margens do rio Cotinguiba, os jesuítas inauguraram sua segunda residência em Laranjeiras; uma construção mais simples do que a primeira. O templo apresenta as características das demais construções jesuíticas no Nordeste. No seu pórtico, de pedra calcária, e no arco cruzeiro estão gravados monogramas que confirmam suas origens e da sua padroeira, a Virgem da Conceição.

Provavelmente uma das últimas construções dos padres da Companhia de Jesus em terras sergipanas, que, em 1759, foram expulsos da Colônia, tendo seus bens confiscados pelo governo português.

A edificação, tombada pelo IPHAN, é um dos monumentos históricos de maior valor no Estado.

Localização: Zona rural, a aproximadamente 1 km do centro da cidade.

Casa do Engenho Retiro e Capela de Santo Antônio

Os jesuítas iniciaram às margens do rio São Pedro, no fim do século XVII, a construção da primeira residência em Laranjeiras. Inaugurada em 1701, foi denominado Retiro, provavelmente este nome se originou em ocorrência da solidão do lugar.

Em anexo à antiga residência, está situada a Igreja de Santo Antônio e Nossa Senhora das Neves, reformada na primeira metade do século XIX. Edificação tombada pelo IPHAN. Localização: Zona rural, a aproximadamente 01 km do centro da cidade

Capela do Engenho Jesus, Maria e José

Construída em 1769, a capela encontra-se em ruínas. O altar, bem histórico tombado pelo IPHAN, foi retirado e encontra-se hoje na Igreja do Senhor do Bonfim.Localização: Zona rural, localizada em propriedade particular de difícil acesso

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Construída por negros na metade do século XIX, a igreja era local de tradicionais comemorações como Festa de Reis e da Rainha da Taieira, esta última uma louvação dirigida a São Benedito e Rosário, protetores dos escravos. Na igreja realizam-se até hoje os ritos do Cacumbi, da Taieira, da Chegança e de São Gonçalo, sendo, portanto, o palco das maiores festas do folclore laranjeirense. Localização: Centro

Gruta da Pedra Furada

Formação de pedra calcária que serviu como refúgio para os nativos da região, situa-se no meio da mata. No local, os jesuítas ceelebravam missas, durante o período da invasão holandesa. Tombada pelo Governo do Estado de Sergipe. Localização: Povoado Machado

Terreiro Filhos de Obá

Terreiro de Nagô tombado pelo governo do estado.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Construída no século XIX, a igreja abriga nos fundos o cemitério da Irmandade do Bonfim. Seu altar de madeira foi destruído durante um incêndio, sendo posto em seu lugar o altar da Igreja Jesus, Maria, José. Do alto da colina, onde está localizada, se tem uma visão completa do Vale do Cotinguiba.Localização: Centro

Gruta da Matriana

Local utilizado como refúgio e para orações pelos padres jesuítas, conserva em seu interior pinturas feitas pelo artista plástico Horácio Hora. Localização: Vila do Faleiro, de difícil acesso

Ponte Nova

Mercado Municipal
Construção do século XIX, com características góticas. Recebeu mercadorias vindas através do rio Cotinguiba. Até hoje funciona aos sábados para a feira local. Localização: Centro

Trapiche

Construção do século XIX, local onde era armazenada a produção açucareira dos engenhos. Ali também eram desembarcados e alojados os escravos enquanto aguardavam seus senhores.Atualmente funciona no local o Centro de Tradições, palco de manifestações artísticas.

Igreja Bom Jesus dos Navegantes

Da igreja, construída no início do século XX, parte a anual procissão de Bom Jesus dos Navegantes, tradicional festa religiosa da cidade. Localização: Alto do Bom Jesus, s/n (entrada da cidade)

Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos
Construída no século XIX, pelos homens pardos, a igreja tornou-se centro de devoção à Nossa Senhora da Conceição. O Imperador Dom Pedro II, ao visitá-la, fez donativos para conclusão das obras.Localização: Centro

Capela Sant'Aninha

Construída no antigo depósito de pólvora do Sítio Sant'Aninha, era uma das mais ricas capelas particulares do Nordeste. Localização: Solar Sant'Aninha, s/n - Zona rural (em propriedade particular)

Igreja presbiteriana

Situada na rua Tobias Barreto (centro), foi inaugurada em 19 de novembro de 1899 após uma série de incidentes entre católicos e protestantes que iniciaram em 1844 e agravaram-se quando o pastor norte-americano Alexander Latiner Blackford, após visitas a Laranjeiras, fundou em 1884 a primeira Igreja Presbiteriana em Sergipe, na rua Comandaroba em Laranjeiras. Até hoje a igreja mantém todas as suas atividades.Localização: Centro

Antigo Teatro Santo Antônio

Sua construção data do século XIX. Funcionou como teatro por muito tempo. Companhias nacionais e internacionais apresentaram-se nesse espaço. Durante um bom tempo ficou abandonado, sendo utilizado como cortiço. Hoje abriga a biblioteca e laboratórios do campus avançada da Universidade Federal de Sergipe.Localização: Centro

Museu de Arte Sacra

Fundado em 1980 para preservar o grande acervo sacro do município. É o segundo mais importante do Estado.Localização: Centro

Museu Afro-brasileiro de Sergipe

Exposição de peças ligadas à cultura afro-brasileira e sua influência no sincretismo religioso do nosso povo. Aqui são catalogados objetos de cultos religiosos, fotografias, telas e documentos.Localização: Centro

Casa de Cultura João Ribeiro

Local de nascimento do primeiro escritor imortal sergipano da Academia Brasileira de Letras. Atualmente funciona o Museu João Ribeiro, com peças pertencentes ao ilustre escritor, filólogo e folclorista.

Localização: Centro 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Encontro Cultural - Demonstração da riquíssima cultura do Estado. Teatro de rua, grupos folclóricos, cordel, palestras, seminários e bandas culturais e populares (de renome nacional) se misturam durante três dias inteiros da primeira quinzena do mês.

- Festa de Reis - Comemoração do Ciclo Natalino com procissão

- Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Festa sacra com procissão no rio que corta o centro histórico da cidade. Blocos de frevo tocam pelas ruas da cidade.

- Semana Santa / Penitentes – grupo de penitentes vagam encapuzados pelas ruas da cidade durante a quaresma, rezando e cantando.

- Micareme - festa que reúne blocos de estilo carnavalesco mas tocando músicas de frevo e marchinhas. Ocorre durante três noites da segunda quinzena do mês.

- Manifestações afro-brasileiras com lavagem da Igreja Senhor do Bonfim

- Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus (novena e procissão)

- Festival de música - Durante a primeira semana do mês ocorre apresentações de grupos musicais, bandas escolares, turmas de aprendizes, orquestras profissionais e fanfarras oficiais.

- Corte do Inhame Nagô

- Combate do Lambe Sujo e Caboclinho - Festa popular de cunho profano, revivendo a memória das lutas entre os negros (homens pintados de cabaú) e índios (homens pintados de xadrez vermelho)
Festas natalinas
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LARANJEIRAS

E-mail:

Telefones: (79) 3281-1054 / 1469

Sites: http://www.laranjeiras.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 9932-1963

Rodoviária de Aracajú - SE:
 
Av. Tancredo Neves, s/n - Novo Paraíso
CEP: 49080-470 - Aracaju - SE

Informações: (79) 3259-2848

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

DDD (79)

Polícia Rodoviária Federal
191

SAMU
192

Bombeiros
193

Fórum Levindo Cruz
3281-1268

Câmara de Vereadores
3281-1055

Prefeitura Municipal de Laranjeiras
3281-1054

Agência de Correios
3281-1259

Banco Banese
3281-1050

Banco do Nordeste
3281-1146

FAFEN/Petrobrás
3280-6501

CIMESA/Votorantim
3280-1101

Usina São José do Pinheiro
3281-1414

UFS/Campus Laranjeiras
3281-1311

Conselho Tutelar
3281-1546

Posto de Informações Turísticas
3281-1805

Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC)
3281-1873

Delegacia de Laranjeiras
3281-1256

Hospital São João de Deus
3281-1149 / 1070

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.municipionline.com.br

www.infonet.com.br

http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Laranjeiras

Cresci, nesta Cidade, fiz muitos amigos, amigos verdadeiros........, quanta saudade eu sinto.....por esta razão vai aqui um forte abraço e muitos beijos.......para todos em especia para Gilvan, q sdd de vc amigo, a 23anos atras passamos bons momentos juntos........nunca te esqqueci.
Por: Adelaide

ola!sou dayara de ituaçu-bahia. Adoro laranjeiras bjos
Por: dayara

Toda minha familia por parte de pai é de Laranjeiras, infelizmente nao conheço essa riquíssima cidade, mas percebo que é uma cidade bem aconchegante. Daniel Faro Joao Pessoa PB
Por: Daniel Faro

Acidade de Laranjeiras é uma cidade histórica e muito bonita tem várias igrejas, museus casas antigas e ruas estreitas. Eu nasci em Laranjeiras e moro nela ate hoje e gosto muito daqui. Se vc não conhece Laranjeiras venha conhecer vc não vai se arrepender!!!!!
Por: Aline Bezerra Santos

ESSA CIDADE É LINDA NAS MINHA PROXIMAS FERIA ESTAREI AI.
Por: camilla

minha cidade é linda tenho muito orgulho dela. Ela é rica em culturas em geral te amo Larajeirinha.
Por: danielly roberta

Meu nome é David, resido em Laranjeiras/SE desde 1997 na Cidade de Laranjeiras e gostaria que pessoas de todos os recantos do meu Brasil, em ocasiões oportunas, como as férias tivessem a oportunidade de conhecer a minha cidade. Vocês encontrará um verdadeiro museu a céu aberto com os seu casarões antigos, museus, igrejas e outros monumentos. Hoje já temos o Campus da Universidade Federal de Sergipe, com os cursos de Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Música, Dança, etc.. Venha e conheça a culinária e as tradiçoes de nossa terra. Desde já aceite um abraço de todos os cidadãos laranjeirenses.
Por: David dos Santos

Laranjeiras é uma cidade maravilhosa para quem gosta de aventura e histórias inusitadas. a melhor forma de conhecê-la é andando por suas ruas centenárias sem pressa para ir embora e dialogar com seus sábios mestres(do são gonçalo,dos lambe-sujo e caboclinhos , etc.................)
Por: nucília

Meu nome é Walldyson, sou morador dsta cidade maravilhosa e encantadora, seus casarões, suas ruas de pedras, os museus afro e sacro, seus grupos folclóricos e suas igrejas então, são encantadoras. Venha nos fazer uma visita: Laranjeiras, Um Museu A Céu Aberto.
Por: José Valdson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Laranjeiras
Fundação:
1832
Altitude:
9m
População:
23.167 habitantes
Área:
163,4km²
Densidade Demográfica:
141,78hab/km²
CEP:
49170-000

Envie seu comentário sobre Laranjeiras