Japoatã

Japoatã-SE
banner

Bem-vindo a Japoatã!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Japoatã, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Japoatã.

A cidade de Japoatã, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1926. A localidade está em uma altitude de 91m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.203 habitantes. A área total de Japoatã é de 397,4km², e sua densidade demográfica é de 25,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Japoatã-SE é 49950-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Japoatã

Roteiros do Brasil

Região Pólo do Velho Chico

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Por mais que se afirme, terem sido os frades franciscanos, sob a direção de Frei Jaboatão, o fundador de Japoatã, pairam dúvidas bem fundadas sobre isso. O ano em que se assegura que esses frades teriam construído uma capela e iniciado a ereção de um convento no lugar do Riacho do Meio, terras de Vila Nova, é dado como sendo 1572.
É sabido, porém, que somente em 1575 é que se iniciou a penetração para a conquista do território de Sergipe, a partir das margens do Rio Real, ao sul e não foram os Fransciscanos e sim os padres da Companhia de Jesus - os Jesuítas - os primeiros catequistas.
Aceitando-se a hipótese da fundação de Japoatã em 1572, teria que se admitir, contra a verdade histórica, ser Japoatã a primeira povoação da Capitania de Sergipe Del Rei.
Japoatã - a cidade do tesouro perdido
Município chamou-se Jaboatão e foi fundado pelos jesuítas, que escolheram o local para as suas preces.

O Misterioso Tesouro de Japoatã.

Na época dos jesuítas, os devotos de Nossa Senhora das Agonias costumavam fazer doações à imagem, primeira padroeira do local. Esses tesouros foram enterrados no esconderijo, logo que os padres da Companhia de Jesus souberam que holandeses haviam tomado Olinda (PE). Em 1630, a imagem de Nossa Senhora da Agonias seguiu para Roma, por ordem do Vaticano, ficando a de Nossa Senhora do Desterro no lugar. Em 30 de dezembro de 1768, os jesuítas foram expulsos de suas terras pelo Marquês de Pombal, apressados, eles depositaram tudo que havia de valioso no labirinto e fizeram o desenho do mapa indicando o local onde o tesouro foi enterrado, para ser descoberto após as perseguições, 163 anos depois, em 05 de maio de 1931, o lavrador Pedro de Alcântara sonhou com um frade velho, de barba grande e cabelos brancos, que o chamou para cavar em um determinado local.
Segundo o pesquisador Antônio Marques da Silva, no dia seguinte pela manhã, Pedro chamou o visinho, contou o seu sonho e combinaram de ir à noite ao local, a 200 metros da vila. Pedro e Raimundo cavaram um buraco de dois metros e trinta de profundidade, retiraram um caixote, que continha duas placas envolvidas com uma camada de gesso, que combinadas com as outras duas dariam a localização exata do subterrâneo.
Antônio diz que eles encontraram também duas imagens de 70 centímetros cada, de fina lavra, e uma chave grande do salão principal. A filha de Raimundo, Jolinda, lavou as placas. De tanto arear, uma delas ficou com uma parte ilegível. A placa legível mostra uma parte da explicação para se chegar e os objetos que contêm no local.
Originalmente, as inscrições estão ao contrário. Para ler, deve-se colocar em frente ao espelho. A descoberta das placas chamou a atenção de todo o Estado, inclusive foi publicado em diversos jornais locais e nacionais.
Dá época dos jesuítas só existem na cidade a pia batismal e o Cruzeiro de Pedra, este localizado na praça principal da cidade, em frente à igreja Matriz. Construído no século XVII pelos padres da Companhia de Jesus, segundo lenda o Cruzeiro é o ponto de partida do subterrâneo onde estão escondidos os tesouros.
A professora Selma Maria Ferreira Santos diz que os mais antigos contavam que na praça havia uma fenda que quando se colocava uma moeda, ela caía durante algum tempo, depois ouvia-se o barulho.
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

japoatanense

População:

12.947 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Leste Sergipano  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

69 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPOATÃ

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3348-1030

Sites: http://www.japoata.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL:

Rua Getúlio Vargas, 401 - Bairro: Centro 

Japoatã - SE
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (79) 3348-1141

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Registro de Títulos e Documentos

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Japoatã

cidade maravilhosa e acolhedora.quem visitar não se arrependerá! bjos
Por: claudia de santana jesus

Olá Gosto muito de Japoatã, sou natural do povoado Carro Quebrado. Hoje, eu mora pindamonhangaba - sp,trabalho no SENAI, mais o meu maior orgulho é de ser japoatãense, estudei na escola Josino Menezes tive vários professores excelentes nessa escola, o saldoso Totonnio, Aloisio,Magno,Marlene,Gilvan,Linhares entre outros. Guardo muitas coisas boas dessa cidade maravilhosa e especial do povoado Carro quebrado, onde mora a minha querida mamãe Dona Neide e meu pai seu Cândido apelido de honra e todos meus irmãos. Acredito que todas as pessoas que visitarem Japoatã irão se encantar com tantas maravilhas. Meus muitos obrigados pela oportunidade de falar da minha terra natal.
Por: Jair

Olá sou natural de Japoatã, nasci no povoado Carro Quebrado, atualmente moro em São Paulo. Realmente Japoatã é muito lindo, é uma ótima idéa para fazer um turismo. Abraço a todos de Japoatã e Carro Quebra,
Por: Jose Jair das Santos

MINHA CIDADE ONDE NASCI. HOJE MORO EM FRANCA, SEMPRE LEMBRO DA MINHA INFANÇIA EM JAPOATÃ. NÃO GOSTARIA DE SE DISTANÇIAR DE MEUS PAIS,SEMPRE ORO POR ELES QUE DEU O MÁXIMO P/ MIM CRIAR. UM ABRAÇO PARA TODOS VCS.
Por: joao

minha cidade maravilhosatenho fé que um dia eu vouto .
Por: edenice

JAPOATA É UMA DAS CIDADES MAIS LINDAS DO NOSSO SERGIPE!COM A SUA FESTA DA PADROEIRA NO MES DE NOVEMBRO K ATRAI VARIAS PESSOAS EU ADORO!ESPERO K ESSE ANO MELHORE AS BANDAS!KKKKKKKKK
Por: THAYANE

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Japoatã
Fundação:
1926
Altitude:
91m
População:
10.203 habitantes
Área:
397,4km²
Densidade Demográfica:
25,67hab/km²
CEP:
49950-000

Envie seu comentário sobre Japoatã