Itaporanga D'Ajuda

Itaporanga D'Ajuda-SE
banner

Bem-vindo a Itaporanga D'Ajuda!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Itaporanga D'Ajuda e muitas outras opções de hospedagem na cidade Itaporanga D'Ajuda. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Itaporanga D'Ajuda.

Informações de Itaporanga D'Ajuda

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa dos Coqueiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Itaporanga D’ajuda, localizada a 29 Km de Aracaju, com cerca de 30 mil habitantes comemorou os 152 anos de Emancipação Política. São 152 anos de história de um município que foi e continua sendo expressão no cenário sergipano. É conferir. Tudo teve início com a chegada do grupo indígena liderado pelo cacique Surubi que chegou com seu povo à procura de melhores condições de vida.  Aqui aportando batizou o rio que acompanhava o adensamento florestal de Irapiranga que mais tarde os portugueses rebatizaram de Vaza-Barris.  À localidade o povo de Surubi chamou de Itaporanga que hoje pode ser traduzido de Pedra - Bonita. Mas essa localidade não durou pouco nas mãos dos índios que aqui viviam. No processo de Conquista do território sergipano, em 1590. Não foi uma entrega fácil, houve lutas, resistências e mortes, com o resultado final positivo para os portugueses. O povo de surubi perdeu suas terras para o povo português.  Assim que a localidade denominada Itaporanga passou para o poder dos portugueses foi parcelada em lotes de terras, conhecidos por sesmarias, para serem utilizados como fazendas de criação de gado para atender as capitanias da Bahia e de Pernambuco.  A localidade se caracterizou como região criadora de gado por quase dois séculos. Mais no contexto desse período não se pode dizer que havia povoação. O que se podia notar era a sobrevivência da região com a denominação de Itaporanga como legado do povo de Surubi. 
A povoação começou a surgir com a família de sobrenome Sá Souto Maior com a devoção a Nossa Senhora da Ajuda na segunda metade do século XVIII. No surgimento da economia da cana- de- açúcar no vale do rio Vaza-Barris, consta nos arquivos sergipanos que os antepassados de Barnabé de Sá Souto Maior, proprietário do Engenho de nome coincidentemente Itaporanga, reservou uma parcela de terra de seiscentas braças para devoção a imagem da Ajuda e distribui lotas de terra para a população pobre que sobrevivia na região. Essa população mestiça anos após ano foi edificando suas casas de taipa e dando conformação de povoação à localidade. 
Ao passo que a economia da cãna ia se desenvolvendo nas margens do Vaza-Barris crescia também a importância da povoação enquanto núcleo populacional. A importância da povoação ganhou notoriedade econômico-social que em 30 de Janeiro 1845 Itaporanga foi elevada à categoria de freguesia.   A freguesia compreendia o espaço espiritual da região ou a paróquia como conhecemos hoje. Daí por diante começou o processo de separação com a cidade de São Cristóvão, uma vez que Itaporanga não era uma região independente.
Ao ser admitida como freguesia e pela importância econômica que possuía a elite política percebeu que estava na hora de reivindicar a independência política para Itaporanga. Reivindicaram, mas não foi um processo fácil. Os são critovenses não queriam a separação. Não houve jeito, a independência seria um processo irreversível.
Nove anos após ser reconhecida como freguesia Itaporanga ganhou status de vila. Em 1854, a Assembléia Legislativa Provincial reconheceu definitivamente a independência Política de Itaporanga, separando-a de São Cristóvão.Hoje, passados 152 anos de história é possível fazer uma leitura do passado da cidade. Seu passado está no rosto mestiço e negro das pessoas que aqui residem, nos monumentos existentes, no rico folclore, tão bem visualizado na bandeira municipal.  

Significado do Nome

No século XX a vila de Itaporanga sofreu mudanças em sua denominação, passando ser chamada de Irapiranga, nome primitivo do rio Vaza-Barris. É que a legislação da época não admitia duplicidade de nomes de cidades. Como havia mais de duas cidades brasileiras conhecidas por Itaporanga, a lei da época determinava a mudança de nomes.
No entanto, o reconhecimento da vila como Irapiranga não durou muito, passou a ser novamente chamada de Itaporanga, só que dessa vez com o sobrenome D’Ajuda, para se diferenciar das demais. 

Aniversário da Cidade:

28 de Março 

Gentílico:

itaporanguense

População:

30.428 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Leste Sergipano  

Limites:

São Cristóvão, Lagarto, Estância, Salgado, Aracaju, Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

27 Km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda

Um ponto muito visitado pelos turistas que passam em Itaporanga D’Ajuda.
Esta matriz é um monumento muito cobiçado por historiadores de todo estado.
A padroeira nossa senhora D’Ajuda tem como data comemorativa o dia 02 de fevereiro, data em que a cidade recebe muitos turistas. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- De 24 de janeiro a 02 de fevereiro o município comemora o dia alusivo a padroeira nossa senhora d’Ajuda neste dia a cidade recebe turista de toda parte do estado.
O pároco do município eleva esta religiosidade junto a comunidade.
Os turistas se confundem com a comunidade local durante o cortejo.

- A cidade de Itaporanga D’Ajuda no período junino adquire um colorido especial. As bandeirolas estão por toda parte, zona urbana e zona rural.
O São João de Itaporanga D’Ajuda  é completo, nele existe  os famosos e tradicionais grupos de forró pé de serra, o colorido das  quadrilhas juninas, a beleza dos casamento caipira e cavalgadas, pratos  típicos da época, fogos de artifícios,fogueiras,e muito arrasta pé.

- Aniversário da cidade   28 de Março
    
- Festa da Mangaba-Caueira   Mês de Abril
       
- Encontro Cultural Rural - Povoado Duro   25 de Outubro
   
- Festa do Caranguejo - Ilha de Men de Sá   Mês de Dezembro 
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPORANGA D'AJUDA

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3264-2700

Sites: http://www.itaporanga.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

Av. Emídio Maxi Neto, 141 - Bairro: Centro
Itaporanga d'Ajuda - SE -CEP: 49120-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone: (79) 3264-1621

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h.
 
Área Abrangência: Municípios de Itaporanga d´Ajuda e Salgado.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.infonet.com.br

www.municipionline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Itaporanga D'Ajuda

eu gostaria de ve mais foto de itaporanga ok- eu nasci ai e morro em sâo vicente - sp
Por: wilitonr-

eu amo essa cidade, cidade maravilhosa, eu ainda não estou morando nessa cidade más espero morar.
Por: neide

eu passei aminha infancia nesta cidade vim para santos na minha adolecencia estou agui em santos a 24 anos. mesmo assim sinto mui to falta da minha cidade. pois ela e uma cidade bem acolhedoura.
Por: Iracema Pires dos Santos

È umas das melhores de sergipe a praia da caueira muito visitada pelos turistas deixa a cidade mais linda ainda!!! Eu amOo viver aqui
Por: Suanne

itaporanga é uma cidade singular muito bonita, bem cuidada e com potencial turistico muito grande
Por: rogerio boaventura

minha cidade querida....não troco ela por nenhuma...
Por: bruna nascimento alves

nasci em itaporanga ,mais sai de pequena ,só conheço a cidade por fotos mais mesmo assim vemos que é uma bela cidade maravilhosa mesmo.gostei muito de ver o ginasio ele é mesmo lindo
Por: adriana dos reis

Sempre morei em Itaporanga, e gosto muito da minha cidade. Não penso m morar e outro local. Sou muito Feliz Aqui!!
Por: Gleice Fonseca

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaporanga D'Ajuda

Envie seu comentário sobre Itaporanga D'Ajuda