Vargeão

Vargeão-SC
banner

Bem-vindo a Vargeão!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Vargeão, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Vargeão.

A cidade de Vargeão, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 890m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.295 habitantes. A área total de Vargeão é de 151,4km², e sua densidade demográfica é de 21,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Vargeão-SC é 89690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Vargeão

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Vargeão foi colonizada por volta de 1938, através da Colonizadora Cruzeiro, quando chegaram os primeiros imigrantes descendentes de italianos, oriundos do Rio Grande do Sul. O município foi criado em 16 de março de 1964 e sua instalação definitiva ocorreu em 21 de abril do mesmo ano. Mas a história que os habitantes mais gostam de contar é sobre a origem da cratera aberta por um meteoro na localidade: há milhões de anos, uma brilhante bola de fogo rasgou o céu e avançou rapidamente sobre a Terra, caindo na área de Vargeão. Com o choque, milhares de toneladas de rochas foram derretidas e pulverizadas, transformando-se em arenito. A formação, denominada pelos geólogos de “Domo de Vargeão”, é constituída por uma depressão topográfica de cerca de 150m, sendo a parte central da estrutura um depósito de arenito, utilizado na construção civil. No entanto, estudos recentes comprovam sua utilidade em tratamentos estéticos, terapêuticos e medicinais. 

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

21 de abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Nas terras onde hoje está o município existe uma das oito crateras existentes no Brasil abertas por fragmentos de meteoro.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão fresco  

Temperatura Média

18,7 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso é pela BR-282, em direção ao Extremo-Oeste.

Localização

Oeste, Alto Irani, na microrregião de Xanxerê, no Estado de Santa Catarina. 

Limites

Xanxerê, Abelardo Luz, Passos Maia, Faxinal dos Guedes, Ipumirim e Ponte Serrada.  

Acesso Rodoviário

BR-282

Distâncias

516 Km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

A população de Vargeão cultiva as tradições italianas através de feiras e festas típicas, além de produtos como a erva-mate, queijos, conservas e pratos à base de carne suína. Vargeão ainda conta com inúmeras belezas naturais, como cachoeiras, cascatas e trilhas ecológicas. A economia é essencialmente agrícola, com destaque para o cultivo de erva-mate, milho e soja. Há ainda criação de aves e suínos.

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

Abril

- Festa Italiana

Junho

- Semana do Município

- Festa de São Pedro, padroeiro da cidade
 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Vargeão

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 434-0148

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.sc.gov.br

Comentários de Vargeão

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vargeão
Fundação:
1964
Altitude:
890m
População:
3.295 habitantes
Área:
151,4km²
Densidade Demográfica:
21,76hab/km²
CEP:
89690-000

Envie seu comentário sobre Vargeão

banner