Timbé do Sul

Timbé do Sul-SC
banner

Bem-vindo a Timbé do Sul!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Timbé do Sul, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Timbé do Sul, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1967. A localidade está em uma altitude de 123m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.364 habitantes. A área total de Timbé do Sul é de 334,3km², e sua densidade demográfica é de 16,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Timbé do Sul-SC é 88940-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Timbé do Sul

Roteiros do Brasil

Região Caminho dos Canyons

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização de Timbé do Sul ocorreu entre 1872 e 1914, com incentivo do Governo Federal. A ocupação das terras cedidas aos imigrantes foi planejada, com fornecimento de sementes, ferramentas e alimentos até a primeira colheita. A região recebeu gaúchos descendentes de italianos – José Marchesini, Pio Damiani, os irmãos Luiz, Ernesto e Ângelo Zanclatto e os irmãos João e Mansuetto Polozzato foram os primeiros a chegar à região com suas famílias. Logo o lugarejo, até então chamado Rocinha, começou a prosperar, dando início à construção de estradas, vendas e serrarias. A primeira casa de comércio foi instalada em 1920 pelo imigrante Carlos Savi. O nome Timbé vem de uma planta abundante na região, conhecida por “taimbé” – como os colonizadores falavam mal o português, a pronúncia ficou “timbé”. Quando o município se emancipou de Turvo, em 1967, passou a se chamar Timbé do Sul.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

23 de setembro de 1967

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município que sedia o Festival Sul-Brasileiro de Vôo Livre, Timbé do Sul redescobre suas belezas naturais e começa a investir no turismo.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

 

Temperatura Média

18,8°C

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso é pela rodovia SC-485, a partir da BR-101.

Localização

Extremo-Sul, na microrregião de Araranguá no Estado de Santa Catarina

Limites

Meleiro, Turvo, Jacinto Machado, Ermo.

Acesso Rodoviário

SC-485 e BR-101

 

Distâncias

270km da Capital

hspace=0 TURISMO

A História de Timbé do Sul é marcada pela união dos moradores. A enchente do Natal de 1995 devastou a cidade, desviou o leito de alguns rios e matou 16 pessoas. Graças ao esforço coletivo da comunidade, a localidade se reergueu. Para o escoamento da produção agrícola, especialmente fumo e arroz, foram construídas novas pontes e melhorados os acessos. Hoje, a cidade comemora o sucesso do Festival Sul-Brasileiro de Vôo Livre, que recebe todo ano cerca de 5.000 visitantes – o que dobra a população do município. A festa tem como marco de saída uma rampa na Serra Geral (divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul) e o pouso é feito no Poço do Caixão, próximo à piscina natural formada pelo Rio Serra Velha. O turismo ecológico desponta como nova alternativa econômica, graças às belezas naturais da região. Praias de rio, trilhas, a represa do Rio Rocinha, cachoeiras e furnas são atrativos o ano inteiro.

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Poço do Caixão e Rio do Salto.

hspace=0 EVENTOS

Festa do Padroeiro

Data: 16 de Agosto

Aniversário da Cidade

Data: 23 de Setembro

Festival Sul-Brasileiro de Vôo Livre

Data: Novembro 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Timbé do Sul

hspace=0 

hspace=0 (48) 536-1133

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  

Comentários de Timbé do Sul

AMOOOOOOOO...MINHA TERRA ONDE NASCÍ,ONDE AMEI PELA PRIMEIRA VEZ E FUI AMADA...TERRA DE PAISAGENS LINDAS,AGUAS BRANCAS,GENTE BONITA ACONCHEGANTE.....
Por: ROSI

Caráaaa Timbé do Sul é simplismente a melhor cidade que existe para morar!!!!!! É tipo assim, um lugar muito bonito e calmo. venha conhecer!!!
Por: Lu

Amo essa cidade...Os melhores momentos da minha infância passei ai...Tenho muitas saudades.. Muito coisa mudou,mais a cidade em sim é muito linda e me trazem maravilhosas recordações
Por: MARINETE MACHADO

A cidade é linda muita montanha muito verde é tudo de bom visitem o poço do caixão a agua é maravilhosa
Por: zueli da rosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Timbé do Sul
Fundação:
1967
Altitude:
123m
População:
5.364 habitantes
Área:
334,3km²
Densidade Demográfica:
16,05hab/km²
CEP:
88940-000

Envie seu comentário sobre Timbé do Sul