Seara

Seara-SC
banner

Bem-vindo a Seara!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Seara e muitas outras opções de hospedagem na cidade Seara. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Seara.

A cidade de Seara, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 550m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.379 habitantes. A área total de Seara é de 316,3km², e sua densidade demográfica é de 51,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Seara-SC é 89770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Seara

Roteiros do Brasil

Região Vale do Contestado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Agricultores pobres, provenientes do Rio Grande do Sul, das regiões próximas a Guaporé, Serafina Correa, Casca e imediações, vinham a se estabelecer em Nova Milano, munidos apenas de suas precárias ferramentas de agricultura, suas sementes e seus sonhos de futuro.
Adquiriam, em média, uma ou duas colônias de terra, caracterizando-se, desde a origem, o sistema minifundiário, onde vinham a cultivar basicamente o milho, trigo, cevada, aveia, arroz, mandioca e, criando suínos, bovinos, caprinos e galináceos como atividade imediata de sua produção agrícola.
Originalmente, Nova Milano (Seara), pertencia ao Distrito de Itá, do Município de Cruzeiro (atual Joaçaba) criado em 1917 e a ele pertencendo até o ano de 1934, quando da instalação do Município e Comarca de Concórdia, continuando conhecida como Vila Nova Milano do Distrito de Itá, município de Concórdia.
Passou à condição de Distrito de Seara do Município de Concórdia, na data de 15 de março de 1944, em pleno curso da Segunda Guerra Mundial, ocasião em que mudou sua denominação de Nova Milano para Seara, em razão de estar o Brasil em guerra junto aos aliados contra o Eixo, e Milano referendava a cidade de Milão, da Itália inimiga.
Foi a denominação Seara, sugerida pelo então prefeito de Concórdia, Dogello Goss, motivado pela correspondência emitida pelo Estado ao Acampamento de Seara, dirigido pelo Engenheiro Agrimensor Carlos Otaviano Seara, encarregado de trabalhos de demarcação de terras pelo Estado e também, segundos suas explicações, considerando o vasto significado de Seara – terra de cultivo de cereais, messe, agremiação, comunidade, igreja, união, etc. e o fato muito bem notado de ser a região grande produtora de trigo e outros cereais.
Seara Distrito veio a emancipar-se de Concórdia em 03 de abril de 1954, após intenso confrontamento político com Itá e Arabutã, pretendentes a sediar o novo município que se formaria na ordem territorial da região.
Todavia, prevaleceu por méritos e direitos a indicação de ganho de sede do neo-município a Seara, de vez que só no item arrecadação tributária, tinha por mínimo legal exigível a quantia de cr$ 300.000,00.
Seara arrecadava cr$ 1.200.000,00, ou seja, o quádruplo exigido, em muito superior aos seus concorrentes, dando assim, plena mostra de seu desenvolvimento.
Em 03 de abril de 1954, instalava-se o município de Seara, com área de 898,36 quilômetros quadrados.
A rica produção colonial searaense tinha como destino certo de comercialização, Concórdia, até que em 1951, iniciava suas atividades os Moinhos da Seara S/A – Indústria e Comércio, com moagem de trigo, milho e descascamento de arroz, com silo próprio e após, fábrica de ração, conseguindo desenvolver amplo mercado e possuindo filial e armazéns no Porto de São Francisco do Sul – SC.
Foi esta primeira empresa de porte que viabilizou arrecadações que permitiram a emancipação política searaense.
As atividades cerealíferas evoluíram naturalmente com o neo-município, propiciando condições ao surgimento de um abatedouro frigorífico de suínos, que iniciou suas atividades no ano de 1958, com a denominação Frigorífico Seara S/A, lançando desde então o nome dos afamados produtos da marca Seara – amplamente conhecidos e apreciados no Brasil e exterior.
O município de Seara, contendo hoje somente 316,65 quilômetros quadrados, tem o seu suporte financeiro baseado nas atividades da sua maior indústria, a Seara Alimentos S/A , ocupando o município a expressiva condição de 26ª arrecadação tributária no Estado Catarinense, dando clara conotação de suas potencialidades. 

Significado do Nome

Seara, cuja denominação significa – terra de abundantes grãos cerealíferos – tem o seu nobre povo a semear no tempo, muito trabalho e dedicação, o que lhe faz merecer colher na sua história presente, os frutos desta parceria – “Seara e seu Seareiro” – Terras da empresa colonizadora Rio Branco Ltda, Nardi, Rizzo & Simon, iniciou-se a demarcação das mesmas no ano de 1924, principiando a colonização propriamente dita, gerenciada por Antonio Zanuzzo, no ano de 1927, quando se estabeleceu o povoado de Nova Milano, hoje Seara.

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

Gentílico

searaense

População

16.922 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Segunda maior cidade Alto Uruguai, Seara é a terra adotiva de Fritz Plaumann, um dos maiores entomologitas do mundo. Encravada num vale entre Chapecó e Concórdia, Seara é um típico município de montanha, o que é um dos maiores atrativos turísticos da cidade.

Clima

Mesotérmico úmido

Temperatura Média

19º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Meio-Oeste, no Vale do Rio do Peixe no Estado de Santa Catarina.

Limites

Xavantina, Concórdia, Chapecó, Arabutã.

Acesso Rodoviário

BR-283

Distância

Da capital

514 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Museu Entomológico Fritz Plaumann

Na localidade de Nova Teutônia, considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo. Situado a 16 km do centro de Seara, o museu possui 80.000 exemplares de insetos, sendo 1.700 descobertos pelo próprio Fritz Plaumann. Os visitantes são na maioria estudantes e cientistas, vindos inclusive do Exterior. Visite também a Casa do Bugre e a Casa de Cultura Biagio Aurélio Paludo.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

E-mail: [email protected]

Telefones: (49) 3452-2511/1372

Sites: www.seara.sc.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (49) 3452-0002

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.sc.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 


Comentários de Seara

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Seara
Fundação:
1953
Altitude:
550m
População:
16.379 habitantes
Área:
316,3km²
Densidade Demográfica:
51,78hab/km²
CEP:
89770-000

Envie seu comentário sobre Seara