São Ludgero

São Ludgero-SC
banner

Bem-vindo a São Ludgero!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Ludgero, informações e fotos da maravilhosa São Ludgero. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Ludgero, recomendadas por internautas.

A cidade de São Ludgero, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 50m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.352 habitantes. A área total de São Ludgero é de 120,2km², e sua densidade demográfica é de 69,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Ludgero-SC é 88730-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Ludgero

Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As primeiras famílias de colonizadores chegaram em 1870. Eram alemães da região de Westphalia, que tinha São Ludgero como padroeiro. A derrubada das matas para a instalação das primeiras roças foi um desafio ao povo, que buscava na religiosidade a força para seguir em frente sem perder as raízes germânicas. A área de terra que hoje é São Ludgero desmembrou-se de Braço do Norte, mas era pequena. Para que o município tivesse a extensão que tem hoje, foi preciso uma “manobra” dos imigrantes alemães: ao mesmo tempo, forçaram a emancipação de Colônia, que ia da Barra do Norte até o Rio Cachorrinhos. Emancipadas as duas localidades, logo ocorreu a fusão de Colônia com São Ludgero, resultando no território atual do município.

Significado do Nome:

O nome deve-se a São Ludgero, um santo guerreiro muito popular entre o povo da região da Vestfália.

Aniversário da Cidade:

12 de junho de 1962

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A derrubada das matas para a instalação das primeiras roças foi um desafio ao povo, que buscava na religiosidade o incentivo para seguir em frente.

Clima:

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média:

19,3°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

O acesso é pela rodovia SC-438, distante 40km da BR-101.

Localização

Sul, na microrregião de Tubarão no Estado de Santa Catarina

Limites

 


Braço do Norte, Gravatal, Tubarão, Pedras Grandes e Orleans.

 

Acesso Rodoviário:

SC-438 e BR-101.

Distâncias:

182km da Capital

hspace=0 TURISMO:


O município foi colonizado por alemães e é marcado por uma forte religiosidade, tanto que São Ludgero recebeu o título de “celeiro” de sacerdotes. O nome da cidade surgiu em função de dois padres devotos de São Ludgero que trouxeram sua imagem para a região. Conta-se que São Ludgero foi um guerreiro santo da região de Ultrech, na Alemanha. Há na cidade, um prédio de 1900 construído como Colégio São Ludgero, mas hoje ele abriga a prefeitura, sendo um marco do município. Sua base econômica está na cultura de fumo, feijão, milho, frutas e legumes, além da produção agrícola e de gado leiteiro.

Principais Pontos Turísticos

MORRO DA CRUZ

Ao todo foram feitos 365 degraus, representando cada dia do ano. O Morro da Cruz, além de um dos locais mais bonitos de São Ludgero, com uma vista panorâmica, contém uma grande cruz, há 583 metros de altitude. No topo do morro está a capela com imagens sacras.

Acredita-se que ela foi colocada em meados de 1930, por seminaristas e pela população, idealizadores na época, para a prática espiritual. Todo ano, principalmente na sexta-feira santa, uma multidão de fieis vai até o local, numa verdadeira peregrinação, até a cruz e a capela do local. Lá as pessoas pagam suas promessas em agradecimento à graças alcançadas. Pessoas de toda a região e até de outras cidades comparecem ao morro, que reúne beleza, tradição e fé católica.

 


hspace=0 EVENTOS

Dia de São Ludgero

Data: 26 de Março

Aniversário da Cidade

Data: 12 de Junho

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de São Ludgero

hspace=0 

hspace=0 (48) 657-1133

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  

Comentários de São Ludgero

São Ludgero é uma cidade muito elegante... Tem a pracinha que tem uma sorveteria e é uma cidade agradavel
Por: brandon

que linda está cidade adorei n vejo a hora de ir mora ai gostei muito
Por: narryman

Olá, sou de Canoas/RS. Adorei conhecer São Ludgero! tenho parentes que residem nesta cidade e é prazeroso demais as caminhadinhas de final de tarde, na chegada do verão. Cidade limpa e povo simpático Além da beleza da natureza representada por um verde infinitamente lindo das árvores que estão a margem do rio e o movimento contínuo das águas prateada do mesmo. não dá prá duvidar que Deus existe! São Ludgero, me aguarde dia 30 estou aí. Abs, Sonia Lima Canoas/RS
Por: sonia

Não conheço ainda São Ludgero ainda, mas vou ter um enorme prazer em conhecer em Dezembro de 2011, tenho um amigo q mora ai e diz que a cidade e perfeita!!!
Por: Eliane Cristina Gonçalves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Ludgero
Fundação:
1962
Altitude:
50m
População:
8.352 habitantes
Área:
120,2km²
Densidade Demográfica:
69,48hab/km²
CEP:
88730-000

Envie seu comentário sobre São Ludgero

banner