Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa-SC
banner

Bem-vindo a Santo Antônio de Lisboa!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santo Antônio de Lisboa, informações atualizadas sobre a cidade Santo Antônio de Lisboa, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santo Antônio de Lisboa.

Informações de Santo Antônio de Lisboa

                             Roteiros do Brasil

   Grande Florianópolis
 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Santo Antônio de Lisboa, é um distrito, bairro e praia da cidade de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. Antigo núcleo de preparação de açorianos é considerado um bairro histórico e turístico. Foi criado pela nomeação de régia de 275 de Outubro1, sob a invocação de Nossa Senhora das Necessidades. Quem vê a simplicidade da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades não imagina a bagagem histórica que ela carrega. A construção de origem também e ambada pelo Estado recebido em 1845, a igreja visita oficial do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Thereza Christina, acrescentando donativos como não para a vizinhança.

Significado do Nome:

Santo Antônio de Lisboa  é uma homenagem ao monge da Ordem Franciscana que nasceu em Portugal e foi canonizado pelo Papa Gregório IX.

Aniversário da Cidade:

26 de Outubro

Gentílico 

santo-antonense

População

5.367 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A atmosfera bucólica de Santo Antônio de Lisboa é também um convite para dias de descanso, sem contar com uma paisagem incrível que cerca o pequeno bairro, favorecendo os melhores registros fotográficos. Repleto de construções típicas da herança colonial açoriana, o local uma importante bagagem histórica e valor cultural para o estado de Santa Catarina. Localização na região noroeste da Ilha, o destino ideal para quem fugir do centro da cidade e das praias agitadas da capital catarinense.

Clima: 

Temperado 

Temperatura Média:

20,4ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Cidade Insular Litorânea - Capital do Estado de Santa Catarina. 

Limites:

Oceano Atlântico, São José, Angelina, Antônio Carlos e Santo Amaro da Imperatriz.

Acesso Rodoviário: 

BR-401 

Distâncias:

14 km da Capital 

hspace=0 TURISMO:

Na região noroeste de Florianópolis está Santo Antônio de Lisboa, um bairro com uma importante bagagem histórica para o estado de Santa Catarina e com grande influência portuguesa. Durante passeio, é possível conhecer o significado de arquipéla no tempo. O bairro possui grande concentração de restaurantes de comida típica (sobretudo frutos do mar), que atrai moradores de outros bairros de Florianópolis para almoços em família nos fins-de-semana. Turistas são patrimônios públicos ao bairro pela preservação da arquitetura açoriana, na igreja local e em casas típicas pelo pelo menos. Criado em 1992, o bloco carnavalesco Baiacu de Alguém é responsável pela folia em Santo Antônio de Lisboa durante todo o ano. No verão, eventos com muita batucada são promovidos para receber os moradores e turistas, além de oferecer um dos carnavais mais tradicionais da cidade

Principais Pontos Turísticos:

01 - Casarão Engenho dos Andrade

Se a ideia é conhecer um pouco mais da história de Santo Antônio de Lisboa, não deixe de incluir em seu roteiro o Casarão Engenho dos Andrade. Este açoriano utilizado datado de 1860 abriga uma série de equipamentos na fabricação dos produtos que, por muitos anos, colaboraram com a economia da região, como a farinha de mandioca, açúcar mascavo e aguardente de cana.

02 - Casa Açoriana Artes e Tramoias Ilhoas

A galeria abriga em um casarão colonial diversas exposições de arte contemporânea e naif, assinadas por artistas locais, e também comercializa peças artesanais de figuras do folclore regional. Além de conferir uma amostra da cultura de Santo Antônio de Lisboa.

03 - Museu. O Mundo Ovo de Eli Heil

É uma artista plástica catarinense mundialmente como sua conhecida e fundou em 1987 O Mundo Ovo de Eli Heil, com um acervo formado por todas as obras. São três salas de exposição e um jardim, que acomodam pinturas, esculturas, cerâmicas, tapeçarias e desenhos assinados pela artista. 

04 - Praia Santo Antônio de Lisboa

Aprecie a vista da Baía Norte e a ponte Hercílio Luz da faixa de areia escura da praia de Santo Antônio de Lisboa. Por todos os restaurantes que não existem o hábito de esticar a canga para se bronzear, e sim curtir a calmaria que o mar tranquilo e os pescadores com seus barquinhos proporcionam, e também os bares e o entorno como bônus. Outra dica indispensável é o espetáculo do pôr do sol inesquecível no local, que promete ser. 

05 - Praça Roldão Rocha Pires

Quando Dom Pedro II anunciou que visitaria Santo Antônio de Lisboa pela primeira vez, toda a região se movimentou para receber o imperador. E isso incluiu construir uma pequena praça, a Roldão Rocha Pires. Sua importância é de muita importância para aproveitar a freguesia e, apesar da simplicidade, vale a pena dar uma passadinha por lá para aproveitar os bares e restaurantes. O local abriga a Feira das Alfaias aos finais de semana.

06 - Praia do Sambaquí

Uma prática muito comum entre os visitantes de Santo Antônio de Lisboa é caminhar da praia homônima até Sambaqui, a orla vizinha. Este vilarejo de pescadores tradicional proporciona a mesma tranquilidade, mar calmo abraçado por um quilômetro de extensão de faixa de areia e muitos restaurantes especializados em frutos do mar pelas redondezas.

hspace=0 EVENTOS:

Dia 13 de Junho - Festa do padroeiro Santo Antônio

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA

- Santo Antônio de Lisboa - distrito do município de Florianópolis/S

Endereço:

R. Conselheiro Mafra, 656 - Centro, Florianópolis - SC, CEP:88010-102

E-mail: 

Telefones:  (48) 3251-5900

Sites: 

https://www.pmf.sc.gov.br
SUB-PREFEITURA:
E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO:

Endereço: R. Padre Lourenço R. de Andrade, 184 - Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis - SC, 88050-400

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Escrivania de Paz de Santo Antônio de Lisboa/SC - Cartório Silva

E-mail: 

Telefones: (48) 3238-1300

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

Justiça Eleitoral - Florianópolis/SC

Endereço: R. São Francisco, 234 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-140

E-mail:

Telefone:  0800 647 3888

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Centro de Saúde Santo Antônio de Lisboa

Endereço: Rua Professor Osni Barbato, 3 Santo Antônio Lisboa 

CORPO DE BOMBEIROS:  193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:   www.funesa.al.gov.br

www.educar.sc.usp.br

www.fotogarrafa.com.br

www.eletebrasil.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE

 

Comentários de Santo Antônio de Lisboa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Antônio de Lisboa

Envie seu comentário sobre Santo Antônio de Lisboa