Rancho Queimado

Rancho Queimado-SC
banner

Bem-vindo a Rancho Queimado!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Rancho Queimado, informações e fotos da maravilhosa Rancho Queimado. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Rancho Queimado, recomendadas por internautas.

A cidade de Rancho Queimado, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 810m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.516 habitantes. A área total de Rancho Queimado é de 270,2km², e sua densidade demográfica é de 9,31hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rancho Queimado-SC é 88470-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rancho Queimado

Roteiros do Brasil

"CAPITAL CATARINENSE DO MORANGO"

Região Grande Florianópolis

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

“Picada dos Alfares”, localizado nas Encostas da Serra Geral foi aberto em 1787 com a finalidade de facilitar o transporte de tropas de gado e produtos entre o planalto serrano e o litoral. Com topografia acidentada e difícil acesso, era refúgio natural dos índios. No ano de 1842 iniciou-se a colonização destas encostas pelos imigrantes vindos da Europa, que começaram a exploração econômica das terras.

Até então 08 de novembro de 1962, Rancho Queimado pertencia ao município de São José, quando então tornou-se um município independente.  

 

Significado do Nome

 

 

A origem do nome do município é devido a um rancho que servia de apoio e pernoite aos tropeiros e viajantes, que depois veio a incendiar-se. A partir de então, quando alguém se referia a algum fato ou acontecimento nas imediações, davam como referência o rancho queimado.  

 

Aniversário da Cidade

08 de Novembro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Topografia acidentada de altitude variada entre 620m e 1250m, faz de Rancho Queimado um local de beleza exuberante, constituído de lindas florestas de mata atlântica, campos e araucárias, aliadas as cachoeiras e rios de águas cristalinas e minerais. A partir de outubro de 2001, Rancho Queimado foi reconhecido em lei aprovada pela Assembléia Legislativa como Capital Catarinense do Morango. Atualmente destaca-se também a produção de morango orgânico, respeitando os princípios da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Clima

Temperado 

 

Temperatura Média

17,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Planalto Serrano, Estado de Santa Catarina 

Limites

Angelina, Alfredo Wagner, Águas Mornas, Anitápolis.  

Acesso Rodoviário

BR-282 

 

Distâncias

 

60 km da Capital  

hspace=0 TURISMO

O acesso a Rancho Queimado já é uma festa para os olhos. Nos contornos da Serra da Boa Vista, exuberantes belezas naturais revelam-se pouco a pouco, misturando a paisagem de montanha com o cenário rural. A região é pontilhada por rios, cascatas, piscinas naturais, estradas e jardins floridos.

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Museu Hercílio Luz

No Distrito de Taquaras a 15 Km da cede, encontramos a casa de campo do ex-governador do estado de Santa Catarina, Sr Hercílio Pedro da Luz. A casa hoje é patrimônio do estado e administrada pelo mesmo. Além de belas paisagens onde a casa esta inserida, conta com uma belíssima arquitetura. A casa possui mobílias de época, preservando através do museu toda a história de Hercílio Luz e sua esposa que passou parte de sua vida nesta casa adquirida e reformada por Hercílio Luz em 1985, mantendo a arquitetura original com adaptações feitas por Hercílio com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de sua esposa com graves problemas pulmonares. Alem da casa também foi construída pela família Luz uma capela que hoje é a igreja da comunidade de Taquaras reverenciando São Bonifácio. Contato: (48) 3275 0453 ou 96071947

Casa da cultura

No centro de Rancho Queimado encontramos uma singela casa, ao lado da Prefeitura Municipal, onde funciona a casa da cultura com um museu e informações culturais e históricas e a biblioteca municipal. Neste espaço estão disponíveis peças antigas que resgatam a história do município. Neste espaço temos também um ponto de informações turísticas com material turístico sobre o município e região. Contato: 48 3275 0196 ou 48 3275 0111  

Grupo Folclórico Blumental

O grupo Folclórico Blumental nasceu de um movimento de resgate cultural existente em taquaras Rancho Queimado que iniciou com a festa do morango. Este movimento busca meios economicamente viáveis para por freio ao intenso êxodo rural que levava muitos jovens para centros urbanos desde a década de sessenta. O Grupo que envolve crianças, jovens e adultos iniciou suas atividades em 1997 e desde então desempenha na comunidade um importante papel no que se refere ao resgate e permanecia de vários costumes com procedência alemã. O grupo que tem como principal ferramenta de trabalho a dança alemã, também desenvolve outras atividades como a Blumen Tantz Fest (Festa da Dança e das Flores) que busca apresentar os talentos locais, resgatando a culinária alemã, musica, canto e outros costumes. O trabalho de resgate, de entretenimento já sobrevive a quase 10 anos e conta com a comunidade que colabora com o trabalho desempenhado voluntariamente pelos integrantes.

Produtos coloniais

Destacam-se ainda os deliciosos produtos coloniais, que são produtos como: mel, queijo ricota e derivados do morangos como: geléias, musses e licores, além de compotas de frutas, ervas medicinais entre outros. O processo manual na produção de artesanatos de Rancho Queimado é realizado, através do reaproveitamento de recursos locais como palha de milho, onde são produzidas peças de decorativas, que resgatam traços da cultura germânica, bem como peças em madeira, tecidos e móveis rústicos.

Distrito de Taquares

Ali estão localizadas a casa de campo do ex-governador Hercílio Luz, hoje Museu da Casa Hercílio Luz, construída no início do século XX; o Monumento ao Tropeiro, erguido pela comunidade em honra aos tropeiros que vinham do Planalto e pernoitavam no local; a Casa do Imigrante e a Igreja Católica, construída por Hercílio Luz em homenagem à esposa falecida.  

hspace=0 EVENTOS

 Julho

- Festa do tropeiro

 Novembro

- Festa do Moranguinho, realizada no distrito de Taquaras. 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Rancho Queimado

 

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 275-0112 - Fax: (48) 275-0200

hspace=0

 

 

hspace=0 (48) 245-7234

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Rodoviária – Terminal Rita Maria (Florianópolis)
Tel.: 3212 3100

INFORMAÇÕES TURISTICAS

Secretaria de Turismo e Cultura
Contato: (48) 3275-0015
[email protected]

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.ranchoqueimadosite.com.br

           www.santacatarinaturismo.dzo.com.br

           http://weber_ruiz.ubbihp.com.br

Comentários de Rancho Queimado

É um lugar mágico lindo, onde, uma paisagem onde não consigo exprimir em palavras as belezas destas região, que na minha opinião a região mais linda de Santa Catarina, não desprezando as outras é lógico. O ar é muito saudável, agente respira aliviado. Moro em Joinville e sou natural de Gravatal no sul do Estado.
Por: Hélio Vieira Calegario

comprei algumas girlandas com passarinhos em palha de milho e gostaria de saber se poderia aprender faze-los, indo de visita por alguns dias em Rancho Queimado.seria em janeiro, mas ainda nao sei a data. achei muito criativo e gracioso. obrigada
Por: maria eulalia machado

Uma cidade com muitos encantos, ar puro, belas paisagens e uma natureza abençoada por DEUS. Restaurantes, hotéis fazenda e café colonial para uma boa apreciação, além do povo acolhedor.
Por: SANDRA REGINA DA SILVA

a 13 anos atras eu morava la, eu tenho saudades e muita vontade de ir la novamente rever os amigos. bjs:*
Por: dirce titz

Conheço muito bem Rancho Queimado.Sou paulista que morava em São Paulo, região central, bem no meio da loucura paulistana.Faz uns seis anos me mudei para Santa Catarina, cidade de Biguaçú, comprei um terreno pequeno em Rancho Queimado, construí e desde outubro de 2010 moro lá.Posso afirmar que qualidade de vida não tem preço, cidade pacata, tranquila, linda, segura e paisagem digna de quadros.Gente simples, comida boa e muita paz.Aqui também é famos pelo café colonial.Venham visitar, vale a pena, mas tragam agasalho, é frio.
Por: Liliana Prietoni

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rancho Queimado
Fundação:
1962
Altitude:
810m
População:
2.516 habitantes
Área:
270,2km²
Densidade Demográfica:
9,31hab/km²
CEP:
88470-000

Envie seu comentário sobre Rancho Queimado